Publicações - ciências humanas


Sonia Maria Marchiorato Carneiro; Marilia Andrade Torales
AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, v. 2, n. 20, p. 1371-1390, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Vilson Aparecido da Mata
Revista HISTEDBR On-line, v. 15, n. 66, p. 211-221, 2015 Home page
Palavra-chave: Educação; Emancipação; Pedagogia Histórico Crítica; Trabalho; Alienação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação
resumo ...
Valéria Arias; geraldo balduino horn
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 24, n. 1, p. 149-167, 2015
Palavra-chave: Educação Filosófica; Razão instituinte; método
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ana Claudia Urban
Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil, v. 4, n. 1, p. 73-86, 2015
Palavra-chave: Educação Histórica; Ensino de Historia; Aprendizagem Histórica; Educação Infantil
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Christiano Nogueira; Susana Inês Molon
TRABALHO & EDUCAÇÃO (UFMG), v. 24, n. 2, p. 169-184 2015 Home page
Palavra-chave: educação profissional; Ensino Profissional e Tecnológico; formação de professores
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação e Trabalho
resumo ...
Alex Branco Fraga; Giliane Dessbesell; Humberto Luis de Cesaro
Movimento (Porto Alegre. Online), v. 21, n. 3, p. 847-852, 2015
Palavra-chave: Educação Física Escolar; Cinema; Atuações docente; Desinvestimento Pedagógico
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Emerson Urizzi Cervi
Revista de Estudios Portugueses y Brasileños, v. 2, n. 2, p. 63-79, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: financiamento campanhas brasil; eleição nacional; Brasil 2010
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Maria Auxiliadora Schmidt; Ana Claudia Urban
ANDAMIO Revista de Didactica de la Historia, v. 2, p. 13-31, 2015
Palavra-chave: formação de professores; Ensino de Historia; investigação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
resumo ...
Vilson Aparecido da Mata
Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 2, p. 359-359, 2015 Home page
Palavra-chave: Educação; Emancipação; Materialismo histórico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
resumo ...
(pt)  A tese apresentada trata das relações entre emancipação humana e educação, a partir dos escritos originais de Marx. A utilização de categorias que têm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulações sobre a educação como instância que possibilita ao indivíduo ascender socialmente a partir de sua inclusão “qualificada” no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais são propostas com objetivo de adequar melhor a educação ao desenvolvimento socioeconômico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensão da emancipação humana como transformação profunda da sociedade e do papel da educação nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relação às reformas educacionais é que elas ignoram, por completo, o duplo caráter da educação (afirmação e negação do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo caráter não pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo caráter (ontológico e estranhado) na sociedade capitalista, a política, a emancipação, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do método marxiano como instrumento que não se reduz à compreensão da economia política, mas como método de apreensão do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigação como no momento da exposição. O objetivo é fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepção educacional com base no materialismo histórico e dialético diante da contradição entre a parcialidade da emancipação política e a universalidade da emancipação humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educação como potencializadora do ser humano. Tal objetivo só pode ser atingido através da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educação, que a expõe como instância justificadora e naturalizadora da atual forma societária demanda o estudo das bases da emancipação em Marx, bem como os escritos do filósofo alemão sobre a educação. As considerações finais indicam que uma concepção marxiana para a educação não pode prescindir de seu duplo caráter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educação que contribua efetivamente para a transformação profunda da sociedade.
Luciane Cristina Ribeiro dos Santos; Ana Cristina Mota de Camargo; Carlos Alberto Cioce Sampaio
Brazilian Journal of Development, v. 1, n. 1, p. 2-14, 2015 Home page
Palavra-chave: Ecossocioeconomia Urbana; Economia Solidária; Clube de Trocas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Economia Solidária
resumo ...
Total de registros: