Sonia Maria Marchiorato Carneiro;
Marilia Andrade Torales
AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL,
v. 2,
n. 20,
p. 1371-1390,
2015
DOI
Home page
Palavra-chave:
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Vilson Aparecido da Mata
Palavra-chave:
Educação;
Emancipação;
Pedagogia Histórico Crítica;
Trabalho;
Alienação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação
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Valéria Arias;
geraldo balduino horn
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online),
v. 24,
n. 1,
p. 149-167,
2015
Palavra-chave:
Educação Filosófica;
Razão instituinte;
método
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação
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Ana Claudia Urban
Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil,
v. 4,
n. 1,
p. 73-86,
2015
Palavra-chave:
Educação Histórica;
Ensino de Historia;
Aprendizagem Histórica;
Educação Infantil
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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Christiano Nogueira;
Susana Inês Molon
Palavra-chave:
educação profissional;
Ensino Profissional e Tecnológico;
formação de professores
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação e Trabalho
resumo ...
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Alex Branco Fraga;
Giliane Dessbesell;
Humberto Luis de Cesaro
Movimento (Porto Alegre. Online),
v. 21,
n. 3,
p. 847-852,
2015
Palavra-chave:
Educação Física Escolar;
Cinema;
Atuações docente;
Desinvestimento Pedagógico
Áreas do conhecimento:
Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Emerson Urizzi Cervi
Palavra-chave:
financiamento campanhas brasil;
eleição nacional;
Brasil 2010
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Maria Auxiliadora Schmidt;
Ana Claudia Urban
ANDAMIO Revista de Didactica de la Historia,
v. 2,
p. 13-31,
2015
Palavra-chave:
formação de professores;
Ensino de Historia;
investigação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
resumo ...
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Vilson Aparecido da Mata
Palavra-chave:
Educação;
Emancipação;
Materialismo histórico
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
resumo ...
(pt)
A tese apresentada trata das relações entre emancipação humana e educação, a partir dos escritos originais de Marx. A utilização de categorias que têm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulações sobre a educação como instância que possibilita ao indivíduo ascender socialmente a partir de sua inclusão “qualificada” no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais são propostas com objetivo de adequar melhor a educação ao desenvolvimento socioeconômico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensão da emancipação humana como transformação profunda da sociedade e do papel da educação nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relação às reformas educacionais é que elas ignoram, por completo, o duplo caráter da educação (afirmação e negação do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo caráter não pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo caráter (ontológico e estranhado) na sociedade capitalista, a política, a emancipação, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do método marxiano como instrumento que não se reduz à compreensão da economia política, mas como método de apreensão do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigação como no momento da exposição. O objetivo é fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepção educacional com base no materialismo histórico e dialético diante da contradição entre a parcialidade da emancipação política e a universalidade da emancipação humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educação como potencializadora do ser humano. Tal objetivo só pode ser atingido através da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educação, que a expõe como instância justificadora e naturalizadora da atual forma societária demanda o estudo das bases da emancipação em Marx, bem como os escritos do filósofo alemão sobre a educação. As considerações finais indicam que uma concepção marxiana para a educação não pode prescindir de seu duplo caráter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educação que contribua efetivamente para a transformação profunda da sociedade.
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Luciane Cristina Ribeiro dos Santos;
Ana Cristina Mota de Camargo;
Carlos Alberto Cioce Sampaio
Palavra-chave:
Ecossocioeconomia Urbana;
Economia Solidária;
Clube de Trocas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Economia Solidária
resumo ...
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