Andrea Carla Dore
Palavra-chave:
Relatos de cativos;
Alteridade;
Marco Polo;
Charles Dellon;
Francisco Silveira
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea;
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Historia Cultural
resumo ...
(pt)
A circulação de indivíduos no período moderno deu-se, em várias ocasiões, de forma involuntária. Homens e mulheres foram desprovidos de liberdade, encontraram-se nas galés dos navios, nos recrutamentos forçados, na construção de muralhas, nos cárceres do Santo Ofício, em prisões comuns. Este artigo visa analisar como o cativeiro permitiu a aproximação de indivíduos, a troca de informações e a experiência da alteridade e motivou, assim, a elaboração de relatos tendo como tema o Oceano Índico e suas margens. As trajetórias de Marco Polo ao retornar à Europa, ainda no século XIII, do soldado português Francisco Rodrigues Silveira, preso na cidade do Porto depois de servir nas praças da Ásia, e do médico francês Charles Dellon, condenado pela Inquisição de Goa, ambos no início do século XVII, indicam não só a circulação de homens e de informações, como a possibilidade de considerar que as representações que passaram a dar significado a espaços desconhecidos dos europeus tiveram origem nas margens da sociedade e dos impérios.
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Ettiene Cordeiro Guerios;
Jane Eletra Serafini Daniel
Palavra-chave:
Matemática Anos Iniciais;
erros em matemática;
dificuldade em cálculo;
Cognição e Aprendizagem;
Formação de professores de Matemática;
operações aritméticas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática;
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática
resumo ...
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Danielle Michelle Moura de Araújo
Palavra-chave:
educação intercultural;
Interculturalidade
resumo ...
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Dilvano Leder de França;
Soraya Correa Domingues
Palavra-chave:
Educação Ambiental;
Educação Física;
Esporte de Aventura
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Adriano Nervo Codato
Palavra-chave:
elite política;
Getulio Vargas;
Estado Novo;
circulação de elites;
cooptação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político;
Ciências Humanas; Sociologia; Elites políticas e classes dirigentes
resumo ...
Este artigo reconstrói a lógica de reconstituição da classe política estadual durante o Estado...
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Ronei Clecio Mocellin
Palavra-chave:
Estilo de raciocínio;
Estilo químico de raciocinar;
Estilo de laboratório;
Progresso científico
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia da Química;
Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia das Ciências e da Técnica
resumo ...
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Luciana Panke
Revista Uninter de Comunicação,
v. 3,
n. 4,
p. 6-28,
2015
Palavra-chave:
comunicação eleitoral;
eleições 2010;
marketing eleitoral;
marketing político
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
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Renata Senna Garraffoni
Palavra-chave:
História Antiga;
historiografia clássica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História Antiga e Medieval
resumo ...
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Thays Cristina Domareski - Ruiz;
Gisah Moreira Akel;
José Manoel Gonçalves Gandara
Turismo e Sociedade,
v. 8,
p. 15-37,
2015
Palavra-chave:
Turismo;
Competitividade;
Marketing;
qualidade;
sustentabilidade
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
resumo ...
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GABANI, MICHELLE SUZANA DE ALMEIDA;
Carlos Augusto Serbena
Palavra-chave:
psicologia analítica;
sombra;
arquétipo;
complexo;
exu
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Ciências da Religião Aplicada;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia
resumo ...
(en)
Exu, a marginalized or idolized entity, begets fear and fascination when it is impersonated both in Afro-Brazilian religious temples and in the psychic “terreiros” (Afro Brazilian religion temples) of non-practitioners. Although Exu commonly represents the Devil and a myriad of demons, understanding of analytical psychology, the Exu can be interpreted as an imagery manifestation of the Trickster archetype. When an unconscious content is replaced by a projected image begetting fear as the one produced by Exu, the former stops performing its function in the consciousness formation, revealing, instead, a tendency to regress to more archaic contents and generating a religious projection leading its issuer to the illusion that evil comes from the outside world. The awareness of this gloomy projection enables transcendence, the acceptance of unknown inner archetypal powers together with its regulation process showing a constructive hidden potential which is no longer gloomy and scary.
(pt)
O Exu, marginalizado ou idolatrado, gera temor e fascínio ao ser personificado tanto em terreiros de prática religiosa afro-brasileira quanto nos “terreiros” psíquicos de indivíduos não praticantes. Embora personifique o Diabo ou uma miríade de demônios para o senso comum, no entendimento da psicologia analítica, o Exu pode ser interpretado como uma manifestação imagética do arquétipo do Trickster . Quando um conteúdo inconsciente é substituído por uma imagem projetada que gera terror como o Exu , deixa de exercer sua função de formação da consciência, revelando uma tendência à regressão a conteúdos mais arcaicos e gera uma projeção religiosa que leva seu emissor à ilusão de que o mal vem do exterior. A conscientização da projeção sombria permite a transcendência, a aceitação de potências arquetípicas interiores desconhecidas e sua regulação, revelando um potencial oculto construtivo e não mais sombrio e amedrontador.
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