Iracema Pinto de Souza;
Carlos Itsuo Yamamoto;
Elaine Takeshita;
Alvaro Luiz Mathias
Palavra-chave:
Desenvolvimento Sustentável;
Política Pública;
Comunidade tradicional
Áreas do conhecimento:
Outros;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Trabalho e Organizacional; Planejamento Ambiental e Comportamento Humano
resumo ...
(pt)
A sustentabilidade de uma atividade econômica está associada à aceitação cultural, viabilidade econômica, justiça social e ao ecologicamente correto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a situação social da comunidade de Axixá do Tocantins, TO, Brasil, e seu potencial de gerar renda para propor uma atividade sustentável. As “quebradeiras de coco”, grupo de cultura local, apresenta uma situação social precária. Elas catam frutos do babaçu ( Orbignya spp.) da região e retiram suas amêndoas com auxílio de machado e bastão de madeira. As amêndoas são torradas em chapas metálicas aquecidas, trituradas em pilão e cozidas em água para liberação do óleo. O óleo desprendido sobrenada e é retirado após o resfriamento do caldeirão, sendo comercializado a baixo custo no local. No entanto, um bom potencial de aumentar a renda de vários desses moradores é possível por meio da transferência de tecnologia de extração do óleo por prensagem a frio de babaçu, com o devido respeito àquela realidade sociocultural. Nesse sentido, uma ação de política pública afirmativa para instalação de uma microindústria química pode recuperar o investimento em cerca de três anos, considerando a produção de óleo extravirgem e condições mais favoráveis de sua comercialização, o que também garantirá a manutenção das matas desta palmeira.
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Ricardo Prestes Pazello;
Guilherme Cantero Nunes;
André Sefrin Nascimento Pinto
Palavra-chave:
Movimentos Sociais;
Antropologia Jurídica;
Antropologia política
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Humanas; Antropologia
resumo ...
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Ana Luisa Fayet Sallas
Sociologias Plurais: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia,
v. 3,
n. 1,
p. 6-21,
2015
Palavra-chave:
Guerra e Paz;
processo civilizador;
Norbert Elias
resumo ...
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Marcos Silva da Silveira;
VITOR HUGO DA SILVA ADAMI
Revista del CESLA,
v. 18,
n. 2015,
p. 239-252,
2015
Palavra-chave:
Ciências da Religião;
Hare Krishna Contra cultura New Age Comunidade alt;
HINDUÍSMO
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antropologia da Religião
resumo ...
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Andrea Cachel
Palavra-chave:
imaginação;
Crença;
naturalismo
resumo ...
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Rosane Cardoso de Araújo
Palavra-chave:
formação de professores;
educação musical;
pesquisa em música
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais);
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Ricardo Carneiro Antonio
Cadernos de História da Educação (Online),
v. 14,
n. 2,
p. 685-700,
2015
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História do Ensino da Arte;
Ciências Humanas; Educação; Imagem e Educação;
Ciências Humanas; Educação; Alfredo Andersen
resumo ...
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Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira;
Fernando Kulaitis
Palavra-chave:
Quebec;
Capital de mobilidade;
Imigração brasileira;
Processos de Integração
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia da Imigração;
Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia das Migrações Internacionais
resumo ...
Em 1991, a província canadense do Québec conquistou autonomia para definir sua política...
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ALESSANDRA DE PAULA;
Álvaro Guillermo Rojas Lezana;
Estefani Turmina Zonta;
Kellen Coelho dos Santos;
Robson Seleme
InterSaberes Revista Científica,
v. 10,
p. 126-141,
2015
Palavra-chave:
inclusão;
professores;
Escola;
Família
resumo ...
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Valdir Rosa
Palavra-chave:
Webcurrículo;
Teorias curriculares;
Integração;
Tecnologias
resumo ...
(pt)
Este artigo apresenta reflexões sobre a integração das tecnologias ao currículo a partir das concepções e teorias curriculares e da busca da compreensão dos significados de termos como integrar e inovar, com o objetivo de ampliar as discussões e direcionar para o alcance de um webcurrículo. Salienta-se ainda que, para alcançar essa meta, é necessário o investimento do poder público em dois domínios: na estrutura tecnológica das escolas e em uma adequada formação do professor. Entretanto, pontua-se que para uma formação adequada, é necessário ser baseada nos três níveis de conhecimento (pedagógico, tecnológico e de conteúdo) e nas teorias críticas e pós-crítica do currículo.
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