Publicações - ciências humanas


Iracema Pinto de Souza; Carlos Itsuo Yamamoto; Elaine Takeshita; Alvaro Luiz Mathias
Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise, v. 33, n. 0, p. 248-276, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Desenvolvimento Sustentável; Política Pública; Comunidade tradicional
Áreas do conhecimento: Outros; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Trabalho e Organizacional; Planejamento Ambiental e Comportamento Humano
resumo ...
(pt) A sustentabilidade de uma atividade econômica está associada à aceitação cultural, viabilidade econômica, justiça social e ao ecologicamente correto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a situação social da comunidade de Axixá do Tocantins, TO, Brasil, e seu potencial de gerar renda para propor uma atividade sustentável. As “quebradeiras de coco”, grupo de cultura local, apresenta uma situação social precária. Elas catam frutos do babaçu ( Orbignya spp.) da região e retiram suas amêndoas com auxílio de machado e bastão de madeira. As amêndoas são torradas em chapas metálicas aquecidas, trituradas em pilão e cozidas em água para liberação do óleo. O óleo desprendido sobrenada e é retirado após o resfriamento do caldeirão, sendo comercializado a baixo custo no local. No entanto, um bom potencial de aumentar a renda de vários desses moradores é possível por meio da transferência de tecnologia de extração do óleo por prensagem a frio de babaçu, com o devido respeito àquela realidade sociocultural. Nesse sentido, uma ação de política pública afirmativa para instalação de uma microindústria química pode recuperar o investimento em cerca de três anos, considerando a produção de óleo extravirgem e condições mais favoráveis de sua comercialização, o que também garantirá a manutenção das matas desta palmeira.
Ricardo Prestes Pazello; Guilherme Cantero Nunes; André Sefrin Nascimento Pinto
Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, v. 16, n. 1, p. 109-130, 2015 Home page
Palavra-chave: Movimentos Sociais; Antropologia Jurídica; Antropologia política
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Antropologia
resumo ...
Ana Luisa Fayet Sallas
Sociologias Plurais: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, v. 3, n. 1, p. 6-21, 2015
Palavra-chave: Guerra e Paz; processo civilizador; Norbert Elias
resumo ...
Marcos Silva da Silveira; VITOR HUGO DA SILVA ADAMI
Revista del CESLA, v. 18, n. 2015, p. 239-252, 2015
Palavra-chave: Ciências da Religião; Hare Krishna Contra cultura New Age Comunidade alt; HINDUÍSMO
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia da Religião
resumo ...
Andrea Cachel
Revista de Estudos de Cultura, v. 1, n. 2, p. 87-97, 2015 Home page
Palavra-chave: imaginação; Crença; naturalismo
resumo ...
Rosane Cardoso de Araújo
Rivista Infanzia, v. 2/2015, p. 139-142, 2015 Home page
Palavra-chave: formação de professores; educação musical; pesquisa em música
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais); Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ricardo Carneiro Antonio
Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, n. 2, p. 685-700, 2015
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Ensino da Arte; Ciências Humanas; Educação; Imagem e Educação; Ciências Humanas; Educação; Alfredo Andersen
resumo ...
Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira; Fernando Kulaitis
Sociologias (UFRGS), v. 17, n. 39, p. 248-275, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Quebec; Capital de mobilidade; Imigração brasileira; Processos de Integração
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia da Imigração; Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia das Migrações Internacionais
resumo ...
Em 1991, a província canadense do Québec conquistou autonomia para definir sua política...
ALESSANDRA DE PAULA; Álvaro Guillermo Rojas Lezana; Estefani Turmina Zonta; Kellen Coelho dos Santos; Robson Seleme
InterSaberes Revista Científica, v. 10, p. 126-141, 2015
Palavra-chave: inclusão; professores; Escola; Família
resumo ...
Valdir Rosa
Inter-ação (UFG. Online), v. 40, n. 2, p. 405-417-417, 2015 Home page
Palavra-chave: Webcurrículo; Teorias curriculares; Integração; Tecnologias
resumo ...
(pt) Este artigo apresenta reflexões sobre a integração das tecnologias ao currículo a partir das concepções e teorias curriculares e da busca da compreensão dos significados de termos como integrar e inovar, com o objetivo de ampliar as discussões e direcionar para o alcance de um webcurrículo. Salienta-se ainda que, para alcançar essa meta, é necessário o investimento do poder público em dois domínios: na estrutura tecnológica das escolas e em uma adequada formação do professor. Entretanto, pontua-se que para uma formação adequada, é necessário ser baseada nos três níveis de conhecimento (pedagógico, tecnológico e de conteúdo) e nas teorias críticas e pós-crítica do currículo.
Total de registros: