Publicações - ciências humanas


Ademir Aparecido Pinhelli Mendes; geraldo balduino horn
Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 5, n. 1, p. 22-30, 2015
Palavra-chave: Filosofia; Olimpíada Filosófica; Experiência do Filosofar
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Luiz Domingos Costa; Bruno Bolognesi; Adriano Nervo Codato
Newsletter. Observatório de elites políticas e sociais do Brasil, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Partidos Políticos; candidatos a deputado; eleições proporcionais; Partido dos Trabalhadores
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político; Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político; Estudos Eleitorais e Partidos Políticos
resumo ...
PDF | O texto procura dimensionar a presença e a evolução do número de trabalhadores manuais nas listas eleitorais dos partidos brasileiros nas eleições... | Find, read and cite all the research you need on ResearchGate
Luiz Domingos Costa; Bruno Bolognesi; Adriano Nervo Codato
Newsletter. Observatório de elites políticas e sociais do Brasil, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Partidos Políticos; candidatos a deputado; eleições proporcionais; Partido dos Trabalhadores
resumo ...
PDF | O texto procura dimensionar a presença e a evolução do número de trabalhadores manuais nas listas eleitorais dos partidos brasileiros nas eleições... | Find, read and cite all the research you need on ResearchGate
Sheila Castro dos Santos; Carlândio Alves da Silva; Salete Kozel; Adnilson de Almeida Silva
Terr@ Plural (UEPG. Online), v. 9, n. 2, p. 157-179, 2015 Home page
Palavra-chave: Ordenamento; Microrregiões; planejamento
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Regional
resumo ...
MANOSSO, FRANCIELE CRISTINA; BIZINELLI, CAMILA; ABRAHÃO, CINTHIA MARIA DE SENA; José Manoel Gonçalves Gandara
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 1, p. 97-120, 2015 DOI
Palavra-chave: Turismo; Destinos Turisticos; atrativos turísticos; Guias turísticos; Curitiba-Pr
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
resumo ...
(en) The tour guides books can be worked as relevant instruments for the dissemination of destinations, because encompass information about the destinations' attractions, equipment, infrastructure and tourism services. Then, the tourist can through this, conceiving a destination’s image that will visit, because with the elements worked by the guides, they can get a comprehensive view of what is offered by the destination. Therefore, this article has as objective the analysis of the tourist attractions in Curitiba’s city, according to Guia Brazil Quatro Rodas, presented in the years 1989, 2001, 2013. Thus, the paper aims to also highlight how the document presents the city to its visitors, analyzing the description and the photographs that are showing Curitiba to the tourist. For this, was used as methodology the literature's and documents' research, the latter being applied to observe which attractions, description, and photos were used in the dissemination of Curitiba in the Guia Brazil. As the study results, it can be noted that there was an increase in the number of tourist attractions in Curitiba presented by Guia Brazil Quatro Rodas, and some of these have progressed in the respect of their classification, in the other words, they have improved in quality. Another issue is the publication’s evolution in question the destinations’ presentation to the reader, because more information came to be published, and also began to be used photos to show to the tourist the Curitiba destination.
(es) Los guías turísticos pueden ser trabajados como instrumentos pertinentes para la difusión de los destinos, porque incluyen información sobre los atractivos turísticos, el equipo, la infraestructura y los servicios turísticos. Así, los turistas pueden a través de este concebir una imagen del destino que irá visitar, porque con los elementos trabajados por los guías, se puede obtener una visión completa de lo que ofrece el destino. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo el análisis de las atracciones turísticas de la ciudad de Curitiba, presentadas pelo Guía Brasil Quatro Rodas en los años 1989, 2001, 2013. Así, el artículo destaca, también, cómo el documento se presenta la ciudad a sus visitantes, el análisis de la descripción de la ciudad y las fotografías que se muestran al turista de Curitiba. Para ello, se utilizó como metodología, la investigación de la literatura y de documentos, este último está aplicando a ver qué atracciones, descripción y fotos se utilizaron en la difusión de Curitiba en Brasil Guía Cuatro Ruedas. Como los resultados del estudio, se puede observar que hubo un incremento en el número de atracciones turísticas de Curitiba, presentadas en el Guía Brasil Quatro Rodas y algunos de ellos han progresado en su clasificación, es decir, que han mejorado en calidad. Otra cuestión es la evolución de la publicación cuando se aborda la presentación de los destinos para el lector, pues más información llegó a ser publicado, y también comenzó a ser utilizado fotos del destino turístico de Curitiba.
(pt) Os guias turísticos podem ser trabalhados como instrumentos relevantes para a divulgação dos destinos, pois contemplam informações sobre os atrativos, equipamentos, infraestrutura e serviços turísticos. O turista pode, através deste, conceber uma imagem sobre o destino que irá visitar, porque com os elementos trabalhados pelos guias, pode-se ter uma visão abrangente do que é oferecido pelo destino. O presente artigo contemplou como objetivo a análise dos atrativos turísticos da cidade de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas nos anos de 1989, 2001, 2013, considerando como o documento apresenta a cidade para seus visitantes, analisando a descrição e o emprego de fotografias. Empregaram-se como metodologia a pesquisas bibliográfica e a análise documental, sendo a última aplicada para se verificar quais atrativos, a descrição, e se as fotografias foram empregadas na divulgação de Curitiba no Guia Brasil Quatro Rodas. Como resultados do estudo, pode-se destacar que houve um aumento no número de atrativos turísticos de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas, sendo que, alguns destes evoluíram no que diz respeito a sua classificação, ou seja, os mesmos melhoraram em qualidade. Outra questão é a evolução da publicação na questão da apresentação dos destinos ao leitor, pois mais informações passaram a ser publicadas e, também, iniciou-se o emprego de fotografias para apresentar o destino turístico Curitiba
Anita Helena Schlesener; Donizete aparecido Fernandes
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 10, n. 1, p. 131-148, 2015 Home page
Palavra-chave: Política; Educação; Educação do Campo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
resumo ...
Vanessa Andreoli; Marilia Andrade Torales
AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, v. 2, n. 20, p. 1827-1840, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Vanessa Marion Andreoli; Marília Andrade Torales Campos
AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE, v. 2, n. 20, p. 1827 2015 Home page
Palavra-chave: Educação Ambiental; Unidades de Conservação; Escola pública; Emancipação; Saberes tradicionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) Environmental Conservation Units were created in Brazil as a political-environmental strategy and due to the increasing degradation of natural resources that occurred after the industrial revolution. During this period, many communities that inhabited these areas suffered the consequences of the importation of international models with a neoliberal character, which saw human beings as destroyers and therefore needed to be excluded from the local or deprived of the continuity of their ways of life. This situation generated social and economic consequences, intensifying poverty and creating a deep and complex process of exclusion of the subjects. Considering this reality, this study proposes initial discussions on the role of environmental education in these areas, taking as a reflection axis a school located on Ilha do Mel (Paraná-Brazil). It is emerging the use of environmental education strategies that enable the emancipation of the subjects, dialoguing with the baggage of knowledge that students bring and allowing, from them, school knowledge to be rethought and reorganized, since one of the major problems that rural people - as is the case of islanders - are the lack of recognition and appreciation of their culture, especially in the educational space, which leads to the lack of perception of the subjects as a collective.
(es) Las Unidades de Conservación Ambiental fueron creadas en Brasil como una estrategia político-ambiental y debido a la creciente degradación de los recursos naturales que ocurrió después de la revolución industrial. Durante este período, muchas comunidades que habitaban estas áreas sufrieron las consecuencias de la importación de modelos internacionales con carácter neoliberal, que veían al ser humano como destructor y por lo tanto necesitaban ser excluidos de lo local o privados de la continuidad de sus formas de vida. Esta situación generó consecuencias sociales y económicas, intensificando la pobreza y creando un profundo y complejo proceso de exclusión de los sujetos. Teniendo en cuenta esta realidad, este estudio propone discusiones iniciales sobre el papel de la educación ambiental en estas áreas, tomando como eje de reflexión una escuela ubicada en Ilha do Mel (Paraná-Brasil). Está surgiendo el uso de estrategias de educación ambiental que posibiliten la emancipación de los sujetos, dialogando con el bagaje de conocimientos que traen los estudiantes y permitiendo, a partir de ellos, repensar y reorganizar los conocimientos escolares, ya que uno de los mayores problemas que atraviesa la población rural - como es el caso de los isleños - el encuentro es la falta de reconocimiento y valoración de su cultura, especialmente en el espacio educativo, lo que conduce a la falta de percepción de los sujetos como colectivo.
(gl) As unidades de conservación ambiental creáronse en Brasil como unha estratexia político-ambiental e debido á crecente degradación dos recursos naturais que se produciu despois da revolución industrial. Durante este período, moitas comunidades que habitaron estas zonas sufriron as consecuencias da importación de modelos internacionais de carácter neoliberal, que vían aos seres humanos como destrutores e, polo tanto, necesitaban ser excluídos do local ou privados da continuidade dos seus modos de vida. Esta situación xerou consecuencias sociais e económicas, intensificando a pobreza e creando un profundo e complexo proceso de exclusión dos suxeitos. Tendo en conta esta realidade, este estudo propón debates iniciais sobre o papel da educación ambiental nestas áreas, tomando como eixo de reflexión unha escola situada na Ilha do Mel (Paraná-Brasil). Está a xurdir o uso de estratexias de educación ambiental que permitan a emancipación das materias, dialogando coa bagaxe de coñecemento que aportan os estudantes e permitindo, a partir deles, repensar e reorganizar o coñecemento escolar, xa que un dos principais problemas que teñen as persoas rurais: como é o caso dos habitantes da illa - o encontro é a falta de recoñecemento e valoración da súa cultura, especialmente no espazo educativo, o que leva á falta de percepción dos suxeitos como colectivo.
(pt) As Unidades de Conservação Ambiental foram criadas no Brasil como estratégia político-ambiental e pela crescente degradação dos recursos naturais que ocorreu pós-revolução industrial. Nesse período muitas comunidades que habitavam essas áreas sofreram as consequências da importação de modelos internacionais com caráter neoliberal, que viam os seres humanos como destruidores e precisavam, portanto, ser excluídos dos locais ou privados da continuidade de seus modos de vida. Essa situação gerou consequências de ordem social e econômica, intensificando a pobreza e criando um profundo e complexo processo de exclusão dos sujeitos. Considerando esta realidade, o presente estudo propõe discussões iniciais sobre o papel da Educação ambiental nessas áreas, tomando como eixo de reflexão uma escola situada na Ilha do Mel (Paraná-Brasil). É emergente a utilização de estratégias de Educação ambiental que possibilitem a emancipação dos sujeitos, dialogando com a bagagem de saberes que os educandos trazem e permitindo que, a partir deles, os saberes escolares sejam repensados e reorganizados, já que um dos grandes problemas que os povos do campo - como é o caso dos ilhéus - encontram são a falta de reconhecimento e valorização de sua cultura, em especial no espaço educacional, o que acarreta na falta de percepção dos sujeitos enquanto coletivo.
Danielle Michelle Moura de Araújo
Revista Orbis Latina, v. 5, n. 2, p. 200-215, 2015 Home page
Palavra-chave: Pachamama; Festas patronais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Tânia Stoltz; Sara Bahia
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 2, p. 78-97, 2015 Home page
Palavra-chave: Piaget; Família; altas habilidades/superdotação; processo de ensino-aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
resumo ...
(pt) O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994).  Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.
Total de registros: