FAQ - Perguntas frequentes


Qual a finalidade do Guia de Fontes?
Guia de Fontes, ou Banco de Fontes - como também é chamado -, é um instrumento de pesquisa específico para jornalistas que buscam especialistas que possam comentar matérias ou reportagens sobre os mais variados temas.
Ao apresentar seu Guia, uma organização está disponibilizando para acesso aos jornalistas o nome e expertise de seus colaboradores, de forma que eles possam colaborar com o trabalho jornalístico ao comentar algum tema que esteja sendo tratado numa determinada produção. Indiretamente, também contribui para imagem organizacional, ao dar visibilidade ao nome da organização na publicação do conteúdo comentado.
De onde vêm os dados do Guia de Fontes?
O Guia de Fontes @UFPR é composto por dados extraídos do Lattes institucional, um conjunto de dados sobre a Universidade advindo do Currículo Lattes do CNPq.
Que dados estão disponíveis no Guia de Fontes?
Somente dados de servidores docentes da ativa e aposentados estão disponíveis no Guia de Fontes.
O Guia é montado a partir de um subconjunto de dados do Currículo Lattes, especificamente áreas do conhecimento, linhas de pesquisa, frequência de palavras-chave e texto informado pelo próprio pesquisador.
Os dados disponíveis são públicos? Como eles podem ser utilizados?
Assim como o Currículo Lattes, o Guia de Fontes disponibiliza apenas informações públicas, informadas à plataforma pelo próprio pesquisador no momento que ele preenche seu currículo. Nesse sentido, elas são de sua total responsabilidade.
Os dados devem ser utilizados apenas como referência para contato com os especialistas de cada área, não devendo ser utilizado para quaisquer outros fins que não os mesmos recomendados pelo CNPq.
Qual a disponibilidade da versão 3.0.8?
A versão 3.0.8 do Guia de Fontes @UFPR está disponível apenas para uso exclusivo da UFPR. No entanto, o desenvolvimento do sistema como software livre prevê que o mesmo seja compartilhado com a comunidade de desenvolvedores a partir de versões estáveis futuras.
Que funcionalidades estarão disponíveis em próximas versões?
No planejamento do desenvolvimento do Guia de Fontes @UFPR está previsto que a geração da versão 2.x tenha funcionalidades para visualização gráfica de dados.
Além disso, para o futuro também é prevista a integração do Guia de Fontes com outras plataformas, além do Currículo Lattes. Entre elas está o SACI, que permitirá maior flexibilidade para registros de atendimento de Imprensa e recuperação de clippings onde os pesquisadores tenham sido citados.
O Guia de Fontes é um software livre? Ele pode ser utilizado por outras instituições?
O Guia de Fontes está sendo desenvolvido pela Agência Escola como um software livre e a partir de tecnologias livres ou open source, o que significa que ele tem dependências que obrigam que seu código-fonte seja igualmente compartilhado com a mesma lógica.
Ao fazer isso, a Agência Escola prospecta e desenvolve uma solução que espera que possa ser compartilhada com outras instituições federais de Ensino Superior, na lógica de contribuir para comunicação pública e divulgação científica.
A expectativa é que as próximas versões estejam disponíveis em repositórios de softwares deste gênero, prontas para serem baixadas, instaladas, configuradas e até mesmo aprimoradas por outros atores.
É preciso login e senha para usar o Guia de Fontes?
Para realizar buscas por especialistas não é necessário estar logado no sistema. Ou seja, o uso para jornalistas não depende de estar logado para acesso aos dados públicos. No entanto, um login e senha são disponibilizados para assessores de comunicação e docentes da UFPR, para que possam atualizar dados dos currículos e contatos dos pesquisadores.
Sou docente. Como posso usar o Guia de Fontes?
Se você é docente e ainda não tem login e senha para acessar a visão interna do Guia de Fontes, clique em Login e, em seguida, “Recuperar Senha”. Em seguida você receberá uma mensagem automática do sistema no seu e-mail institucional, com um link que te permitirá acessar a interface para cadastrar uma nova senha.
Lembre-se que o login ao Guia de Fontes @UFPR é feito a partir do seu e-mail institucional. Exemplo: nomedodocente@ufpr.br
Sou assessor de comunicação. Como posso usar o Guia de Fontes?
Assim como os docentes da UFPR, os assessores de comunicação, vinculados às diversas unidades de comunicação da Universidade, têm acesso com perfil de usuário à visão interna do Guia de Fontes. Para receber as credenciais de acesso é preciso ser cadastrado com este perfil pelo administrador do sistema. Se ainda não tem login e senha, procure sua chefia imediata.
Quais informações eu posso adicionar ou remover de meu perfil?
Se você é docente, pode acessar a interface interna do Sistema para gerenciar as palavras-chave que foram importadas automaticamente a partir de seu currículo Lattes. No Guia de Fontes é possível visualizá-las, removê-las ou retornar a exibí-las.
Como são utilizados os dados extraídos do Lattes?
O Guia é montado a partir de um subconjunto de dados do Lattes, especificamente áreas do conhecimento, linhas de pesquisa, texto informado pelo próprio pesquisador e frequência de um conjunto de palavras-chave associadas à produção científica e técnica cadastrada no Currículo. Por ter relação indireta com a expertise do pesquisador, da busca são excluídas as palavras-chave provindas de bancas julgadoras, editoração, organização de enventos, orientações, participação em eventos e traduções.
A quem recorrer caso tenha algum problema?
Caso tenha algum problema para ser relatado, bem como sugestões ou críticas, envie um e-mail para saci@ufpr.br.
Por quê @UFPR?
Ao adotar o @UFPR ao lado da marca “Guia de Fontes” espera-se criar uma lógica de colaboração e uso do software também por outros atores do Ensino Superior. Assim, apesar de ser uma solução provida pela UFPR, cada instituição usuária da plataforma poderá ser o seu “Guia de Fontes @marca institucional”.