Publicações - ciências humanas


LOPES, CLEBER; Aldemar Balbino da Costa; ZOPPO, BEATRIZ MARIA
CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 21, n. 3, p. e3108 2024 DOI
Palavra-chave: Formação docente; Metodologias ativas; aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) Este artigo investiga a influência das metodologias ativas de aprendizagem na promoção da autonomia e inovação em pesquisadores em formação, utilizando uma abordagem transdisciplinar. Através da análise das contribuições de educadores renomados como John Dewey, Jean Piaget, Roger Schank, David Kolb, e George Siemens e Stephen Downes, o estudo discute como suas teorias educacionais e pedagógicas fornecem um arcabouço para o desenvolvimento de habilidades cruciais para a pesquisa inovadora. Dewey enfatiza a importância da experiência direta e da reflexão na aprendizagem, destacando como esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Piaget concentra-se no desenvolvimento cognitivo através da construção ativa do conhecimento, uma abordagem que estimula a curiosidade e a capacidade de resolver problemas complexos. Schank promove a aprendizagem orientada a cenários, que prepara os estudantes para enfrentar desafios reais, melhorando suas habilidades de inovação e adaptação. Kolb destaca o ciclo da aprendizagem experiencial, que incentiva a aplicação do conhecimento em novos contextos, uma habilidade essencial para a pesquisa inovadora. Siemens e Downes, por sua vez, sublinham a aprendizagem em redes, enfatizando a importância da colaboração e do compartilhamento de informações na era digital. Integrando essas perspectivas, o artigo ressalta o papel crucial das metodologias ativas de aprendizagem no cultivo de uma cultura educacional que valoriza a autonomia, a interdisciplinaridade e a inovação. Discussões no texto abordam como essas metodologias podem equipar os pesquisadores para superar desafios complexos em um mundo em constante mudança, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e interativo. Este estudo sugere uma transformação nas práticas de ensino superior, visando desenvolver pesquisadores mais inovadores e autônomos, capazes de contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico.
Thais Cristina dos Santos; Camila Tonezer
Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 6, p. 453-470, 2024
Palavra-chave: Deficiência visual; inclusão em Física; percepção dos professores
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Andrea Carla Dore
CLIO (RECIFE), v. 41, n. 2, p. 80-106, 2024 DOI
Palavra-chave: Descrições geográficas; Paratextos; Fake news; Mapas falsos; Cópias falsas; Erros cartográficos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; HISTÓRIA MODERNA; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Ciências Humanas; História; História da Cartografia
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(en) In geographic descriptions of the early modern period we find a set of strategies to convince or speculate about the geography of spaces unknown to Europeans or about which they had little information. Between objective and concrete data about geography and deliberate falsification there is a vast spectrum of situations. It is difficult to express this multiplicity of cases in just one term: inaccuracy, falsification, imprecision, error, lie, imagination, fabrication. For each object, map or description, different elements must be investigated in order to understand the result we observe, its motivations and effects. The objective of this article is to identify expressions, images and practices adopted by producers of geographic literature in the early modern period to ensure veracity and credibility to their descriptions. It also presents, in an exploratory way, how contemporaries allowed themselves to evaluate and denounce untruths in these documents.
(pt) Os autores de descrições geográficas do período moderno recorreram a várias estratégias para convencer ou especular sobre a geografia de espaços desconhecidos dos europeus ou sobre os quais tinham poucas informações. Entre um dado objetivo e concreto sobre a geografia e o falseamento deliberado havia um vasto espectro de situações. É difícil expressar em apenas um termo essa multiplicidade de casos: inexatidão, falseamento, imprecisão, erro, mentira, imaginação, fabulação. Para cada objeto, mapa ou descrição, diferentes elementos devem ser investigados a fim de compreender o resultado construído, suas motivações e efeitos. O objetivo deste artigo é identificar expressões, imagens e práticas adotadas por produtores da literatura geográfica no período moderno para atribuir veracidade e credibilidade a suas descrições. Também se apresenta, de forma ainda introdutória, como os contemporâneos se permitiam avaliar e denunciar inverdades nesses documentos.
SILVÉRIO LIMA, LUÍS FILIPE; Andrea Carla Dore
CLIO (RECIFE), v. 41, n. 2, p. 1-15, 2024 DOI
Palavra-chave: Fake news; Veracidade; Efeito de verdade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; HISTÓRIA MODERNA; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea
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(pt) Apresentação do Dossiê Fake News na Época Moderna
Ana Claudia Urban; DONGLEY GERMINARI, GEYSO
TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE), v. 27, n. 2, p. 5-11, 2024 DOI
Palavra-chave: Ensino de Historia; formação histórica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Apresentação do Dossiê "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"
Luizemara Soares Alves Szameitat; Alessandra de Barros e Silva Bongiolo
BOLETIM PARANAENSE DE GEOCIÊNCIAS, v. 1, p. 1 2024 DOI Home page
Palavra-chave: ensino; geofísica aplicada; Magnetometria; gravimetria; Python
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Andréa Barbosa Gouveia; SANCHES, CARLOS EDUARDO; PAZ, BRUNA
FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, v. 13, n. 7, p. 1-18, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Políticas Educacionais; financiamento da educação; FUNDEB
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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Anita Helena Schlesener
GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 15, n. 2, p. 287-300, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Educação; Educação popular; cultura; Antonio Gramsci
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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(es) Con base en los escritos de Gramsci seleccionados de la producción teórica de 1916 a 1918, este artículo presenta algunas reflexiones sobre la naturaleza de la educación popular. La importancia de la organización política de la clase trabajadora para fusionarse en torno a un proyecto de sociedad y cómo se construye la pertenencia de clase a través de la educación y la cultura. La educación trasciende los límites de la escuela y se da en toda la organización política, en los sindicatos, el partido y otras instituciones de organización popular como los Consejos de Fábrica. La importancia de que el movimiento popular produzca un programa escolar concreto para oponerse a las políticas educativas públicas como una de las condiciones para la construcción de la autonomía política. Desde el contexto histórico de Gramsci, delineamos la relación entre cultura y lucha de clases, la importancia de la cultura popular y las características de la educación popular para mostrar su relevancia.  
(pt) A partir dos escritos de Gramsci selecionados da produção teórica de 1916 a 1918, este artigo apresenta algumas reflexões sobre a natureza da educação popular. A importância da organização política da classe trabalhadora para se fundir em torno de um projeto de sociedade e como o pertencimento de classe se constrói pela educação e pela cultura. A educação transcende os limites da escola e se produz ao longo da organização política, nos sindicatos, partido e outras instituições de organização popular como os Conselhos de Fábrica. A importância de o movimento popular produzir um programa escolar concreto a ser contraposto às políticas públicas educacionais como uma das condições para a construção de uma autonomia política. A partir do contexto histórico de Gramsci, delineamos a relação entre cultura e luta de classes, a importância da cultura popular e as características da educação popular a fim de mostrar seu significado político e a sua atualidade.
Bruno Bolognesi; Ednaldo Aparecido Ribeiro; CODATO, ADRIANO
DADOS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 66, n. 2, p. 1-29, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Political parties; political ideologies; Elections
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político; Estudos Eleitorais e Partidos Políticos
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RESUMO Assim como a política democrática se modifica, a percepção sobre os partidos que ela...
Sandra Freitas Santos; Dirce Maria Suertegaray; Antonio Carlos Vitte
TERRA BRASILIS (NOVA SÉRIE). REVISTA DA REDE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HISTÓRICA, v. 19, n. 1, p. 1-23, 2023 Home page
Palavra-chave: Theodoro Sampaio; Levantamento Geográfico; História da Geografia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) The encounter with the life and work of Theodoro Fernandes Sampaio made it possible to return to the time of his predecessors and understand the direction of national geographic thought in a time before the pre-institutionalization of university Geography courses in Brazil. Thus, analyzing Theodoro Sampaio's role in the development of Brazilian geographic thought, with an emphasis on investigating his studies on relief, led to the construction of this article, the preparation of which resulted from research into the author's collection, located at the Geographical and Historical Institute of Bahia. Books and articles were added to this investigative process since they were fundamental to understanding the context in which this black intellectual lived, especially since it was a time of socio-economic and political transitions in labor relations in Brazilian society. Therefore, revisiting the work of this author is, at the same time, to get closer to the history of national Geography, a task that is enough to add to the narratives put forward, which mark a section of this journey.
(es) El encuentro con la vida y la obra de Theodoro Fernandes Sampaio permitió volver a la época de sus predecesores y comprender el rumbo del pensamiento geográfico nacional en un momento anterior a la institucionalización de la carrera de Geografía como carrera universitaria en Brasil. Así, analizar el papel de Theodoro Sampaio en el desarrollo del pensamiento geográfico brasileño, con énfasis en la investigación de los estudios de relieve, condujo a la construcción de este artículo, que fue elaborado a través de la investigación en el acervo personal del autor, localizado en el Instituto Geográfico e Histórico de Bahia (IGHB), libros y artículos que se sumaron a este proceso investigativo, ya que eran fundamentales para comprender el contexto vivido por el intelectual negro, sobre todo, por tratarse de una época de transición socioeconómica y política en las relaciones, sobre todo, de trabajo en la sociedad brasileña. Por lo tanto, revisitar la obra de este autor es, al mismo tiempo, acercarse a la historia de la geografía nacional, como una tarea que se suma a las narrativas que se han planteado y que marcan un tramo de este recorrido.
(fr) La rencontre avec la vie et l'œuvre de Theodoro Fernandes Sampaio a permis de revenir à l'époque de ses prédécesseurs et de comprendre l'orientation de la pensée géographique nationale à un moment où le cours de géographie n'était pas encore institutionnalisé en tant qu'université au Brésil. Ainsi, l'analyse du rôle de Theodoro Sampaio dans le développement de la pensée géographique brésilienne, en mettant l'accent sur la recherche d'études en relief, a conduit à l'élaboration de cet article, qui a été préparé grâce à des recherches dans la collection personnelle de l'auteur, située à l'Institut géographique et historique de Bahia (IGHB), des livres et des articles ajoutés à ce processus d'investigation, car ils étaient fondamentaux pour comprendre le contexte vécu par l'intellectuel noir, surtout parce que c'était une période de transition socio-économique et politique dans les relations, surtout, de travail dans la société brésilienne. Par conséquent, revisiter l'œuvre de cet auteur, c'est en même temps se rapprocher de l'histoire de la géographie nationale, en tant que tâche qui s'ajoute aux récits qui ont été proposés et qui marquent une partie de ce voyage.
(pt) O encontro com a vida e obra de Theodoro Fernandes Sampaio possibilitou o retorno ao tempo dos predecessores, a possibilidade de compreender os rumos do pensamento geográfico nacional, em um tempo, pré institucionalização universitária do curso de geografia no Brasil. Desse modo, analisar o papel de Theodoro Sampaio para o desenvolvimento do pensamento geográfico brasileiro, com ênfase na investigação dos estudos sobre o relevo moveu a construção deste artigo, cuja a elaboração deu-se através de pesquisa no acervo pessoal do autor, localizado no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), livros e artigos somaram a este processo investigativo, uma vez que, foram basilares para o entendimento do contexto vivido pelo intelectual negro, sobretudo, por ter sido tempo de transição socioeconômica e política das relações, sobretudo, de trabalho na sociedade brasileira. Portanto, revisitar a obra deste autor é, ao mesmo tempo, reaproximar-se da história da geografia nacional, como tarefa que chega para acrescentar as narrativas postas e que marcam um recorte deste percurso.
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