Publicações - ciências humanas


Edson Rezende Teixeira; Geraldo Balduino Horn; SUELI DE FÁTIMA FERNANDES
v. 2, n. 1, p. 1-12, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Teaching Philosophy; deaf culture; Philosophical reception; Bilingualism; Inclusion
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação
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Célia Ratusniak; Lucimar Rosa Dias; Ranna Emnuelle Almeida
REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 8, p. 1-16, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Antirracista; Formação Inicial; literatura; didática; Curso de Pedagogia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
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(en) This experiences report comes from the life experiences of three women: a writer, a Teaching college professor and a student of the course. It was produced in the context that the work with Education for Ethnic-Racial Relations (EERR) in the initial training in the Pedagogy course at UFPR was able to articulate. We presented and problematized the legislations and guidelines that determine the compulsory nature of the theme as a curricular component in the various stages of formal education, including undergraduate courses, as stated in the National Curriculum Guidelines for initial training at higher level. The paper is organized in three moments. Initially, the writer-activist-professor traces a route of normalization that make EERR a right and the literature an instrument for the realization of that right. In a second moment, the Teaching professor problematizes the racism as a structuring element in the production of school failure. Finally, the student reports her experience when the issue is addressed through an activity carried out in the discipline that unites Literature, EERR and Teaching. The experience reports allow us to conclude that the initial training can account for what the legislation prescribes regarding the EERR and that it is linked to the knowledge provided in the field of Teaching and that the participants in the experience intertwine their life stories and produce knowledge that underlies and enhances anti-racist educational practices.
(es) Este relato de experiencias proviene de las vivencias de tres mujeres: una escritora, una profesora en la disciplina de Didáctica y una alumna. Fue producido en la estructura que el trabajo con la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales (ERER) en la formación inicial del curso de Pedagogía de la UFPR fue capaz de articular. Presenta y problematiza las leyes y las directrices que determinan la obligatoriedad de la temática como componente curricular en las distintas etapas de la educación, incluyendo los cursos de licenciaturas como se encuentra en las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial en el nivel superior. El texto está organizado en tres momentos: inicialmente, la escritora-militante-profesora traza una ruta interpretativa de las normas que hacen de ERER un derecho y la Literatura un instrumento para la efectuación de ese derecho. En un segundo momento, la docente de Didáctica problematiza el racismo institucional como elemento estructurante en la producción del fracaso escolar.  Por fin, la alumna relata su experiencia cuando se aborda el tema a través de una actividad realizada en la disciplina que une Literatura, ERER y Didáctica. Los relatos de experiencias permiten interpretar que la formación inicial puede dar cuenta de lo que prescribe la legislación en cuanto al ejercicio de lo que propone la ERER, estando ella articulada con los conocimientos previstos en el campo de la Didáctica. Las participantes de la experiencia, al entrecruzar sus historias de vida, producen saberes que fundamentan y potencian prácticas educativas antirracistas.
(pt) Este relato de experiências parte das vivências de três mulheres — uma escritora, uma professora da disciplina de Didática e uma aluna. Foi produzido na tessitura que o trabalho com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) no curso de Pedagogia da UFPR foi capaz de articular. Apresenta e problematiza as legislações e diretrizes que determinam a obrigatoriedade do tema como componente curricular nas diversas etapas da educação, inclusive nas licenciaturas, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior. O texto está organizado em três momentos: inicialmente, a escritora- militante-professora, traça uma rota das normatizações que tornam a Erer um direito e a literatura um instrumento para efetivá-lo. Em um segundo momento, a professora de Didática problematiza o racismo como um elemento estruturante na produção do fracasso escolar. Por fim, a aluna relata sua experiência quando o tema foi abordado por meio de uma atividade realizada na disciplina que une a Literatura, a Erer e a Didática. Esses relatos permitem concluir que a formação inicial pode abarcar o que prescreve a legislação no tocante a Erer, articulando-a com os conhecimentos previstos no campo da Didática. Dessa forma as participantes da experiência, ao entrecruzarem suas histórias de vida, produzem saberes que fundamentam e potencializam práticas educativas antirracistas.
Carlos Roberto Vianna; Elenilton Vieira Godoy; Emerson Rolkouski
The Montana Math Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 55 2022 Home page
Palavra-chave: Teachers training; Mathematical Literacy; Training of teachers who teaches mathematics; PNAIC; Policies cycle
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
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This article aims to present a public policy of large-scale literacy teachers continued training, the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), making a summary of the Brazilian dissertations and theses results which approached this public policy in the context of Mathematical Education. Initiated in 2012, the PNAIC involved more than three hundred thousand literacy teachers, from more than five thousand cities for five years. This article uses a qualitative research approach, in the descriptive modality, showing a status of the art of these researches. The set of works analyzed was divided into three groups, according to their declared research objectives: Objective 1: To analyze-investigate the meanings brought by the literacy teachers about the PNAIC (75.5%); Objective 2: To analyze-investigate the meanings brought by the other participants about the PNAIC (7.5%); and Objective 3: Unveil the PNAIC (17%). The analysis of the researches results associated with these objectives allowed us to reach four conclusions: 1) The trainings promoted by PNAIC supported changes in the pedagogical practices of the literacy teachers; 2) the trainings promoted by PNAIC were necessary, but they were not enough to combat illiteracy; 3) the trainings promoted by the PNAIC induced the literacy teachers to reflections about the pedagogical practices and 4) the trainings promoted by the PNAIC showed weaknesses. In summary, this article presents an initial analysis of the scope from the manifested studies in dissertations and theses and supports the realization of new studies in order to deepen the analysis and evaluation of the varied aspects of one of the broadest training programs ever implemented in Brazil.
Carlos Roberto Vianna; Elenilton Vieira Godoy; Emerson Rolkouski
The Montana Math Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 55-84, 2022 Home page
Palavra-chave: educação matematica; formação de professores
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Tópicos Específicos de Educação; Educação Matemática
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This article aims to present a public policy of large-scale literacy teachers continued training, the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), making a summary of the Brazilian dissertations and theses results which approached this public policy in the context of Mathematical Education. Initiated in 2012, the PNAIC involved more than three hundred thousand literacy teachers, from more than five thousand cities for five years. This article uses a qualitative research approach, in the descriptive modality, showing a status of the art of these researches. The set of works analyzed was divided into three groups, according to their declared research objectives: Objective 1: To analyze-investigate the meanings brought by the literacy teachers about the PNAIC (75.5%); Objective 2: To analyze-investigate the meanings brought by the other participants about the PNAIC (7.5%); and Objective 3: Unveil the PNAIC (17%). The analysis of the researches results associated with these objectives allowed us to reach four conclusions: 1) The trainings promoted by PNAIC supported changes in the pedagogical practices of the literacy teachers; 2) the trainings promoted by PNAIC were necessary, but they were not enough to combat illiteracy; 3) the trainings promoted by the PNAIC induced the literacy teachers to reflections about the pedagogical practices and 4) the trainings promoted by the PNAIC showed weaknesses. In summary, this article presents an initial analysis of the scope from the manifested studies in dissertations and theses and supports the realization of new studies in order to deepen the analysis and evaluation of the varied aspects of one of the broadest training programs ever implemented in Brazil.
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Dirce Guerres-Zucco; Andreia Zanella
CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 52, n. 1, p. 1-19, 2022 Home page
Palavra-chave: EDUCATION ASSESSMENT; EDUCATION QUALITY; Early Childhood Education
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação Infantil
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(en) The article, with a qualitative approach, deals with evaluation instruments and quality parameters for early childhood education. It is proposed to identify, describe and compare different models for assessing the quality of early childhood education, analyzing their suitability for application in the public education system of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Among the models analyzed, two showed greater theoretical and methodological coherence to the context, because they are based on access, inputs and processes and provide for the participation of the educational community. The implementation and management of an evaluation system requires an inseparability between evaluation policy and evaluation instruments through intersectionality, fostered by public policies for children to meet the quality parameters of early childhood education.
(es) El artículo, de enfoque cualitativo, trata sobre los instrumentos de evaluación y los parámetros de calidad de la educación infantil. Se propone identificar, describir y comparar diferentes modelos para evaluar la calidad de la educación infantil, analizando su adecuación para su aplicación en el sistema municipal de educación de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Entre los modelos analizados, dos mostraron mayor coherencia teórico-metodológica al contexto, pues se basan en accesos, insumos y procesos y predicen la participación de la comunidad educativa. La implementación y gestión de un sistema de evaluación requiere la inseparabilidad entre la política de evaluación y los instrumentos de evaluación a través de la intersectorialidad, fomentada por políticas públicas para la niñez a fin de cumplir con los parámetros de calidad de la educación infantil.
(fr) À travers une approche qualitative, cet article aborde des instruments d’évaluation et des paramètres de qualité pour l’éducation de la petite enfance. Il vise à identifier, décrire et comparer différents modèles d’évaluation concernant la qualité de l’éducation de la petite enfance, en analysant leur potentiel d’applicabilité dans le réseau municipal d’éducation de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Parmi tous les modèles analysés, deux ont présenté une plus grande cohérence théorique et méthodologique avec le contexte, non seulement du point de vue de l’accès, des intrants et des processus, mais aussi parce qu’ils prévoient la participation de la communauté éducative. La mise en oeuvre et la gestion d’un système d’évaluation reposent sur une indissociabilité entre politique et instruments d’évaluation par le biais de l’intersectorialité et doivent être stimulés par les politiques publiques pour l’enfance afin de se conformer aux paramètres de qualité de l’éducation de la petite enfance.
(pt) O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de qualidade para a educação infantil. Propõe-se a identificar, descrever e comparar diferentes modelos de avaliação da qualidade da educação infantil, analisando sua adequação para aplicação na rede municipal de ensino de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Dentre os modelos analisados, dois mostraram maior coerência teórico-metodológica ao contexto, por se basearem no acesso, insumos e processos e preverem a participação da comunidade educativa. A implementação e gestão de um sistema de avaliação requer indissociabilidade entre política de avaliação e instrumentos de avaliação por meio da intersetorialidade, fomentados por políticas públicas para infância a fim de atender aos parâmetros de qualidade da educação infantil.
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Dirce Guerres-Zucco; Andreia Zanella
CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 52, n. 1, p. 1-19, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Avaliação da Educação; Qualidade da Educação; Educação Infantil
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação Infantil
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Resumo O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de...
Paulo Roberto Neves Costa; Paulo Roberto Stöberl
Revista de economia e sociologia rural, v. 60, n. 3, p. 1-25, 2022 DOI
Palavra-chave: cooperativas empresariais; OCEPAR; Elite cooperativista
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Comportamento Político; Classes Sociais e Grupos de Interesse
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Resumo: Este artigo analisa o processo de recrutamento dos dirigentes da entidade de...
Mateus Luciani dos Santos; Pedro Augusto Breda Fontão
Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 18, n. Especial, p. 34-45, 2022 Home page
Palavra-chave: Geografia da Saúde; Alimentação; acesso
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) O objetivo deste artigo é discutir as dualidades entre o sistema alimentar moderno, vinculado à produção de alimentos ultraprocessados por grandes corporações ligadas à alimentação, em oposição ao modelo tradicional, vinculado a produtos in natura com qualidade nutricional. Busca-se compreender as políticas do estado brasileiro quanto à garantia do direito humano à alimentação saudável (DHAA). Metodologicamente o artigo é construído a partir de uma revisão sistemática da literatura, utilizando bases Miltonianas como a de Saquet e Silva (2008) e Abrão (2010) para a compreensão do problema proposto. O resultado encontrado pelo estudo é que a capacidade de articulação da grande indústria alimentícia promove um território alimentar que está em uma disputa perene, especialmente devido ao amplo poder da grande indústria de se perpetuar pelo território inserindo seus produtos. Conclui-se portanto que o estado brasileiro dispõe de um arcabouço legislativo com intuito de garantir o DHAA. Entretanto, por fatores vinculados ao ambiente político e ao próprio interesse dos grandes grupos alimentares, as políticas públicas não são colocadas em prática de sua forma completa. O combate a esses problemas deve ser pautado politicamente, dessa forma podemos utilizar a dinâmica territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) para solucionar esse problema.
Paulo Ferracioli; Andressa Butture Kniess; Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Digital Journalism, v. 9, p. 1 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Checagem de fatos; Fact-checking; Jornalismo; Teorias do Jornalismo, Jornalista, Profissão
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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The article aims to capture the diversity of emerging practices in fact-checking by exploring, on the one side, journalists’ self-perception of the watchdog role they believe to perform and, on the...
PALÚ, JANETE; Ângelo Ricardo de Souza
REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696, v. 6, p. 1-25, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Estado do Conhecimento; Políticas Educacionais; Gestão educacional; Governança
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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(en) This article aims to trace the state of knowledge about education and school administration, faced to the neoliberal reform links, highlighted in academic research at PhD level (theses) produced by Brazilian researchers. To this end, we analyzed the summary of 25 theses, collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using, for data interpretation, the Content Analysis techniques proposed by Bardin (2016). Those research show that education and school administration have changed with the adoption of "new" governance forms and models, with the managerialism principles and new public management, assuming entrepreneurial features. The performance of private actors, from the third sector and the state sector was evidenced through different arrangements and its combinations in the policies formulation, conduction and execution, as well as in the education management. It is noted that there is an emptying of the concept of democratic administration printed in Brazilian legislation. The theses are consistent with the literature on the subject, presenting a critical and current reading, however there are gaps regarding the broad panorama and the recent transformations and guidelines evidenced in the Brazilian context. Keywords: State of knowledge. Education policies. Education and school administration. Governance.
(es) Este artículo tiene como objetivo rastrear el estado del conocimiento sobre gestión de la educación y de la escuela, a partir de los hitos de la reforma neoliberal, resaltados en la investigación académica a nivel de doctorado (tesis) elaborada por investigadores brasileños. Para tanto, analizamos el resumen de 25 tesis, recopilado en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Para la interpretación de los datos utilizamos las técnicas de Análisis de Contenido propuestas por Bardin (2016). Las investigaciones muestran que la gestión de la educación y de la escuela han experimentado cambios con la adopción de "nuevas" formas y modelos de gobernanza, con principios de gerencialismo y con la nueva gestión pública, asumiendo características empresariales. El desempeño de los actores privados, del tercer sector y del sector estatal se evidenció a través de diferentes arreglos y combinaciones en la formulación, conducción y ejecución de políticas, gestión y provisión de educación. Se nota que hay un vaciamiento del concepto de gestión democrática impreso en la legislación brasileña. Las tesis son consistentes con la literatura sobre el tema, presentando una lectura crítica y actual, sin embargo, existen vacíos respecto al amplio panorama y a las recientes transformaciones y lineamientos evidenciados en el contexto brasileño. Palabras clave: Estado del conocimiento. Políticas educativas. Gestión de la educación y de la escuela. Gobernanza.
(pt) Este artigo tem por objetivo traçar o estado do conhecimento acerca da gestão da educação e da escola, a partir dos marcos da reforma neoliberal, destacados nas pesquisas acadêmicas em nível de doutorado (teses) produzidas por pesquisadores (as) brasileiros (as). Para tanto, recorremos à análise do resumo de 25 teses, coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a interpretação dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo propostas por Bardin (2016). As pesquisas apontam que a gestão da educação e da escola passou por transformações com a adoção de “novas” formas e modelos de governança, princípios do gerencialismo e da nova gestão pública, assumindo feições empresariais. Evidenciou-se a atuação de atores privados, do terceiro setor e do setor estatal por meio de diferentes arranjos e combinações na formulação, condução e execução das políticas, gestão e oferta da educação. Denota-se que há um esvaziamento da concepção de gestão democrática impressa na legislação brasileira. As teses coadunam com a literatura da temática, apresentando uma leitura crítica e atual, todavia há lacunas no que diz respeito ao amplo panorama e às transformações e pautas recentes evidenciadas no contexto brasileiro. Palavras-chave: Estado do conhecimento. Políticas Educacionais. Gestão da educação e da escola.  Governança.
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