Publicações - ciências humanas


SELZLER, HELOISA SBRISSIA; Andréa Bezerra Cordeiro
PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 43, n. 2, p. 1-24, 2025 DOI
Palavra-chave: Artes Manuais; Trabalhos manuais; Pedagogia Waldorf; Narrativas Visuais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This study explores the role of manual labor within the pedagogical context, focusing on children's engagement with the Handwork subject in Waldorf Education. Developed by Rudolf Steiner, this educational approach seeks to understand human beings holistically, emphasizing artistic and experiential learning. Within this framework, manual labor holds a significant place in the curriculum, regarded as an activity that nurtures human feeling and promotes harmony in the child, while also being closely connected to cognitive development. The research aimed to investigate the meanings and relationships that children construct through their experiences with manual labor as a curricular activity in Elementary School, specifically in a fifth-grade class of 17 students. An ethnographic approach was adopted, grounded in the principles of the Sociology of Childhood and the conception of children’s socialization as an interactive process (Corsaro, 2011). Data collection instruments included a field notebook and photography, the latter enabling the development of a visual ethnography. In addition to documenting the group through photographs, the study employed visual narratives—constructed through analytical frameworks proposed by Coutinho and Vieira (2019), Vieira and Coutinho (2019), and Coutinho (2010, 2016a, 2016b)—to express the children’s lived experiences with manual labor.
(es) La presente investigación abordó la temática del Trabajo Manual en el contexto pedagógico, centrando su atención en la participación de los niños en la asignatura curricular de Trabajo Manual en la Pedagogía Waldorf. Creada por Rudolf Steiner, esta pedagogía busca una comprensión más amplia del ser humano, y promueve una educación de carácter artístico y vivencial. En este marco, el Trabajo Manual forma parte del currículo y ocupa un lugar de gran relevancia, al ser comprendido como una actividad que incide en el sentimiento humano, aportando una cualidad de armonía al niño, además de su estrecha relación con la cognición. El objetivo de esta investigación fue comprender las relaciones y significados que los niños construyen a partir de su experiencia con el Trabajo Manual como actividad del currículo de la Educación Primaria, específicamente en una clase de quinto grado conformada por 17 estudiantes. Para ello, se llevó a cabo una etnografía orientada por los fundamentos de la Sociología de la Infancia y la concepción de la socialización infantil como un modelo interactivo (Corsaro, 2011). Los instrumentos de generación de datos fueron el cuaderno de campo y la fotografía, lo que permitió el desarrollo de una etnografía visual.Además de documentar lo observado en el grupo a través de la fotografía, se optó por la construcción de narrativas visuales, basadas en las lecturas propuestas por Coutinho y Vieira (2019); Vieira y Coutinho (2019); y Coutinho (2010, 2016a, 2016b), con el fin de expresar las experiencias de los niños con las manualidades.
(pt) A presente pesquisa procurou abordar a temática dos fazeres manuais no contexto pedagógico, focando no envolvimento das crianças em contato com a disciplina curricular de Trabalhos Manuais na Pedagogia Waldorf. Criada por Rudolf Steiner, essa pedagogia procura compreender o ser humano de uma forma mais ampla, e a educação ocorre de forma mais artística e vivencial. Nesse sentido, os trabalhos manuais fazem parte do currículo dessa pedagogia e ocupam um lugar de grande relevância, entendidos como uma atividade que atua no sentir humano, trazendo uma qualidade de harmonia à criança, além de sua relação direta com a cognição humana. O objetivo desta pesquisa foi compreender as relações e sentidos que as crianças estabelecem na experiência com os trabalhos manuais como atividade do currículo do Ensino Fundamental, mais especificamente em uma turma do quinto ano composta por 17 alunos. Para tal, foi realizada uma etnografia norteada pelos pressupostos da Sociologia da Infância e do entendimento da socialização das crianças como modelo interativo (Corsaro, 2011). Os instrumentos para a geração de dados foram o caderno de campo e a fotografia, sendo que essa última permitiu o desenvolvimento de uma etnografia visual. Para além da demonstração do que foi observado no grupo a partir da fotografia, optou-se pelas narrativas visuais, realizadas a partir da leitura desenvolvida e utilizada por Coutinho e Vieira (2019); Vieira e Coutinho (2019) e Coutinho (2010, 2016a, 2016b), para expressar as experiências e vivências das crianças com os Trabalhos Manuais.
DIAS, GUSTAVO NOGUEIRA; Andréa Barbosa Gouveia
CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 22, n. 5, p. e14625 2025 DOI
Palavra-chave: remuneração de professores
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
(pt) A pesquisa relata as diferentes políticas públicas com relação a remuneração do Professor do Ensino Básico no Estado do Pará, no período de 2008 a 2023. Com relação a metodologia, tem o caráter de análise documental, sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com investigações a documentos da SEDUC PA, no período de 03.11.2023 até 01.08.2024. Dados do INEP, foram utilizados de 2019 a 2023 a fim de fazer comparações em aspectos de quantitativo de professores temporários e efetivos, formação e dotação orçamentária comparativa com outros estados brasileiros.  O objetivo da pesquisa é mapear as diferentes políticas de remuneração de professores da rede estadual do Pará com vistas a analisar o princípio da isonomia nas condições de remuneração e de trabalho, especialmente com relação a jornada de trabalho adotada na Secretaria de educação do Estado do Pará. A pesquisa contou com a colaboração de 03 (três) professores pertencentes ao quadro da instituição do ensino básico, que cederam os seus contracheques. Como conclusão, observa-se que houve uma melhoria na remuneração dos professores ao final de 2023.
Jane Mendes Ferreira; Pura Lúcia Oliver Martins; Bruno Eduardo Slongo Garcia
CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 40, p. 1-22, 2025 DOI
Palavra-chave: Emoções; Regulação das emoções; formação de professores
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) The purpose of this research is understanding the situations that trigger negative-valence emotions in the daily praxis of professors in the field of Applied Social Sciences and how these emotions are overcome. Using the critical incident technique, 24 higher education professors in the field of Applied Social Sciences were interviewed. Fear arises in situations related to dismissal, violence, the unknown, and peer judgment. Anger, on the other hand, is less frequent and emerges in situations of unmet expectations. To manage these situations, the professors sought options available in their repertoire of knowledge, acquired through teacher training, experience in other fields, or from their peers. Finally, it can be inferred from the results that professors are, above all, human beings, and knowing how to deal with their own emotions is not a minor issue in teacher education.
(pt) O objetivo da pesquisa ora apresentada é compreender as situações que despertam emoções de valência negativa na práxis cotidiana de professores da área de Ciências Sociais Aplicadas e como elas são superadas. Por meio da técnica do incidente crítico, foram entrevistados 24 professores do ensino superior na área de Ciências Sociais Aplicadas. O medo aparece em situações ligadas à demissão, à violência, ao desconhecido e ao julgamento dos pares. A raiva, por sua vez, é menos frequente e surge em situações de frustração das expectativas. Para administrar as situações, os professores buscaram opções disponíveis em seu repertório de conhecimentos, adquiridos com a formação em docência, experiência em outras áreas ou com os pares. Por fim, pode-se inferir, a partir dos resultados, que os professores são, antes de tudo, pessoas, e saber como lidar com as próprias emoções não é uma questão menor na formação para a docência.
SANTOS, Késia; Antonio Carlos Vitte
Élisée - Revista de Geografia da UEG, v. 14, n. 1, p. 1-20, 2025 Home page
Palavra-chave: Jean Tricart; Geomorfogia; Teoria Geral de Sistemas; Planejamento ambiental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
COIMBRA-ARAUJO, CARLOS H.; Arthur William de Brito Bergold
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 47, p. e20240248-e20240248-14, 2025 DOI
Palavra-chave: Aberração da luz estelar; paralaxe; velocidade da luz; James Bradley; sistema heliocêntrico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ensino de Física
resumo ...
No presente artigo é introduzido, de forma didática e simplificada, o conceito de aberração da...
Anita Helena Schlesener
PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 20, p. 1-12, 2025 DOI Home page
Palavra-chave: Ética na pesquisa; Ética na pesquisa em educação; IA na pesquisa em educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This article presents reflections on ethics in the field of educational research, examining both regulatory frameworks and the new dimensions the issue assumes with the integration of new digital technologies, primarily Artificial Intelligence (AI). The theoretical and methodological premise is based on critical thinking, emphasizing that ethical issues entail a political dimension rooted in social and historical conditions. The text revisits current debates on AI in educational research and questions the necessity of institutional regulatory frameworks to guide scientific research in the Humanities, particularly in the field of Education. Keywords: Research ethics. Ethics in educational research. AI in educational research.
(es) En este artículo se desarrollan algunas reflexiones sobre la ética en el campo de la investigación educativa, interrogándose tanto sobre la regulación como sobre las nuevas dimensiones que el problema adquiere con la inserción de las nuevas tecnologías digitales, en particular la Inteligencia Artificial (IA). El supuesto teórico-metodológico se fundamenta en el pensamiento crítico, de manera que la cuestión ética presenta una dimensión política que deriva de las condiciones sociales e históricas. Se retoman datos de la situación actual de los debates sobre la IA en la investigación educativa y se cuestiona la necesidad de marcos regulatorios institucionales que organicen la investigación científica en el área de las Ciencias Humanas y, específicamente, en el área de la Educación. Palabras clave: Ética en la investigación. Ética en la investigación educativa. IA en la investigación educativa.
(pt) Neste artigo, desenvolvem-se algumas reflexões sobre a ética no campo da pesquisa em educação, indagando tanto sobre a regulamentação quanto sobre as novas dimensões que o problema assume com a inserção das novas tecnologias digitais, basicamente a Inteligência Artificial (IA). O pressuposto teórico-metodológico funda-se no pensamento crítico, de modo que a questão ética apresenta uma dimensão política que procede das condições sociais e históricas. Retomam-se dados da situação atual dos debates sobre a IA na pesquisa em educação e questiona-se sobre a necessidade de marcos regulatórios institucionais que ordenem a pesquisa científica na área de Ciências Humanas e, especificamente, na área de Educação. Palavras-chave: Ética na pesquisa. Ética na pesquisa em educação. IA na pesquisa em educação.
Enicéia Gonçalves Mendes; Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Rosângela Gavioli Prieto; Mônica Kassar; Gabriela Schneider; Ana Lorena de Oliveira Bruel
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 30, p. 1-20, 2025 DOI
Palavra-chave: Censo Escolar; acessibilidade; infraestrutura
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
RESUMO No contexto educacional, as demandas por medidas de acessibilidade se ampliam à medida...
DA SILVA, JOANA CAROLINE CORRÊA; OLIVEIRA SOUZA, MARIA THEREZA; André Mendes Capraro
International Journal of the History of Sport, v. 1, p. 1-22, 2025 DOI Home page
Palavra-chave: Brazil; History; skateboard; skaters; sports and leisure
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; History of Sport
resumo ...
Ana Paula Vosne Martins
O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE), v. 2, n. 62, p. 35-48, 2025 DOI
Palavra-chave: Assistência social; Memória; Serviço Social; profissões femininas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
resumo ...
CARDOSO, CRISTINA; Andréa Barbosa Gouveia
ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, n. 72, p. e26702 2025 DOI
Palavra-chave: Políticas Educacionais; valorização do magistério
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
(en) This research mapped how the concept of merit is constructed in the context of teaching careers in the municipalities that make up the first ring of the Metropolitan Region of Curitiba. The analysis carried out exclusively on job, career and remuneration plans and complementary documents demonstrated that it is present in all plans, although it is not always used as a specific term. Based on this mapping, it is proposed to understand the concept “merit” in three different ways: the first refers to the nature of the work, understood as the fulfillment of the duties related to the position; the second consists of the individual search for training outside of those provided by education networks; the third as meritocracy, in the competitive sense, including variable payment or certification, awards and certificates of honor for merit. No documents were found that record objective criteria for this recognition. The work points out as a possibility for future research the complementary and/or additive documents to the career and remuneration plans, and the different conditions of the members of the municipal networks to reach the end of the possibilities of salary advancement, considering that there are bonuses for master's and doctorate degrees, and neither conditions always open up these possibilities.  
(es) Esta investigación mapeó cómo se construye el concepto de mérito en el contexto de la carrera docente en los municipios que componen el primer anillo de la Región Metropolitana de Curitiba. El análisis realizado exclusivamente sobre los planes de empleo, carrera y remuneración y documentos complementarios demostró que está presente en todos los planes, aunque no siempre se utiliza como término específico. A partir de este mapeo, se propone entender el concepto “mérito” de tres maneras diferentes: la primera se refiere a la naturaleza del trabajo, entendido como el cumplimiento de los deberes relacionados con el cargo; el segundo consiste en la búsqueda individual de formación fuera de las proporcionadas por las redes educativas; el tercero como meritocracia, en el sentido competitivo, incluyendo el pago variable o certificación, premios y certificados de honor al mérito. No se encontraron documentos que registren criterios objetivos para este reconocimiento. El trabajo señala como posibilidad para futuras investigaciones los documentos complementarios y/o aditivos al los planes de empleo, carrera y remuneración, y las diferentes condiciones de los integrantes de las redes municipales para llegar al límite de las posibilidades de ascenso salarial, considerando que existen bonificaciones para maestría y doctorados, y ninguna de las condiciones siempre abre estas posibilidades.
(pt) Esta pesquisa mapeou como o conceito de mérito está construído no contexto das carreiras docentes dos municípios que compõem o primeiro anel da Região Metropolitana de Curitiba. A análise realizada exclusivamente dos planos de cargos, carreiras e remuneração e documentos complementares demonstraram que ele está presente em todos os planos, ainda que nem sempre se coloque como termo específico. Com base neste mapeamento, propõe-se compreender o conceito “mérito” de três formas diferentes: a primeira refere-se à natureza do trabalho, entendido como o cumprimento das atribuições relativas ao cargo; a segunda constituída da busca individual por formação fora das disponibilizadas pelas redes de ensino; a terceira como meritocracia, no sentido competitivo, incluindo pagamento variável ou por certificação, prêmios e certificados de honra ao mérito. Não foram encontrados documentos que registrem critérios objetivos para esse reconhecimento. O trabalho aponta como possibilidade de futuras pesquisas os documentos complementares e/ou aditivos aos planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), e as diferentes condições dos integrantes das redes municipais de chegarem ao fim das possibilidades de avanço salarial, tendo em vista que existem gratificações para mestrado e doutorado, e nem sempre as condições abrem essas possibilidades.
Total de registros: