Ruth Bohunovsky
Palavra-chave:
Alemão como Língua Estrangeira;
mediação linguística;
Tradução
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; TRADUCAO ALEMAO - PORTUGUES
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Pedro Ramos Dolabela Chagas;
Luiz Guilherme de Oliveira
Palavra-chave:
Espaço literário;
teoria do self;
Bildungsroman brasileiro da década de 1950;
O encontro marcado, de Fernando Sabino;
O ventre, de Carlos Heitor Cony
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
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(en)
The article debates the relations between spatial displacement and self-formation in the trajectories of the protagonists of Fernando Sabino’s Time to meet and Carlos Heitor Cony’s O ventre, taken as representatives of the 1950s’ Brazilian Bildungsroman. It claims that that relationship revealed a new image of the self in the Brazilian novel, represented through socially misplaced characters driven to conflictive processes of existential affirmation. We observe how the topic of the travel gave physicality to those processes, as it allowed the writers to dramatize the search for ways of accommodation in the world that should be discovered through the experience of the world. We use Kockelman’s (2012) concept of “map” to observer how values influence the construction of subjects and social worlds; more specifically, we identify how the existential function of the travel echoed values initially formulated in the early romantic period. To explain the relevance of those values in 1950s Brazil, and thereby the importance achieved by the Bildungsroman in the country’s literature, we suggest that the genre gave expression to the anxieties of a youth trapped in the transition between models of life founded upon the obedience to traditional institutions, and the full legitimation of the personal construction of one’s own modes of life, which would only take place in later generations. In the end, we digress briefly about the relationship between the works analyzed in the article and later versions of the self in the Brazilian novel.
(es)
El artículo discute la relación entre el desplazamiento espacial y la autoformación en las trayectorias de los protagonistas de El encuentro marcado de Fernando Sabino y O ventre de Carlos Heitor Cony, tomados como representantes del Bildungsroman brasileño de la década de 1950. Busca comprender cómo esa relación manifestó una nueva imagen del self en nuestra novela, en personajes no adaptados a sus medios de origen e impulsados a procesos conflictivos de afirmación existencial. Analiza el viaje como un tema que dio fisicalidad a tales procesos, dramatizando la búsqueda de formas de acomodación en la sociedad para ser descubiertas en la experiencia misma del mundo. Para describir este tema, se utiliza el concepto de "mapa" (KOCKELMAN, 2012) para analizar la influencia de los valores en la construcción de sujetos y mundos sociales: específicamente, se observa cómo la función existencial del viaje se hizo eco de valores formulados inicialmente en el primer romanticismo. Para explicar por qué estos valores adquirieron relevancia en Brasil en la década de 1950 y resaltar así la importancia que el Bildungsroman asumió entonces en nuestra literatura, se argumenta que el género dio expresión a la angustia de una juventud atrapada en la transición entre modelos de vida fundados en la obediencia a las instituciones tradicionales y la plena legitimación de la construcción de los propios modos de vida, eso se establecería solo en generaciones posteriores. Al final, hay un breve recorrido sobre la relación entre el corpus analizado y las versiones posteriores del self en la novela brasileña.
(pt)
O artigo discute a relação entre o deslocamento espacial e a formação do self nas trajetórias dos protagonistas de O encontro marcado, de Fernando Sabino, e O ventre, de Carlos Heitor Cony, tomados como representantes do Bildungsroman brasileiro dos anos 1950. Busca-se entender como aquela relação manifestava uma nova imagem do self no nosso romance, em personagens inadaptados aos seus meios de origem e impelidos a processos conflitivos de afirmação existencial. Analisa-se a viagem como tópica que dava fisicalidade a tais processos, dramatizando a busca de modos de acomodação na sociedade a serem descobertos na própria experiência do mundo. Para descrever aquela tópica, usa-se o conceito de “mapa” (KOCKELMAN, 2012) para analisar a influência de valores na construção de sujeitos e mundos sociais: especificamente, observa-se como a função existencial da viagem ecoava valores inicialmente formulados no primeiro romantismo. Para explicar porque esses valores adquiriram relevância no Brasil dos anos 1950 e assim evidenciar a importância que o Bildungsroman então assumiu em nossa literatura, argumenta-se que o gênero dava expressão a angústias de uma juventude presa na transição entre modelos de vida fundados na obediência a instituições tradicionais e a plena legitimação da construção dos próprios modos de vida, que seria estabelecida apenas em gerações posteriores. Ao final, faz-se uma breve digressão sobre a relação entre o corpus analisado e versões posteriores do self no romance brasileiro.
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Maria José Foltran;
Renato Basso
VERSALETE,
v. 09,
n. 17,
p. 323-341,
2021
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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Janice Inês Nodari
Palavra-chave:
Literatura africana;
Identidade;
Espaço e lugar
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(pt)
Neste trabalho, apresento o processo de construção da identidade de Mvelo, personagem principal do romance Sem gentileza (2016) da escritora sul-africana Futhi Ntshingila. Para tanto, recorro a conceitos distintos de espaço e lugar (TUAN, 2012), deslocamento, desvio, (des)(re)territorialização, mobilidade linguística e movimento (in BERND, 2010), e defendo a premissa, que encontra suporte nos estudos pós-coloniais (ASHCROFT; GRIFFITHS; TIFFIN, 2003), que a identidade da personagem está relacionada ao deslocamento e à relocalização (GONZÁLEZ, 2010), muito mais do que ao sentimento de pertencimento a um determinado espaço. A identidade de Mvelo é também construída linguisticamente, em um contexto sofrido de uma favela sul-africana, onde gentileza não tem vez, e a sobrevivência é a única lei.
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Pedro Chapaval Pimentel;
Bruno Eduardo Slongo Garcia;
Teresa Cristina Wachowicz
Palavra-chave:
Argumentação;
retórica;
discurso
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Análise do Discurso
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Marcella Lopes Guimarães
Palavra-chave:
trobairitz;
cancioneiro occitano;
Cumplicidade;
vidas/razos;
Tradução;
sociabilidade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História Antiga e Medieval; História Medieval;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Medieval
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Marcos Namba Beccari
Palavra-chave:
Vilém Flusser;
ficção filosófica;
Ceticismo;
arte e ciência
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
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(pt)
Este artigo põe em evidência a estranheza de Vilém Flusser enquanto horizonte prevalente de sua ficção filosófica. Com isso, busca-se apontar as potencialidades desse horizonte estranho para uma compreensão paradoxalmente mais clara e propositiva da ciência em sua interface com a arte e a filosofia, na medida em que se explicita a dimensão ficcional.
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Pedro Ramos Dolabela Chagas;
Dankar Bertinato
Palavra-chave:
Nelson Rodrigues;
moralidade;
romance brasileiro 1930-1980;
affordance
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
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(pt)
Resumo: O artigo compara Asfalto selvagem ao romance brasileiro anterior e contemporâneo à sua publicação, para compreender a pouca atenção da crítica literária à produção romanesca de Nelson Rodrigues. Especificamente, compara-se a construção da moralidade naquela obra com o que predominava no “romance de 30”, aqui analisado em duas obras representativas: a “Tragédia burguesa”, de Octávio de Faria, e Capitães da areia , de Jorge Amado. Enquanto lá despontava uma moralidade normativa e dualista, encenando duas visões em conflito para estabelecer a visão “correta” a servir de orientação moral para o leitor, em Rodrigues não se identifica tal moralização ostensiva, e sim a disposição de elementos textuais que deixam as inferências morais a encargo do leitor. Mediante o conceito de affordances éticas de Webb Keane, analisa-se como as racionalizações e justificações das personagens configuram uma representação aporética da moralidade e um padrão “neurótico” de comportamento, novamente em contraste com o romance brasileiro entre as décadas de 1930 e 1970. Ao final, propõe-se que quatro características do romance de Rodrigues explicam sua pequena fortuna crítica: o humor na encenação do “pecado”; a recusa do ativismo moral e político; a ausência da temática nacional (i.e. da interpretação do Brasil como sociedade, história e cultura); a crítica moral aporética, que não reconhecia a religião, a família, o Estado, a ideologia política ou a ética do trabalho como fontes de autoridade. Palavras-chave: Nelson Rodrigues; moralidade; “romance de 30”; teoria das affordances ; história do romance brasileiro. Abstract: We compare Asfalto selvagem to the contemporary and the immediately preceding novelistic production in Brazil, in an attempt to understand why Nelson Rodrigues’s novels have received little attention from our literary critique. More specifically, we compare his approach to morality with what prevailed in the “1930s novel”, here analyzed in two representative works: Octávio de Faria’s “Bourgeois tragedy” and Jorge Amado’s Captains of the sand . While in the 1930s a normative and dualistic morality prevailed, with the staging of conflicts between two visions as a means to establish the “right views” as moral guides to the readers, in Rodrigues there is no such ostensive moralization, but the display of textual elements that suggest moral inferences to be made by the reader himself. Through Webb Keane’s concept of “ethical affordances” we analyze how the characters’ rationalizations and justifications also build a paradoxical representation of morality and a “neurotic” pattern of behavior, again in contrast with preceding and contemporary novels in Brazil. In the end, we suggest that four characteristics of Rodrigues’s novels might explain their small academic repercussion: the use of humor in the dramatization of “sin”; the refusal of moral and political activism; the absence of Brazil (as society, history and culture) as a dominant theme; a paradoxical moral perspective that did not recognize religion, family, the State, political ideologies or any work ethic as sources of authority. Keywords: Nelson Rodrigues; morality; “1930s novel” in Brazil; theory of affordances ; history of Brazilian novel.
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DIAS, MANOEL RIGEL;
Teresa Cristina Wachowicz
Palavra-chave:
nanossintaxe;
semântica cognitiva;
primitivos semânticos
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Semântica lexical
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Leandro Henrique Merino Mombach;
Aloisio Leoni Schmid
Palavra-chave:
efes de violino;
abertura de ressonância do violino
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais)
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