Publicações - ciências sociais aplicadas


André S. Nascimento; Armando Vaz Sampaio
ESTUDOS ECONÔMICOS, v. 55, n. 1, p. 1-39, 2025
Palavra-chave: leiloes, organização industrial
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Métodos Quantitativos em Economia; Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos
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Antonio Sandro Schuartz
https://doi.org/10.5380/rrl.v1i4, v. 1, n. 4, p. 1-16-16, 2025 DOI Home page
Palavra-chave: Serviço Social; Políticas Públicas; Vulnerabilidade; vulnerabilidades
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
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Celso Luiz Ludwig
REVISTA CULTURAS JURÍDICAS, v. 10, n. 27, p. 68-88, 2024
Palavra-chave: Categorias; exterioridade; totalidade
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; DIREITO
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Alexandre Ditzel Faraco
Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance, v. 8, n. 28, p. 173-190, 2024
Palavra-chave: Administração Pública; CONTRATO; CORRUPÇÃO; responsabilidade administrativa
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
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Fernanda Cardoso de Faria; Aloisio Leoni Schmid; MIRANDA, ISABELA PAGANI HERINGER DE
ARCHITECTURE ¿ CIVIL ENGINEERING ¿ ENVIRONMENT - ACEE, v. 17, n. 1, p. 43-50, 2024
Palavra-chave: tintas naturais
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo; Adequação Ambiental
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Ana Carla Harmatiuk Matos; Fernando Moreira Freitas da Silva; Hermano Victor Faustino Câmara
Civilística, v. 13, n. 1, p. 1-17, 2024 Home page
Palavra-chave: Adoção intuitu personae; Entrega direta; Estatuto da criança e do Adolescente; Sistema Nacional de Adoção
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Direito das Famílias; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Civil
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(en) In Brazil, the Child and Adolescent Statute regulates adoption. In this law, there are specific hypotheses for intuitu personae adoption, which does not include adoption through direct delivery. However, there are in reality a lot of delivery situations, which are sometimes approved in court and sometimes rejected, which demonstrates that there is legal uncertainty regarding the institute. Therefore, the objective of this article is to reflect on the child relinquishment, considering the principles of absolute priority and the best interests of the child.
(pt) O tema da adoção intuitu personae é regulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê hipóteses específicas dessa modalidade, o que não inclui a adoção pela entrega direta. Todavia, há na realidade social uma série destas situações, que ora são homologadas em juízo, ora são rechaçadas, o que demonstra haver insegurança jurídica a respeito do instituto. Diante desta problemática, objetiva-se refletir acerca do instituto da entrega direta e de suas tendências à luz dos princípios da prioridade absoluta e do melhor interesse da criança.
Felipe Pereira Raposo; COSTA, RAMON; RODRIGUES, LOHUAINE; LANDIM, PAULA DA CRUZ; André Leonardo Demaison
ERGODESIGN & HCI, v. 11, n. 1, p. 36-54, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Design de Interiores; percepção visual; Agradabilidade; Home Office
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(en) The acceptance of a product by an audience depends on several factors, among them, the practical and aesthetic functions, aspects whose entrance door is through vision. Thus, when designing a product, it is extremely important to think about which systems, variables and forces will be perceived, so that the visual information will meet the preferences and needs of most users. In order to better understand the relationship between visual perception and the notion of preference and pleasantness, this study analyzes, by means of a Structuring Sentence, a basic instrument of the Theory of Facets, 9 home office environments. There is a great demand for research with this object of study, caused by the rise of remote work, so it is aimed here to understand if the variables contrast and complexity can influence the decision to use the home office. From the data obtained by the participants' answers, it was possible to elaborate a discussion about the influence of the aesthetic variables on the perceived pleasantness.
(pt) A aceitação de um produto por um público depende de diversos fatores, dentre eles, as funções práticas e estéticas, aspectos cuja porta de entrada se dá pela visão. Dessa maneira, ao projetar um produto, é de extrema importância pensar em quais sistemas, variáveis e forças serão percebidas, de forma que a informação visual vá ao encontro das preferências e que atenda às necessidades da maioria dos usuários. Para compreender melhor a relação entre a percepção visual e a noção de preferência e agradabilidade, este estudo analisa, por meio de uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, 9 ambientes de home office. Observa-se uma grande demanda de pesquisas com este objeto de estudo, ocasionada pela ascensão do trabalho remoto, então objetiva-se aqui entender se as variáveis contraste e complexidade podem influenciar na decisão de uso do home office. A partir dos dados obtidos pelas respostas dos participantes, foi possível elaborar uma discussão sobre a influência das variáveis estéticas na agradabilidade percebida.
FEGER, JOSÉ ELMAR; Arno Paulo Schmitz; SOLIMAN, ANA PAULA
CULTUR: REVISTA DE CULTURA E TURISMO, v. 18, n. 01, p. 1-28, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Turismo; Atividades Econômicas
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Setores Específicos; Gestão de Risco; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Mercadologia
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(en) This paper aims to analyze the competitive evolution of a medium-sized tourism company, located in Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul State, Brazil, using the SWOT matrix as a tool in the years 2016 and 2017. Data analysis and treatment was carried out through a specific SWOT matrix methodology with Porter strategic design. The research was based on quantitative and exploratory methods by bibliographic and documentary search. As it was an exploratory study, it made final considerations without personal opinions and in an impartial way. Therefore, it is possible to verify the changes of strengths, weaknesses, opportunities and threats, which allowed to perceive the competitive evolution of the company in general.  
(pt) O presente estudo tem por objetivo analisar a evolução competitiva de uma empresa turística de médio porte, localizada em Bento Gonçalves/RS, utilizando como instrumento a matriz SWOT nos anos de 2016 e 2017. A análise e tratamento dos doados foi efetuada através de metodologia específica de porterização da matriz SWOT. A pesquisa foi baseada em método quantitativo, tem caráter exploratório obtido através de estudo bibliográfico e documental. Por tratar-se de um estudo exploratório, teceu considerações finais sem emissão de opiniões e de forma imparcial. Pode-se constatar as mudanças das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que permitiu perceber a evolução competitiva da empresa de um modo geral.
Christian Carlos de Souza Mendes; Rogério Allon Duenhas
REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 10, p. 137 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Cluster de Empresas; ;Tecnologia da Informação; Economia regional; Paraná; Inovação
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SILVA, ARMISTRONG MARTINS DA; Áurio Lúcio Leocádio da Silva; BRAGA, NÚBIA COSTA DE ALMEIDA; GUIMARÃES, DANIEL BARBOZA; PONCHIO, MATEUS CANNIATTI
REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, v. 18, n. 1, p. 49-74, 2024 DOI
Palavra-chave: consumo sustentável; turismo de natureza; destino turístico; consumo
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(pt) Discussões envolvendo a temática do comportamento sustentável em viagens em todo o mundo, têm focado nos padrões de consumo da sociedade como uma das principais causas dos problemas socioambientais, inclusive nas atividades de turismo. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar antecedentes do comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza no Brasil. Através de uma metodologia quantitativa e descritiva, buscou-se investigar as relações entre as variáveis que compõe os construtos teóricos do consumo sustentável em viagens de destinos de natureza no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de survey com 313 turistas e as respostas tratadas por análises multivariadas de dados. Os resultados mostram que os três construtos analisados (perspectiva de tempo, capital cultural e orientação para o consumo sustentável) apresentam influência positiva no consumo sustentável em viagens de turismo. Estes resultados podem contribuir para o processo decisório gerencial tanto no setor público quanto no setor privado, ajudando a estabelecer um planejamento e estratégias de marketing para o desenvolvimento dos destinos turísticos, assim como, orientar o comportamento sustentável do consumidor em viagens de turismo de natureza.
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