Publicações - ciências sociais aplicadas


Rodrigo Luiz Morais da Silva; Farley Simon Mendes Nobre; Thálita Anny Estefanuto Orsiolli
CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 16, n. 2, p. 286-301, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Bottom of the Pyramid (BoP); sustainability; Poverty.; Analysis framework
resumo ...
Isabel Jurema Grimm; Carlos Alberto Cioce Sampaio; Mário Procopiuck
NOVOS CADERNOS NAEA, v. 21, n. 1, p. 35-56, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Arranjos institucionais; Arranjos Socioprodutivos; Feiras Livres; gestão urbana
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento e Sua Gestão Para o Desenvolvimento Local Sustentável; Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Ecossocioeconomia das Organizações e Turismo
resumo ...
Rodrigo Luiz Morais da Silva; Farley Simon Mendes Nobre; Thálita Anny Estefanuto Orsiolli
CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 16, n. 2, p. 286-301 2018 Home page
Palavra-chave: Bottom of the Pyramid (BoP); sustainability; Poverty.; Analysis framework
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
Gutemberg Ribeiro; Ana Paula Mussi Szabo Cherobim
BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 589-605, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Competitividade; configuraçao ambiental; mensuração da inovação; competitiveness; Inovation; inovation measurement
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; competitividade; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; inovação e competitividade; inovação de gestão
resumo ...
(en) This article aims to demonstrate that environmental variables can assume differentiated values over a given period and associate themselves to form configurations of different contexts. Knowing the possible configurations of the organizational environment, we are able to identify which indicators are most appropriate to measure innovation, thus meeting the basic condition to manage innovation: to measure accurately the phenomenon under analysis. Thus, with the empirical data analysis from Brazil and the states of São Paulo, Paraná and Sergipe, we are able to highlight and characterize the different environmental configurations and their reflexes for the innovation measurement process. It should be emphasized that the environmental configuration appears as a relevant factor that must be considered in the process of measurement and management of innovation aiming at competitiveness.
(pt) Este artigo objetiva demonstrar que as variáveis ambientais podem assumir valores diferenciados ao longo de um determinado período e se associarem de forma a compor configurações de contextos distintos. Conhecendo-se as possíveis configurações do ambiente organizacional é possível identificar quais indicadores se mostram mais apropriados para mensurar a inovação, atendendo-se desta forma à condição basilar para gerir a inovação: mensurar com acerto o fenômeno em análise. Assim, com a análise de dados empíricos do Brasil e dos estados de São Paulo, Paraná e Sergipe foi possível evidenciar e caracterizar as diferentes configurações ambientais e seus reflexos para o processo de mensuração da inovação. Destaca-se que a configuração ambiental se mostra como fator relevante que deve ser considerado no processo de mensuração e gestão da inovação visando à competitividade.
SAULO RONDINELLI XAVIER DA SILVA; Marino Castillo Lacay; José Manoel Gonçalves Gandara
Marketing & Tourism Review, v. 3, p. 01-31, 2018
Palavra-chave: percepção; reputacao on line; praça santos andrade; Curitiba
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Sociais Aplicadas; Turismo
resumo ...
Juliana Harumi Suzuki
Revista Docomomo Brasil, v. 2, n. 1, p. 70-77, 2018 Home page
Palavra-chave: Arquitetura Moderna; Arquitetura Brasileira; Patrimônio Moderno
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo; Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo; História da Arquitetura e Urbanismo; Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Brasileira
resumo ...
MEURER, ALISON MARTINS; PEDERSINI, DAIANA RAFAELA; ANTONELLI, RICARDO ADRIANO; Simone Bernardes Voese
REVISTA ELECTRÓNICA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD, EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACIÓN, v. 16, n. 4, p. 23-43, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Rendimento acadêmico; aprendizagem; universidades; Docentes; Brasil
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Contábeis; Contabilidade Gerencial
resumo ...
(en) The research aimed at analyzing if the academic Accounting Sciences student’s performance is different among the learning styles and observable characteristics academic and professors. Data were collected through the application of the Kolb Learning Styles Inventory (1984), in a sample with 94 students and 23 teachers. Linear regression and mean tests were used in the data analysis. The results indicated that 45.74% of the students are convergent style and 43.48% of the teachers are the assimilating learning style. Of the twenty-six groups analyzed, seven presented significant differences in academic performance, which are: reproof, dedicated weekly hours to extraclass studies, enem entrance note, ease in Mathematics and matching styles of teacher learning with the student. Students with the same teacher learning style tend to have a lower rate of reproof, proving the theory proposed by Kolb (1984). In this way, the theoretical platform addressed by Kolb (1984) helps to foment the debate and supports the strategies development for a cyclical education that meets the maximum of the existing learning needs, in particular, so that didactic teaching action can achieve all kinds of learning styles of students.
(es) A pesquisa teve como objetivo analisar se o rendimento acadêmico dos alunos do curso de Ciências Contábeis é distinto entre os estilos de aprendizagem e características observáveis nos discentes e docentes. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (1984), em uma amostra com 94 alunos e 23 professores. Na análise dos dados foram utilizados testes de médias e regressão linear simples. Os resultados indicaram que 45,74% dos acadêmicos são do estilo convergente e 43,48% dos docentes são do estilo de aprendizagem assimilador. Dos vinte e seis agrupamentos analisados, sete apresentaram diferenças significativas no rendimento acadêmico, as quais são: reprovação, horas dedicadas semanalmente aos estudos extraclasse, nota de ingresso do enem, facilidade em Matemática e estilos coincidentes de aprendizagem docente com o discente. Os alunos que possuem o mesmo estilo de aprendizagem do professor tendem a ter um menor índice de reprovação, comprovando a teoria proposta por Kolb (1984). Com isto, a plataforma teórica abordada por Kolb (1984) auxilia a fomentar o debate e sustenta o desenvolvimento de estratégias para um ensino cíclico que atenda ao máximo as necessidades de aprendizagem existentes, em especial, para que a ação docente consiga atingir a todos os estilos de aprendizagem dos alunos.
Alison Martins Meurer; Daiana Rafaela Pedersini; Ricardo Adriano Antonelli; Simone Bernardes Voese
REVISTA ELECTRÓNICA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD, EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACIÓN, v. 16, n. 4, p. 23-43, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Rendimento acadêmico; Estilos de aprendizagem; Inventário de David Kolb
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis
resumo ...
Vanessa Bonfanti Maes; Edson Ronaldo Guarido Filho; Mayla Costa
REVISTA ORGANIZAÇÕES EM CONTEXTO (ONLINE), v. 14, n. 28, p. 93-121, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: sustentabilidade; midia; discurso; Contexto Institucional
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Estudos Organizacionais
resumo ...
(pt) O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a ressonância social e a legitimidade de estratégias organizacionais de sustentabilidade manifestadas no discurso da mídia de negócios. A pesquisa foi realizada com base em textos produzidos na mídia de negócios por meio da Revista Exame entre 1992 e 2013. A partir de análise exploratória, foram criadas proposições e foram encontrados quatro frames que traduzem as estratégias de sustentabilidade: (i) responsabilidade social das organizações; (ii) resultante do impacto ao meio ambiente e de pressões ambientais; (iii) estratégias de marketing; (iv) práticas de ecoeficiência. Como resultado da pesquisa, argumenta-se que os discursos da mídia de negócios participam do processo de construção das bases institucionais das estratégias organizacionais de sustentabilidade, promovendo a difusão de ideias consideradas socialmente aceitas e auferindo legitimidade às ações organizacionais.
Jessé Aquino Rodrigues; Gerson José Lauermann; Vilmar Rodrigues Moreira; Alex Antonio Ferraresi; Alceu Souza
Revista de economia e sociologia rural, v. 56, n. 2, p. 213-224, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Estrutura de Capital; Cooperativas Agropecuárias; capitalização
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Economia; Investimentos e Mercados Financeiros
resumo ...
Total de registros: