COELHO, PEDRO FELIPE DA COSTA;
Áurio Lúcio Leocádio da Silva
Palavra-chave:
cultura e consumo;
takeaway;
embalagem;
sustainable consumption;
takeaway food consumption
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; MARKETING
resumo ...
(en)
Objective: to compare the main environmental and socio-cultural implications of the consumption of takeaway food in Brazil and Germany.Method: The data were collected through 19 narrative interviews with employees and owners of establishments that sell takeaway food, 41 in-depth interviews with consumers and 7 months of observations in places of purchase and eating of meals in both countries. Data were analyzed according to the data analysis spiral. Originality/Relevance: The categories related to the environmental and socio-cultural implications of the consumption of takeaway food identified are unprecedented and can be used in future studies on this topic.Results: There are positive and negative implications of the consumption of takeaway food in both environmental and socio-cultural aspects. The negative implications are consequence of the consumption of unhealthy and commoditized menus that are improperly discarded. It is possible to mitigate these implications through the consumption of healthy menus, prepared in establishments that value local cuisine and that adopt environmentally responsible practices.Theoretical contributions: Unlike previous studies that defined the sustainability of domestic food consumption or eating out as a unit of analysis, this study broadened the debate on environmental and sociocultural impacts that result from the consumption of meals prepared in cafeterias and restaurants, but that are consumed in other spaces. This contribution is particularly relevant to the area studies of Sustainable Consumption and Food Studies.Social/managerial contributions: The results provide subsidies to business and public managers, indicating that the waste of packaging, disposable objects and other additional items can be reduced by identifying the place where meals are consumed. It is recommended to develop campaigns with restaurant and snack bar managers to reduce sugar, salt and fat in the establishments' recipes.
(pt)
Objetivo: Comparar as principais implicações ambientais e socioculturais da alimentação para viagem no Brasil e na Alemanha.Método: Os dados foram coletados por meio de 19 entrevistas narrativas com funcionários e donos de estabelecimentos que comercializam alimentos para viagem, 41 entrevistas em profundidade com consumidores e 7 meses de observações em locais de compra e consumo de refeições dos dois países. Os dados obtidos foram analisados segundo a espiral de análise de dados.Originalidade/Relevância: As categorias relativas às implicações ambientais e socioculturais da alimentação para viagem identificadas nessa pesquisa são inéditas e podem ser utilizadas em estudos futuros sobre a alimentação para viagem.Resultados: Os resultados indicam que há implicações positivas e negativas da alimentação para viagem tanto nos aspectos ambientais quanto nos socioculturais. As implicações negativas resultam do consumo de menus não-saudáveis e comoditizados que são descartados de forma inadequada, além do uso excessivo de embalagens descartáveis. É possível amenizar essas implicações por meio do consumo de menus saudáveis, preparados em estabelecimentos que valorizam a culinária local e adotam práticas ambientalmente responsáveis.Contribuições teóricas: Diferente de estudos anteriores que definiram como unidade de análise a sustentabilidade do consumo doméstico de alimentos ou a alimentação fora de casa, este estudo ampliou o debate sobre impactos ambientais e socioculturais que decorrem do consumo de refeições preparadas em lanchonetes e restaurantes, mas que são consumidas em outros espaços. Essa contribuição é particularmente relevante para as áreas de estudo em Consumo Sustentável e Food Studies.Contribuições sociais/gerenciais: Os resultados fornecem subsídios a empresários e gestores públicos, indicando que o desperdício de embalagens, objetos descartáveis e de outros itens adicionais pode ser reduzido com a identificação do local de consumo das refeições. Recomenda-se o desenvolvimento de campanhas com gestores de restaurantes e lanchonetes para a redução de açúcares, sal e gordura nas receitas dos estabelecimentos.
|
SCHNITZLER, LUIZA MOURA;
Claudia Irene de Quadros
Palavra-chave:
ciência;
Arte;
museu;
Comunicação;
Estratégias;
selfie
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
Este artigo tem como objetivo promover debates sobre a presença do fenômeno da selfie no museu a partir do olhar da comunicação institucional, dos públicos e de artistas expositores. Para isso, investigou-se o Museu Oscar Niemeyer localizado na cidade de Curitiba-PR/Brasil. Diferentes métodos e técnicas foram adotados
|
Deise dos Santos Nascimento;
Clara Maria Roman Borges
Palavra-chave:
Bancos de Perfis Genéticos;
Identificação criminal;
seletividade criminal;
Raça
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito Público; Direito Penal;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Processual Penal;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Execução Penal
resumo ...
(pt)
O presente artigo analisa os impactos dos bancos de perfis genéticos sobre minorias sobrerrepresentadas no sistema de justiça criminal brasileiro. O objetivo é investigar de que maneira essa tecnologia reforça o controle penal de grupos já marginalizados nesse sistema. Para esse fim, inicialmente são examinados os critérios das políticas de coletas de DNA na criação suspeitos, bem como os reflexos dessas políticas em minorias desproporcionalmente representadas no sistema de justiça criminal. Na sequência, são abordadas as possibilidades de políticas mais inclusivas de coletas de DNA para, enfim, discutir os impactos do policiamento genético no projeto de seletividade que os bancos tendem a reproduzir na construção de suspeitos racializados. A pesquisa é exploratória, mediante técnica de pesquisa bibliográfica e documental, por intermédio de uma abordagem qualitativa, com análise teórico-narrativa. Ao final, os resultados indicaram que os bancos de perfis genéticos reforçam o controle penal de jovens, negros e pobres ao (re)estigmatizá-los e mantê-los como alvos principais do sistema de justiça criminal, que inevitavelmente refletem as disparidades da criminalização secundária em sua composição. Diante disso, argumenta-se que os debates atinentes à política de coleta de DNA para fins de identificação criminal e armazenamento em bancos de perfis genéticos devem incluir o impacto desproporcional em minorias racialmente criminalizadas.
|
Claudia Irene de Quadros;
Regiane Regina Ribeiro;
Chirlei Diana Kohls;
Patricia Goedert Melo
Palavra-chave:
Divulgação científica;
ciencia aberta;
público
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
(en)
Public scientific communication in universities aims to encourage dialogue between scientists and society. By involving citizens in debates about its teaching, research, and extension actions, the university facilitates the exchange of knowledge with the community. In this paper, we discuss how this relationship is established through the project Pergunte aos Cientistas (Ask the Scientists), in which the population could clarify doubts about COVID-19 with researchers from different fields of knowledge. We, the authors of this article, are part of the Agência Escola (School Agency), an initiative for public communication and scientific dissemination of the Federal University of Paraná, the oldest educational institution in Brazil. Through descriptive analysis, we identify the public participating in this project and reflect on the relationships between society and scientists. To do so, we employ the concepts of open science (Recomendação da UNESCO Sobre Ciência Aberta, 2021), scientific dissemination (Caldas, 2010; Granado & Malheiro, 2015), and public communication of science (Bucchi, 2008; Manso, 2015). The studies on public formation (Dewey, 1946; Henriques, 2018) were essential to understanding how the participation of the publics in Pergunte aos Cientistas develops. The initiative has demonstrated the importance of citizens being active and aware of their surroundings. The exchange between scientists and society is beneficial for both parties: the former can map the population’s doubts and needs, enabling the development of research based on social demands, while the latter discovers that it also has a space to show and expand its knowledge along with an academic community that has its doors open to society.
(pt)
A comunicação pública da ciência na universidade tem o propósito de incentivar o diálogo entre a sociedade e seus cientistas. Ao envolver o cidadão nos debates sobre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, a universidade possibilita a troca de conhecimentos com a comunidade. Aqui discutimos como essa relação é estabelecida por meio do projeto Pergunte aos Cientistas, no qual a população pôde esclarecer dúvidas sobre a COVID-19 com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Nós, autoras deste artigo, fazemos parte da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da Universidade Federal do Paraná, que se apresenta como a instituição de ensino mais antiga do Brasil. Por meio da análise descritiva, identificamos os públicos que participaram nessa ação e refletimos sobre a aproximação entre a sociedade e os cientistas. Para tanto, acionamos os conceitos de ciência aberta (Recomendação da UNESCO Sobre Ciência Aberta, 2021), divulgação científica (Caldas, 2010; Granado & Malheiro, 2015) e comunicação pública da ciência (Bucchi, 2008; Manso, 2015). Os estudos de formação de públicos (Dewey, 1946; Henriques, 2018) foram fundamentais para compreender como se dá a participação dos públicos no Pergunte aos Cientistas. A iniciativa tem demonstrado a importância de um cidadão ativo e ciente do seu entorno. Nesta troca de comunicação entre cientistas e a sociedade, ambos são beneficiados. Os cientistas conseguem mapear dúvidas e necessidades da população, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas a partir das demandas sociais. Por sua vez, a sociedade descobre que também tem espaço para mostrar os seus saberes e adquirir mais conhecimento com uma universidade que abre as portas para a sua comunidade.
|
Thyago Américo Schio;
Armando Vaz Sampaio
PENSAR CONTÁBIL,
v. 25,
n. 85,
p. 53
2022
Palavra-chave:
modelos econométricos
resumo ...
|
DE FARIA SILVA, ROBSON;
Alceu Souza;
KACZAM, FABÍOLA;
DALAZEN, LUCIANO LUIZ;
DA SILVA, WESLEY VIEIRA;
DA VEIGA, CLAUDIMAR PEREIRA
Palavra-chave:
parcerias público-privadas;
public-private partnership;
value for money;
systematic review
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Economia; Investimentos e Mercados Financeiros
resumo ...
|
ROCHA, CLARISSA FIGUEREDO;
Carlos Olavo Quandt;
FERNANDO DESCHAMPS;
Simon P Philbin
Palavra-chave:
R&D Collaborations;
Open Innovation;
digital transformation;
competitive advantage;
Industry 4.0
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Negócios Internacionais
resumo ...
|
Juliana Marques;
Claudia Irene de Quadros
CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE),
v. 20,
n. 3,
p. 30-50,
2022
Palavra-chave:
Interculturalidade;
Comunicação Pública;
extensão;
Diálogo
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Relações Públicas; Comunicação Organizacional
resumo ...
|
Debora de Lima Begnini;
Julia Batista de Lima;
Poliana Leite Gomes;
Celso da Rosa Filho
REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF),
v. 16,
n. 2,
p. 133-149,
2022
DOI
Home page
Palavra-chave:
Compliance;
Corporate governance;
Market Value
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis
resumo ...
(en)
The goal was to measure the B3 listed companies' market value and relate it with the Disclosure of Anti-corruption Compliance Practices Index (Melo, 2019). For the model were used the following independent variables of control: ROA, Capex and Size. The statistic methods used were correlation and multiple regression analysis. The results indicated no relation between the disclosure level of anti-corruption compliance and the companies’ market value and no significant difference between New Market companies and in the other Corporate Governance levels of B3.
(pt)
O objetivo foi mensurar o Índice de Divulgação de Práticas de Compliance Anticorrupção, IDPCA (Melo, 2019), e relacioná-lo com o valor de mercado das empresas listadas na B3. Utilizou-se para o modelo as variáveis independentes de controle: ROA, Capex e Size. Como método estatístico, as análises de correlação e regressão múltipla. Os resultados indicaram não haver relação entre nível de Compliance anticorrupção e valor de mercado das empresas e que não há diferença significativa entre empresas do Novo Mercado e as dos demais níveis de Governança Corporativa da B3.
|
Alexandre Ditzel Faraco
Palavra-chave:
concorrência;
DIREITO CONCORRENCIAL;
livre concorrência;
PODER ECONÔMICO
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; DIREITO ECONÔMICO
resumo ...
|