Cassia Alessandra Domiciano;
Theresa Adrião
Palavra-chave:
Novo Ensino Médio;
Privatização da Educação;
financiamento da educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Dossiê Reforma do Ensino Médio conta com edição temática de Ileizi Fiorelli Silva; Ana de Fátima P.de Sousa Abranches e Túlio Velho Barreto
|
Ciméa Barbato Bevilaqua
Palavra-chave:
Burocracia;
Serviço público;
leis e regulamentos;
rumores
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antropologia da Burocracia;
Ciências Humanas; Antropologia; Antropologia do Estado; Antropologia do Direito
resumo ...
(en)
Bureaucracy scholarship often emphasizes the distinction between formal and informal rules, official guidelines and everyday practices. Based on an administrative process concerning the irregular exclusion of consignments on the payroll of a federal agency in Brazil, this article discusses forms of presence of laws and regulations in public administration that challenge these oppositions. In the course of the proceedings, civil servants’ accounts on rules to be observed when fulfilling their responsibilities present a repertoire of fragments and rumors of what is legal, transmitted, sedimented and transformed in relations among colleagues and in the performance of daily assignments. Considering that this kind of experience of law surpasses the agency in which the case occurred, it is argued that the continuous recombination of rumors and fragments constitutes a widespread and persistent pattern not only of the existence of legal rules in public administration but of the formation and transformation of its institutions.
(es)
Los estudios sobre universos burocráticos frecuentemente enfatizan la distinción entre reglas formales e informales, directrices oficiales y prácticas cotidianas. Partiendo de un proceso administrativo que apuró la exclusión irregular de descuentos en nómina de un órgano federal, propongo reflexionar sobre los modos de presencia de la legislación en el servicio público que interpelan esas oposiciones. Primeramente, describo cómo relatos de funcionarios sobre normas que deben ser contempladas en el cumplimiento de sus responsabilidades presentan un repertorio de fragmentos y rumores de lo que es legal, transmitido, sedimentado y transformado en las relaciones entre colegas y en el ejercicio de sus atribuciones funcionales. Considerando que este modo de experiencia de la legislación no es una peculiaridad del órgano administrativo en que el caso ocurrió, sugiero enseguida que la continua recombinación de rumores y fragmentos constituye un patrón diseminado y persistente no solo de la existencia de las normas en la administración pública, sino de la propia formación y transformación de sus instituciones.
(pt)
Estudos sobre universos burocráticos frequentemente enfatizam a distinção entre regras formais e informais, diretrizes oficiais e práticas cotidianas. Com base em um processo administrativo que apurou a exclusão irregular de consignações na folha de pagamento de um órgão federal, proponho refletir sobre modos de presença da legislação no serviço público que interpelam essas oposições. Primeiramente, descrevo como relatos de servidores sobre normas a serem observadas no cumprimento de suas responsabilidades apresentam um repertório de fragmentos e rumores do que é legal, transmitido, sedimentado e transformado nas relações entre colegas e no desempenho de atribuições funcionais. Considerando que este modo de experiência da legislação não é uma peculiaridade do órgão em que o caso ocorreu, sugiro em seguida que a contínua recombinação de rumores e fragmentos constitui um padrão disseminado e persistente não apenas da existência das normas na administração pública, mas da própria formação e transformação de suas instituições.
|
Adilar Antonio Cigolini
Palavra-chave:
Administração;
gestão administrativa;
Logística;
Geografia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; geografia Política
resumo ...
|
Gomes, Rodrigo Dutra;
Antonio Carlos Vitte
Revista de Geografia,
v. 1,
n. 1,
p. 1-17,
2022
Palavra-chave:
Geomorfogia;
Complexidade;
História da Geografia;
Geografia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Antonio Sandro Schuartz
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. IMPRESSO),
v. 17,
n. 46,
p. 31-52,
2022
DOI
Home page
Palavra-chave:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;
Educação;
Grupos de Pesquisa;
CNPq
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Marcos Antonio Manoel Júnior;
Cláudio de Sá Machado Júnior
Palavra-chave:
Recepção;
História Pública;
Vídeogames;
midias digitais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
Com o advento da comunicação de massas, potencializada pelas tecnologias de informação, por meio da internet e das mídias digitais, a forma de difusão da História se alterou, possibilitando a participação de novos agentes, especialistas ou não, por novos meios de divulgação. Uma das mídias que se utilizam de pressupostos da História é o videogame. A construção das narrativas lúdicas e interativas presentes nos jogos eletrônicos inscrevem-se como uma forma de entendimento das representações e do imaginário social, repercutindo no alcance e nas recepções de narrativas históricas por um público considerado leigo. No entanto, surge uma questão: quais são as audiências possíveis da História e como podemos analisá-las? Esse é um tópico que problematizo a partir da discussão de autores que se debruçam em estudar as diversas formas de difusão e recepção da História por meio do campo da História Pública.
|
Roberta Paulert;
Carina Kozera;
Patricia da Costa Zonetti;
Suzana Stefanello;
Fernanda Cristina Araujo;
Bruno Scaravonato de Oliveira;
Gabriel Nardi;
Bettina Monika Ruppelt
Palavra-chave:
Interação dialógica;
Espaço didático;
Popularização da Ciência
resumo ...
|
Vanderlete Pereira da Silva;
Lucinete Gadelha da Costa;
Célia Ratusniak;
Clenio Perlin Berni;
Sueli Salva
Palavra-chave:
Infância;
Diferença;
pandemia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
resumo ...
|
Angela Maria Scalabrin Coutinho;
Dirce Guerres-Zucco;
Andreia Zanella
Palavra-chave:
Avaliação da Educação;
Qualidade da Educação;
Educação Infantil
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação Infantil
resumo ...
Resumo O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de...
|
PESSOA, KAUÊ;
Brandenburg, Alfio
Palavra-chave:
Movimento agroecológico;
Agroecologia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia Rural; SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL;
Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia Ambiental
resumo ...
(en)
Using decolonial thought and political ecology, in this text we present and analyze the main strategies promoted since the creation of the Jornada de Agroecologia and how they stimulated and helped guide the construction of an ecological plan for agriculture in the state of Paraná. We also highlight the main disputes between the proponents of opposing agricultural models that occurred during this period. The agroecological project emerged in 2001, opposing and offering an alternative to agribusiness, and was promoted collectively by multiple actors under the leadership of the Landless Workers’ Movement (MST), which is committed to agroecology and peasant agriculture in the state of Paraná. It quickly became established in the country as an environmental, social, and political movement guided by agroecology, and its most significant manifestation is the Jornada de Agroecologia. This event acts as a space for political and educational training in order to recover, develop, and promote knowledge as well as political, social, economic, cultural, and environmental practices among participants that value and promote agroecology and the peasantry while also questioning and refuting the agribusiness model. This text reveals the strategies and disputes with agribusiness sectors that took place in different regions of the state of Paraná.elocation-id: e2230105Received: 07.01.2021 • Accepted: 02.18.2022 • Published: 03.04.2022Original article / Blind peer review / Open access
(es)
Utilizando el pensamiento decolonial y la ecología política, presentamos y analizamos, en el presente trabajo, las principales estrategias impulsadas desde la Jornada Agroecológica, que han estimulado y orientado la construcción de un proyecto ecológico para la agricultura (o un proyecto agroecológico) en el estado de Paraná . Además, buscamos resaltar las principales disputas que ocurrieron en este período entre los protagonistas de proyectos opuestos para la agricultura. Lo que llamamos proyecto agroecológico surgió en 2001, en oposición y como alternativa al proyecto agroindustrial, y fue elaborado e impulsado por un colectivo de actores plurales, bajo el liderazgo del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra, comprometidos con la agroecología y el campesinado en el estado de Parana. Rápidamente se consolidó en el país como un proyecto político-social y ambiental orientado por la propuesta agroecológica, cuya máxima expresión es la denominada Jornada Agroecológica. Podemos destacarlo como un espacio de formación político-pedagógica que busca recuperar, elaborar y promover conocimientos y prácticas político-sociales, económicas, culturales y ambientales entre los actores sociales presentes, buscando valorar y promover la agroecología y el campesinado, así como como lugar de cuestionamiento y denuncia del proyecto agroindustrial. El texto revela las principales estrategias y disputas con los sectores del agronegocio que ocurrieron en diferentes regiones del estado de Paraná.elocation-id: e2230105Recibido: 01.07.2021 • Aceptado: 18.02.2022 • Publicado: 04.03.2022Artículo original / Revisión por pares ciegos / Acceso abierto
(pt)
Recorrendo ao pensamento decolonial e à ecologia política, apresentamos e analisamos, no presente trabalho, as principais estratégias promovidas desde a Jornada de Agroecologia, as quais têm estimulado e orientado a construção de um projeto ecológico para a agricultura (ou um projeto agroecológico) no estado do Paraná. Ademais, buscamos destacar as principais disputas que ocorreram nesse período entre os(as) protagonistas de projetos opostos para a agricultura. O que denominamos como projeto agroecológico surgiu em 2001, em oposição e como alternativa ao projeto do agronegócio, e foi elaborado e promovido por um coletivo de atores plurais, sob o protagonismo do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, comprometidos com a agroecologia e com o campesinato no estado do Paraná. Consolidou-se rapidamente no país como um projeto político-social e ambiental orientado pela proposta agroecológica, cuja maior expressão é a chamada Jornada de Agroecologia. Podemos destacá-la como um espaço de formação político-pedagógico que procura recuperar, elaborar e promover conhecimentos e práticas político-sociais, econômicas, culturais e ambientais entre os atores sociais presentes, buscando valorizar e promover a agroecologia e o campesinato, assim como colocar em questionamento e denunciar o projeto do agronegócio. O texto revela as principais estratégias e disputas com setores do agronegócio que ocorreram em diferentes regiões do estado do Paraná.elocation-id: e2230105Recebido: 01.07.2021 • Aceito: 18.02.2022 • Publicado: 04.03.2022Artigo original / Revisão por pares cega / Acesso aberto
|