Publicações - ciências sociais aplicadas


Auner Pereira Carneiro
AREL FAAR - AMAZON'S RESEARCH AND ENVIRONMENTAL LAW, v. 6, n. 3, p. 139-149, 2018
Palavra-chave: Metodologia da pesquisa; Iniciação científica; Inovação
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Direitos Humanos
resumo ...
Daniella Rosito Michelena Munhoz; Andre Luiz Battaiola
PESQUISA EM FOCO (UEMA), v. 23, n. 2, p. 22-41, 2018 Home page
Palavra-chave: Mecânicas em Jogos
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Desenho Industrial; Programação Visual
resumo ...
(pt) Jogos educacionais são recursos educacionais contemporâneos e há várias pesquisas sobre o seu processo de design, o que passa pela compreensão de elementos dos jogos, entre eles, a mecânica. Mecânicas de jogo e regras de jogo são terminologias mal definidas. O mau entendimento desses termos acarreta inconsistências no vocabulário do design de jogos. Consequentemente, causa problemas de sistematização em processos e métodos de design. Através de uma revisão cronológica da literatura se observa que a frequência de uso do termo mecânica ocorreu de forma crescente a ponto de se confundir com o termo regras, tradicional na literatura. O presente artigo revisa o processo de introdução, assimilação, adoção e consolidação do termo mecânica no vocabulário e sua consequente imbricação com o termo regra. O artigo foi elaborado através de pesquisa de natureza aplicada, objetivo exploratório, abordagem qualitativa e com base em uma pesquisa bibliográfica, com o fim de determinar e analisar como os termos “mecânica” e “regras de jogo” são referenciados na literatura de design de jogos. A pesquisa resulta em uma estrutura de quatro dimensões (CONTEXTO, ARTEFATO/GAME, ATIVIDADE/PLAY, AGENTE/JOGADOR) utilizada para posicionar estes termos dentro do espectro maior do jogo. Esta estrutura possibilita correlacionar mecânicas de jogo e regras de jogo com as habilidades dos jogadores. Ao final, o artigo apresenta uma definição para ambos os termos. Palavras-chave: Estrutura de jogo; Mecânicas de jogo; Regras de jogo; Vocabulário de design de jogos. RULES AND MECHANICS IN GAMES ABSTRACT Contemporary educational games and there are several series about its design process, which involves understanding the elements of the games, among them, the mechanics. Game mechanics and game rules are poorly defined terminologies. The incorrect use of inconsistencies in the vocabulary of game design. Consequently, it causes systematization problems in design processes and methods. Through a chronological review of the literature, it is observed that the frequency of use of thermo-intensity is configured in a growing conflict of terms, traditionally in the literature. This article reviews the process of incorporation, assimilation, adoption and consolidation of the term mechanics in the vocabulary and its consequent overlap with the term rule rule. The article was elaborated through the research of an interdisciplinary nature, with a qualitative approach and based on a bibliographical research, in order to determine and analyze how the terms and rules of game are referenced in the game design literature. The research results in a four-dimensional structure (CONTEXT, ARTEFATO/GAME, ACTIVITY/PLAY, AGENT/PLAYER) used to position these terms within the larger spectrum of the game. This structure allows to correlate game mechanics and game rules with the skill of the players. At the end, the article has a definition for both terms. Keywords: Game structure; Game mechanics; Game rules; Vocabulary of game design.
Daniella Rosito Michelena Munhoz; Andre Luiz Battaiola
PESQUISA EM FOCO (UEMA), v. 23, n. 2, p. 22-41, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Estrutura de jogo; Mecânicas de jogo; Regras de jogo; Vocabulário de design de jogos
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Design de jogos
resumo ...
(pt) Jogos educacionais são recursos educacionais contemporâneos e há várias pesquisas sobre o seu processo de design, o que passa pela compreensão de elementos dos jogos, entre eles, a mecânica. Mecânicas de jogo e regras de jogo são terminologias mal definidas. O mau entendimento desses termos acarreta inconsistências no vocabulário do design de jogos. Consequentemente, causa problemas de sistematização em processos e métodos de design. Através de uma revisão cronológica da literatura se observa que a frequência de uso do termo mecânica ocorreu de forma crescente a ponto de se confundir com o termo regras, tradicional na literatura. O presente artigo revisa o processo de introdução, assimilação, adoção e consolidação do termo mecânica no vocabulário e sua consequente imbricação com o termo regra. O artigo foi elaborado através de pesquisa de natureza aplicada, objetivo exploratório, abordagem qualitativa e com base em uma pesquisa bibliográfica, com o fim de determinar e analisar como os termos “mecânica” e “regras de jogo” são referenciados na literatura de design de jogos. A pesquisa resulta em uma estrutura de quatro dimensões (CONTEXTO, ARTEFATO/GAME, ATIVIDADE/PLAY, AGENTE/JOGADOR) utilizada para posicionar estes termos dentro do espectro maior do jogo. Esta estrutura possibilita correlacionar mecânicas de jogo e regras de jogo com as habilidades dos jogadores. Ao final, o artigo apresenta uma definição para ambos os termos. Palavras-chave: Estrutura de jogo; Mecânicas de jogo; Regras de jogo; Vocabulário de design de jogos. RULES AND MECHANICS IN GAMES ABSTRACT Contemporary educational games and there are several series about its design process, which involves understanding the elements of the games, among them, the mechanics. Game mechanics and game rules are poorly defined terminologies. The incorrect use of inconsistencies in the vocabulary of game design. Consequently, it causes systematization problems in design processes and methods. Through a chronological review of the literature, it is observed that the frequency of use of thermo-intensity is configured in a growing conflict of terms, traditionally in the literature. This article reviews the process of incorporation, assimilation, adoption and consolidation of the term mechanics in the vocabulary and its consequent overlap with the term rule rule. The article was elaborated through the research of an interdisciplinary nature, with a qualitative approach and based on a bibliographical research, in order to determine and analyze how the terms and rules of game are referenced in the game design literature. The research results in a four-dimensional structure (CONTEXT, ARTEFATO/GAME, ACTIVITY/PLAY, AGENT/PLAYER) used to position these terms within the larger spectrum of the game. This structure allows to correlate game mechanics and game rules with the skill of the players. At the end, the article has a definition for both terms. Keywords: Game structure; Game mechanics; Game rules; Vocabulary of game design.
ANTONELLI, RICARDO ADRIANO; NEITZKE, ANA CLAUDIA AFRA; Simone Bernardes Voese
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL, v. 10, n. 2, p. 131 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Qualidade da informação; Níveis de tomada de decisão; Negócios
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Contábeis; Contabilidade Gerencial
resumo ...
(en) This paper presents the results of a research aimed to investigate the relationship among the quality of information received by business professionals and their level of decision making. The motivation for this study came from discussions about the mass spreading of data and its reflections in the management of organizations. It is a descriptive study, of a quantitative character, and it had a questionnaire as instrument for data collecting whose the final sample consisted of 311 professionals from two cities of the State of Paraná. The validation of the instrument was performed through the Confirmatory Factor Analysis and Cronbach Alpha. The main techniques employed to work with data were: Exploratory Factorial Analysis, Spearman Correlation, Conglomerate Analysis and Variance Analysis. The original dimensions of the model were unified into two factors for the quality of the information, which symbolize the information congruence with organizational tyfications and their usefulness and usability. The results indicated that groups of individuals who make tactical decisions have a disproportionate representation from the other ones about the quality of information; and it is possible to admit that for them the quality of information brings a new connotation, which is leveled in terms of inner information coherence and its proficiency for practice. The results of this study contribute to a better analysis of the literature gap reported by Petter, DeLone and McLean (2013), regarding the lack of representative variables to the construct quality of the information, as well as its relations with the decision process.
(es) En este trabajo son presentados los resultados de una investigación orientada a investigar la relación entre la calidad de la información recibida por los profesionales en el área de negocios y el nivel de toma de decisiones de estos individuos. La motivación de este estudio surgió de las discusiones sobre los flujos de datos y su impacto en la gestión de las organizaciones. El estudio es de carácter descriptivo y cuantitativo, utiliza un cuestionario como instrumento de recolección de datos cuya la La muestra final fue compuesta por 311 profesionales oriundos de dos ciudades de Paraná. La validación del instrumento se realizó mediante el análisis factorial confirmatorio y cálculo de alfa de Cronbach. Las principales técnicas utilizadas para el procesamiento de datos fueron: Análisis Factorial Exploratorio, Correlación de Spearman, Análisis de Conglomerados y Análisis de Varianza. Las dimensiones originales del modelo fueron unificadas en dos factores a efectos de mejorar la calidad de la información, ellas simbolizan la consistencia de la información con tipificaciones de organización, su utilidad y facilidad de uso. Los resultados indicaron que los grupos de personas que toman decisiones tácticas tienen una representación discordante de los demás acerca de la calidad de la información, y es posible que para ellos la calidad de la información adquiera una nueva connotación, que es nivelada en términos de consistencia interna de la información y su habilidad para la práctica. Los resultados de este estudio contribuyen a un mejor análisis de la brecha de la literatura relatada por Petter, DeLone y McLean (2013), referente a la falta de variables representativas al constructo calidad de la información, así como sus relaciones con el proceso decisório.
(pt) Neste paper são apresentados os resultados de uma pesquisa com foco em investigar a relação entre a qualidade da informação recebida por profissionais da área de negócios e o nível de tomada de decisão desses indivíduos. A motivação deste estudo adveio de debates sobre a massificação de dados e os seus reflexos na gestão das organizações. O estudo é descritivo, de caráter quantitativo e teve um questionário como instrumento de coleta cuja amostra final foi composta por 311 profissionais de duas cidades do Paraná. A validação do instrumento ocorreu por meio da Análise Fatorial Confirmatória e coeficiente Alfa de Cronbach. As principais técnicas utilizadas para tratamento dos dados foram: Análise Fatorial Exploratória, Correlação de Spearman, Análise de Conglomerados e Análise de Variância. As dimensões originais do modelo foram unificadas em dois fatores para a qualidade da informação, que simbolizam a congruência da informação com tipificações organizacionais e a sua utilidade e usabilidade. Os achados indicaram que grupos de indivíduos que tomam decisões táticas têm uma representação destoante dos demais sobre a qualidade da informação, sendo plausível admitir que para eles a qualidade da informação assume uma nova conotação, que é nivelada em termos de coerência interna da informação e a sua proficiência à praxe. Os resultados deste estudo contribuem para uma melhor análise da lacuna da literatura relatada por Petter, DeLone e McLean (2013), referente a falta de variáveis representativas ao constructo qualidade da informação, bem como suas relações com o processo decisório.  
Alison Martins Meurer; Daiana Rafaela Pedersini; Ricardo Adriano Antonelli; Iago França Lopes; Nayane Thais Krespi
Meta: Avaliação, v. 10, n. 29, p. 361-386, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Desempenho Acadêmico; Ciências Contábeis; aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis
resumo ...
(pt) Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.
Ricardo Adriano Antonelli; Ana Claudia Afra Neitzke; Cicero Aparecido Bezerra; Simone Bernardes Voese
CONTABILIDADE VISTA & REVISTA, v. 29, n. 2, p. 42-67, 2018 Home page
Palavra-chave: Qualidade da informação; Processos organizacionais; desempenho
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis; Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação; Gestão da Informação
resumo ...
Ricardo Adriano Antonelli; Cícero Aparecido Bezerra; Simone Bernardes Voese
CONTABILIDADE VISTA & REVISTA, v. 29, n. 2, p. 42-67, 2018 Home page
Palavra-chave: Qualidade da informação; Processos organizacionais; desempenho
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Contábeis; Contabilidade Gerencial
resumo ...
(pt) O cenário contemporâneo é balizado por um intenso fluxo de informações, o que imprime uma característica ímpar ao mercado de negócios mundial. Com efeito, as atividades desempenhadas pelos profissionais da contabilidade recebem impactos diretos das informações geradas pelas operações. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de investigar a relação entre a qualidade da informação recebida pelos profissionais contábeis e o nível de desempenho individual nos processos organizacionais. Para tanto, conduziu-se um estudo junto aos profissionais da contabilidade, com formação base em Ciências Contábeis, situados no Estado do Paraná. O instrumento adotado para coleta de dados foi um questionário estruturado, parcialmente adaptado de modelos teóricos já validados pela literatura, sendo aplicado por intermédio da plataforma eletrônica SurveyDox®. O instrumento captou a percepção dos indivíduos por meio de uma escala adaptada do tipo Likert de 0-10 pontos (variando entre discordo totalmente e concordo totalmente). A análise dos dados foi de natureza quantitativa, sendo empreendida mediante execução de estatísticas descritivas, teste Kruskal-Wallis e correlação canônica. A partir do modelo de correlação canônica foi possível constatar uma relação entre a qualidade da informação recebida e o desempenho no nível dos processos, contudo, outros fatores, que não extensivamente capturados pelo modelo teórico adotado, também impactam nesta relação. Esses achados promovem reflexões que distendem a própria lógica dos estudos sobre o sucesso do sistema de informações, pois que sinalizam que as representações mentais dos indivíduos sobre a qualidade podem provocar a falência do sistema, mesmo quando do investimento sumário em tecnologia da informação.
Dorival Garcia Júnior; Ademir Clemente; Alceu Souza; Rodrigo Oliveira Soares
PENSAMENTO & REALIDADE, v. 33, n. 2, p. 01-22, 2018
Palavra-chave: Maturidade da Divida; Independência do Conselho de Administração; Análise de Dados em Painel
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas; Administração Financeira; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; FINANÇAS
resumo ...
Felipe Correa Fiori; Cicero Aparecido Bezerra
REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO - RAD, v. 20, n. 1, p. 57-81, 2018 Home page
Palavra-chave: Iniciação científica; Bolsas; Número de publicações; Ciências Sociais Aplicadas
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Gestão da Informação
resumo ...
José Roberto Frega; Alex Antonio Ferraresi; Carlos Olavo Quandt; Claudimar Pereira da Veiga
Journal of Information & Knowledge Management, v. 17, n. 1, p. 1850008 2018 DOI
Palavra-chave: knowledge management; SEM; PLS; innovativeness; performance
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Negócios Internacionais
resumo ...
Total de registros: