Publicações - linguística, letras e artes


Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia; Maria Ivone Lazzarotto
Leitura em Revista (UNIJUÍ), v. 09, p. 11-18, 2005
Palavra-chave: Escrita; Subjetivação
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Ana Paula Marques Beato-Canato; Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão
Investigações (Recife), v. 18, n. 2, p. 175-194, 2005
Palavra-chave: aquisição/ aprendizagem; influência da língua materna; análise de erros; sujeito gramatical
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Fernando Cerisara Gil; Paulo Cezar Maia; Maria Critina Périgo; Greicy P Bellin
Terceira Margem, v. 12, p. 180-193, 2005
Palavra-chave: história da literatura poesia brasileira simbolism
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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Silvana Ruffier Scarinci
Música Hodie, 2005
Palavra-chave: Monteverdi; Musicologia
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Sibele Paulino; Paulo Astor Soethe
Revista Letras (Curitiba), v. 67, p. 41-53, 2005 Home page
Palavra-chave: Guimarães Rosa; Guimarães Rosa e as artes plásticas; Literatura e outras artes; Espaço literário; paisagem
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Literatura Brasileira; João Guimarães Rosa; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada; Literatura e Artes Plásticas; Linguística, Letras e Artes; Letras; Teoria Literária; Espaço Literário Visualidade e Artes Plásticas
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(en) From a careful reading of João Guimarães Rosa’s manuscripts one may realize the incisive presence of visual arts in the writer’s interests. Quotations from artists, critics and visual arts theorists, as well as Nature’s role in leading human relationship in Rosas’s work, make a discussion about landscape possible. Landscape is taken as a reflection of one’s experience and as a result of an ambivalent process in which the perceptive being is part of the observed landscape. Finally this article analyses the short-story “The little dust-brown donkey”.
(pt) A partir da leitura atenta dos manuscritos de João Guimarães Rosa, percebe-se a presença das artes visuais como objeto de atenção do escritor. As citações de artistas, críticos e teóricos da área, além do papel da natureza como norteadora das relações humanas na obra de Rosa, propiciam uma discussão fecunda sobre a paisagem. Esta aparece como produto da percepção do sujeito e como reflexo de um processo ambivalente, em que se caracteriza a interação entre um sujeito perceptivo e o entorno que integra. Por fim, a partir dessas considerações, tem-se uma análise do conto “O burrinho pedrês”.
Ruth Bohunovsky; Carmen Zink Bolognini
Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, v. 10, n. 3, p. 14 2005 Home page
Palavra-chave: alemão como língua estrangeira no Brasil
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Ruth Bohunovsky
Revista da ANPOLL (Impresso), v. 19, p. 121-150, 2005
Palavra-chave: ciência; Linguagem; paradigma cartesiano; sujeito
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística Aplicada; Tradução
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Claudia Mendes Campos
Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), v. 47, p. 187-194, 2005
Palavra-chave: Argumentação; escrita infantil; paralelismo
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Psicolingüística; Aquisição de Linguagem
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Bernadete Zagonel
Opus (Belo Horiz. Online), v. 11, p. 285-303, 2005 Home page
Palavra-chave: Música contemporânea; entrevista; musica concreta
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Musicologia
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Claudia Mendes Campos
Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), v. 1, p. 139-143, 2005
Palavra-chave: escrita infantil; Argumentação; efeitos argumentativos; texto
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Psicolingüística; Aquisição de Linguagem
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