Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia;
Maria Ivone Lazzarotto
Leitura em Revista (UNIJUÍ),
v. 09,
p. 11-18,
2005
Palavra-chave:
Escrita;
Subjetivação
resumo ...
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Ana Paula Marques Beato-Canato;
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão
Investigações (Recife),
v. 18,
n. 2,
p. 175-194,
2005
Palavra-chave:
aquisição/ aprendizagem;
influência da língua materna;
análise de erros;
sujeito gramatical
resumo ...
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Fernando Cerisara Gil;
Paulo Cezar Maia;
Maria Critina Périgo;
Greicy P Bellin
Terceira Margem,
v. 12,
p. 180-193,
2005
Palavra-chave:
história da literatura poesia brasileira simbolism
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
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Silvana Ruffier Scarinci
Música Hodie,
2005
Palavra-chave:
Monteverdi;
Musicologia
resumo ...
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Sibele Paulino;
Paulo Astor Soethe
Palavra-chave:
Guimarães Rosa;
Guimarães Rosa e as artes plásticas;
Literatura e outras artes;
Espaço literário;
paisagem
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literatura Brasileira; João Guimarães Rosa;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada; Literatura e Artes Plásticas;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Teoria Literária; Espaço Literário Visualidade e Artes Plásticas
resumo ...
(en)
From a careful reading of João Guimarães Rosas manuscripts
one may realize the incisive presence of visual arts in the
writers interests. Quotations from artists, critics and visual
arts theorists, as well as Natures role in leading human
relationship in Rosass work, make a discussion about
landscape possible. Landscape is taken as a reflection of ones
experience and as a result of an ambivalent process in which
the perceptive being is part of the observed landscape. Finally
this article analyses the short-story The little dust-brown
donkey.
(pt)
A partir da leitura atenta dos manuscritos de João Guimarães
Rosa, percebe-se a presença das artes visuais como objeto de
atenção do escritor. As citações de artistas, críticos e teóricos
da área, além do papel da natureza como norteadora das relações
humanas na obra de Rosa, propiciam uma discussão fecunda
sobre a paisagem. Esta aparece como produto da percepção do
sujeito e como reflexo de um processo ambivalente, em que se
caracteriza a interação entre um sujeito perceptivo e o entorno
que integra. Por fim, a partir dessas considerações, tem-se uma
análise do conto O burrinho pedrês.
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Ruth Bohunovsky;
Carmen Zink Bolognini
Palavra-chave:
alemão como língua estrangeira no Brasil
resumo ...
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Ruth Bohunovsky
Revista da ANPOLL (Impresso),
v. 19,
p. 121-150,
2005
Palavra-chave:
ciência;
Linguagem;
paradigma cartesiano;
sujeito
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística Aplicada; Tradução
resumo ...
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Claudia Mendes Campos
Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP),
v. 47,
p. 187-194,
2005
Palavra-chave:
Argumentação;
escrita infantil;
paralelismo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Psicolingüística; Aquisição de Linguagem
resumo ...
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Bernadete Zagonel
Palavra-chave:
Música contemporânea;
entrevista;
musica concreta
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Musicologia
resumo ...
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Claudia Mendes Campos
Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS),
v. 1,
p. 139-143,
2005
Palavra-chave:
escrita infantil;
Argumentação;
efeitos argumentativos;
texto
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Psicolingüística; Aquisição de Linguagem
resumo ...
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