Acacia Zeneida Kuenzer
Palavra-chave:
formação de professores;
Precarização do trabalho docente;
Precarização do trabalho
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Acacia Zeneida Kuenzer
PARADIGMA (MARACAY),
v. XLIII,
n. 1,
p. 75-92,
2022
Palavra-chave:
Aprendizagem flexível;
formação de professores;
Precarização do trabalho docente
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Andrea Carla Dore
Palavra-chave:
Traduções geográficas;
Dom João de Castro;
cópias de mapas;
João Teixeira Albernaz;
Suaquem
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; HISTÓRIA MODERNA;
Ciências Humanas; História; História da Cartografia;
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea
resumo ...
|
Josemari Poerschke de Quevedo;
INVERNIZZI, NOELA
Palavra-chave:
nanotecnologia Brasil;
politica brasileira nanotecnologia;
retorica política;
Inovação
resumo ...
|
INVERNIZZI, NOELA
Palavra-chave:
evaluación científica;
agendas de pesquisa;
Internacionalização
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Estudos sociais da ciência e da tecnologia
resumo ...
(en)
This text addresses a set of arguments that show the mechanisms by which the currently dominant scientific evaluation system affects scientific agendas, inclining them towards internationalized themes. In the Latin American context, this process reinforces the persistent trend to produce science that is scarcely used. In the context of incipient signs of change in evaluation systems, some alternatives to modify the evaluation in directions that result in more relevant scientific agendas are proposed. Such dimensions are the inclusion of diverse actors in the scientific system, the change of the dominant concept of scientific excellence, and multi-centered internationalization strategies.
(es)
El texto aborda un conjunto de argumentos que evidencian los mecanismos por los cuales los procedimientos de evaluación científica actualmente dominantes inciden en las agendas científicas, forzándolas hacia temáticas internacionalizadas. En el contexto latinoamericano, ello refuerza la tendencia persistente a producir una ciencia poco aplicable. En el marco de incipientes señales de cambio en los sistemas de evaluación, se proponen algunas alternativas para producir modificaciones en los procesos de evaluación en un sentido que redunde en agendas científicas más pertinentes. Son ellas: la inclusión de actores diversos en el sistema científico, el cambio del concepto dominante de excelencia científica, y estrategias de internacionalización multicentradas.
(pt)
O texto trata de um conjunto de argumentos que mostram os mecanismos pelos quais os procedimentos de avaliação científica atualmente dominantes afetam as agendas científicas, forçando-as para temas internacionalizados. No contexto latino-americano, isso reforça a tendência persistente de produzir ciência pouco aplicável. No quadro de sinais incipientes de mudança nos sistemas de avaliação, algumas alternativas são propostas para produzir modificações nos processos de avaliação de forma que resultem em agendas científicas mais pertinentes. São eles: a inclusão de diversos atores no sistema científico, a mudança no conceito dominante de excelência científica e a adoção de estratégias de internacionalização multicêntricas.
|
Cristina Carta Cardoso de Medeiros
Palavra-chave:
Pierre Bourdieu;
Mobilização;
Atualidade;
legado;
Educação
resumo ...
|
Antonio Edmilson Paschoal
Palavra-chave:
Esquecimento;
Nietzsche;
Conhecimento de si;
Ribot
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia; Filosofia Alemã
resumo ...
|
Ana Paula Vosne Martins
Palavra-chave:
associativismo feminino;
conservadorismo;
Catolicismo;
Trabalho
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
resumo ...
|
DA SILVA, JOANA CAROLINE CORRÊA;
André Mendes Capraro
Palavra-chave:
história do século XX;
futebol;
mulheres
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História do Esporte
resumo ...
|
Ângela Massumi Katuta;
Danielle Willemann Sutil de Oliveira
Palavra-chave:
licenciatura em geografia;
Estágio Supervisionado;
formação de professores
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Geografia; Ensino de Geografia
resumo ...
|