Publicações - linguística, letras e artes


Ana Beatriz Affonso Penna
Revista Triplo V de Artes, Religiões e Ciências, v. 1, n. Inverno, p. 1 2020 Home page
Palavra-chave: Maria Azenha; Literatura Contemporânea Portuguesa; estudos de genero; maternidade
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Anna Stegh Camati
Letras de Hoje, v. 55, n. 1, p. 33796-58, 2020 DOI
Palavra-chave: Shakespeare; Benjamin Britten; Peter Hall; adaptation; intermediality
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria Literária; Linguística, Letras e Artes; Artes; Ópera; Linguística, Letras e Artes; Artes; Intermidialidade
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Marcelo Paiva de Souza
Urdimento (UDESC), v. 3, n. 39, p. 1-24, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Testemunho e memória da Shoah; Teatro polonês do pós-guerra ao presente; Pieszo; Pułapka; tradução de/para teatro
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Letras; História da Literatura Polonesa; Linguística, Letras e Artes; Letras; Drama Teoria História Crítica; Linguística, Letras e Artes; Letras; Estudos da Tradução
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(en) At a broader theoretical level, the subject matter of this article is theater as a sui generis artistic medium of testimony and memory of the Shoah (according to scholars like Robert Skloot and Grzegorz Niziołek, among others). This issue is addressed in the background of Polish theater and drama from the immediate post-war period to the present day – an impressively rich body of creative achievements in its most part still unknown in Brazil. For the purpose of exemplifying and examining particular aspects of the problem, two major plays still untranslated into Portuguese – Pieszo (On ​​foot; 1980), by Sławomir Mrożek, and Pułapka (The trap; 1982), by Tadeusz Różewicz – are analyzed and discussed in more detail.  
(es) En un nivel teórico más amplio, el tema que se analiza en este artículo es el teatro como medio artístico sui generis de testimonio y memoria de la Shoah (según estudiosos como Robert Skloot y Grzegorz Niziołek, entre otros). El tema se aborda en el contexto de los logros de los directores de escena y dramaturgos polacos desde la posguerra inmediata hasta la actualidad, una colección creativa muy rica que aún es desconocida en Brasil. Con el fin de ejemplificar y examinar aspectos particulares del problema, se analizan y discuten dos obras importantes aún sin traducir al portugués: Pieszo (A pie; 1980), de Sławomir Mrożek, y Pułapka (La trampa; 1982), de Tadeusz Różewicz. con más detalle.
(pt) Em um plano teórico mais amplo, a matéria sob escrutínio neste artigo é o teatro como um medium artístico sui generis de testemunho e memória da Shoah (conforme estudiosos como Robert Skloot e Grzegorz Niziołek, entre outros). Aborda-se a questão contra o pano de fundo das realizações de encenadores e dramaturgos poloneses desde o imediato pós-guerra até os dias de hoje – riquíssimo acervo criativo ainda vastamente desconhecido no Brasil. Para efeito de exemplificação e exame de aspectos específicos do problema, duas peças fundamentais, ainda sem tradução em português, são objeto de comentário e discussão um pouco mais detidos: Pieszo (A pé; 1980), de Sławomir Mrożek, e Pułapka (A armadilha; 1982), de Tadeusz Różewicz.
Pollianna Milan
AFLUENTE, v. 5, n. 16, p. 172-191, 2020 Home page
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Andreia Aparecida Marin; Marcos Câmara de Castro
PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 10, n. 2, p. 80-104, 2020
Palavra-chave: animalidade; Humanidade; música; indeterminação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Pesquisa e Recuperação de Acervo Histórico Fonográfico
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Maria José Foltran; Débora Gandra
CADERNO DE SQUIBS: TEMAS EM ESTUDOS FORMAIS DA LINGUAGEM, v. 5, n. 1, p. 26-33, 2020
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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SOUZA, LUISANDRO MENDES DE; Maria José Foltran
Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 62, p. e020007-22, 2020 DOI
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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(en) The purpose of this paper is to present an analysis of adverbs in –mente in the position of adjectival modification. Our focus is restricted to two subclasses: degree modifiers – adverbs like extremamente (‘extremely’) – and non-restrictive modifiers – adverbs like indiscutivelmente (‘undoubtly’). The existence of these two classes is motivated by their syntactic and semantic behavior. The former set modifies only degree adjectives; shows semantic bleaching of the base adjective; and only appears next to the adjective. The latter set, on the other hand, does not relate degrees; the base adjective which it accompanies has a clear meaning; and, when moved, expresses almost the same meaning, which includes the speaker’s attitude.
(pt) O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de advérbios em –mente na posição de modificação adjetival. Nosso recorte se restringe a duas classes: modificadores de graus – advérbios do tipo extremamente – e modificadores não-restritivos – advérbios do tipo indiscutivelmente. Buscamos justificar a existência dessas duas classes pelo comportamento sintático e semântico de seus membros.  Os integrantes da primeira modificam adjetivos graduais, apresentam um esvaziamento semântico do adjetivo base e só aparecem em posição contígua aos adjetivos. Os integrantes da segunda não atuam sobre grau, mantêm o significado do adjetivo base e, quando destacáveis do adjetivo, apresentam significado similar, que inclui a atitude do falante.
Roosevelt Araujo da Rocha Junior
CLASSICA (SAO PAULO), v. 33, n. 1, p. 193-201, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Licofron; Alexandra; Alexandre, o Grande; Recepção
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Literaturas Clássicas; Língua e Literatura Grega
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(pt) Neste breve artigo farei um comentário detalhado dos versos 1435-45, da Alexandra, de Lícofron. Nesse poema, Cassandra, a filha do rei troiano Príamo e irmã de Páris Alexandre, faz uma série de profecias sobre o futuro de Troia e dos gregos que estão prestes a conquistar a cidade no momento em que ela profetiza. Dentre essas previsões, ela menciona rapidamente Alexandre, o Grande, que fará dormir os conflitos entre Ocidente e Oriente. O que pretendo fazer aqui é apresentar uma análise detalhada dos onze versos nos quais o conquistador macedônio é mencionado: com que metáforas e com que imagens ele é retratado, a que linhagens ele pertence e a que lugares ele é associado.
Paulo Roberto de Oliveira Reis
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, v. 25, n. 43, p. 1-16, 2020 DOI
Palavra-chave: Curadoria; exposição de arte; Vanguarda portuguesa
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA; História da arte contemporânea; Linguística, Letras e Artes; Artes; Curadoria
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(pt) A exposição “Alternativa Zero – tendências polêmicas na arte portuguesa contemporânea” (1977), organizada por Ernesto de Sousa, foi construída nos termos de um projeto amplo e diverso de vanguarda. Ela buscou posicionar a arte contemporânea de Portugal em relação à produção da arte experimental internacional, à nova realidade sociopolítica do fim da ditadura, ao isolamento cultural do país, aos desafios do debate cultural interno e a uma nova postura comprometida dos artistas. Abstract The “Alternative Zero - controversial trends in contemporary Portugue-se” (1977) art exhibition was organized by Ernesto de Sousa. It was built in ter-ms of a broad and diverse neo-avant-garde project that sought to position con-temporary art in Portugal. The issues of this project deals with the production of the international experimental art, new socio-political portuguese context of the end of the dictatorship, the cultural isolation of the country, the challen-ges of the internal cultural debate and a new committed posture of the artists.
Andrea Ciacchi; Mariateresa Dellaborra
Fonti Musicali Italiane, v. 25, p. 33-59, 2020 Home page
Palavra-chave: Antonio da Costa; Cultura musical italiana; Século XVIII
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