Armando dalla Costa;
Naijla Alves El Alam
ESPACIOS (CARACAS),
v. 38,
n. 21,
p. 28-42,
2017
Palavra-chave:
Empresa;
internacionalização de empresas;
Pequenas e Médias Empresas;
América Latina
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
|
COELHO, EVERTON GALHOTI;
Claudio Marcelo Edwards Barros;
SCHERER, LUCIANO MARCIO;
Romualdo Douglas Colauto
Palavra-chave:
Gerenciamento de Resultados;
Insolvência de Fluxo;
Insuficiência de Saldo
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis
resumo ...
|
COELHO, EVERTON GALHOTI;
Claudio Marcelo Edwards Barros;
SCHERER, LUCIANO MARCIO;
Romualdo Douglas Colauto
Palavra-chave:
Gerenciamento de Resultados;
Insolvência de Fluxo;
Insuficiência de Saldo
resumo ...
|
Flávio José de Melo;
Daniele Cristina Bernd;
MARCOS WAGNER DA FONSECA;
Jorge Eduardo Scarpin
Palavra-chave:
Gestão Ambiental;
Indicadores;
sustentabilidade
resumo ...
|
Flávio José de Melo;
Daniele Cristina Bernd;
Marcos Wagner da Fonseca;
Jorge Eduardo Scarpin
Palavra-chave:
Gestão Ambiental;
Indicadores;
sustentabilidade
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis
resumo ...
|
Fábio Hansen;
Rodrigo Stéfani Correa;
Juliana Petermann
Palavra-chave:
Criação Publicitária;
ensino;
autoria
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Publicidade e Propaganda;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Formação sociocultural;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Comunicação e Educação
resumo ...
(en)
In this article, portion of a longitudinal study supported by MCTI/CNPq and accomplished in partnership between institutions among UFPR, UFPE and UFSM, we thought about possible strategies for significant experiences in the teaching of advertising design: narratives of itself, estrangement of the market practices in advertising, repertoire formation, playfulness, personalization. Leaving of a discursive conception, of orientation pecheut’s, we operated theoretically with the authorship concepts and of discursive place. Therefore, it is under the aegis of such notions that we agglutinated the discussions concerning reconfigurations in the teaching of advertising design, in the instance of the subject of knowledge (teacher and student). We defended that the educational practice provides learning situations for slidings of senses and for the student’s insert in the discursive game, securing significant experiences through the authorial gesture.
(es)
En este artículo, porción de un estudio longitudinal apoyado por el MCTI/CNPq y realizado en asociación interinstitucional entre la UFPR, la UFPE y la UFSM, reflejamos sobre posibles estrategias para experiencias significativas en la enseãnza de creación publicitaria: narrativas de sí, alejamiento de las prácticas mercadológicas en publicidad, formación de repertorio, ludicidad, personalización. Partiendo de una concepción dicursiva, de orientación pecheutiana, operamos teóricamente con los conceptos de autoría y de lugar discursivo. Así, es bajo la égida de tales nociones que aglutinamos las discusiones acerca de reconfiguraciones en la enseñanza de creación publicitaria, en la instancia de los sujetos del conocimiento (profesor y estudiante). Defendemos que la práctica docente proporcione situaciones de aprendizaje para deslizamientos de sentidos y para la inserción del estudiante en el juego discursivo, afianzando experiencias significativas por medio del gesto autoral.
(pt)
Neste artigo, porção de um estudo longitudinal apoiado pelo MCTI/CNPq e realizado em parceria interinstitucional entre a UFPR, a UFPE e a UFSM, refletimos sobre possíveis dimensões para experiências significativas no ensino de criação publicitária: narrativas de si, distanciamento das práticas mercadológicas em publicidade, formação de repertório, ludicidade, personalização. Partindo de uma concepção discursiva, de orientação pecheutiana, operamos teoricamente com os conceitos de autoria e de lugar discursivo. Portanto, é sob a égide de tais noções que aglutinamos as discussões acerca de reconfigurações no ensino de criação publicitária, na instância dos sujeitos do conhecimento (professor e estudante). Defendemos que a prática docente proporcione situações de aprendizagem para deslizamentos de sentidos e para a inserção do estudante no jogo discursivo, afiançando experiências significativas por meio do gesto autoral.
|
PICCOLI, PEDRO;
CHAUDHURY, MO;
Alceu Souza
Palavra-chave:
Overreaction;
Extrem Market Events;
Brazilian Market
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Economia; Investimentos e Mercados Financeiros
resumo ...
|
Sonia Raifur Kos;
Claudio Marcelo Edwards Barros;
Romualdo Douglas Colauto
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL,
v. 9,
n. 2,
p. 61
2017
Palavra-chave:
Eventos Subsequentes;
Retornos anormais;
Conteúdo Informacional;
Relevância da Informação Contábil
resumo ...
|
Sonia Raifur Kos;
Claudio Marcelo Edwards Barros;
Romualdo Douglas Colauto
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL,
v. 9,
n. 2,
p. 61
2017
Palavra-chave:
Eventos Subsequentes;
Retornos anormais;
Conteúdo Informacional;
Relevância da Informação Contábil
resumo ...
|
Auner Pereira Carneiro
Palavra-chave:
Iniciação científica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação; Ciência da Informação
resumo ...
|