Isabel Jurema Grimm;
Carlos Alberto Cioce Sampaio;
Patrícia Betti
Palavra-chave:
Turismo Comunitário e Solidário;
Populações Tradicionais;
Gestão Organizacional e Interorganizacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional; Planejamento e Sua Gestão Para o Desenvolvimento Local Sustentável
resumo ...
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Stella Maris Lima Altoé;
Luiz Panhoca;
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Palavra-chave:
Índice de Disclosure Ambiental (IDA);
Relatório de Sustentabilidade;
Análise de Conteúdo
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Contabilidade ambiental;
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Contábeis; Custos e Contabilidade Gerencial
resumo ...
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HARZER, JORGE HARRY;
MAFFEZZOLLI, ELIANE CRISTINE FRANCISCO;
Alceu Souza;
DA SILVA, WESLEY VIEIRA
Palavra-chave:
Finanças comportamentais;
Vieses cognitivos
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
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Guillermo Javier Díaz Villavicencio;
Simone Regina Didonet;
ALEXANDER DODD
Palavra-chave:
eco-efficiency;
directional distance function;
environmental performance indicators
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Sustentabilidade;
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Negócios Internacionais
resumo ...
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CANUTO, KLEBER CUISSI;
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim
Palavra-chave:
ambiente;
Inovação;
fatores de inovação;
indústria
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas; Administração da Produção
resumo ...
(en)
This study aims to analyze which of the dimensions ("information and knowledge", "internal environment", or "external interaction") most influences the "results of innovation" of the companies that participated in the research. The sample is composed of 354 companies in the State of Paraná. Three research hypotheses were established: H1) organizations that have internal environments with more favorable conditions for innovation present better results; H2) organizations that intensively adopt practices of sharing information and knowledge present better results of innovation; and H3) organizations that have more interaction with external partners present better innovation outcomes. To answer these three hypotheses, exploratory factorial analyzes were first carried out, seeking to observe which items of each dimension best represented the factors, Multiple regressions were then adopted, which confirmed the three hypotheses. Besides the validity of the scales, the result of this analysis allows us to affirm that: (i) a favorable organizational environment for information and knowledge sharing among collaborators contributes positively to the innovative capacity of companies; (ii) external interaction with customers and suppliers is the most significant factor for generating results; and (iii) the internal environment is the dimension that most contributes to innovation results.
(es)
En la presente investigación se procuró analizar cuáles de las dimensiones (“información y conocimiento”, “ambiente interno” o “interacción externa”) ejercen más influencia sobre los “resultados de innovación” de las empresas participantes del estudio. La muestra está constituida por 354 industrias del Estado de Paraná. Se establecieron tres hipótesis de investigación: H1) las organizaciones que presentan ambientes internos más favorables a la innovación presentan mejores resultados; H2) las organizaciones que adoptan más intensamente prácticas de compartir informaciones y conocimiento presentan mejores resultados de innovación; y H3) las organizaciones que interactúan más con socios externos presentan mejores resultados de innovación. Para responder a estas tres hipótesis, en una primera etapa se realizaron análisis factoriales exploratorios con la finalidad de observar cuáles eran los ítems componentes de cada dimensión que mejor representaban los factores y, en una segunda etapa, se adoptaron regresiones múltiples que corroboraban las tres hipótesis. Además de la validez de las escalas, el resultado de este análisis permite afirmar que: (i) el clima organizacional favorable a compartir información y conocimiento entre colaboradores contribuye positivamente con la capacidad innovativa de las empresas; (ii) la interacción externa con clientes y proveedores es la más significativa para la generación de resultados; y (iii) el ambiente interno es la dimensión que más contribuye para los resultados de la innovación.
(pt)
Na presente investigação procurou-se analisar quais das dimensões (“informação e conhecimento”, “ambiente interno” e “interação externa”) mais influenciam os “resultados de inovação” das empresas participantes da pesquisa. A amostra é constituída por 354 indústrias do Estado do Paraná. Três hipóteses de pesquisa foram estabelecidas: H1) organizações que apresentam ambientes internos mais favoráveis à inovação apresentam melhores resultados; H2) organizações que adotam mais intensamente práticas de compartilhamento de informações e conhecimento apresentam melhores resultados de inovação; e H3) organizações que interagem mais com parceiros externos apresentam melhores resultados de inovação. Para responder a essas três hipóteses, num primeiro momento foram realizadas análises fatoriais exploratórias com a finalidade de observar quais itens componentes de cada dimensão melhor representavam os fatores e, num segundo momento, regressões múltiplas foram adotadas que corroboraram com as três hipóteses. Além da validade das escalas, o resultado dessa análise permite afirmar que: (i) o clima organizacional favorável ao compartilhamento de informação e conhecimento entre colaboradores contribui positivamente com a capacidade inovativa das empresas; (ii) a interação externa com clientes e fornecedores é a mais significativa para geração de resultados; e (iii) o ambiente interno é a dimensão que mais contribui para os resultados da inovação.
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COSTA, HUMBERTO;
GOUVEIA, ANA LEOCÁDIA DE SOUZA BRUM DONIKIAN;
Arabella Natal Galvão da Silva
Palavra-chave:
design;
Educação;
Inovação
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
(en)
This article will address a different way to innovate through design, and are based on the following change of perspective: design user-centered to centered design meaning. The research developed is about: what is the role of education in design to promote innovations that contribute to a sustainable society? That said, the goal to be discussed is to point out the role of education in Design in promoting innovations that contribute to a sustainable society and also to identify the possibilities, unexplored, to generate innovation through design. For its realization, it created a literature review and reflection guided up the works of Manzini and Vezolli (2005), Verganti (2007; 2009), Fontoura (2011) and other authors in line with the theme. It was found that innovation can be achieved with less investment, since the company acquires the ability to perceive the meaning people attach to products / services. Still, it is suggested that the change in the current educational process may favor the formation of designers who will apply this new perspective of innovation. Moreover, envisions the construction of a sustainable.
(pt)
O presenta artigo aborda uma maneira diferenciada de inovar por meio do Design, pautada na mudança de perspectiva: do Design centrado no usuário para o Design centrado no significado. Nessa perspectiva, a inovação pode ser obtida com menos investimentos, desde que a empresa adquira a capacidade de perceber o significado que as pessoas atribuem aos produtos. Além disso, esse texto estabelece uma relação entre a educação em Design e a capacidade do profissional de gerar inovação. Sugere que uma mudança no processo pedagógico atual, disciplinar e limitador, para o interdisciplinar, cuja proposta pode ser metaforicamente comparada a uma rede com múltiplas conexões, poderá favorecer a formação de designers que apliquem essa nova perspectiva de inovação.
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Rodrigo Luiz Morais da Silva;
Thálita Anny Estefanuto Orsiolli;
Farley Simon Mendes Nobre
RACEF ¿ REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE,
v. 7,
n. 3,
p. 18-33,
2017
DOI
Home page
Palavra-chave:
base da pirâmide;
Empreendedorismo Sustentável
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
(pt)
Este artigo tem por objetivo identificar os benefícios econômicos, sociais e ambientais gerados a partir da inter-relação entre a base da pirâmide (BoP) e empreendimentos sustentáveis. Para isso, utilizou-se do método estudo de caso para analisar uma empresa de médio porte localizada na região amazônica, que adota artesãos, ribeirinhos e indígenas (BoP local) como parceiros de negócios. Entre os resultados do presente estudo, destaca-se a forma como a empresa Alfa gera benefícios aos atores envolvidos ao estimular novas relações de parceria com integrantes da BoP, propiciar a criação de novos negócios na região, impulsionar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e, a partir disso, gerar benefícios mútuos. Tais considerações podem auxiliar o entendimento sobre como a literatura de empreendedorismo sustentável e base da pirâmide podem ser trabalhadas em conjunto à medida que, por exemplo, as dimensões da sustentabilidade são consideradas. No entanto, essa pesquisa possui limitações ao considerar apenas um caso para o entendimento da temática, o que abre espaço para novas contribuições capazes de corroborar ou refutar as conclusões aqui apresentadas.
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Laura Pérez Gil
Palavra-chave:
Museus;
Etnologia Indígena;
Curadorias colaborativas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Antropologia; Antropologia das Populações Afro-Brasileiras; Etnologia Indígena;
Ciências Sociais Aplicadas; Museologia; Cultura Material
resumo ...
(pt)
Apresentação das discussões envolvidas na realização da I Semana de Antropologia e Museus na UFPR
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Adriana Fragalli;
Alejandro Daniel Gonzáles;
Luiz Panhoca
Palavra-chave:
Ciclo de vida;
Energía utilizada;
Gases de efecto Invernadero;
Producción alimentaria
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Contabilidade ambiental;
Ciências Sociais Aplicadas; Economia; Economias Agrária e dos Recursos Naturais; Economia Agrária
resumo ...
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QUADROS, Claudia Irene de;
MARTINS, Juliane;
José Carlos Fernandes
Palavra-chave:
educomunicação;
Extensão Universitária
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Comunicação
resumo ...
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