Claudia Irene de Quadros;
Graziela Soares Bianchi;
Monica Panis Kaseker;
Flavia Lucia Bazan Bespalhok
Palavra-chave:
Listeners;
audiences;
transformations;
convergence
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Rádio
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Rodrigo Eduardo Botelho Francisco
Palavra-chave:
Literacia Informacional;
Literacia digital;
Literacia midiática e informacional;
Tecnologia de Informação e Comunicação;
Inclusão Digital
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
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(en)
This work presents a historical and theoretical journey around the emerging literacies concept in te digital contexts. Culminates with the approach of Media and Information Literacy (MIL) as a theoretical affiliation and observation perspective by Digital Culture. The propose was built from literature review on the concepts of information literacy, digital literacy and MIL. The objective was to subsidize new approaches for online and qualitative researches with people in digital inclusion programs. In the discussion it is expected built a conceptual frame in the sense that the literacies be considered a concious process of appropriation of cyberaspace, in a dynamic, collaborative and continuous posture of learning
(pt)
Este trabalho apresenta percurso histórico e teórico em torno do conceito emergente de literacias, culminando com filiação à abordagem de Media and Information Literacy (MIL) como uma perspectiva de observação da Cultura Digital. A proposta foi construída a partir de revisão bibliográfica em torno dos conceitos de literacia informacional, literacia digital e MIL, tendo em vista subsidiar novas abordagens para pesquisas online e qualitativas com frequentadores de postos de inclusão digital. Com a discussão, espera-se construir um quadro conceitual no qual as literacias sejam compreendidas a partir de um processo de apropriação consciente do ciberespaço, numa postura de aprendizado dinâmico, colaborativo e constante
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Paulo César Busato
Revista Electrónica de Estudios Penales y de la Seguridad,
v. 1,
n. 1,
p. 1-31,
2017
Palavra-chave:
Criminal compliance;
Responsabilidade penal de personas jurídicas
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; DIREITO PENAL
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Emerson Urizzi Cervi;
Lucas Gandin
LATIN AMERICAN REVIEW OF COMPARATIVE POLITICS,
v. 13,
n. 1,
p. 79-98,
2017
Palavra-chave:
análisis de contenido;
MARPOR;
elecciones nacionales;
Brasil
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação Política
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Bruno Roberto Dammski;
Marco Antônio Ribas Cavalieri;
Jose SImão de Paula Pinto
Palavra-chave:
pós-keynesianismo;
Finitismo de significados;
Análise de Co-word;
História do Pensamento Econômico
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; História do Pensamento Econômico e Metodologia
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Patricia Goedert Melo;
Regiane Regina Ribeiro
Palavra-chave:
Comunicação;
Educação;
cultura;
Identidade Cultural
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Comunicação e Cultura;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Comunicação e Educação
resumo ...
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Américo Augusto Nogueira Vieira;
Guilherme Ataíde Dias;
Guilherme Ataíde Dias;
Guilherme Ataíde Dias
Palavra-chave:
Metodologia Científica;
Demarcação;
Método Hipotético-Dedutivo;
Interdisciplinaridade;
ensino
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Epistemologia;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional;
Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação
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(en)
The problem of demarcation has not been satisfactorily explained in the disciplines of Methodology. Explanations about the Hypothetical-Deductive Method, its nature and its use are scarce. This article is the result of a research on the practicing of the Scientific Methodology discipline. The research covered a wide bibliographical database, and represents a contribution towards improving the teaching-learning process and correcting misconceptions encountered in most textbooks. The conclusion is that the reorientation of the discipline is an opportunity to enhance the interdisciplinary practice, and promotes the practice of isomorphism, the development of systematic perspectives and the advance towards transcience.
(pt)
O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.
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Aryovaldo de Castro Azevedo Junior;
MUNEIRO, LILIAN
Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura,
v. 1,
n. 14,
p. 27-39,
2017
DOI
Home page
Palavra-chave:
consumo;
midia;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Publicidade;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Comunicação Organizacional
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(pt)
Apresentação do dossiê "Consumo & Comunicação"
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Eduardo Cambi;
Leonora Simone Lucchese Piovesan;
Tânia Teresinha Bruns Zimer;
Tânia Stoltz
Revista Jurídica Corregedoria Nacional,
v. IV,
p. 237-267,
2017
Palavra-chave:
Educação continuada;
formação inicial de promotores;
Estágio Probatório;
evolução conceitual
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional
resumo ...
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Eduardo Augusto Salomão Cambi;
Leonora Simone Lucchese Piovesan;
Tania Teresinha Bruns Zimer;
Tânia Stoltz
Palavra-chave:
Educação continuada;
formação inicial de promotores;
Estágio Probatório;
evolução conceitual
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional
resumo ...
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