Klaus Friedrich Wilhelm Eggensperger
Palavra-chave:
ecocrítica;
Bertolt Brecht;
Mahagonny;
letras estrangeiras modernas
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas
resumo ...
(en)
This article presents the musical “Rise and Fall of the City of Mahagonny”, dating from the Golden Age of collaboration between Bert Brecht and Kurt Weill in Germany. Our ecocritical reading of the libretto is focusing on the treatment that elements of the natural world receive in the opera and on the human – nature relationship in general. We analyze the threat of destruction of the city by a hurricane in relation to the idea of the sublime formulated by Kant and Schiller and taken up by Lyotard two hundred years later. Finally, we return to the question of the human - nature relationship in the play in order to raise the basic problem that strikes us today: planetary environmental destruction resulting from the globalization of the model named Mahagonny.
(pt)
O presente artigo apresenta a peça musical “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, da fase áurea da colaboração entre Bertolt Brecht e Kurt Weill. Nossa leitura ecocrítica do libreto brechtiano focaliza no tratamento que os elementos do mundo natural recebem na peça, além de investigar a relação entre a comunidade humana de Mahagonny e a natureza em geral. Analisamos a ameaça de destruição da cidade por um furacão em relação à ideia do sublime formulada por Kant e Schiller e retomada por Lyotard duzentos anos mais tarde. Finalmente, retomamos a questão da relação humanos – natureza na peça a fim de levantar o problema básico que nos assalta hoje: a destruição ambiental a nível planetário resultante da globalização do modelo Mahagonny.
|
HIRATA, CELY KAORI;
Rossano Silva
Palavra-chave:
Imagem;
experiência estética;
Edição de Imagem
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Educação Artística
resumo ...
(pt)
O trabalho apresenta o resultado de um levantamento bibliográfico relacionado às ações pedagógicas realizadas na educação básica, num estreito diálogo entre o campo da Arte e da Informática para a criação de arte digital na educação básica. O texto vincula-se a uma pesquisa em andamento que tem como objetivo geral, analisar como o processo de ressignificação de imagens pode contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva a partir da técnica da colagem digital. Para tanto, o estudo apresenta um recorte temático a partir de relatos de experiência voltados à produção e edição de imagens digitais estáticas considerando-se o papel do professor e do computador como mediadores deste processo. Nessa perspectiva, a fonte de pesquisa deu-se por meio da busca por artigos publicados em anais de dois eventos nacionais voltados ao ensino de Arte: Congresso Anual da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (Confaeb) e o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Encontro da Anpap). Neste levantamento, foram selecionados e analisados três relatos de experiência de professores da educação básica, cada qual com sua metodologia de ensino, contudo, favoráveis a um mesmo ponto de vista no que se refere ao processo de integração do conhecimento nas áreas da Arte e da Informática como caminho aberto ao professor para as possibilidades de trabalho que problematizem as relações sobre a forma de consumo, produção e distribuição de imagens digitais.
|
Raquel Illescas Bueno
Palavra-chave:
Dalton Trevisan;
Crítica Literária;
cartas
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira
resumo ...
(pt)
Resumo : A partir da leitura de cartas pessoais publicadas em Desgracida (2010), propõe-se refletir sobre quem é o leitor Dalton Trevisan, revelado em suas manifestações críticas sobre obras de variados autores. Parte-se da constatação de que elementos autobiográficos são raros na obra ficcional do “vampiro de Curitiba”, tido como escritor indevassável. Procura-se mostrar que, em linguagem permeada pelo mesmo erotismo (BATAILLE, 2017) constituinte de sua obra ficcional, Trevisan aponta suas preferências literárias por autores com quem sua obra mantém profundas conexões, bem como identifica o que considera má literatura. A leitura das cartas dialoga com parte da fortuna crítica sobre a obra de Trevisan (WALDMAN, 2014; SANCHES NETO, 2012) e aproveita contribuições das teorias da leitura (JOUVE, 2002) e da autoria (LEJEUNE, 2008). Palavras-chave : Dalton Trevisan; crítica literária; leitura. Abstract : From the reading of the personal letters published in Desgracida (2010), we proposed to reflection on who is the reader Dalton Trevisan is, revealed in his critical manifestations on works by various authors. It starts from the proposition that autobiographical elements are rare in the fictional work of the “vampire of Curitiba”, regarded as an indescribable writer. It is intended to show that, in language permeated by the same eroticism (BATAILLE, 2017) that constitutes his fictional work, Trevisan points out his literary preferences among authors with whom his work has deep connections, as well as identifies what he considers poor quality literature. The reading of the letters dialogues is related to parts of the critical fortune about the work of Trevisan (WALDMAN, 2014; SANCHES NETO, 2017) and takes advantage of contributions from the theories of reading (JOUVE, 2002) and authorship (LEJEUNE, 2008). Keywords : Dalton Trevisan; literary criticism; reading.
|
Adriana Vaz;
Rossano Silva
Palavra-chave:
Arte Paranaense;
artistas mulheres;
gênero
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Desenho
resumo ...
(pt)
O artigo trata da circulação e representatividade de artistas mulheres no sistema de artes em Curitiba/PR, circunscrevendo o período entre 1980 a 2003. Cujo objetivo é identificar as estratégias de permanência no campo da arte de um grupo de mulheres que ingressam no mercado simbólico na década de 1980, nominada geração 80, e conservam posições de vanguarda no início dos anos 2000. Adota-se como principal aporte teórico Pierre Bourdieu, Néstor García Canclini e Sérgio Miceli, e autores que tratam da história da arte no Paraná: Ennio M. Ferreira, Ivens Fontoura, Maria J. Justino, Autor 1 e Arthur Freitas. Utiliza-se como fonte as publicações sobre a produção artística em Curitiba e analisa-se as premiações do Salão Paranaense, entre 1980 e 1989, mensurando a representatividade das mulheres artistas nesse período. Em síntese a representação das mulheres no Salão Paranaense ampliou a partir de 1980, se comparada as premiações distribuídas por gênero em edições anteriores. Nota-se que a permanência das mulheres na posição de vanguarda resultou dos vínculos sociais, educacionais e culturais que coloca o campo artístico em funcionamento, e as situa como intermediárias culturais ao atuarem como professoras, gestoras ou curadoras.
|
Antonio Augusto Nery
E-Letras com Vida - Revista de Humanidades e Artes do CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
v. 4,
n. 1,
p. 152-165,
2020
Home page
Palavra-chave:
José Saramago;
O evangelho segundo Jesus Cristo;
Paródia
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Portuguesa;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Crítica Literária
resumo ...
|
Paulo Roberto de Oliveira Reis
Palavra-chave:
Historiografia da arte
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; História da arte brasileira
resumo ...
(pt)
O presente artigo tem como objetivo discutir a construção de narrativas históricas da arte contemporânea brasileira a partir dos projetos editoriais Dicionário das Artes Plásticas do Brasil (1969) e Revista de Cultura Vozes Arte/Brasil/Hoje (1970) ambos de autoria do crítico Roberto Pontual. Por meio da análise desses projetos pretende-se discernir diferentes caminhos, estratégias e opções historiográficas da arte brasileira.
|
Ivan Eidt Colling
Palavra-chave:
Fonética comparada português-polonês;
fonética acústica;
Consoantes fricativas pós-alveolares;
Fonologia polonesa
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
(pt)
Neste artigo apresento uma análise da produção de consoantes fricativas não vozeadas pós-alveolares não palatalizadas [ ʃ ] e palatalizadas (alvéolo-palatais) [ ɕ ] por falantes nativos de polonês e por brasileiros que estudam essa língua. Tais consoantes fazem parte do sistema fonológico do polonês, mas em português – bem como em espanhol, francês, inglês – não são fonemas distintos, motivo pelo qual apresentam um grau de dificuldade considerável no aprendizado por falantes de português. Foram realizadas gravações de palavras contendo aqueles sons fricativos com quatro informantes poloneses e, usando técnicas da fonética acústica, analisaram-se dezessete parâmetros sobre as produções do par de palavras siewca / szewc , constatando-se, em concordância com referências sobre o tema, que a frequência do segundo formante na transição para a vogal subsequente é uma informação relevante na distinção de consoantes fricativas pós-alveolares palatalizadas e não palatalizadas. A análise dessa frequência foi posteriormente realizada sobre os dados dos registros de leituras feitas por quatro estudantes de Letras-Polonês da Universidade Federal do Paraná. Os resultados assim obtidos são comparados com aqueles produzidos pelos falantes nativos. A verificação da frequência de transição é realizada também sobre as produções do par de palavras siekiera / szybkowar .
|
SILVA, JOSÉ JACKSON;
Walter Lima Torres Neto
Palavra-chave:
Teatro Brasileiro;
Espaço Teatral (Lugar Teatral e Espaço Cênico);
site-specific
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teatro; sonoplastia;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Teatro; Espaço Teatral;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Teatro; Cenografia
resumo ...
(en)
In this article we visit a set of definitions about the use of the term site-specific in contemporary Brazilian theater productions. For this purpose, we start from various definitions starting with the allusion that the visual arts make to expression. We seek to problematize the aspects of the creative process considering the word of creative agents, when expressing themselves in the programs of their shows or in interviews, the expression of specialized criticism and academic and university texts that seek to address the most different aspects involving the term and notion that encloses it.
(pt)
Neste artigo visitamos um conjunto de definições sobre o uso e emprego do termo site-specific em montagens teatrais brasileiras contemporâneas. Para tanto, partimos de diversas definições iniciando pela alusão que as artes visuais fazem à expressão. Procuramos problematizar os aspectos do processo criativo considerando a palavra de agentes criativos, quando se expressam nos programas de seus espetáculos ou em entrevistas, a expressão da crítica especializada e os textos acadêmicos e universitários que procuram abordar os mais diferentes aspectos que envolvem o termo e a noção que o encerra.
|
Paulo César Busato
REVISTA DE ESTUDOS CRIMINAIS,
v. 78,
n. 1,
p. 103-129,
2020
Palavra-chave:
Filosofia da Linguagem;
Teoria do Delito;
Direito como ciência;
Teoria Crítica
resumo ...
|
Anna Stegh Camati
Palavra-chave:
Samuel Beckett;
experimentalism;
Brazilian stage productions;
Cultural Appropriation
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Dramaturgia e Teatro;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Poéticas da Encenação Teatral;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Teoria Literária
resumo ...
|