MORO, ADRIANA;
INVERNIZZI, NOELA
Palavra-chave:
Talidomida;
grupos de pacientes;
grupos atingidos;
regulação de medicamentos
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; ciencia, tecnologia e sociedade
resumo ...
Resumo A tragédia da talidomida, no final dos anos 1950, constituiu um divisor de águas na...
|
Cristiane do Rocio Wosniak
Palavra-chave:
Formação docente;
Artes;
dança;
Universidade;
artista-docente
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Dança;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Renato Monseff Perissinotto;
Renato Monseff Perissinotto
Palavra-chave:
Virada ideacional;
Institucionalismo discursivo;
Construtivismo;
COMPARAÇÃO;
Process tracing
resumo ...
Resumo O ensaio bibliográfico analisa a literatura que ficou conhecida como virada ideacional....
|
Victor Manoel Pelaez;
Noela Invernizzi;
Marcos Paulo Fuck;
Carolina Bagattolli;
Moacir Rodrigues de Oliveira
Palavra-chave:
Ciência e Tecnologia;
Políticas;
Agenda;
Brasil;
Inovação
resumo ...
Resumo Foi na década de 1950 que o Brasil incluiu explicitamente o item Ciência e Tecnologia...
|
PELAEZ, VICTOR;
INVERNIZZI, NOELA;
INVERNIZZI, NOELA;
BAGATOLLI, CAROLINA;
OLIVEIRA, MOACIR RODRIGUES DE
Palavra-chave:
política de ciência, tecnologia e inovação;
formação de agenda;
fluxos de política
resumo ...
Resumo Foi na década de 1950 que o Brasil incluiu explicitamente o item Ciência e Tecnologia...
|
Alexsandro Eugenio Pereira;
Rodrigo Rossi Horochovski;
Mariana Cruz;
Noeli Rodriguez
Palavra-chave:
Democracy;
Social Accountabilitty;
International Organizations;
Inspection Panel;
World Bank
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Ciência Política; Política Internacional; Organizações Internacionais
resumo ...
This paper argues that the concept of social accountability can be useful to explain the...
|
Carmen Lúcia Fornari Diez;
Nanci Alves da Rosa;
Mareli Eliane Graupe
Palavra-chave:
Resistência;
Educação;
Pessoa Negra;
História
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
|
Claudovil Barroso de Almeida Júnior;
SUELI DE FÁTIMA FERNANDES
Palavra-chave:
acesso;
criança com deficiência física;
Educação Infantil
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Educação Inclusiva;
Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
resumo ...
|
Carlos Henrique Coimbra Araújo;
Isac G. Rosset;
Roberta C. Bartelmebs;
Arthur William de Brito Bergold;
Danilene Berticelli;
Geocris Rodrigues dos Santos;
Marcos Antônio Schreiner;
Hélio H. Monte-Alto;
Raquel A. Speck;
Gabriela K. Ferreira;
Camila Tonezer
Palavra-chave:
Popularização da Ciência;
Divulgação científica;
Espaços Virtuais de Ensino;
Ciências Exatas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
resumo ...
(en)
For several reasons, the Exact Sciences have been shown as one of the areas of scientific knowledge that most demand actions in non-formal spaces of education. One of the main reasons lies in the fact that Mathematics, Physics, Chemistry and Astronomy are traditionally addressed, within the school environment and in the formal curriculum, unrelated to the student reality. Such subjects are often seen as a set of inflexible and incomprehensible principles. In this aspect, the present work reviews the main problems surrounding the teaching of the mentioned scientific areas, highlighting non-formal tools for the teaching of Mathematics, Physics, Chemistry, Astronomy and, in particular, the modern virtual environments of teaching modeled by Computing Science. Other historical difficulties that the formal education of Exact Sciences has suffered in Brazil are also presented, as well some of the main non-formal resources sought to complement the curriculum that is usually presented in the classroom.
(pt)
Por diversas razões, as Ciências Exatas têm se mostrado como uma das áreas do conhecimento científico que mais demandam ações em espaços não formais de ensino. Um dos principais motivos reside no fato de que a Matemática, a Física, a Química e a Astronomia serem tradicionalmente abordadas, dentro do ambiente escolar e no currículo formal, desvinculadas da realidade dos estudantes, sendo muitas vezes vistas como um conjunto de princípios inflexíveis e incompreensíveis. Dessa forma, o presente trabalho revisa os principais problemas que circundam o ensino das áreas científicas citadas, destinando destaque a ferramentas não formais para o ensino da Matemática, Física, Química, Astronomia e, em especial, aos modernos ambientes virtuais de ensino modelados pela Ciência da Computação. Outras dificuldades históricas que o ensino formal de Ciências Exatas tem sofrido no Brasil também são apresentadas e alguns dos principais recursos não formais buscados para complementar o currículo que usualmente é apresentado em sala de aula.
|
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola;
Andréa Barbosa Gouveia
Palavra-chave:
política educacional;
PNE 2014-2024;
PME;
meta 20;
financiamento da educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Política Educacional
resumo ...
(pt)
A aprovação do PNE 2014-2024 exigiu o alinhamento entre os Planos de Educação no âmbito das relações intergovernamentais. O trabalho prioriza o alinhamento dos Planos Municipais de Educação (PME) ao PNE 2014-2024 para a execução da Meta 20. Trabalhou-se com o PNE 2014-2024, os PMEs de dez capitais selecionadas, dados do INEP e do SIOPE. Constatou-se que o esforço de ampliação do direito à educação, pela expansão de matrículas, e do financiamento, como disposto no PNE 2014-2024, não se expressou em todos os PMEs, situação que remete aos históricos problemas de relações intergovernamentais no país. A aprovação da EC n. 95/2016 obstrui a materialização do alinhamento entre os Planos nacional e municipais de educação.
|