SEGATA, JEAN;
LEWGOY, BERNARDO;
VELDEN, FELIPE VANDER;
Ciméa Barbato Bevilaqua
Palavra-chave:
Antropologia;
animais;
humanos
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antropologia; Antropologia das relações entre humanos e animais
resumo ...
|
VIEIRA, C. E.;
ORLANDO, EVELYN DE ALMEIDA
Palavra-chave:
Intelectuais;
Estado;
política educacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; História da Educação;
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; História Intelectual
resumo ...
|
Cláudia Madruga Cunha;
VIEIRA, FLÁVIA
Palavra-chave:
mestrados profissionais;
formação de professores;
Pesquisa em educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.
|
SILVEIRA, ADRIANA DRAGONE;
GOUVEIA, ANDREA BARBOSA;
Marcos Alexandre dos Santos Ferraz
Palavra-chave:
Educação e pobreza;
política educacional;
Programa Bolsa Família
resumo ...
(pt)
Paugam (2003) e Telles (2001; 2006), a partir de diferentes entradas teóricas, registraram a questão da pobreza como um fenômeno diverso a simples ausência de renda. Para estes autores, a pobreza está relacionada a processos de desfiliação social, que podem incluir a ausência de renda, mas que vão além dela. Telles (2001) torna a questão explícita quando sugere que pobreza e cidadania são conceitos antinômicos. Em outras palavras, a pobreza se encontra nas situações em que há negações contínuas e estruturais do direito, e não na simples ausência de renda.
|
SUELI DE FÁTIMA FERNANDES;
Lucia Pereira Leite;
SANDRA ELI MARTINS SARTORETO
Palavra-chave:
acessibilidade;
Educação inclusiva;
Ensino Superior
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
O movimento contemporâneo a favor de uma sociedade inclusiva pressupõe a reordenação dos paradigmas sociais e educacionais dirigidos a diferentes grupos sociais. Os princípios da educação inclusiva, anunciados nos anos 1990, têm sido progressivamente incorporados às diretrizes educacionais de diferentes países e, mais concretamente, objetivados nos textos legais, a partir das amplas diretrizes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2007), contexto em que se consolida o princípio da acessibilidade como um dos pilares da educação inclusiva.
|
Wanirley Pedroso Guelfi;
Tânia Stoltz;
Evandro Charles Piza Duarte
Palavra-chave:
direitos humanos;
educação Guarani;
pensar vivenciado
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
resumo ...
|
MACHADO, CRISTIANA LOPES;
Tânia Stoltz
Palavra-chave:
Educação Especial;
altas habilidades/superdotação;
Arte
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação;
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Educação Especial;
Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Arte/Educação
resumo ...
(en)
The education of high ability/gifted (HA/G) students is assured by prevailing legislation which provides gifted children with the right to special education (BRASIL, 1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). However, although special education is a right, many gifted children find themselves excluded at school (FREITAS; REICH, 2015). In view of this, the purpose of this study is to investigate the implications of art and creativity to the social and emotional development of HA/G students in an inclusive context. This investigation is justified in that it seeks to explain the educational potential of artistic and creative activities. This is an exploratory qualitative study focussing on a case study. As such the data collection instruments we used were a semi-structured interview. The participants of this study were ten students identified as being HA/G attending public schools in a municipality in the State of Paraná. Based on the analysis of the data it was possible to perceive that art and creativity are an instrument that assists HA/G students in coping with their inner world, as well as providing opportunities for making use of their creative and innovative potential. As such this study points to the need to review teaching practices directed towards students with greater potential, as well as the need to investigate teaching methods which integrate artistic and creative activities in their educational practices.
(pt)
a educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD) é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial (BRASIL, 1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento socioemocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Este estudo possui caráter qualitativo e é de natureza exploratória. Para tanto, adotamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná e frequentadores de Sala de Recursos Multifuncional. A partir da análise dos dados, baseada em Aguiar e Ozella (2006), foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumentos que auxiliam esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilitam oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade de revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também para a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais.
|
Christiano Nogueira;
MOLON, SUSANA INÊS
Palavra-chave:
Ciências Ambientais;
Educação Ambiental;
Ensino das Ciências Ambientais
Áreas do conhecimento:
Outros;
Ciências Humanas; Educação; Educação Ambiental
resumo ...
(pt)
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de homem, natureza e trabalho que relaciona às compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de doze concluintes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. As categorias de análise utilizadas foram: homem, trabalho e natureza. Emergiram as unidades de análise: Homem produz impactos à natureza; Relação trabalho, emprego e natureza e; Perspectiva interdisciplinar. Os resultados mostram que no curso há a compreensão de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses do mercado. Estas concepções de homem, natureza e trabalho implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada às necessidades do processo produtivo.
|
Otávio Luiz Vieira Pinto
Palavra-chave:
Jordanes;
Godos;
hunos;
Ostrogodos
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antiguidade Tardia
resumo ...
|
Gomes, Rodrigo Dutra;
Antonio Carlos Vitte
Palavra-chave:
Geografia;
Incerteza científica;
Universalidade;
Teoria da Complexidade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Filosofia; Epistemologia; Epistemologia
resumo ...
|