Glenda Heller Cáceres
Palavra-chave:
Mobilidade estudantil.;
Representações;
regionalização
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
resumo ...
(pt)
O trabalho que aqui apresentamos vai à contracorrente da configuração de um cenário global, no qual a prática da internacionalização no Ensino Superior vem crescendo exponencialmente, especialmente no que se refere a relações educacionais mercadológicas do tipo sul-norte. A política-linguística educativa proposta, que envolveu uma experiência de imersão na Argentina, proporcionada a alunos de Ensino Médio brasileiros, e da qual se originam os dados analisados, permitiu o questionamento sobre as representações dos participantes acerca das línguas envolvidas em práticas de mobilidade estudantil. Com esse objetivo em vista, e apoiando-nos nas estratégias metodológicas da Teoria Fundamentada, mostramos como ações encabeçadas por educadores podem levar à percepção crítica da realidade sociolinguística regional por parte dos estudantes e, ainda, à criação de um caminho que conduza ao estabelecimento de uma cidadania sul-americana. Palavras-chave: representações; mobilidade estudantil; regionalização.
|
Nilton Cesar Monastier Kleina;
Rafael Cardoso Sampaio
Dispositiva - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas,
v. 9,
n. 16,
p. 27-49,
2020
DOI
Home page
Palavra-chave:
Youtube;
Youtubers;
Discurso do Ódio;
discurso político
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; comunicação e política;
Linguística, Letras e Artes; Artes; COMUNICAÇÃO SOCIAL
resumo ...
(en)
The objective of this research is to analyze the rhetorical perspective of vlog-shaped videos by youtubers aligned with the New Right-wing in Brazil, about the COVID-19 pandemic and reflections of it in the national politics. Ten videos were selected, analyzed based in the Content Analysis with elements from the Rhetorical Analysis. We aim to understand the construction and the persuasive intention of the content, identifying common arguments and how they are placed. As an initial result, we realize that argumentative strategies are scattered, from the appointment of enemies to the defense of governmental measures.
(pt)
O objetivo da pesquisa é analisar a perspectiva da Retórica em vídeos em formato de vlog de youtubers alinhados à Nova Direita no Brasil, que trataram da pandemia da COVID-19 e reflexos dela na política nacional. Foram selecionados dez vídeos, analisados a partir da Análise de Conteúdo com elementos da Análise Retórica. Objetiva-se compreender a construção e a intenção persuasiva do conteúdo, identificando argumentos comuns e como eles são empregados. Como resultado inicial, nota-se que as estratégias argumentativas são dispersas, do apontamento de inimigos à defesa de medidas tomadas pelo governo.
|
Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim;
Phelipe de Lima Cerdeira;
Denise Akemi Hibarino
Palavra-chave:
Linguística Aplicada;
Ensino e aprendizagem;
Línguas adicionais;
Decolonialidade
resumo ...
(pt)
O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente e também as práticas docentes em línguas adicionais à luz dos estudos decoloniais (MIGNOLO, 2003; WALSH, 2003; SOUSA SANTOS, 2018) no contexto brasileiro. Essa perspectiva faz-se relevante uma vez que coloca em xeque visões homogêneas de sujeito, de língua e de sociedade, provocando, dessa forma, uma revisão e ressignificação de conceitos inerentes às práticas docentes e de pesquisa. Ao entender como determinado campo de poder (BOURDIEU, 2002) acaba definindo padrões e ecoando narrativas hipertrofiadas, passa a ser possível vislumbrar caminhos distintos, paradigmas outros (MIGNOLO, 2003) capazes de pensar as práticas de ensino e aprendizagem. Nossa reflexão ainda aponta como ponto de partida as metáforas da encruzilhada (CELANI, 1998) e do mosaico (CÉSAR & CAVALCANTI, 2007; KLEIMAN & CAVALCANTI, 2007), presentes nas discussões da Linguística Aplicada inter-trans-indisciplinar, crítica e transgressiva (PENNYCOOK, 2001, 2006), a fim de estabelecer um diálogo crítico/produtivo/questionador. Por último, serão evidenciadas as perspectivas dos autores como vozes de “coletividade” (SOUSA SANTOS, 2018), e será preconizada a perspectiva de uma Linguística Aplicada rizomática.
|
Ana Paula Marques Beato-Canato;
MARTINEZ, JULIANA ZEGGIO;
FERNANDES, ALESSANDRA COUTINHO
Palavra-chave:
Linguística Aplicada;
políticas linguísticas;
Políticas Educacionais;
BNCC;
Escola sem Partido
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
resumo ...
(pt)
Em sentido aristotélico, somos todas/os seres políticos, porque nossas ações são sempre fruto de escolhas. Definições relativas a línguas, portanto, sejam elas oficiais ou não, constituem políticas linguísticas (RAJAGOPALAN, 2013) e a comunidade acadêmica constitui-se como um importante agente no processo de realização de políticas enquanto textos e práticas (GIMENEZ, 2013). Considerando tal responsabilidade, e entendendo que a crescente polarização política e a intensificação de políticas neoliberais que temos vivenciado no Brasil nos últimos anos produziram condições favoráveis para a publicação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o fortalecimento do Movimento Escola sem Partido (MESP) , em 2019, propusemos um curso de extensão na área de formação de professoras/es de línguas, intitulado: Desafios no ensino de línguas na contemporaneidade: da BNCC ao Escola sem Partido . O objetivo de nosso curso foi aproximar nossas discussões na universidade das discussões nas escolas de Educação Básica, para debater e criar inteligibilidades, à luz da Linguística Aplicada, sobre nossas práticas atravessadas por políticas educacionais e/ou linguísticas - especialmente em relação à BNCC e ao MESP. Neste texto, fruto de nossos diálogos e reflexões antes, durante e após nosso curso de extensão, trazemos, primeiramente, algumas considerações sobre como temos lido questões sociais e políticas que, no nosso entender, servem como contexto para documentos como a BNCC e propostas como o MESP. Em seguida, buscamos apontar similaridades entre essas políticas, relacionando-as com nosso momento presente, na sociedade brasileira e no contexto neoliberal que atravessamos nesta fase da globalização. A nosso ver, a formação de professoras/es precisa atuar mais ativamente no questionamento e na desnaturalização da ordem social que, em nome da neutralidade, reproduz desigualdades e violências de diferentes ordens. Para isso, entretanto, é preciso considerar criticamente e reflexivamente nossa atualidade, o que exige maior proximidade com outras esferas sociais. Desse modo, ao compartilhar reflexões informadas pela Linguística Aplicada e atravessadas por vozes de outras/os professoras/es, esperamos contribuir com esta reflexão, questionamento e problematização necessários para enfrentarmos os desafios que nossa contemporaneidade nos clama a enxergar e atuar.
|
Janice Inês Nodari
Palavra-chave:
Tradução literária;
Literatura africana;
Literatura queniana;
Grace Ogot
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas
resumo ...
(en)
The translation here presented of the short story "Pay Day" by the Kenyan writer Grace Ogot, who died in 2015, aims at being the first contact in Portuguese with the production of the aforementioned author. The short story "Pay Day" is the first in a collection of 9 under the title The other woman and other stories (1996), in which the author explores themes of social, cultural and even spiritual relevance, especially for the Luo community in Kenya. Her understanding of these aspects, as well as the description of social and cultural conflicts in that society, is vivid and very skillful. The reader is expected to access these aspects through the proposed translation.
(pt)
A tradução que ora se apresenta do conto "Pay Day" da escritora queniana Grace Ogot, falecida em 2015, objetiva possibilitar o primeiro contato em língua portuguesa com a produção da referida autora. O conto “Pay Day” é o primeiro de uma coletânea de 09 sob o título The other woman and other stories (1996), coletânea na qual a autora explora temas de relevância social, cultural e mesmo espiritual, especialmente para a comunidade Luo no Quênia. Sua compreensão de tais aspectos, bem como a descrição dos conflitos sociais e culturais na referida sociedade, é vívida e muito hábil. Espera-se que o leitor acesse tais aspectos por meio da tradução proposta.
|
Antonio Augusto Nery;
Eliane Cristina Perry
METAMORFOSES. REVISTA DA CÁTEDRA JORGE DE SENA DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ,
v. 17,
n. 2,
p. 196-201,
2020
Home page
Palavra-chave:
José Saramago;
Giuseppe Tomasi di Lampedusa;
Levantado do Chão;
Il Gattopardo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Crítica Literária
resumo ...
|
Pedro Ipiranga Júnior
Palavra-chave:
Ancient novel;
Ancient theater;
Rhetorical discourses
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literaturas Clássicas; Retórica na Antigüidade;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literaturas Clássicas; Romance antigo
resumo ...
|
Pedro Ipiranga Júnior
Palavra-chave:
retórica na Antigüidade;
Romance antigo;
teatro na Antigüidade
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literaturas Clássicas; Retórica na Antigüidade;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literaturas Clássicas; Romance antigo
resumo ...
|
Yuri Behr;
Clayton Rosa Mamedes;
CHUEKE, ISAAC
Palavra-chave:
Musical composition;
Teaching;
Poetics;
creativity
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Pesquisa e Recuperação de Acervo Histórico Fonográfico;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Composição Musical
resumo ...
|
Ruth Bohunovsky;
Cristiane Gonçalves Bachmann
Palavra-chave:
Elfriede Jelinek;
Tradução literária;
Eurídice e Orfeu;
iintertextualidade;
feminismo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Tradução
resumo ...
|