Morgan Jennaton;
Claire Lamine;
Helga Morales;
Leticia Durand;
Brandenburg, Alfio
Palavra-chave:
Ecologia Politica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia Ambiental
resumo ...
|
Polyana Lunelli;
Ana Lorena de Oliveira Bruel
Palavra-chave:
Políticas Educacionais;
Trajetórias escolares;
Programa Bolsa Família;
segregação espacial
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Política Educacional
resumo ...
|
Claudete de Castro Silva Vitte
Palavra-chave:
Unasul;
Regionalismo;
organizações de integração regional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Geografia; Geografia das Relações Internacionais
resumo ...
|
AMORIM MONTEIRO, JULIA;
Camila Silveira da Silva
Palavra-chave:
Cecília Meireles;
poesia;
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; ensino de ciencias; Ensino de Ciências;
Ciências Humanas; Educação; Educação não-formal e divulgação científica
resumo ...
|
Alex Branco Fraga;
Daniela Lagranha;
Ana Paula Dahlke;
Adriane Vieira;
Andressa Marques da Silva
Palavra-chave:
Educação de Pós-Graduação;
Grupos de Pesquisa;
Pandemia COVID-19. Vida
Áreas do conhecimento:
Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular;
Ciências da Saúde; Saúde Coletiva;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Carlos Alberto Medeiros Lima
Palavra-chave:
enfermidades cardiovasculares;
tráfico interno de escravos;
endemias;
Escravidão;
Urbanização
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Império
resumo ...
|
Marcos Antonio Manoel Júnior;
Cláudio de Sá Machado Júnior
Palavra-chave:
Valiant Hearts;
Ubisoft;
games;
História;
Representações interativas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Adolfo Antonio Hickmann;
Araci Asinelli da Luz
Palavra-chave:
Adolescente aprendiz;
Bioecologia do Desenvolvimento Humano;
Educação;
Família;
Mesossistema família-escola
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
PALÚ, JANETE;
Ângelo Ricardo de Souza
REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696,
v. 6,
p. 1-25,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
Estado do Conhecimento;
Políticas Educacionais;
Gestão educacional;
Governança
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
(en)
This article aims to trace the state of knowledge about education and school administration, faced to the neoliberal reform links, highlighted in academic research at PhD level (theses) produced by Brazilian researchers. To this end, we analyzed the summary of 25 theses, collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using, for data interpretation, the Content Analysis techniques proposed by Bardin (2016). Those research show that education and school administration have changed with the adoption of "new" governance forms and models, with the managerialism principles and new public management, assuming entrepreneurial features. The performance of private actors, from the third sector and the state sector was evidenced through different arrangements and its combinations in the policies formulation, conduction and execution, as well as in the education management. It is noted that there is an emptying of the concept of democratic administration printed in Brazilian legislation. The theses are consistent with the literature on the subject, presenting a critical and current reading, however there are gaps regarding the broad panorama and the recent transformations and guidelines evidenced in the Brazilian context.
Keywords: State of knowledge. Education policies. Education and school administration. Governance.
(es)
Este artículo tiene como objetivo rastrear el estado del conocimiento sobre gestión de la educación y de la escuela, a partir de los hitos de la reforma neoliberal, resaltados en la investigación académica a nivel de doctorado (tesis) elaborada por investigadores brasileños. Para tanto, analizamos el resumen de 25 tesis, recopilado en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Para la interpretación de los datos utilizamos las técnicas de Análisis de Contenido propuestas por Bardin (2016). Las investigaciones muestran que la gestión de la educación y de la escuela han experimentado cambios con la adopción de "nuevas" formas y modelos de gobernanza, con principios de gerencialismo y con la nueva gestión pública, asumiendo características empresariales. El desempeño de los actores privados, del tercer sector y del sector estatal se evidenció a través de diferentes arreglos y combinaciones en la formulación, conducción y ejecución de políticas, gestión y provisión de educación. Se nota que hay un vaciamiento del concepto de gestión democrática impreso en la legislación brasileña. Las tesis son consistentes con la literatura sobre el tema, presentando una lectura crítica y actual, sin embargo, existen vacíos respecto al amplio panorama y a las recientes transformaciones y lineamientos evidenciados en el contexto brasileño.
Palabras clave: Estado del conocimiento. Políticas educativas. Gestión de la educación y de la escuela. Gobernanza.
(pt)
Este artigo tem por objetivo traçar o estado do conhecimento acerca da gestão da educação e da escola, a partir dos marcos da reforma neoliberal, destacados nas pesquisas acadêmicas em nível de doutorado (teses) produzidas por pesquisadores (as) brasileiros (as). Para tanto, recorremos à análise do resumo de 25 teses, coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a interpretação dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo propostas por Bardin (2016). As pesquisas apontam que a gestão da educação e da escola passou por transformações com a adoção de “novas” formas e modelos de governança, princípios do gerencialismo e da nova gestão pública, assumindo feições empresariais. Evidenciou-se a atuação de atores privados, do terceiro setor e do setor estatal por meio de diferentes arranjos e combinações na formulação, condução e execução das políticas, gestão e oferta da educação. Denota-se que há um esvaziamento da concepção de gestão democrática impressa na legislação brasileira. As teses coadunam com a literatura da temática, apresentando uma leitura crítica e atual, todavia há lacunas no que diz respeito ao amplo panorama e às transformações e pautas recentes evidenciadas no contexto brasileiro.
Palavras-chave: Estado do conhecimento. Políticas Educacionais. Gestão da educação e da escola. Governança.
|
Antonio Cesar de Almeida Santos
Palavra-chave:
Decoro;
léxico;
Portugal;
Século XVIII
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea
resumo ...
Resumo Neste texto, pretendo apresentar uma discussão sobre o uso e os significados da palavra...
|