Ricardo Michael Pinheiro Silveira;
Claudinei Tarboda da Silveira
Palavra-chave:
cartografia geomorfológica;
Mapeamento do relevo;
cartografia temática;
Geomorfologia
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Meteorologia; Meteorologia Dinâmica
resumo ...
(en)
The representations of the land surface, transcribed by geomorphological cartography, raise discussions historically guided by the multiscale complexity of the features and processes linked to the modeling of the surface. Especially since the 1950s, it is considered that a geomorphological map must represent, in an integrated way, information regarding the land surface dimension (morphometry), aspect (morphography), origin (morphogenesis), active processes (morphodynamics) and age (morphochronology). Within the scope of the aforementioned precepts, this study aimed to analyze geomorphological maps of different areas, scales, dates and geomorphological contexts under the theoretical (concepts and assumptions of geomorphological mapping) and thematic (graphical implantation and construction of the legend). 57 geomorphological maps were analyzed, categorized into: national mappings, regions (specific areas) and states in Brazil. Thematic variables were adopted as the criterion for thematic analysis, within the scope of graphic semiology, for each potentially mapped elementary geomorphological aspect: morphometry, morphography, morphogenesis, morphodynamics and morphochronology. The results showed that national maps have sophisticated legend systems, maps of regions meet specialized demands and state maps prioritize the mapping of large morphographic units. 56% of the analyzed maps represented all the required geomorphological aspects, although some implicitly. Individually, morphogenesis (61.4%) and morphography (52.6%) were the aspects most emphasized in the analyzed maps. Finally, it is concluded that the multiscalar temporal-spatial and theoretical-methodological conceptions intrinsic to the mappings, in addition to the characteristics of the local land surface, are factors that hinder standardization and replication of the legends.
(pt)
As representações do relevo, transcritas pela cartografia geomorfológica, suscitam discussões historicamente pautadas pela complexidade multiescalar das feições e processos vinculados à modelagem da superfície. Sobretudo desde a década de 1950, considera-se que um mapa geomorfológico deve representar, de modo integrado, informações referentes à dimensão (morfometria), aspecto (morfografia), origem (morfogênese), processos atuantes (morfodinâmica) e a idade (morfocronologia) do relevo. No âmbito dos preceitos mencionados, este trabalho objetivou analisar mapas geomorfológicos de distintos recortes espaciais, escalas, datas e contextos de relevo sob a perspectiva teorética, que compreende conceitos e pressupostos da cartografia geomorfológica, e temática, que contempla a implantação gráfica e construção da legenda. Foram analisados 57 mapas geomorfológicos, categorizados em: mapeamentos nacionais, de regiões (recortes geográficos específicos) e de estados do Brasil. Adotou-se como critério de análise temática as variáveis visuais, no âmbito da semiologia gráfica, para cada aspecto geomorfológico elementar potencialmente mapeado: morfometria, morfografia, morfogênese, morfodinâmica e morfocronologia. Os resultados evidenciaram que os mapas nacionais possuem sofisticados sistemas de legenda, os mapas de regiões atendem demandas especializadas e os mapas estaduais priorizam o mapeamento de grandes unidades morfográficas. 56% dos mapas analisados representaram todos os aspectos geomorfológicos requeridos, ainda que alguns de modo implícito. Individualmente, a morfogênese (61,4%) e a morfografia (52,6%) foram os aspectos mais enfatizados nos mapas analisados. Conclui-se, por fim, que as concepções multiescalares têmporo-espaciais e teórico-metodológicas intrínsecas aos mapeamentos, além das características do relevo local, são fatores que dificultam padronizações e replicações de legendas.
|
KLEUSER, EVELYN;
Carlos Eduardo de Mesquita Barros;
ARCHANJO, CARLOS JOSÉ;
DRESSEL, BÁRBARA CAROLINA;
GUSTAVO DE CASTRO, LUÍS
Palavra-chave:
Granito do Cerne;
Anisotropia de suscetibilidade magnética;
geocronologia;
gravimetria
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geologia; Geocronologia;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geofísica; Gravimetria;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geologia; Geologia Regional
resumo ...
|
WINIEWSKI, VANESSA;
SILVA, ADSON;
ALVAREZ, KATTLEEN;
SÁ, EDUARDO L.;
SALVADOR, MARCOS J.;
Stefanello, Maria Élida Alves
QUIMICA NOVA,
v. 44,
n. 3,
p. 284-287,
2021
Palavra-chave:
Gesneriaceae;
Sinningia;
Naftoquinona
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Química; Química Orgânica; Química dos Produtos Naturais
resumo ...
|
Joszislaine da costa;
Sebastião Ribeiro Júnior
Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento,
v. 06,
n. 07,
p. 68-81,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
ferramentas;
ensino;
Lógica de programação
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software
resumo ...
|
Caio dos Anjos Paiva;
RAPHAEL GONÇALVES DE CAMPOS;
Silvana Philippi Camboim
The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences,
v. XLVI-4/W2-2021,
p. 119-122,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
Collective Space Intelligence;
Geospatial Data Quality;
OpenStreetMap
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software
resumo ...
|
BUFFON, ELAIZ APARECIDA MENSCH;
Francisco de Assis Mendonça
Palavra-chave:
vant;
Inundações urbanas;
Mapeamento;
riscos ambientais
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Geografia Física; Climatologia Geográfica;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia
resumo ...
|
Thiago Oliveira;
Lúcio de Medeiros;
Daniel Henrique Marco Detzel
INTERNATIONAL JOURNAL OF HOUSING MARKETS AND ANALYSIS (PRINT),
v. ahead-of-print,
n. ahead-of-print,
p. 1
2021
DOI
Palavra-chave:
Real Estate Appraisal;
Caixa Econômica Federal;
data mining;
algorithms;
Weka;
Statistics
resumo ...
Real estate appraisals are becoming an increasingly important means of backing up financial operations based on the values of these kinds of assets. However, in very large databases, there is a reduction in the predictive capacity when traditional methods, such as multiple linear regression (MLR), are used. This paper aims to determine whether in these cases the application of data mining algorithms can achieve superior statistical results. First, real estate appraisal databases from five towns and cities in the State of Paraná, Brazil, were obtained from Caixa Econômica Federal bank.,After initial validations, additional databases were generated with both real, transformed and nominal values, in clean and raw data. Each was assisted by the application of a wide range of data mining algorithms (multilayer perceptron, support vector regression, K-star, M5Rules and random forest), either isolated or combined (regression by discretization – logistic, bagging and stacking), with the use of 10-fold cross-validation in Weka software.,The results showed more varied incremental statistical results with the use of algorithms than those obtained by MLR, especially when combined algorithms were used. The largest increments were obtained in databases with a large amount of data and in those where minor initial data cleaning was carried out. The paper also conducts a further analysis, including an algorithmic ranking based on the number of significant results obtained.,The authors did not find similar studies or research studies conducted in Brazil.
|
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes;
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes
Palavra-chave:
Educação Ambiental;
formação de professores;
preferências ambientais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educacao Ambiental;
Ciências Exatas e da Terra; Física; Educação; Professor
resumo ...
(en)
This paper presents an analysis of the conceptions about Environmental Education of the teachers of municipal basic education schools, in Matinhos, Paraná, Brazil. The research was quantitative and qualitative approaches. In the quantitative approach a questionnaire was elaborated with questions based on overall themes of the Environmental Education considering the relationship between the human being and the environment, with the participation of 51 teachers. The analysis was carried out using a statistical survey. In the qualitative approach a total of 13 teachers were interviewed and after the interviews were transcribed and analyzed by the Discursive Textual Analysis. The results show preservationists/conservationists aspects and a understanding of the interdependence with the nature, without a degree of significant deepening. Results also showed an enhancement the environment and understandings of the current contradictions connecting different areas of the knowledge. Such characteristics of results shows potential to construct with these teachers’ new possibilities in the relations between the human being and nature.
(es)
Se presenta un análisis de las concepciones de Educación Ambiental de los maestros de las escuelas municipales de Matinhos, Paraná, Brasil. La investigación fue enfoques cuantitativos y cualitativos. En el enfoque cuantitativo se elaboró un cuestionario con preguntas basadas en temas generales de la Educación Ambiental considerando la relación entre el ser humano y el medio ambiente, con la participación de 51 maestros. El análisis se realizó a través de la metodología estadística. En el enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas con 13 maestros y ellas fueron transcritas y analizadas utilizando la técnica de Análisis Textual Discursivo. Los resultados muestran aspectos conservacionistas y una comprensión de la interdependencia con la naturaleza, aunque sin un grado significativo de profundización. Los resultados también mostraron una apreciación del medio ambiente y la comprensión de las contradicciones actuales que conectan diferentes áreas del conocimiento. Tales características de los resultados muestran potencialidades de los maestros construir nuevas posibilidades para relacionarse con la naturaleza.
(pt)
Este artigo apresenta uma análise das concepções de Educação Ambiental de professores(as) das escolas municipais de Matinhos, no estado do Paraná, Brasil. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo. No primeiro, foi elaborado um questionário, cujas questões se basearam em temas gerais da Educação Ambiental, considerando as relações entre o ser humano e o meio ambiente, em que houve a participação de 51 professores(as). A análise ocorreu através do levantamento estatístico. No segundo, foram realizadas entrevistas com 13 professores(as) que foram transcritas e analisadas através da técnica da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram aspectos preservacionistas/conservacionistas e uma compreensão de interdependência com a natureza, embora sem um grau de aprofundamento significativo. Também mostraram uma valorização do meio ambiente e compreensões das contradições existentes na atualidade, fazendo relações com diferentes áreas do conhecimento. Tais características dos resultados mostram o potencial dos(as) professores(as) em construir novas possibilidades de relacionamento com a natureza.
|
KRUPCZAK, CARLA;
Joanez Aparecida Aires;
Camila Silveira da Silva
Palavra-chave:
educação em museus;
práticas museais;
Ações educativas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação não-formal e divulgação científica;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Educação em Museus;
Ciências Exatas e da Terra; Química; Ensino de Ciências
resumo ...
(en)
This article aims to map and analyze changes in museum definitions in Brazil and how they relate to museum education from the analysis of Brazilian scientific production. This is a qualitative bibliographic research. The data was constituted from the CAPES Thesis and Dissertations Catalog from 1987 to 2017 in ten-year intervals and explored through Content Analysis. The results show that museum definitions have changed over time giving more value to educational practices. However, more than half of the studies do not show a direct definition of a museum. The lack of conceptual clarity about museum education can contribute to less critical pedagogical trends compromising the educational potential of these institutions.
(es)
Este artículo tiene como objetivo mapear y analizar los cambios en las definiciones de museo en Brasil y cómo estas se relacionan con la educación museística a partir del análisis de la producción científica brasilera. Se trata de una investigación bibliográfica cualitativa. Los datos fueron relevados del Catálogo de Tesis y Disertaciones CAPES, de 1987 a 2017, en intervalos de diez años, y explorados a través del Análisis de Contenido. Los resultados muestran que las definiciones de museo han cambiado con el tiempo, dando más valor a las prácticas educativas. Sin embargo, más de la mitad de las investigaciones no muestran una definición directa de museo. La falta de claridad conceptual sobre la educación museística puede contribuir a tendencias pedagógicas menos críticas, comprometiendo el potencial educativo de estas instituciones.
(pt)
Este artigo objetiva mapear e analisar as mudanças nas definições de museu no Brasil e como estas se relacionam com a educação museal a partir da análise da produção científica brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Os dados foram constituídos a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 1987 a 2017, em intervalos de dez anos, e explorados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que as definições de museu mudaram ao longo do tempo, passando a valorizar mais as práticas educativas. Entretanto, mais da metade das pesquisas não exibe uma definição direta de museu. A falta de clareza conceitual sobre educação museal pode contribuir para que tendências pedagógicas menos críticas aconteçam, comprometendo as potencialidades educativas destas instituições.
|
Bruno Boschilia;
Wanderley Marchi Júnior
ESPORTE E SOCIEDADE,
v. 34,
n. 12,
p. 1-19,
2021
Palavra-chave:
tecnologia esportiva;
video assistent referee;
futebol;
fair play;
Sociologia do Esporte
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Sociologia do Esporte;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Educação Física
resumo ...
|