Publicações - linguística, letras e artes


FRANÇA, ANA CLAUDIA CAMILA VEIGA DE; Ronaldo de Oliveira Corrêa
Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 54, p. 233-250, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Helena Solberg; documentário; TELEVISÃO; História do Cinema Brasileiro
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Linguística, Letras e Artes; Artes; Cinema; Linguística, Letras e Artes; Artes; Fundamentos e Crítica das Artes; História da Arte
resumo ...
(en) This paper argues that Raymond Williams’ ideas about television as cultural form and experience broaden the understanding the trajectory of Helena Solberg’s, a Brazilian filmmaker who directed several documentaries for a North American television station in the 1980s. To support this argument, we rely on the analysis made by Williams in Television a (1974) and the research on the Helena Solberg trajectory carried out by Mariana Tavares and Ana Maria Veiga. As a result, we explain how Helena’s documentaries, funded and broadcast by PBS (Public Broadcasting Service), constitute more democratic uses and practices that, considering Williams, can be better contextualized and understood.
(pt) Este ensaio circunscreve o seguinte argumento: as ideias de Raymond Williams sobre a televisão como forma e experiência cultural ampliam a compreensão sobre o período em que a cineasta brasileira Helena Solberg dirigiu diversos documentários para uma emissora de televisão norte-americana na década de 1980. Para sustentar este argumento, nos apoiamos em análises tecidas por Raymond Williams em Television (1974) e nas pesquisas sobre a trajetória de Helena Solberg realizadas por Mariana Tavares e Ana Maria Veiga. Como resultado, esperamos explicitar como os documentários dirigidos por Helena, financiados e exibidos pela emissora estadunidense Public Broadcasting Service (PBS), integram usos e práticas televisivas mais democráticas, que a partir de Williams podem ser mais bem contextualizadas e compreendidas.
Giselly Brasil; WEBBER, GABRIEL; STORALLI, LIGIA
REVISTA NUPEART, v. 23, p. 258-276, 2020 DOI
Palavra-chave: Arte Contemporânea; Arte e educação
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Arte Contemporânea
resumo ...
(pt) Este texto é um relato de experiência do Projeto Horta Teatro. O projeto acontece na interface entre arte e educação e tem como objetivo promover experiências sensíveis a partir de práticas que estimulam relações entre corpo, espaço e palavra. Ativar o olhar e a percepção para o entorno é intervir no ambiente, é produzir possibilidades de diálogo com o meio. No processo educativo aqui proposto a produção de arte se fundamenta em práticas de corpo e movimento, experimentos teatrais e leituras que acontecem em diferentes espaços. O ponto de encontro é o espaço em torno de uma horta cultivada pelos participantes. As experiências aqui relatadas são ações poéticas que surgiram a partir de elementos da escrita do poeta Manoel de Barros. A palavra aparece no mundo como disparadora de sentidos e sensações. Potencialidades da palavra e do corpo foram experimentadas em diferentes processos de criação e intervenções poéticas.
Milena Ribeiro Martins
BRASIL/BRAZIL REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA / A JOURNAL OF BRAZILIAN LITERATURE, v. 33, p. 31-53, 2020
Palavra-chave: HISTÓRIA DO LIVRO; história da literatura; Olivio Montenegro; Romance
resumo ...
Anita Helena Schlesener
AMMENTU - Bollettino Storico e Archivistico del Mediterraneo e delle Americhe., v. 2, p. 103-117, 2020 DOI
Palavra-chave: Linguagem; Hegemonia; Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Sociolingüística e Dialetologia
resumo ...
(en) This article takes up some aspects of Gramsci’s writings: the question about language and its political and pedagogical meaning is important based on the understanding that language, in Gramsci’s reading, has a political and metaphorical dimension and, as such, translatable, enabling the relationship of the knowledges with each other and between them and the real lived. At the same time, the language due to its political dimension, it becomes an important instrument for consolidating hegemony. Education becomes a mediator in the movement to overcome the dominant ideological horizon, which makes it possible to question and renew language.
(it) Questo articolo riprende alcuni aspetti degli scritti di Gramsci: la questione del linguaggio e del suo significato politico e pedagogico è importante in base alla comprensione che il linguaggio, nella lettura di Gramsci, ha una dimensione politica e metaforica e, come tale, può essere tradotta, e consente il rapporto di conoscenza tra loro e con il reale vissuto. Allo stesso tempo, grazie alla sua dimensione politica, diventa uno strumento importante per consolidare l’egemonia. L’istruzione diventa un mediatore nel movimento per superare l’orizzonte ideologico dominante nella misura in cui consente di interrogare e rinnovare la lingua.
(pt) Este artigo retoma alguns aspectos dos escritos de Gramsci: a pergunta sobre a linguagem e seu significado político e pedagógico é importante a partir do entendimento que a linguagem, na leitura de Gramsci, tem uma dimensão política e metafórica e, como tal, traduzível, viabilizando a relação dos saberes entre si e destes com o real vivido. Ao mesmo tempo, por sua dimensão política, torna-se um instrumento importante de consolidação da hegemonia. A educação torna-se mediadora no movimento de superação do horizonte ideológico dominante na medida em que possibilita o questionamento e a renovação da linguagem.
Andre Pietsch Lima; Andrea Maria Fedeger
ALEGRAR (CAMPINAS), v. 1, n. 24, p. 1-8, 2020 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências da Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
Ivan Eidt Colling
REVISTA X, v. 15, n. 6, p. 793-817, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Filosofia da Linguagem; Esperanto; Logicidade nas línguas; Línguas filosóficas
resumo ...
(pt) A relação entre o plano da expressão e o plano do conteúdo serve como fundamento para uma discussão sobre logicidade, regularidade e perfeição nas línguas. No séc. 17, a movimentação em torno das línguas filosóficas universais promoveu uma tentativa de congruência, de mapeamento conforme entre esses planos, o que implica uma classificação rigorosa de coisas e de noções. Nessas propostas, de concepção apriorística, buscava-se eliminar ambiguidades e dubiedades a fim de que os conceitos ficassem transparentes, límpidos; seu principal objetivo era ajudar a raciocinar. O esperanto, por sua vez, teve início no séc. 19 sob uma perspectiva inteiramente diferente: é planejada a posteriori , concebida como auxiliar para a comunicação de pessoas que não compartilham a mesma língua materna. Com uma história de 133 anos, é atualmente uma língua viva, utilizada por uma comunidade dispersa no mundo. Pretendo apresentar uma visão geral sobre línguas filosóficas e sobre línguas planejadas que enfocam a lógica e contrastar os ideais de perfeição e logicidade existentes nesses projetos com o que se encontra no esperanto. Além disso, pretendo ilustrar como nesta língua se equilibram regularidade e flexibilidade, liberdade, fluidez, com base em elementos de sua morfologia.
Eliane Regina Crestani Tortola; Larissa M Lara
Gender and Language, v. 14, p. 409-428, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: bodies; Women; Chiquinha Gonzaga; device; discourse; Brazil
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências da Saúde; Educação Física; Gênero e Diversidade Sexual; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Sociolingüística e Dialetologia
resumo ...
(en) This paper discusses the objectification of women’s bodies in the discursive regularities present in the musical compositions of Chiquinha Gonzaga, a late nineteenth and early twentieth century composer from Rio de Janeiro, Brazil. Guided by Foucauldian discourse analysis, the paper argues that enunciations emerging from Gonzaga’s songs are triggered by the devices of sexuality, racial whitening, resistance, confession and marriage. Based in a musical discourse that references women with terms such as maiden, seducer, flirt, tasty and mulatto, these enunciations are demarcated by hierarchies of gender, ethnicity and social class. Even though the enunciations under investigation are associated with a particular musical era in Rio de Janeiro’s history, they are not far removed from dominant enunciations about women in contemporary Brazil. This suggests the difficulty of breaking away from representations that subjugate women, particularly when the patriarchal power relations that enabled these representations remain prominent.
FRANÇA, ANA CLAUDIA CAMILA VEIGA DE; Ronaldo de Oliveira Corrêa
Rebeca, v. 9, n. 1, p. 98-113, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: história do cinema; mulheres no cinema; cinemateca de Curitiba
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Linguística, Letras e Artes; Artes; Cinema; Linguística, Letras e Artes; Artes; Fundamentos e Crítica das Artes; História da Arte
resumo ...
(pt) Nossa intenção neste artigo é descrever algumas atividades realizadas por mulheres durante as décadas de 1970 e 1980 a partir da Cinemateca de Curitiba. Para tanto, utilizamos um conjunto heterogêneo de fontes, a saber, notícias de jornais, documentos e entrevistas realizadas a partir de procedimentos da história oral com Francisco Santos, Solange Stecz, Berenice Mendes, Gisele Mendes e Dinah Pinheiro. Por resultados, esperamos explicitar como estas e outras mulheres participaram de cursos de formação em cinema, da organização de exibições de filmes e de atividades de preservação e pesquisa sobre o cinema paranaense, ações importantes para o circuito cinematográfico de produção e circulação da cidade.
Alicja Maria Goczyla Ferreira
Polonistyka. Innowacje, v. 1, n. 10, p. 59-78, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: língua polonesa no Brasil; bilinguísmo; ensino de língua polonesa como língua de herança
resumo ...
(en) The aim of this article is to present the results of research conducted in one of the Polish colonies in South Brazil. The object of the research were Polish language lessons taking place in this rural community. The methodological tools were: a questionnaire, answered by all the students, lessons observations and interviews with volunteers among the students and with the teacher. The article discusses the context and the conditions in which the lessons are held. It describes the students group, which is very diversified in terms of age and language competence. It was established that, depending on the definition applied, all the students or a part of them can be classified as heritage language learners (HLLs). The learners reasons for starting Polish classes and their objectives were also examined. Based on the observations and the interviews, it was concluded that the lessons are not adjusted to HLLs` needs, mainly due to the lack of access to specific teacher training and materials.
(pl) Celem niniejszego artykułu jest przedstawienie wyników badań, których przedmiotem były zajęcia z języka polskiego odbywające się w jednej z polskich kolonii w Południowej Brazylii. Narzędziami metodologicznymi były: ankieta wypełniona przez wszystkich uczących się, obserwacje zajęć oraz rozmowy przeprowadzone z ochotnikami i z nauczycielką. W tekście omówiono kontekst i warunki, w jakich zajęcia się odbywają, oraz opisano grupę uczących się, bardzo zróżnicowaną pod względem wieku i poziomu kompetencji polonistycznych. Ustalono, iż zależnie od przyjętej definicji, wszyscy bądź część uczestników zajęć może zostać zaklasyfikowana jako uczący się języka polskiego jako odziedziczonego (UJOdz). Przeanalizowano również powody podjęcia nauki przez uczących się oraz jej cele. Na podstawie obserwacji oraz rozmów z uczestnikami wywnioskowano, że zajęcia nie są dostosowane do potrzeb UJOdz, czego głównym powodem jest brak dostępu do specjalistycznych szkoleń dla nauczycieli i odpowiednich materiałów dydaktycznych.
Ronaldo de Oliveira Corrêa
Fotocronografias, v. 06, n. 15, p. 120-127, 2020 Home page
Palavra-chave: imagem técnica; erótica das formas expressivas; Crítica; antropologia com imagens; confinamento
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia visual; Ciências Humanas; Antropologia; Linguística, Letras e Artes; Artes; Fotografia
resumo ...
Ronaldo de Oliveira Corrêa[1]
Total de registros: