Publicações - ciências humanas


Renan Friguetto
Intus-Legere Historia, v. 15, n. 2, p. 288-311, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Antiguidade Tardia; Exilios; Lex Visigothorum; Monarquias romano-bárbaras; Reino Hispano-visigodo de Toledo; Visigodos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História Antiga e Medieval
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(es) Los estudios relacionados al mundo del Mediterráneo en la Antigüedad Tardía recibieron en las primeras décadas del siglo XXI una nueva mirada que está ampliando nuestros conocimientos sobre las relaciones de poder existentes en las monarquías romanobárbaras establecidas en los territorios del antiguo Imperio Romano de Occidente entre los siglos VI y VII. En este estudio, centraremos nuestro análisis sobre las disputas políticas que provocaron enfrentamientos, revueltas y rebeliones que colocaban frente a frente los grupos aristocráticos y el poder regio en el reino hispanogodo de Toledo. Como consecuencia de estas rivalidades regio-aristocráticas, encontramos el recrudecimiento de la reacción regia a través de la imposición de penalidades y castigos contenidos en las normas jurídicas laicas y canónicas contra los traidores y conspiradores que rompían con su juramento de fidelidad.
Elias Antunes dos Santos; Marinez Cargnin-Stieler; Sérgio Camargo
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. Exrta, n. 1, p. 483 2021 Home page
Palavra-chave: Ensino de Ciênciase Matemática na Engenharia; projetos interdisciplinares; Formação de professores de Ciências; Ensino Superior
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA; Educação em Ciências e em Matemática
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Luiz Carlos Ribeiro; Ernesto Sobocinski Marczal
Revista de História da Unisinos, v. 25, n. 1, p. 122-132, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Copa de 1978; futebol; Argentina; FRANCA; Política
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) Considering the intellectual, political and sportive environment of the 70’s, this article analyzes some narratives around the realisation of the Football World Cup in Argentina, in 1978. The narratives found in the media and in left-wing political parties are those prioritized in the analysis. Based on the relation between football, history and politics, the article problematizes the tension between a rational and objective vision of political discourses and the passion imposed by football. The environments are the intellectual and political confrontations in Argentina and in France, where an international movement of boycott to the World Cup spread from.
(pt) Considerando o ambiente intelectual, político e esportivo dos anos 70, o presente artigo analisa algumas narrativas em torno da realização da Copa do Mundo de Futebol na Argentina, em 1978. Imprensa e partidos políticos de esquerda são os discursos priorizados na análise. A partir da relação futebol, história e política, o artigo problematiza a tensão entre uma visão racional e objetiva dos discursos políticos e a passionalidade imposta pelo futebol. Os ambientes são os confrontos intelectuais e políticos na Argentina e na França, de onde se propagava um movimento internacional de boicote à realização da Copa do Mundo.
JACKIW, ELIZANDRA; Sonia Maria Chaves HARACEMIV; BENVENUTTI, CRISTIANE DALL'AGNOL DA SILVA
Teias (Rio de Janeiro), v. 22, n. 67, p. 7-17, 2021 DOI
Palavra-chave: Educação; Amorosidade; Paulo Freire; Humberto Maturana
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) O artigo tem como objetivo tecer aproximações filosóficas entre Paulo Freire (1921-1997) e Humberto Maturana (1928-2021) a respeito do conceito de amorosidade e seus desdobramentos para o ato educativo. Caracteriza-se como um estudo do tipo revisão de literatura (Hohendorff, 2014), em que buscou-se evidenciar aproximações entre os autores de modo a refletir sobre os sentidos e significados da amorosidade como campo ontológico das relações humanas, especialmente àquelas estabelecidas no ato de educar. Apesar de partirem de matrizes epistemológicas distintas, pois Freire (1921-1997) se baseia na práxis e na dialética em busca de uma pedagogia libertadora, enquanto Maturana (1928-2021) explica o conhecer pelo viés da Biologia, pontos de convergência são possíveis a partir do entendimento do amor/amorosidade como condição da socialização humana. A discussão sinaliza que o amor/amorosidade é a verdadeira condição para a coexistência humana e a convivência social. Entendido como a aceitação do outro em sua diferença e diversidade, o amor deve ser o fundamento do ato educativo para a construção de espaços de convivência horizontalizados na busca da consciência crítica e emancipatória do sujeito.
Antonio Edmilson Paschoal
International Journal of Philosophy, v. 5, n. 12, p. 32-51, 2021
Palavra-chave: Nietzsche; Derrida; Ecce homo; corpo; Corpus
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia
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Déborah Helenise Lemes de Paula; Marynelma Camargo Garanhani
ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 23, n. 44, p. 1736-1754, 2021 DOI
Palavra-chave: Brincadeira e Educação Infantil; Avaliação e Educação Infantil; Propostas Pedagógicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação Infantil
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Simone Aparecida Ribeiro de Lima; Liane Maria Bertucci
Revista do NUPEM, v. 13, p. 192-209, 2021 DOI
Palavra-chave: Lepra; laborterapia; Medicamentos; hanseníase
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História da Saúde e Doenças e da Educação
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(en) The Santa Teresa Colony, in São Pedro de Alcântara, State of Santa Catarina, inaugurated in 1940, was built in accordance with the national legislation that required the compulsory hospitalization of lepers, pharmacotherapy and occupational therapy. In this article, we address aspects of prior proposals and the agreement between the federal and state governments that culminated in the building of this institution in the State of Santa Catarina. We discuss medical prescriptions or suggestions for the work and recreation of in-patients, such as farming activities, and dances and carnival blocks. The evidence of these activities afforded a glimpse of how the therapeutic practices undertaken by the men and women of the Santa Teresa Colony gained nuances and unique meanings for these lepers, thus opening cracks in the established system (Certeau, 2011). In preparation for this article, doctors’ books and reports, memorial texts of former patients, material filed at the former colony, government reports, federal and state legislation and journals were researched.
(es) La Colonia Santa Teresa, en São Pedro de Alcântara (SC), inaugurada en 1940, fue construida según la legislación nacional que preveía la internación obligatoria de leprosos, farmacoterapia y terapia laboral. En este artículo discutimos aspectos de propuestas anteriores y del acuerdo entre el gobierno estatal y federal, que culminó con la construcción de la institución en Santa Catarina. Discutimos prescripciones o sugerencias médicas para el trabajo y la recreación de los internos, como las actividades agrícolas y los bailes y bloques de carnaval. Las evidencias de estas actividades hicieron posible vislumbrar cómo las prácticas terapéuticas realizadas por los hombres y mujeres de la Colonia Santa Teresa adquirieron contornos y significados peculiares para estos leprosos, capaces de abrir grietas en el orden establecido (Certeau, 2011). La investigación presentada en este artículo se hizo por meio de libros e informes médicos, memorias de ex internos, material archivado en la ex colonia, informes gubernamentales, legislación (federal y estatal) y publicaciones periódicas.
(pt) A Colônia Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara (SC), inaugurada em 1940, foi construída de acordo com a legislação nacional que previa o internamento compulsório de leprosos, terapia medicamentosa e laborterapia. Nesse artigo abordamos aspectos de propostas prévias e do acordo, entre governo estadual e federal, que culminou na construção da instituição catarinense. Discutimos prescrições ou sugestões médicas para o trabalho e a recreação dos internos, tais como a realização de atividades agrícolas e os bailes e blocos de carnaval. Os indícios dessas atividades tornaram possível um vislumbre sobre como as práticas terapêuticas realizadas pelos homens e mulheres da Colônia Santa Teresa ganharam contornos e significados peculiares para esses leprosos, podendo abrir frestas na ordem estabelecida (Certeau, 2011). Para realizar esse artigo foram pesquisados: livros e relatos de médicos, textos memorialís-ticos de ex-internos, material arquivado na ex-colônia, relatórios governamen-tais, legislação (federal e estadual) e periódicos.
Geraldo Becker; Ana Claudia Urban
Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 52144-52159, 2021 DOI
Palavra-chave: Educação Histórica; ENSINO MÉDIO
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Este artigo apresenta algumas reflexões referentes ao desempenho mental da constituição de sentido dedicada à experiência do tempo como fundamento da consciência histórica humana. O objetivo foi entender que sentidos históricos 37 estudantes que cursam a 2ª Série do Ensino Médio de um colégio da região Leste da cidade de Curitiba-PR apresentavam em suas narrativas sobre a crise política, econômica e social atual na Venezuela e qual a relação com a vida prática destes. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a metodologia foi desenvolvida por meio de um instrumento composto de 2 (duas) partes: a primeira, continha 9 (nove) fontes que apresentavam temáticas sobre alguns momentos da história atual da Venezuela e a segunda, uma questão elaborada no intuito de levar os estudantes a utilizarem seus acervos do saber histórico para escolherem qual/ais fonte/s apresentada/s seria/m utilizada/s para a elaboração de narrativas. Para tanto esta pesquisa foi desenvolvida dentro do quadro teórico e metodológico da Educação Histórica e da teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, relativa às quatro operações mentais da constituição de sentido experiência ou percepção, interpretação, orientação e motivação. Algumas considerações importantes podem ser apontadas a partir desta pesquisa: a primeira diz respeito aos conhecimentos históricos que os estudantes possuíam sobre esta temática, a segunda, sobre os motivos que levaram os estudantes a escolherem as fontes apresentadas para a construção de suas narrativas e a terceira, está relacionada aos sentidos atribuídos a partir da escolha das fontes e a relação com a vida prática.
Tatiana da Silva Bidinotto; Maurício Cesar Vitória Fagundes
INTERAÇÃO (CURITIBA), v. 21, n. 1, p. 87-107, 2021 DOI
Palavra-chave: cultura popular; Prática Pedagógica; formação de professores; Educação Infantil
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Formação de Professores; Ciências Humanas; Educação; Didática; Docência Universitária; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
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(pt) Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de a cultura popular provocar rupturas e/ou inovações nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil. A metodologia da pesquisa que deu corpo a este artigo foi a participante. Os sujeitos foram professoras da Educação Infantil de uma rede pública municipal de ensino do Estado do Paraná. A pesquisa revelou que ainda existe um distanciamento entre os conhecimentos da cultura popular expressos pelas crianças e sua materialização na prática pedagógica docente. Porém, no decorrer das problematizações, a cultura popular foi se revelando como importante instrumento de reinvenção das práticas pedagógicas.
Luana Baier; Elenilton Vieira Godoy; Elisangela de Campos
BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, n. 18, p. 192-210, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Práticas colaborativas; Ensino Emergencial Remoto; Formadores/as; pandemia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática; Ciências Humanas; Educação
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(pt) Este relato de experiência tem como objetivo narrar as experiências de três vozes formadoras ao ministrar, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma disciplina optativa em um curso de licenciatura em matemática de uma IESP durante a pandemia. Desta forma, apresentamos três narrativas que priorizam o lugar de fala dos/as formadores/as de futuros/as professores/as de matemática e os afetamentos produzidos ao ministrarem a disciplina. A partir das narrativas e de uma breve discussão teórica sobre colaboração, indicamos alguns sentidos que atravessam os três relatos, “Se adaptar ao momento é preciso” e “O trabalho remoto potencializou a colaboração”. No primeiro sentido, se destaca que a colaboração foi uma maneira encontrada pelas três vozes docente de se adaptar a necessidade de ministrar uma disciplina durante o Ensino Emergencial Remoto (EMR). No segundo sentido, se identificou que o fato de se acreditar que o trabalho remoto potencializou a colaboração está relacionado a presença que a colaboração exige, apresentado nos relatos por meio do envolvimento intenso de cada voz docente em todas as demandas da disciplina.
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