Sergio Roberto Chaves Junior
Palavra-chave:
Ensino Secundário;
inovações pedagógicas;
Classes Integrais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História da Educação
resumo ...
(pt)
ResumoEste texto apresenta algumas questões sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, uma das propostas de inovação pedagógica do ensino secundário brasileiro realizadas entre os anos finais da década de 1950 e meados dos 1960. Localizando a experiência desenvolvida em solo paranaense no conjunto das demais iniciativas de alcance nacional que atenderam pela denominação Classes Experimentais, são evidenciadas algumas das particularidades das Classes Integrais ressaltando as contribuições para o atendimento das demandas necessárias a transformação do ensino secundário, em especial, quanto à democratização do acesso a esse nível de ensino e a necessidade de deixar de ser exclusividade às classes mais abastadas. As Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná procuraram desenvolver um currículo adaptado às condições dos alunos e às solicitações de uma sociedade democrática em crescente fase de industrialização, urbanização e modificada pelas novas descobertas científicas.Palavras-chave: ensino secundário; inovações pedagógicas; classes integrais.The educational innovations in Brazilian secondary school in 1950s/1960s: notes about Classes Integrais of Colégio Estadual do ParanáAbstractThis paper presents some questions about the Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná, a pedagogical innovation proposals of Brazilian secondary school realized between the ends of 1950s and the middle of 1960s. Locating the experience developed in Paraná in all the other nationwide initiatives that met the Classes Experimentais denomination, are showed particularities of the Classes Integrais highlighting contributions to reach the transformation of secondary school, in particular regarding the democratization of access to this level of education and the need to stop being exclusivity of upper classes. The Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná developed a curriculum adapted to the conditions of students and the demands of a democratic society in ascending phase of industrialization, urbanization and changed by new scientific discoveries.Keywords: secondary school; pedagogical innovation; classes integrais.Las innovaciones pedagógicas de la enseñanza secundaria brasileña en los años 1950/1960: notas sobre las Clases Integrales del Colegio Estatalde ParanáResumenEste texto presenta algunas cuestiones sobre las Clases Integrales del Colegio Estatal de Paraná, una de las propuestas de innovación pedagógica de la enseñanza secundaria brasileña realizadas entre los últimos años de la década de 1950 y mediados de 1960. Localizando la experiencia desarrollada en suelo paranaense en el conjunto de las demás iniciativas de alcance nacional que respondieron por la denominación Clases Experimentales, son destacadas algunas de las particularidades de las Clases Integrales resaltando las contribuciones para el tratamiento de las demandas necesarias para la transformación de la enseñanza secundaria, en especial, en cuanto a la democratización del acceso a este nivel de enseñanza y la necesidad de dejar de ser exclusiva a las clases altas. Las Clases Integrales del Colegio Estatal de Paraná buscaron desarrollar un currículum adaptado a las condiciones de los estudiantes y a las demandas de una sociedad democrática en creciente fase de industrialización, urbanización y modificada por los nuevos descubrimientos científicos.Palabras clave: enseñanza secundaria; innovaciones pedagógicas; clases integrales.
|
Rodrigo Rossi Horochovski;
JUNCKES, IVAN JAIRO;
TIEPOLO, LILIANI MARILIA;
CAMARGO, NEILOR FERMINO;
MARQUES, PAULO HENRIQUE CARNEIRO
Palavra-chave:
Legislação Ambiental;
Código Florestal;
Câmara dos Deputados;
Agronegócio;
Financiamento Eleitoral
resumo ...
(pt)
O artigo analisa a votação, na Câmara dos Deputados, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei (PL) Nº 1.876/1999, que se converteu no Código Florestal em vigência no Brasil (Lei nº 12.651/2012). O referido substitutivo foi rejeitado, o que, na prática, significou a aprovação de uma legislação mais flexível em relação às restrições de uso do solo, atendendo os interesses de grupos favoráveis à ampliação tanto de sua exploração, quanto da própria fronteira agrícola brasileira. O principal procedimento metodológico consistiu no cruzamento dos dados de votação da matéria com uma série de atributos dos deputados presentes – gênero, ideologia partidária, pertencimento à bancada ruralista e financiamento de campanha, especialmente o recebimento de doações de empresas ligadas ao agronegócio. A partir de análises descritivas, da aplicação de testes de razão de chances e da geração de redes de financiamento eleitoral, obtivemos, como resultado principal, que o posicionamento dos deputados está relacionado aos atributos investigados. Em síntese, deputados homens, não filiados a partidos de esquerda, ruralistas e financiados por empresas ligadas ao agronegócio apresentaram chances signif icativamente maiores de votar contra o substitutivo do Senado e, em consequência, manter o PL aprovado antes de ir à Câmara Alta. Como ocorre em outros temas, as características das bancadas importam nos processos decisórios relacionados à questão ambiental.
|
Andréa Caldas
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS,
v. 10,
n. 20,
p. 30-40,
2016
Palavra-chave:
Gestão educacional;
conselhos de educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Angela Maria Scalabrin Coutinho;
Adriana Apareceida Dragone Silveira
Revista Trama interdisciplinar,
v. 7,
n. 2,
p. 64-84,
2016
Palavra-chave:
Educação Infantil;
direito à educação;
Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Catarina Costa Fernandes;
Cristiane Anita Furlanetto;
Daniel Oliveira de Souza;
Dalva Maria Seewald de Carvalho;
Agenor Francisco de Carvalho
resumo ...
|
Oscar Lopes da Silva;
Romualdo Douglas Colauto;
Daiane Pias Machado;
Joyce Menezes Fonseca Tonin;
Marcela Caroline Sibim
Palavra-chave:
Exame de Suficiência;
Habilidades Conceituais;
Habilidades Procedimentais;
Habilidades Atitudinais;
Taxonomia de Bloom
resumo ...
(pt)
O objetivo geral desse estudo foi identificar as habilidades e competências presentes nas edições do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade da área temática de Contabilidade de Custos do período de 2012 a 2013. Diagnosticou-se, por meio de elementos críticos, se nas questões propostas no Exame de Suficiência avaliam Habilidades Conceituais, Procedimentais ou Atitudinais. Como base teórica utilizou-se a Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1974). O estudo classifica-se como descritivo; em relação ao problema a pesquisa é qualitativa. A população da pesquisa formou-se por quatro edições do Exame de Suficiência (2012 a 2013) compreendendo as questões da área temática de Contabilidade de Custos. Os resultados da pesquisa mostram que a vertente do Exame de Suficiência está mais associada ao que se deve saber; sendo mais avaliados nos saberes declarativos, ou seja, no desenvolvimento da memória, do raciocínio, o que conduz à construção do conhecimento. A análise dos acertos por habilidade permitiu concluir que na área de contabilidade de custos o aproveitamento foi regular para a Habilidade Conceitual e Habilidade Procedimental, sendo que a habilidade atitudinal não foi encontrada nessas edições do exame de suficiência.
|
Juliana Wilse Landolfi Teixeira de Carvalho;
Luciano Augusto MYSCZAK;
Fabiano Antonio de Oliveira
GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais,
v. 7,
n. 13,
p. 25-39,
2016
Palavra-chave:
Bacia hidrográfica;
Fluxo subsuperficial;
Maquete;
uso do solo;
erosão
Áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Hidrologia;
Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Cartografia;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Renata Senna Garraffoni
Vínculos de Historia. Revista del Departamento de Historia de la Universidad de Castilla-La Mancha,
v. 05,
p. 41-53,
2016
DOI
Palavra-chave:
Banditismo;
Metamorfoses;
Satyricon;
Literatura Latina
resumo ...
(es)
RESUMEN Para los historiadores de la época romana imperial que se ocupen de los bandidos y de los pobres en la sociedad romana desde el inicio del Principado, las sátiras son, sin duda, una fuente de información muy importante. Así, el objetivo del artículo es discutir el bandolerismo en la sociedad romana teniendo en cuenta el Satyricon escrito por Petronio y las Metamorfosis , cuyo autor es Apuleyo. Intento estudiar la relación entre historia y literatura, en especial su potencialidad para discutir modelos normativos sobre el pasado romano y buscar formas alternativas para reflexionar sobre masculinidades marginalizadas. PALABRAS CLAVE: bandolerismo, literatura e historia, sociedad romana, sátiras romanas, masculinidades marginales ABSTRACT Regarding studies on bandits and poor people in Roman society during the beginning of the Principate, the satirical novels comprise a very important corpus of evidence. The aim of this paper is to focus on Petronius’ Satyricon and Apuleius’ Metamorphosis to discuss banditry in Roman society. I shall also discuss how literature can provide new insights to rethink marginalized masculinities in Roman society. KEYWORDS: banditry, history and literature, Roman society, Roman satires, marginalized masculinities
|
Fernanda Hellen Ribeiro Piske;
Tânia Stoltz;
VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM;
FREITAS, SAMARAH PERSZEL DE;
VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS;
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE;
MACHADO BARBY, ANA APARECIDA DE OLIVEIRA;
MACHADO, CRISTIANA LOPES
Palavra-chave:
Criatividade;
altas habilidades/superdotação;
Inclusão Escolar
resumo ...
At most time, gifted student remains hidden in the classroom, without voice and no right to a quality education. The current educational reality can be considered a barrier to the development of creativity at school and the worst thing is that this student often does not have access to specialized service because he/she is not identified. In this sense, this research aims to highlight opportunities of identification and inclusion for gifted children. The conclusion is that the elucidation of the gifted child's needs can help many teachers to improve teaching strategies that foster creativity of this child and incite their curiosity and their desire to learn. From the moment that this child is identified, there will be the possibility of having access to specialized service so that their special needs can be attended. It is essential that teachers are prepared to promote a quality education that attends each dimension of development of gifted student. This way is possible to identify and include this child at school.
|
Marcus Levy Albino Bencostta
Palavra-chave:
Arquitetura;
História da educação
resumo ...
Resumo A reflexão que proponho trata de algumas questões relacionadas à importância da...
|