Publicações - ciências humanas


Carlos Alberto Medeiros Lima
Anos 90: Revista do Programa de Pós-graduação em História, v. 23, p. 225-257, 2016
Palavra-chave: Escravidão; fronteira agrária; lavoura canavieira; lavoura cafeeira
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Império
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Eila Jeronen; Amauri Betini Bartoszeck; Marja-liisa Kalinen; Eine Lehtinen
Acta Universitatis Matthiae Belli, v. XViii, n. 1, p. 25-50, 2016
Palavra-chave: Phenomenography; thinking of a child; everyday conception; science-based knowledge; mental model; brain
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SERAFINI, THIAGO ZAGONEL; MEDEIROS, RODRIGO PEREIRA; José Milton Andriguetto Filho
Regional Environmental Change (Print), v. 16, p. 1 2016 DOI
Palavra-chave: Pesca de arrasto; co-gestão; Apropriação de recursos naturais; Arranjos institucionais; Conflitos de uso; recursos comuns
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Oceanografia; Gestão Pesqueira; Sistemas Técnicos de Pesca; CIENCIAS_AGRARIAS; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Recursos Pesqueiros Marinhos; Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos; Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político; Conflitos e Coalizões Políticas
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Conditions for successful common-pool resources management institutions have been systematized by Elinor Ostrom as a set of “design principles for robust governance”. The comparison of two attempts to developing a local informal managing institution for shrimp trawling, 30 years apart (the late 1970s and 2010 attempts), and in the same community (therefore, the same socioecological system—SES) in Southern Brazil, provides a convenient ground to test the hypothesis that the degree of success of each attempt is related to the degree of adherence to Ostrom’s principles. Moreover, the comparison allows investigating how conditions and changes in the SES affect management institutions. Our institutional analysis showed that the 1970s attempt followed a local rule that best fitted almost all principles, which may explain its relative success and longer-lasting activity. However, changes such as the emergence of new technologies and increased fishing activity gradually led to an erosion of the local rule. A low level of group cohesion, regional socioeconomic changes, increased fishing effort, and lack of legal provisions for fishers to develop local managing institutions were the main factors that led to institutional failure in the two evaluated attempts. Additionally, the lack of ability to adapt to changing conditions weakened the continuity of the management regime. Although Brazil has created new fishery co-management policies, strategies to enable institutions at local levels are urgently needed for improved performance.
Cristina Foroni Consani; Yanko Marcius de Alencar Xavier
Nomos (Fortaleza), v. 36, n. 1, p. 145-164, 2016 Home page
Palavra-chave: Justiça intergeracional; Democracia; sustentabilidade
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Teoria do Direito; Filosofia do Direito; Ciências Humanas; Filosofia; Ética e filosofia política
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(pt) O propósito deste artigo é analisar, a partir da Filosofia do Direito e Constitucional, a relação entre dois princípios basilares das sociedades democráticas contemporâneas, a saber: o princípio da justiça ambiental intergeracional e o princípio da soberania popular. Isso é realizado em dois momentos: primeiramente apresenta-se o conceito de justiça intergeracional e os fundamentos éticos e jurídicos dos direitos das gerações futuras; num segundo momento apresenta-se uma concepção de democracia que tem por objetivo conciliar a proteção aos direitos fundamentais e o princípio da soberania popular.
Paulo Roberto Neves Costa; Paulo Roberto Stöberl
Política & Sociedade (Online), v. 15, n. 32, p. 259-281, 2016 DOI
Palavra-chave: Empresariado; Empresariado e ação política; cooperativas empresariais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Comportamento Político; Classes Sociais e Grupos de Interesse
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(pt) O objetivo deste artigo é discutir as principais características organizativas e programáticas do Partido Operário Revolucionário (de sua fundação em 1952 a 1960), avaliando seu posicionamento diante dos projetos de desenvolvimento nacional em voga nos anos 1950 e a relação desse posicionamento com os arranjos institucionais do partido. O ideário desenvolvimentista adotado pelos governos da década de 1950 – principalmente no governo Juscelino Kubitschek – contou com a adesão de boa parte da esquerda marxista da época, o que incluía, além do trotskista POR, agremiações como o Partido Comunista do Brasil (PCB) e a Liga Socialista Independente (LSI). As variações entre os programas desses partidos e suas formulações sobre o desenvolvimentismo, além das diferenças entre seus princípios organizativos foram tema de nossa pesquisa de mestrado, que tem parte dos resultados da investigação feita sobre o POR apresentados neste texto. Buscamos, portanto, compreender os diferentes níveis dessa adesão programática entre os partidos da extrema esquerda (ou a existência de formulações críticas ou alternativas), na tentativa de lançar luz sobre um aspecto, a nosso ver, marginalmente tratado das pesquisas sobre o tema, que é o dos programas partidários de orientação marxista que debatiam os pressupostos pecebistas – estes mais amplamente investigados pela produção científica. Para debater a maneira como se combinaram seus princípios institucionais e a elaboração do programa específico do POR orientamos nossa leitura pelas proposições teóricas de Panebianco e Duverger. Esta pesquisa foi realizada com base em fontes bibliográficas e documentais, especialmente o jornaldo POR – o “Frente Operária”- além de entrevistas com ex-militantes. Como resultados, observamos que os traços originários do POR foram determinantes para a conformação do seu programa político, pois obrigaram os trotskistas a lidar com a presença de duas instituições externas fortes: o Bureau Latinoamericano da IV Internacional e o PCB. Isso significou uma diminuição de sua autonomia organizativa e a consequente diminuição da democracia interna no partido – dois indicadores que constam entre as propostas de Panebianco para medir níveis de institucionalização partidária.
Carolina dos Anjos de Borba
Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 26, p. 153-180, 2016 Home page
Palavra-chave: Questão Fundiária; quilombos; rendeiros; Estado de exceção; comparativismo construtivo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia das Populações Afro-Brasileiras; Etnologia Indígena; Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia Rural
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RIBEIRO PISKE, FERNANDA HELLEN; Tânia Stoltz; GUÉRIOS, ETTIÈNE; DE FREITAS, SAMARAH PERSZEL
Creative Education, v. 07, n. 15, p. 2268-2278, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Criatividade; Pensamento complexo; Morin; Rudolf Steiner; altas habilidades/superdotação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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This study aims to highlight the importance of creativity in education of gifted children. Gifted students are generally individuals that talk with uncertainty because they are always looking for solutions and discoveries for their varied researches in their area of interest. These students need educational practices that develop creativity and enable to incite their complex thinking. These practices require measures that instigate their curiosity and promote activities that represent challenges during classes. Creativity is essential for their education because the development of creativity in teaching can generate possibilities of well-being for it arouses curiosity, excitement and desire to learn from each individual. It is important that teachers are prepared to attend these children and encourage gifted students to have a creative and autonomous spirit and exercise a critical and reflective thinking about the process of teaching and learning.
RIBEIRO PISKE, FERNANDA HELLEN; STOLTZ, TANIA; Ettiene Cordeiro Guerios; DE FREITAS, SAMARAH PERSZEL
CREATIVE EDUCATION, v. 07, n. 15, p. 2268-2278, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: complexity; Edgar Morin; Rudolf Steiner; creativity; Complex Thoughts; Cognição e Aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
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This study aims to highlight the importance of creativity in education of gifted children. Gifted students are generally individuals that talk with uncertainty because they are always looking for solutions and discoveries for their varied researches in their area of interest. These students need educational practices that develop creativity and enable to incite their complex thinking. These practices require measures that instigate their curiosity and promote activities that represent challenges during classes. Creativity is essential for their education because the development of creativity in teaching can generate possibilities of well-being for it arouses curiosity, excitement and desire to learn from each individual. It is important that teachers are prepared to attend these children and encourage gifted students to have a creative and autonomous spirit and exercise a critical and reflective thinking about the process of teaching and learning.
Carlos Rodrigues Brandão; Maurício Cesar Vitória Fagundes
EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), n. 61, p. 89-106, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Educação popular; cultura popular; Sistema freireano de educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Antropologia; Ciências Humanas; Educação; formaçào de professores
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Resumo Este artigo discute a proposta de cultura e educação popular, desenvolvida a partir dos...
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Juliana Schumacker Lessa
Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, n. 19, p. 45-56, 2016 Home page
Palavra-chave: Políticas de Formação; formação de professores; Análise Crítica do Discurso
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Este artigo aborda aspectos da política nacional de formação de professores da educação básica, mais especificamente da educação infantil, a partir de uma experiência de avaliação externa de um curso de especialização em docência em educação infantil. O objetivo é problematizar a proposição de uma política nacional de formação de professores, tomando por base duas categorias: relação teoria e prática e condições de frequência e permanência na formação. Tais categorias são provenientes da análise dos discursos obtidos mediante questionários de avaliação das disciplinas do referido curso de especialização e do acompanhamento de atividades desenvolvidas no curso como seminários e defesas de trabalhos de conclusão de curso. Identificou-se, a partir da análise crítica de discurso, a importância de um curso que tenha a práxis como mote de orientação da formação e a ampliação da ideia de regime de colaboração entre os entes federados para além do financiamento parcial de processos formativos, sendo necessário incluir condições mais amplas de frequência aos cursos e políticas de continuidade no contexto local.
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