Publicações - engenharias


VALENTE TIGRINHO, L. M.; Chemin Filho, Ravilson Antônio; Paulo Victor Prestes Marcondes
INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 69, n. 5-8, p. 1017-1024, 2013 DOI
Palavra-chave: fracture behaviour; strains; AHSS
Áreas do conhecimento: Engenharias; Metalurgia de Transformação; Conformação Mecânica
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One of the major manufacturing processes to produce components from flat sheets is forming. The automotive industry is one of the highest markets for stamped parts and is, thus, a major driving force for the development of new materials and technologies. In recent decades, there is increasing competition and growing demand for light weight, high-performance, and crashworthiness structures in the automotive vehicle forced steel industry, automakers, and the scientific community to focus more on efficient manufacturing. In recent decades, the increasing competition and growing demand for steel structures in automobiles was observed, especially for advanced high-strength steel (AHSS) parts. Thus, a better understanding of the formability of these materials is necessary to reduce costs and optimize the process. In order to better understand the mechanical behavior of AHSS, many authors have been researching the fracture aspects related to the stamping conditions. The main aim of this study was to analyze the type of fracture in DP600 steel when subjected to different stress/strain states (uniaxial and biaxial stress and plane strain) imposed by deep drawing and stretching. The experimentations led to a detailed understanding of the influence of stress/strain state in the mechanism of fracture, particularly, under plane strain—which showed quasi-cleavage regions surrounded by dimples. In addition, the microstructural analysis confirmed that the DP600 steel can show ductile fractures with some aspects of brittle behavior, depending of which stress/strain state was used for deformation. As a result, the DP600 forming limit curve related to micromechanisms of fracture generated by uniaxial and biaxial tensile stress and plane strain was presented.
Felix Sharipov; Irina Graur
Vacuum (Oxford), v. 100, p. 22-25, 2013 DOI
Palavra-chave: Boltzmann Equation; Internal flow; mass flow rate; Vacuum System
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Mecânica; Fenômenos de Transporte; Dinâmica dos Gases
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Maria do Carmo Duarte Freitas; Maria do Carmo Duarte Freitas; Celso Yoshikazu Ishida
EXTENSÃO EM FOCO, n. 8, p. 1 2013 DOI Home page
Palavra-chave: Tecnologia 360 graus; Softwares gratuitos; Métodos educativos escolares; Novos métodos de ensino
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Engenharias; Engenharia Civil; Construção Civil; Tecnologia da Informação
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(en) This article aims to describe experiences of using photography as a tool to develop spatial reasoning and visualization, which stimulates and fixed the attention of the students and the contents of the disciplines. Search still identify advantages and disadvantages of their use as didactic-pedagogic practice in class to work themes of creativity. The experiment makes use of 360-degree spherical technology capable of capturing and combines a serie of photos by no interchangeable-lens digital camera and specific free software and the model provides enhanced virtual reality, allowing real-time notion and space, making it possible to visualize the whole, with the rotation of the image, and also to visualize the details by approximation. As results, it was obtained image quality and low cost if compared with professional services. There is the expectation of uniting themes like education and technology in public schools, allowing different applications to students and stimulating interest in studies.
(pt) Relata a experiência do uso da fotografia no Projeto de Extensão “Projeção e Visualização Científica dos 100 anos de Dados Históricos UFPR” como ferramenta capaz de desenvolver o raciocínio espacial e de visualização que, se aplicada a educação, estimula e fixa a atenção do aluno e o conteúdo das disciplinas. Identifica as vantagens e desvantagens de seu uso como prática didático-pedagógica em classe para trabalhar temas de criatividade. O experimento faz uso da tecnologia 360 graus esférico capaz de captar e unir séries de fotos de uma câmera digital amadora (que não permite troca de lentes) por intermédio de programas gratuitos e fornece o modelo de realidade virtual, que permite a real noção de tempo e espaço, sendo possível a visualização do todo, com o giro da imagem, e também a visualização dos detalhes por aproximação. Obtivemos resultados com boa qualidade de imagem e custo mais baixo que o utilizado por empresas. Tem-se a expectativa de unir temas como a educação e a tecnologia em escolas públicas, propiciando aplicações diferenciadas aos estudantes e estimulando o interesse pelos estudos.
Daniele Troyan; Maria do Carmo Duarte Freitas; Celso Yoshikazu Ishida
Extensão em Foco (Curitiba), v. 8, p. 1-19, 2013 Home page
Palavra-chave: Tecnologia 360 graus; Softwares gratuitos; Métodos educativos escolares; Novos métodos de ensino
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Engenharias; Engenharia Civil; Construção Civil; Tecnologia da Informação
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TRIERWEILLER, ANDRÉA CRISTINA; CAMPOS, LUCILA M.S.; Danielly Nunes de Carvalho; THIAGO HENRIQUE SANTOS; Antonio Cezar Bornia; Blenio Cezar Severo Peixe
Produção (São Paulo. Impresso), v. 24, n. 2013, p. 435-450, 2013
Palavra-chave: Gestão Ambiental; engenharia de produçao
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Produção; Engenharias; Engenharia de Produção; Administração; Engenharias; Engenharia de Produção; Ciências Contábeis
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ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; Eduardo Kazumi Yamakawa; NAGAOKA, M. P. T.; Gustavo Klinguelfus; Luciano Cavalcante Siebert; Alexandre Rasi Aoki
Revista Gestão Industrial, v. 9, n. 1, p. 24-52, 2013 DOI Home page
Palavra-chave: Avaliação de desempenho; Apoio à decisão; eficiencia energetica; Indústrias
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(pt) O objetivo do presente trabalho consiste em construir um modelo para avaliar o desempenho do processo de gestão do investimento em eficiência energética em clientes industriais. Trata-se de um estudo de caso, caracterizando-se como exploratório de natureza prática. Segue uma abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com o Gestor de Projetos responsável pelo processo de gestão de investimento. O instrumento de intervenção utilizado foi a metodologia MCDA-C. A metodologia permitiu identificar, organizar, mensurar e integrar os critérios. O modelo construído permite ao gerente visualizar o processo nos critérios por ele identificados como relevantes para o sucesso de sua gestão. O trabalho ilustra para o grupo de clientes industriais: o perfil de impacto; o resultado numérico de sua avaliação; o processo disponibilizado pelo modelo para gerar alternativas para aperfeiçoar o desempenho do processo e permitir ao gerente compreender as consequências destas ações.
Rafael Alexandre dos Reis; Maria do Carmo Duarte Freitas; Celso Yoshikazu Ishida
EXTENSÃO EM FOCO, n. 8, p. 1 2013 DOI Home page
Palavra-chave: Greenmap; Mapa verde Curitiba; E-campus UFPR; banco de dados
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Civil; Construção Civil; Tecnologia da Informação
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(en) The objective of the research is to develop a content and digital service database to building a virtual campus that represents Federal University of Paraná – UFPR. The methodology relied on the review of another virtual campi projects around the world and, in searching for digital information contents. The other phase is about field research visiting university spaces and analyzing of photographs and maps drawings, followed by researches in institutional sites about the activity performed by the visited university. The base will serve to equip the other proposal facilitating the information access and the localization of the spaces to the academic community. The results will support projects that are supposed to create the Virtual Campus of UFPR. 
(pt) O projeto de extensão Mapa Verde Curitiba entre tantas outras atividades, despertou a comunidade acadêmica sobre a disponibilidade das informações nos Campus da UFPR. A pesquisa objetiva desenvolver um banco de dados de conteúdos e serviços digitais para a construção de um campus virtual que seja representativo da Universidade Federal do Paraná - UFPR. A metodologia se fundamentou na revisão de outros projetos de campi virtuais ao redor do mundo e, na busca por conteúdos informacionais digitais. A outra fase consta de pesquisa de campo com visita aos espaços da universidade e análise de registro fotográfico e desenho em mapas, seguida de pesquisa em sítios institucionais sobre a atividade exercida pela unidade visitada. A base servirá para municiar a outra proposta que visa facilitar o acesso a informação e localização dos espaços para a comunidade acadêmica. Os resultados apoiarão projetos que criem o Campus Virtual da UFPR.
Rafael Alexandre dos Reis; Maria do Carmo Duarte Freitas; Celso Yoshikazu Ishida
Extensão em Foco (Curitiba), v. 8, p. 1-19, 2013 Home page
Palavra-chave: Greenmap; Mapa verde Curitiba; E-campus UFPR; banco de dados
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GODOI, RICARDO H.M.; GRASSI, MARCO T.; Carlos Itsuo Yamamoto; Potgieter-Vermaak, Sanja; ROTONDO, GIULIANA G.; DE WAEL, KAROLIEN; Van Grieken, René; GODOI, ANA F.L.; GONÇALVES JUNIOR, SÉRGIO J.; PARALOVO, SARAH L.; BORILLO, GUILHERME C.; GONÇALVES GREGÓRIO BARBOSA, CYBELLI; ARANTES, MANOELA G.; CHARELLO, RENATA C.; ROSÁRIO FILHO, NELSON A.
Science of the Total Environment, v. 463-464, p. 639-646, 2013 DOI
Palavra-chave: Emissões atmosféricas
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Diego David Baptista de Souza; Alexandre Charles Allain; Rafael Artur Trentin; Marcos Cristiano Palú; Anaximandro Steckling Müller
International Journal on Hydropower & Dams, v. 3, n. 2013, p. 102-106, 2013
Palavra-chave: 3d hydrodynamic computational
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Hidráulica; Hidráulica
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