Publicações - ciências humanas


Elisa Maria Dalla-Bona; Milena Ribeiro Martins
DESENREDO (PPGL/UPF), v. 12, n. 2, p. 353-375, 2016 DOI
Palavra-chave: Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ana Paula Almeida de Pereira
INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 18, n. 3, p. 373-379, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Brasil; Formação Profissional; Neuropsicologia Clínica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Fundamentos e Medidas da Psicologia; História, Teorias e Sistemas em Psicologia
resumo ...
(en) Clinical Neuropsychology is a fairly recent field of work in Brazil, however, there is a growing demand for professionals within this specialty. Though the Federal Council of Psychology has already delineated this field as a possible specialty after professional graduate training, the requirements for such training are still unclear. The present article seeks to build this field’s framework by pointing out the competencies attitudes and behaviors of the Clinical Neurospychologists and by investigating historical aspects and the training requirements established by other countries which are more advanced in the debate. Finally, the major challenges for providing training in clinical neuropsychology are pointed out
(pt) A Neuropsicologia Clínica é um campo de trabalho recente no Brasil, no entanto, existe uma forte demanda no mercado por profissionais qualificados. Embora o Conselho Federal de Psicologia já tenha esboçado este campo como uma especialidade da formação em Psicologia, ainda não existe um consenso sobre como deve ser delineada a formação desse profissional. O presente artigo busca, através de uma análise histórica da área, delimitar esse campo de conhecimento para, então, observando os processos de formação do neuropsicólogo clínico em outros países mais avançados nesta discussão, traçar um breve perfil das competências, atitudes e comportamentos desse profissional. Finalmente, apontar os desafios que a formação do neuropsicólogo clinico representa no contexto brasileiro.
DONOSO-DÍAZ, SEBASTIÁN; RICARDO DE SOUZA, ÂNGELO; Andréa Barbosa Gouveia
Revista Española de Educación Comparada, v. 1, n. 27, p. 73-96, 2016 DOI
Palavra-chave: organização dos sistemas educativos; financiamento da educação; Políticas Educacionais; Brasil e Chile
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Administração Educacional; Política Educacional
resumo ...
(en) The article analyzes the key challenges for education policies in Brazil and Chile, taking account the context of their educational systems organization and the strong social and economic inequality that both countries share. The analysis articulates, for both cases, two looks: the problems linked to financing methods, organization and management of education and possible answers to these problems. The article concludes showing how essential are education funding policies in these realities, and probably because of this, in both countries there is growing concern about this issue.
(es) El artículo analiza los desafíos claves para las políticas educativas de Brasil y Chile, teniendo en cuenta el contexto de la organización de sus sistemas educativos y la fuerte desigualdad social y económica que comparten. El análisis articula, para los países considerados, dos miradas: los problemas relacionados con las formas de financiación, organización y gestión de la educación y las posibles respuestas a esos problemas. Se concluye señalando lo fundamental que son las políticas de financiación de la educación en estas realidades, de modo que en ambos países hay una creciente preocupación sobre esta materia.
Sebastián Donoso Diaz; Andréa Barbosa Gouveia; Ângelo Ricardo de Souza
Revista Española de Educación Comparada, v. 0, n. 27, p. 73-96, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Organización de Sistemas Educativos; Financiación; Brasil - Chile; Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
(en) The article analyzes the key challenges for education policies in Brazil and Chile, taking account the context of their educational systems organization and the strong social and economic inequality that both countries share. The analysis articulates, for both cases, two looks: the problems linked to financing methods, organization and management of education and possible answers to these problems. The article concludes showing how essential are education funding policies in these realities, and probably because of this, in both countries there is growing concern about this issue.
(es) El artículo analiza los desafíos claves para las políticas educativas de Brasil y Chile, teniendo en cuenta el contexto de la organización de sus sistemas educativos y la fuerte desigualdad social y económica que comparten. El análisis articula, para los países considerados, dos miradas: los problemas relacionados con las formas de financiación, organización y gestión de la educación y las posibles respuestas a esos problemas. Se concluye señalando lo fundamental que son las políticas de financiación de la educación en estas realidades, de modo que en ambos países hay una creciente preocupación sobre esta materia.
Andréa Carvalho Mendes de Oliveira Castro
CADERNOS DE CAMPO (USP), v. 24, n. 24, p. 505 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Karitiana, Sexualidade, Pessoa
resumo ...
(en) This article intends to analyze one out of many aspects of the sexual life among the Karitiana, a Tupi Arikem indigenous group, looking at its connections with other instances of the group social life. From its relation to different fields – namely, mythology, bodies’ dynamics, emotions and sensations –, it is possible to perceive that, when connected to these other spheres, sexual desire and pleasure assume a privileged position in the process of the fabrication of people, in the architecture of sociability, and even in making possible the very existence of society itself.
(pt) A proposta do presente artigo é analisar um dos muitos aspectos dasexualidade Karitiana, grupo Tupi Arikém de Rondônia, através de suas conexõesa outras instâncias da vida social do grupo. A partir de sua relação com diferentescampos – a saber, a mitologia, a dinâmica dos corpos, as emoções e as sensações–, é possível perceber que desejo e prazer sexual, ao serem conectados a essas outras esferas, ganham destaque no processo de produção de pessoas, na arquitetura da sociabilidade e na própria possibilidade de existência da sociedade.
Luciana Ribeiro Pinheiro; Sandra R. K. Guimarães
EDUCAR EM REVISTA, v. 32, n. 62, p. 87-106, 2016 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Cognição e aprendizagem; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
resumo ...
(pt) O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo – 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública – foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da “estrutura argumentativa”, o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.
Jacques de Lima Ferreira; Arthur Leitis Junior; Jacques de Lima Ferreira
Intersaberes (Facinter), v. 11, n. 24, p. 502-513 2016 Home page
Palavra-chave: Docência; Desenvolvimento Profissional; ENSINO MÉDIO
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Mariana Angonese Frankiv; Soraya Correa Domingues
Revista tempos e espaços em educação, v. 9, n. 19, p. 113-128, 2016 Home page
Palavra-chave: Complexidade; Currículo; ENSINO MÉDIO; Desinteresse; Proposições
resumo ...
(pt) Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.
Valeria Milena Rohrich Ferreira
Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 52-68, 2016 Home page
Palavra-chave: Infância; cidade; bairrros; Socialização
resumo ...
SAULO RIBEIRO DOS SANTOS; VALERIO RODRIGUES DESOUZA NETO; LUCIANO RODRIGO SILVA PEREIRA; José Manoel Gonçalves Gandara; SAULO RONDINELLI XAVIER DA SILVA
Marketing & Tourism Review, v. 6, p. 1-27, 2016
Palavra-chave: acessibilidade; CENTRO HIISTORICO; DESTINO TURISTICO INTELIGENTE; reputacao on line; SAO LUIS
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
resumo ...
Total de registros: