Publicações - ciências humanas


jennifer caroline soares; Josep Ivars Baidal; José Manoel Gonçalves Gandara
Estudios y Perspectivas en Turismo (En Línea), v. 25, p. 164-185, 2016 Home page
Palavra-chave: ciclo de vida del destino turistico; dependencia de la trayectoria; dinamica evolutiva; Stakeholders; destinos turisticos litorales
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
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Ana Paula Vosne Martins
Revista Brasileira de História das Religiões, v. IX, p. 185-207, 2016 Home page
Palavra-chave: associativismo feminino; catolicismo, mulheres leigas; gênero
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
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Leandro Siqueira Palcha; Odisséa Boaventura de Oliveira
Perspectiva, v. 34, n. 1, p. 695-716, 2016
Palavra-chave: Análise do Discurso; formação de professores; Estágio
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Ana Lorena de Oliveira Bruel
Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, n. 19, p. 11-23, 2016 Home page
Palavra-chave: distribuição de oportunidades educacionais; política educacional; acesso a escolas públicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Os objetivos deste trabalho se concentraram em estudar a política de distribuição de oportunidades educacionais nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Curitiba, analisando as mudanças estabelecidas pelas políticas de normatização da matrícula para o Ensino Fundamental nos dois municípios. Ao longo da pesquisa procurou-se conhecer as regras de atribuição de vagas aos estudantes, a partir da construção de uma análise sobre a normatização municipal que regulamenta a matrícula dos estudantes no ensino fundamental e as alterações provocadas pela política implementada. A metodologia de pesquisa envolveu a realização de análise documental e entrevistas com servidores das duas redes de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que a reflexão sobre a democratização do acesso à Educação Básica não se esgota na existência de vagas e atendimento à demanda manifesta, tendo em vista a diversificação de oportunidades e a segmentação das escolas e das famílias que a elas acessam, mesmo nas redes públicas de ensino.
Everton Albuquerque Cavalcanti; Juliano Souza; Wanderley Marchi Jr; André Mendes Capraro
Revista Movimento, v. 22, n. 2, p. 1 2016 Home page
Palavra-chave: jornalismo; esporte; narração; Ética; História do Esporte
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Esporte
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(en) This article seeks (1) to present antithetical narratives about Brazil’s national football team published by newspaper Folha de S. Paulo when the team won the 2013 FIFA Confederations Cup and was eliminated in the semi-finals of 2014 FIFA World Cup and (2) to point out the structuring mechanism through which those narratives are presented in the social world. Therefore, the text has three parts. In the early sections we pursue the first objective while in the third part we argue that social effectiveness of sports narratives is built through two relational strategies – recognition and stigma – which partly explain the plot in which journalistic accounts about Brazil’s national football team take it to “heaven” or “hell”, while feeding back into the country’s system of football beliefs.  
(es) En este trabajo se pretende: (1) presentar las narrativas antitéticas difundidas sobre la selección brasileña de fútbol en el periódico  Folha de S. Paulo  con motivo de la conquista de la Copa de las Confederaciones de 2013 y su eliminación en las semifinales de la Copa del Mundo FIFA de 2014 y (2) traer a la superficie el mecanismo estructurante a través del cual estos relatos son ofrecidos en el mundo social. Para ello, el texto se divide en tres momentos. En las primeras secciones del manuscrito buscamos desarrollar el primer objetivo, mientras que en la tercera parte se argumenta que la eficacia social de la narración deportiva se construye mediante dos estrategias relacionales – consagración y estigma – que, en parte, aclaran la trama donde las narrativas periodísticas sobre la selección brasileña de fútbol llevan a ésta del “cielo” al “infierno”, sin dejar, sin embargo, de retroalimentar el sistema de creencias futbolísticas del país.  
(pt) Neste texto procuramos: (1) apresentar as narrativas antitéticas veiculadas sobre a performance da seleção brasileira de futebol no jornal  Folha de S. Paulo  em razão da conquista da Copa das Confederações de 2013 e da eliminação na semifinal da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e (2) trazer à tona o mecanismo estruturante através do qual essas narrativas são ofertadas no mundo social. Para dar conta dessa proposta, o texto foi dividido em três momentos. Nas seções iniciais do manuscrito procuramos levar a cabo o primeiro objetivo, enquanto na terceira parte argumentamos que a eficácia social das narrativas esportivas se constrói mediante duas estratégias relacionais – consagração e estigma – que, em parte, esclarecem a trama na qual as narrativas jornalísticas sobre a seleção brasileira de futebol a levam do “céu” ao “inferno”, sem deixar, no entanto, de retroalimentar o sistema de crenças futebolísticas do país.   
Camila Pacheco; Erica Yoshizawa; Nuria Pons Vilardell Camas
Revista Tecnologias na Educação, v. 14, n. 8, p. 1-8, 2016 Home page
Palavra-chave: Práticas Educativas; Tecnologias de informação e comunicação; Potencialidades do uso Pedagógico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria; Ciências Humanas; Educação; Interdisciplinaridade; Ciências Humanas; Educação; Educação
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Renan Friguetto
HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 35, n. 91, p. 1-22, 2016 Home page
Palavra-chave: Antiguidade Tardia; Império Romano do Ocidente; Monarquias romano-bárbaras; Monarquia visigoda; Visigodos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História Antiga e Medieval
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RESUMO Para o historiador, estabelecer balizas cronológicas precisas é uma tarefa de difícil...
Nilson Marcos dias Garcia; Daniel Sucha Heidemann; Ruan Carlos Guilherme Barbosa
Profesorado, v. 20, n. 1, p. 113-132, 2016 Home page
Palavra-chave: Livro digital; Objeto Educacional Digital; Tecnologias de informação e comunicação; PNLD; Livro didático de Física
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
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ARAÚJO, ANA CAROLINA; REIS, LUCAS; Rafael Cardoso Sampaio
Medijske studije, v. 7, n. 14, p. 65-83, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Democracia digital; e-Democracia; Transparência; Governo aberto; Dados Abertos
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação e Política; Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
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Emerson Urizzi Cervi
Política & Sociedade (Impresso), v. 15, n. 32, p. 65-101, 2016
Palavra-chave: financiamento campanhas brasil; eleição 2014
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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