BAIER, LUANA CRISTINA;
GODOY, ELENILTON VIEIRA;
Elisangela de Campos
Palavra-chave:
Práticas colaborativas;
pandemia;
Ensino Emergencial Remoto;
Formadoras/o
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
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(pt)
Este relato de experiência tem como objetivo narrar as experiências de três vozes formadoras ao ministrar, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma disciplina optativa em um curso de licenciatura em matemática de uma IESP durante a pandemia. Desta forma, apresentamos três narrativas que priorizam o lugar de fala dos/as formadores/as de futuros/as professores/as de matemática e os afetamentos produzidos ao ministrarem a disciplina. A partir das narrativas e de uma breve discussão teórica sobre colaboração, indicamos alguns sentidos que atravessam os três relatos, “Se adaptar ao momento é preciso” e “O trabalho remoto potencializou a colaboração”. No primeiro sentido, se destaca que a colaboração foi uma maneira encontrada pelas três vozes docente de se adaptar a necessidade de ministrar uma disciplina durante o Ensino Emergencial Remoto (EMR). No segundo sentido, se identificou que o fato de se acreditar que o trabalho remoto potencializou a colaboração está relacionado a presença que a colaboração exige, apresentado nos relatos por meio do envolvimento intenso de cada voz docente em todas as demandas da disciplina.
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Ana Claudia Urban;
Geraldo Becker
Palavra-chave:
Ensino e aprendizagem;
Educação Histórica;
Consciência histórica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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FERETTI, VANDRA;
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes
REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS,
v. 21,
n. 1,
p. 6-17,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
Docência;
Ensino Remoto;
Interação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
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(en)
The global emergency situation in the area of education demanded quick responses that would meet the demand. In this sense, the colleges of the Paraná state network made available to teachers and students the Google Classroom platform that allowed content to be transmitted to many students. This diagnostic investigation describes how the participation of students in the 6th year of elementary school increased, from October to December 2020, in online classes by Google Meet, using shared teaching as a methodological procedure for teachers. The research had an exploratory and descriptive character and to elucidate how the expansion of student participation in this process happened, it was decided to develop two questionnaire-type data collection instruments and data compiled from the Power BI Software. According to data, it was observed that the sum of students' participation in online classes, where teaching was by subject, obtained a total of 25 (4.2%) participations. Meanwhile, the sum of student participation in classes with shared teaching was 561 (95.7%). Therefore, when using shared teaching in online classes, the number of students' participation increased, providing greater interaction in their learning process.
Keywords: Teaching Remote. Teaching .Interaction.
(es)
La situación de emergencia mundial, en el ambiente de la educación, exigió respuestas rápidas que atendieran esa demanda. En ese sentido los colegios del estado de Paraná disponibilizaron a los docentes y alumnos, la plataforma Google Classroom que permitió que los contenidos fueran transmitidos a muchos alumnos. Esta investigación diagnóstica describe como fue la amplia participación de los alumnos del 6to año de la escuela primaria, desde octubre a diciembre del 2020, en lass clases on-line por Google Meet, utilizando como proceso metodológico para los docentes la docencia compartida. La investigación tuvo carácter exploratorio y descriptivo, para mostrar como ocurrió la ampliación de la participación de los estudiantes, en este proceso se optó por elaborar dos instrumentos de recolección de datos, de tipo cuestionario y datos compilados del Software Power BI. De acuerdo con los datos, se observó que la suma de las participaciones de los alumnos en clases on-line donde la docencia fue por disciplinas se obtuvo un total de 25 (4,2%) participaciones. En cuanto la suma de las participaciones de los alumnos en la docencia compartida fue de 561 (95.7%). Luego, al utilizar la docencia compartida en las clases on-line, se amplío el número de participaciones de los alumnos dando oportunidad de una mayor interacción en su proceso de aprendizaje.
Palabras clave: Docencia.Enseñanza Remota. Interacción.
(pt)
A situação emergencial mundial, no âmbito da educação exigiu respostas rápidas que atendessem a demanda. Nesse sentido, os colégios da rede estadual do Paraná disponibilizaram aos docentes e discentes a plataforma Google Classroom que permitiu que conteúdos fossem transmitidos a muitos alunos. Essa investigação diagnóstica descreve como aconteceu a ampliação da participação dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, de outubro a dezembro de 2020, nas aulas on-line pelo Google Meet, utilizando como procedimento metodológico para os docentes a docência compartilhada. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo e para elucidar como aconteceu a ampliação da participação dos estudantes nesse processo optou-se por elaborar dois instrumentos de coleta de dados do tipo questionário e dados compilados do Software Power BI. De acordo com dados observou-se que a soma das participações dos alunos em aulas on-line, onde a docência foi por disciplinas obteve um total de 25 (4,2%) participações. Enquanto, a soma das participações dos alunos nas aulas com docência compartilhada foi de 561 (95,7%). Logo, ao utilizar a docência compartilhada nas aulas on-line ampliou-se o número de participações dos alunos oportunizando maior interação em seu processo de aprendizagem.
Palavras-chaves: Docência. Ensino Remoto. Interação.
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Anita Helena Schlesener;
Gilson Mezarobba;
Tatiani Maria Garcia de Almeida
Palavra-chave:
Hegemonia;
Luta de Classes;
filosofia da praxis
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
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Angela Maria Scalabrin Coutinho;
CARDOSO, CINTIA
Palavra-chave:
Educar-cuidar;
Mulheres Negras;
Bebês;
pandemia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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(en)
The aim of this article is to discuss the education and care of babies in the COVID-19 pandemic period, taking generation, race and gender as reference. The interdisciplinary theoretical basis is situated in the fields of education of ethnic-racial relations, gender studies, especially feminists and social studies of childhood. This is a mixed-approach study, quanti-quali, which explores statistical data on babies' access to daycare and on the living conditions of women with children. The analyses also take as reference interviews with black women who have their babies in a municipal public daycare center in Florianopolis. From the analysis of the data, it is indicated that the factors of inequality that mark the access of babies to the day care center were already present since before the pandemic and in the case of the living conditions of black women with children, a process of precariousness of life is observed, and in the context studied stands out an intense occupation of the time of women with the care of their babies and other people, the decrease of resources for subsistence and a process of social confinement.
(pt)
O objetivo do artigo é discutir a educação e o cuidado dos bebês no período da pandemia da COVID-19 tomando como referência as categorias raça, geração e gênero. A base teórica interdisciplinar se situa nos campos da educação das relações étnico-raciais, dos estudos de gênero, especialmente os feministas, e dos estudos sociais da infância. Trata-se de um estudo de abordagem mista, quanti-quali, que explora os dados estatísticos sobre o acesso dos bebês à creche e sobre as condições de vida das mulheres com filhos/as. As análises tomam ainda como referência entrevistas com mulheres negras que têm seus bebês em uma creche pública municipal em Florianópolis. A partir da análise dos dados, indica-se que os fatores de desigualdade que marcam o acesso dos bebês à creche já estavam presentes desde antes a pandemia e no caso das condições de vida das mulheres negras com filhos/as, observa-se um processo de precarização da vida, sendo que no contexto estudado destaca-se uma intensa ocupação do tempo das mulheres com os cuidados com os seus bebês e com outras pessoas, a diminuição dos recursos para a subsistência e um processo de confinamento social.
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NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA;
Elisângela Alves da Silva Scaff
Palavra-chave:
Planejamento Educacional;
Educação integral;
política educacional
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(en)
This article is result of analyzes on the policy of implementing the full-time school in Brazilian education based on directions from the federal government and the state government of Pará based on the Pará State Education Plan (PEE-PA). The investigation was configured as research with a qualitative approach, conducted through literature review and documentary research, with the overall objective to analyze the Pará state Education Plan (Law nº. 8.186 / 2015) and the implementation of its Goal 6. The theoretical-methodological contribution of this study is part of the field in which public policies are a process and a product that involve articulations between texts and processes, with negotiations consisting of values, ideologies, power and contradictions. The research presents an approach in the policy cycle proposed by Stephen J. Ball and Mainardes (2011), when considering the policy formulation process as a continuous cycle in which policies are formulated and recreated. For purposes of this article we approach the perspective of the analysis of the context and text production to examine the contents of the policy and propositions which it is based the objectives stated in the official documents, as well as the ideas and concepts explained in Education Plans and resolutions approved in Pará state. The research revealed that the full-time conceptions of the PEE/ PA are fragile and do not offer theoretical and methodological security for the intended policy, in addition, the declared strategies and the adopted procedures were not enough to attest to the success and the achievement of Goal 6 in the Pará state.
(es)
Este artículo es el resultado de análisis sobre la política de implementación de la escuela de tiempo integral en la educación brasileña con base en las instrucciones del gobierno federal y del gobierno estatal de Pará con base en el Plan Estatal de Educación de Pará (PEE-PA). La investigación se configuró como una investigación con enfoque cualitativo, realizada a través de revisión bibliográfica e investigación documental, con el objetivo general de analizar el Plan Estatal de Educación de Pará (Ley nº 8.186 / 2015) y la implementación de su Meta 6. La contribución Los aspectos teóricos y metodológicos de este estudio son parte del campo en el que las políticas públicas son un proceso y un producto que implica articulaciones entre textos y procesos, con negociaciones formadas por valores, ideologías, poder y contradicciones. Se aproxima al ciclo de políticas propuesto por Stephen J. Ball y Mainardes (2011), al considerar el proceso de formulación de políticas como un ciclo continuo en el que las políticas se formulan y recrean. A los efectos de este artículo, abordamos la perspectiva de analizar el contexto y producir el texto examinando el contenido de la política y las propuestas que la sustentaron, los objetivos establecidos en los documentos oficiales, así como las ideas y conceptos explicados en los Planes de Educación y resoluciones aprobadas en el estado de Pará. El estudio reveló que las concepciones de tiempo integral del PEE / PA son frágiles y no ofrecen seguridad teórica y metodológica para la política pretendida, además las estrategias declaradas y los procedimientos adoptados no fueron suficientes para dar fe del éxito y el logro del Objetivo 6 en el estado de Pará.
(pt)
Este artigo é fruto de análises sobre a política de implantação da escola de tempo integral na educação brasileira a partir de direcionamentos do governo federal e do governo estadual paraense a partir do Plano Estadual de Educação do Pará (PEE-PA). A investigação se configurou como pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, tendo como objetivo geral analisar o Plano Estadual de Educação do Pará (Lei nº 8.186/2015) e a implementação da sua Meta 6. O aporte teórico-metodológico deste estudo se inscreve no campo em que as políticas públicas são processo e produto que envolvem articulações entre textos e processos, com negociações constituídas de valores, ideologias, poder e contradições. Tem abordagem no ciclo de políticas proposto por Stephen J. Ball e Mainardes (2011), ao considerar o processo de formulação de políticas como um ciclo contínuo no qual as políticas são formuladas e recriadas. Para efeito deste artigo aproximamo-nos da perspectiva da análise do contexto e da produção do texto ao examinar o conteúdo da política e das proposições que a fundamentaram, os objetivos declarados nos documentos oficiais, bem como as ideias e conceitos explicitados nos Planos de Educação e resoluções aprovadas no estado do Pará. O estudo revelou que as concepções de tempo integral do PEE/PA são frágeis e não oferecem segurança teórico-metodológica para a política pretendida, além disso as estratégias declaradas e os procedimentos adotados não foram suficientes para atestar o sucesso e o alcance da Meta 6 no estado do Pará.
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Sidmar dos Santos Meurer
Palavra-chave:
Ensino de Ciências;
Historia do Curriculo;
Reformas Educacionais;
educação das sensibilidades
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Currículo;
Ciências Humanas; Educação; História e Historigrafia da Educação
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Abstract This text analyzes the schooling process as to what was called “scientific teaching” in...
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IVAN BARROTO;
Marilia Andrade Torales
Palavra-chave:
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
Este artigo propõe uma análise da potencialidade educativo-ambiental das exposições em museus de história natural, no intuito de trazer reflexões pertinentes para o desenvolvimento de um discurso de caráter socioambiental. Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de caráter qualitativo, descritivo e reflexivo. Abase teórica que perpassa a contrastação das hipóteses com a análise dos dados se apoia em autores como Cury (2006, 2013), Floriani (2000, 2008), Fortin-Debart (2003), Hooper-Greenhill (2003, 2010), Marandino (2011) e Valente (2003). A primeira hipótese sugere que a exposição do museu de história natural apresenta potencialidades para a educaçãoambiental a partir da socialização de temas ambientais mediante inovações didáticas. Por outro lado, a segunda hipótese sugere o aparecimento de um discurso expositivo de caráter socioambiental que emerge das mudanças experimentadas nos contextos científicos, ambientais e cultural-sociais. Os resultados da pesquisa apontam que emrelação à primeira hipótese se reafirma a potencialidade das exposições para a educação ambiental dos visitantes a partir da socialização de ideias, conceitos e representações de meio ambiente por meio de inovações didáticas. Em relação à segunda hipótese a emergência de um discurso expositivo de caráter socioambiental pode estar sendo limitada pela permanência de elementos próprios do modelo de museu de história natural do século XIX.
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Ricardo Antunes de Sá;
Marilda Aparecida Behrens;
Mônica Luppi
Palavra-chave:
Formação continuada de professores;
Pensamento complexo;
Transdiciplinaridade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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(pt)
O pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.
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MASSUCHETTO, TANICE;
SARRAFF, ELIZANGELA;
Maurício Cesar Vitória Fagundes
Palavra-chave:
Educação popular;
formação de professores;
práxis docente
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Formação de Professores
resumo ...
(pt)
A divisão de classes que se estabelece nas sociedades capitalistas, historicamente, tem refletido nos princípios político-filosóficos de suas organizações. A escola, enquanto instituição social, também pode ter seus princípios instituídos pelas camadas dominantes, impondo seus propósitos às estruturas, como mecanismo de reprodução e manutenção de seus privilégios. Este ensaio tem por objetivo problematizar ação e a formação permanente do professor em uma perspectiva libertadora. Evidencia a importância dos princípios da educação popular e da pedagogia freireana como aporte para a construção de processos de emancipação do professor e de uma educação libertadora. A metodologia da pesquisa que orientou este trabalho foi de base qualitativa e bibliográfica, fundamentando-se, principalmente, na obra de Paulo Freire. Investiga e problematiza os princípios da educação popular e da pedagogia freireana por meio da abordagem crítico-dialética. Evidencia-se que a educação popular permite a superação da educação bancária e propicia o processo da práxis. Constata-se que, ao assumir a práxis, o professor é inserido em um processo de formação e transformação permanentes, visto que é capaz de refletir sobre sua prática, teorizá- la para, então, se tornar um agente transformador da realidade. Percebe-se também, que do mesmo modo, a formação permanente do docente, dentro da perspectiva freireana, só sairá do plano da verbalização ou da desesperança quando houver uma proposta assentada na realidade concreta e nas múltiplas relações que a constituem, para assim, lendo o mundo, possa agir na perspectiva de sua transformação. Palavras-chave: educação popular; formação permanente; práxis.
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