Publicações - ciências humanas


Luciana Panke; Alice Marina Lira Lima
Em Debate (Belo Horizonte), v. 8, n. 5, p. 8 2016 Home page
Palavra-chave: estudos de genero; dilma rousseff; Campanha eleitoral; eleições 2014
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
Dulce Regina Baggio Osinski; Iriana Nunes Vezzani
REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 21, n. 1, p. 196-221, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Revista do Paraná; História da imprensa; história do Paraná; Imprensa e litografia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; História; História do Brasil; História Regional do Brasil
resumo ...
Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 31, n. 90, p. 177 2016 DOI Home page
Palavra-chave: identidade nacional; imigração; América Latina
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia da Imigração
resumo ...
Notícias Resultado do Concurso de Teses outubro 20, 2023 Confira as teses e dissertações vencedoras do Concurso Anpocs de Teses e Dissertações 2023. (mais…) 3º Prêmio Luiza Bairros – outubro 20, 2023 Confira os resultados da 3ª edição do Prêmio Luiza Bairros, referente ao ano de 2023. (mais…) Prêmio em Direitos Humanos César outubro 20,...
Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira
Al Irfan Revista de Ciencias Humanas y Sociales, v. 2, p. 73-89, 2016
Palavra-chave: haitianos; imigrantes; Brasil; Multiculturalismo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia da Imigração; Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia das Migrações Internacionais
resumo ...
MONTEIRO DE ALMEIDA, SERGIO; KAMAT, RUJVI; CHERNER, MARIANA; UMLAUF, ANYA; RIBEIRO, CLEA ELISA; Ana Paula Almeida de Pereira; FRANKLIN, DONALD; HEATON, ROBERT K.; ELLIS, RONALD J.
JAIDS-JOURNAL OF ACQUIRED IMMUNE DEFICIENCY SYNDROMES, v. 74, p. 1-338, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: HIV; cognitive; neuropsychological; dementia; screen; IHDS
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Medicina; NEUROAIDS; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia Cognitiva
resumo ...
duals and compare its performance to an alternative screening battery for detecting HAND. Methods: A total of 108 participants (including 60 HIV-infected persons) completed the IHDS and a gold standard neuropsychological (NP) battery of 17 tests. As alternative screening method, all possible 3-test combinations from the NP battery were examined and a superiority index (a marker of specificity and sensitivity) was calculated. Results: Sensitivity and specificity to HAND using the standard IHDS cutpoint of 10 were 36% and 75%, respectively. The best balance between sensitivity and specificity was accomplished with a modified cutpoint of 11.5, which yielded sensitivity of 72% and specificity of 58%. The top two most sensitive test combinations, compared with the gold standard NP battery, were Trail Making Test A, Wechsler Adult Intelligence Scale III Digit Symbol and Hopkins Verbal Learning Test—Revised Total Recall (sensitivity 91%, specificity 96%), and Digit Symbol, Brief Visuospatial Memory Test—Revised Total Recall and Grooved Pegboard Test—dominant hand (sensitivity 94%, specificity 91%). Conclusions: Both test combinations can be administered in less than 10 minutes and were more accurate than the IHDS in classifying HIV+ participants as NP impaired or unimpaired. These data suggest that demographically corrected T-scores from commonly used NP measures with modest time and material demands can improve identification of patients with HAND who may benefit from a more extensive NP examination....
Marcelize Niviadonski Brites Albertini; Soraya Correa Domingues
INTERthesis (Florianópolis), v. 13, n. 1, p. 22-37, 2016 Home page
Palavra-chave: consumo; Infância; Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ângelo Ricardo de Souza; Diana Abreu
Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 24, p. 72-92, 2016 DOI
Palavra-chave: Ingresso docente; Regulação da carreira; Brasil - Chile; Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
(en) This paper analyzes the admission policies in teaching careers within public education systems in Chile and Brazil. The article deals with the comparative data forms and criteria for the regulation of the teaching profession, specifically the statutes and career plans in effect. In Brazil, the work takes the data from 12 states and their capitals towns as a reference for analysis, since Brazil does not have a single national career. In Chile, which has nationally standardized elements, the research took the national references about the teaching career. The study concludes that both countries have somewhat chaotic forms of teaching entry, and the criteria for nomination to the positions are different; although national laws exist, the teaching career involves great diversity in form and entry. Finally, this study also shows that the teaching profession exams could be potential instruments to ensure improvements in educational quality; however, these occur in unfavorable contexts to the teaching practice.
(es) Este trabajo analiza las políticas de admisión en la carrera docente en los sistemas de educación pública en Chile y Brasil. El artículo trata de las formas comparativas de datos y criterios para la regulación de la profesión docente, específicamente los estatutos y planes de carrera en efecto. En Brasil, el trabajo toma los datos de doce estados y sus capitales como referencia para el análisis, ya que no tenemos una sola carrera nacional. En Chile, que tiene elementos estándares a nivel nacional, utilizamos las referencias nacionales a la carrera docente. El estudio llega a la conclusión de que ambos países tienen una especie de caos en las formas de entrada de la enseñanza, y los criterios para la designación de las posiciones son diferentes, ya que si bien existen leyes nacionales, ellas permiten la diversidad en la forma y criterios de ingreso en la carrera docente. Por último, el trabajo también muestra que los exámenes de ingreso en la profesión docente se convierten en un potencial instrumento que puede garantizar mejoras en la calidad de la educación, sin embargo, se produce en contextos desfavorables a la práctica docente.
(pt) Este trabalho analisa as políticas de ingresso na carreira docente nos sistemas públicos de ensino, no Chile e no Brasil, em uma perspectiva comparada. O artigo toma como elementos comparativos as formas e critérios para a regulação da carreira docente, especificamente os estatutos e planos de carreira em vigor. No Brasil, o trabalho toma os dados de doze estados e suas capitais como referência para análise, uma vez que não temos uma carreira única nacional. No Chile, que tem elementos padronizados nacionalmente, tomam-se as referências nacionais para a carreira docente. O estudo conclui que ambos os países apresentam uma espécie de caos nas formas de ingresso docente, e os critérios para a postulação dos cargos são diversas, pois embora existam legislações nacionais, permite-se a diversidade na forma e nos critérios de ingresso na carreira docente. E, por fim, o trabalho ainda aponta que as provas de ingresso na carreira docente se tornam um potencial instrumento que pode garantir melhorias na qualidade educacional, entretanto isso se dá em contextos desfavoráveis ao exercício da atividade docente. 
Carlos Alberto Medeiros Lima
Revista Letras, v. 94, n. 1, p. 142-155, 2016
Palavra-chave: José de Alencar; política no Império Brasileiro; ficção e história; eleições e partidos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Império
resumo ...
Ana Paula Vosne Martins
Delaware Review of Latin American Studies, v. 17, n. 2, p. 1-13, 2016
Palavra-chave: agência feminina; associativismo feminino; história; mulheres; Brasil; conservadorismo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
resumo ...
Luiz Everson da Silva; Adriana Lucinda de Oliveira; Éder Dias do Nascimento
Multi Science Journal, v. 2, n. 6, p. 17-27, 2016 Home page
Palavra-chave: Educação para a sustentabilidade; Ensino de Ciências
resumo ...
Total de registros: