Publicações - ciências humanas


Carmen Lúcia Fornari Diez; Wanderleia Dalla Costa
Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 21, n. 1, p. 170-189, 2016 Home page
Palavra-chave: mediação educativa; Alteridade; outro
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação
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Ricardo Marcelo Fonseca
Revista da Faculdade de Direito (UFPR), v. 61, n. 1, p. 365-376, 2016
Palavra-chave: UFPR; ensino jurídico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Vilson Aparecido da Mata
Revista Dialectus, v. 3, n. 8, p. 77-93, 2016
Palavra-chave: Materialismo HIstórico e Dialético; Marx; socialismo; REVOLUÇÃO; Emancipação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia política; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Ciências Humanas; Educação; Filosofia da Educação
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Rubia Carla Formighieri Giordani
Sociedade e Cultura, v. 18, n. 1, p. 91-100, 2016 DOI
Palavra-chave: Cultura alimentar; Mbya Guarani; estrutura culinária; Segurança Alimentar e Nutricional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia da Alimentação; Ciências Humanas; Antropologia; Etnologia Indígena
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(pt) A culinária guarani está marcada pelo registro de técnicas de transformação alimentar e uma dietética que envolve a seleção e combinação de substâncias alimentares que podem ser pensadas a partir de suas incidências na organização do seu mundo social. Este texto traz uma etnografia da alimentação guarani produzida entre populações da parcialidade étnica Mbya que vivem em territórios localizados no extremo oeste do Estado do Paraná propondo uma releitura do triângulo culinário levistraussiano à luz dos achados etnográficos entre estes guarani contemporâneos. Das relações entre matérias alimentares e técnicas de transformação culinária depreende-se a construção e organização das formas sociais do mundo guarani com suas tensões entre interior/exterior, feminino/masculino ressoando em oposições entre elaborado e não-elaborado de um lado, e, cultura e natureza de outro.
Valquíria Michela John; DA COSTA, FELIPE; BUSNARDO, GUILHERME FELIPE; VARGAS, PRICILLA TIANE; DOS SANTOS, ROBSON SOUZA; CAMINADA, THIAGO AMORIM
Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 192-210, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Jornalismo de revista; Memória; América Latina; análise do conteúdo
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico); Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Teoria e Ética do Jornalismo; Ciências Humanas; História; História da América; História Latino-Americana
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Antonio Edmilson Paschoal; Jorge Luiz Viesenteiner
Nietzsche-Studien, v. 44, n. 44, p. 261-267, 2016
Palavra-chave: Nietzsche; Autobiographie; Autogenealogie; Ecce homo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia; Filosofia Alemã
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NERI DOS SANTOS; Luiz Fernando Corcini; Alvino Moser
Journal of Research & Method in Education, v. 6, n. 6, p. 1 2016 Home page
Palavra-chave: Hypertext Digital; learning; Mediation; Memory; Neuro epistemology
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DAVID ASCHER; Wesley Viera da Silva; Claudimar Pereira da Veiga; Alceu Souza
European Journal of Scientific Research, v. 141, n. 4, p. 407-426, 2016 Home page
Palavra-chave: Neuroeconomis; Behavioral Finance; Cognitive Neuroscience
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas; Decisões de Investimentos; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia Cognitiva
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The European Scientific Journal which was founded in Europe, in October 2010 was a place for publishing scholarly papers from around the world. To reflect
Maria Adriana Camargo Cappello
REVISTA DISSERTATIO DE FILOSOFIA, v. supl. 4, n. 2016, p. 223-243, 2016
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Pedro Ramos Dolabela Chagas
Revista Letras, v. 93, n. 1, p. 315-336, 2016 Home page
Palavra-chave: teoria da ficção; Teoria da narrativa; teoria do romance; Evolução humana; mente e cultura
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria Literária; Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
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(pt) O artigo explora a contribuição de teorias evolutivas para a teoria e a história do romance. Define-se primeiramente as propriedades dessas teorias que interessam para o estudo da literatura. Passa-se daí ao tópico da “exaptação”, em suas possíveis implicações para a formulação de hipóteses sobre a origem do romance. Esse passo leva à discussão sobre as condições de formação biológica e cultural da mente moderna, assim como das condições de vida social que teriam consolidado, na nossa espécie, predisposições psicológicas e padrões de interação social ainda atuantes. Esse tópico repercute, num momento seguinte, como fundamento explicativo para a definição da ficção como um “simulador mental” de baixo custo que atende a funções individual e coletivamente condicionadas. Por fim, toma-se a somatória dos passos anteriores para ensaiar-se uma hipótese explicativa sobre a poligênese do romance, conforme descrita por certa historiografia recente do gênero.
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