Adriano Nervo Codato;
Walter Guandalini Junior
Palavra-chave:
Estado Novo;
regime ditatorial;
decreto-lei 1 202;
Departamentos Administrativos dos Estados;
Getulio Vargas
resumo ...
Resumo O artigo discute as duas versões do Decreto-Lei 1.202/39 e suas alterações durante o...
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Adriano Nervo Codato;
Walter Guandalini Junior
Palavra-chave:
Estado Novo;
Código Administrativo;
Direito Administrativo;
Departamentos Administrativos dos Estados
resumo ...
Resumo O artigo discute as duas versões do Decreto-Lei 1.202/39 e suas alterações durante o...
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Marcella Lopes Guimarães
Palavra-chave:
D. Duarte;
História do corpo;
Doença
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História Antiga e Medieval; História Medieval
resumo ...
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Marcos Namba Beccari;
Rogério de Almeida
Palavra-chave:
Estetização;
Estético;
Nietzsche;
Estética do cotidiano
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Filosofia; Estética e Filosofia da Arte
resumo ...
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Samia Saad Gallotti Bonavides;
Tania Teresinha Bruns Zimer;
Leonora Simone Lucchese Piovesan
Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná,
v. ano 3,
n. nº 4,
p. 289-319,
2016
Home page
Palavra-chave:
formação de promotores;
curso de ingresso;
vitaliciamento;
Estágio Probatório;
evolução conceitual
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Currículo
resumo ...
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Daniele Graciane de Souza;
ADRIANA DRAGONE SILVEIRA
REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE,
v. v. 6,
p. 106-119-119,
2016
Palavra-chave:
democratização da educação superior;
política de assistência estudantil;
política educacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Direito à Educação
resumo ...
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Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira
Palavra-chave:
Ciências Sociais;
Teoria Sociológica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia do Conhecimento
resumo ...
(pt)
Este artigo tem por objeto analisar o lugar que o ensino da teoria sociológica ocupa noscursos superiores de Ciências Sociais, a partir do estudo de caso em algumas universidadespúblicas brasileiras (Ceará, Pernambuco, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul). Para isso, inicialmente, analisamos a história dos estudosteóricos, mapeamos os grupos de pesquisa e mostramos que a pesquisa ocupa um espaçosecundário na Sociologia brasileira. Analisando as grades curriculares dos cursos e asementas das disciplinas teóricas, mostramos que há muito espaço e tempo dedicado à teoria sociológica, em especial à teoria clássica, nos quatro primeiros semestres. Mostramos que esse espaço, para os autores clássicos, apresenta formato e conteúdo semelhantes (em geral, Marx, Weber e Durkheim), mas que são bem diversos em relação aos autores contemporâneos. Apesar da grande importância e do tempo dedicado ao ensino da teoria, não há discussões formais sobre como ensinar em termos metodológicos e epistemológicos.
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Luiz Everson da Silva;
Lenir Maristela Silva
Palavra-chave:
Ensino de Ciências;
Aprendizagem por projetos;
aprendizagem significativa
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Educação em Ciências
resumo ...
(pt)
Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos.
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Raquel Angela Speck;
Angela Mara de Barros Lara;
Dulce Mara langhinotti Carpes
Palavra-chave:
Políticas;
ENSINO MÉDIO
resumo ...
(pt)
No ano de 2013, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pelo qual trouxe a proposta de coordenar as ações da União e dos Estados na formulação e implantação de políticas para esse nível de ensino, tendo em vista também a formação profissional. O presente artigo tem como objetivo levantar reflexões acerca desse programa, situando-o no contexto mais amplo das políticas educacionais brasileiras e retomando as contribuições de importantes estudiosos desse grau da educação escolar.
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Renata Peres Barbosa
Palavra-chave:
Razão instrumental.;
Formalismo da Razão;
Processos Formativos
resumo ...
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