Publicações - ciências humanas


Adriano Nervo Codato; Walter Guandalini Junior
Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 29, n. 58, p. 481-504, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Estado Novo; regime ditatorial; decreto-lei 1 202; Departamentos Administrativos dos Estados; Getulio Vargas
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Resumo O artigo discute as duas versões do Decreto-Lei 1.202/39 e suas alterações durante o...
Adriano Nervo Codato; Walter Guandalini Junior
ESTUDOS HISTÓRICOS, v. 29, n. 58, p. 481-504, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Estado Novo; Código Administrativo; Direito Administrativo; Departamentos Administrativos dos Estados
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Resumo O artigo discute as duas versões do Decreto-Lei 1.202/39 e suas alterações durante o...
Marcella Lopes Guimarães
Locus (UFJF), v. 22, n. 1, p. 169-185, 2016 Home page
Palavra-chave: D. Duarte; História do corpo; Doença
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Antiga e Medieval; História Medieval
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Marcos Namba Beccari; Rogério de Almeida
TRÁGICA: ESTUDOS SOBRE NIETZSCHE, v. 9, n. 3, p. 10-26, 2016 Home page
Palavra-chave: Estetização; Estético; Nietzsche; Estética do cotidiano
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Filosofia; Estética e Filosofia da Arte
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Samia Saad Gallotti Bonavides; Tania Teresinha Bruns Zimer; Leonora Simone Lucchese Piovesan
Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná, v. ano 3, n. nº 4, p. 289-319, 2016 Home page
Palavra-chave: formação de promotores; curso de ingresso; vitaliciamento; Estágio Probatório; evolução conceitual
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Currículo
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Daniele Graciane de Souza; ADRIANA DRAGONE SILVEIRA
REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. v. 6, p. 106-119-119, 2016
Palavra-chave: democratização da educação superior; política de assistência estudantil; política educacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Direito à Educação
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Marcio Sergio Batista Silveira de Oliveira
Revista Política e Sociedade, v. 14, n. 31, p. 87 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Ciências Sociais; Teoria Sociológica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia do Conhecimento
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(pt) Este artigo tem por objeto analisar o lugar que o ensino da teoria sociológica ocupa noscursos superiores de Ciências Sociais, a partir do estudo de caso em algumas universidadespúblicas brasileiras (Ceará, Pernambuco, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul). Para isso, inicialmente, analisamos a história dos estudosteóricos, mapeamos os grupos de pesquisa e mostramos que a pesquisa ocupa um espaçosecundário na Sociologia brasileira. Analisando as grades curriculares dos cursos e asementas das disciplinas teóricas, mostramos que há muito espaço e tempo dedicado à teoria sociológica, em especial à teoria clássica, nos quatro primeiros semestres. Mostramos que esse espaço, para os autores clássicos, apresenta formato e conteúdo semelhantes (em geral, Marx, Weber e Durkheim), mas que são bem diversos em relação aos autores contemporâneos. Apesar da grande importância e do tempo dedicado ao ensino da teoria, não há discussões formais sobre como ensinar em termos metodológicos e epistemológicos.  
Luiz Everson da Silva; Lenir Maristela Silva
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 237-249, 2016 Home page
Palavra-chave: Ensino de Ciências; Aprendizagem por projetos; aprendizagem significativa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Educação em Ciências
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(pt) Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos.  
Raquel Angela Speck; Angela Mara de Barros Lara; Dulce Mara langhinotti Carpes
BOLETIM TÉCNICO DO SENAC, v. 42, n. 3, p. 106-121, 2016 DOI
Palavra-chave: Políticas; ENSINO MÉDIO
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(pt) No ano de 2013, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pelo qual trouxe a proposta de coordenar as ações da União e dos Estados na formulação e implantação de políticas para esse nível de ensino, tendo em vista também a formação profissional. O presente artigo tem como objetivo levantar reflexões acerca desse programa, situando-o no contexto mais amplo das políticas educacionais brasileiras e retomando as contribuições de importantes estudiosos desse grau da educação escolar.
Renata Peres Barbosa
Revista Trilhas Pedagógicas, v. 6, n. 6, p. 38-50, 2016 Home page
Palavra-chave: Razão instrumental.; Formalismo da Razão; Processos Formativos
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