Ricardo Antunes de Sá;
Poliana Vogt
Palavra-chave:
Cultura digital;
Lousa Digital Interativa;
Letramento Digital;
prática docente
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Andréa Barbosa Gouveia;
Aline Kazuko Sonobe;
Bruna Carolina Camargo;
Diana Cristina Abreu;
Luiza Freire;
Marcia Grochoska;
Marina Godoy
Palavra-chave:
vencimento dos profissionais da educação;
remuneração docente;
valorização docente;
piso salarial profissional nacional;
PSPN
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Administração Educacional; Política Educacional;
Ciências Humanas; Educação; Política Educacional; Financiamento da Educação
resumo ...
(en)
The article presents the results of a research on the teachers' wage trajectory in Paraná state school systems and Curitiba municipal school system, between 1996 and 2015. This twenty-year track record includes at least five changes in the municipal and state government and the implementation of the teachers national minimum wage law (PSPN). This study sought to identify the scope of teachers appreciation promise at the entrance into the profession.
(pt)
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito da trajetória do vencimento dos professores na rede estadual de ensino do estado do Paraná e na rede municipal de Curitiba/PR, no período de 1996 a 2015. Esta trajetória de vinte anos comporta pelo menos cinco mudanças nos governos municipais e estaduais e a implementação da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Esta pesquisa buscou identificar os alcances da promessa de valorização do magistério no ingresso na profissão.
|
Selma dos Santos Rosa;
Clara Coutinho;
Maria Assunção Flores
Palavra-chave:
Online peer assessment;
Digital assessment;
assessment in higher education
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Avaliação digital
resumo ...
|
Marilia Andrade Torales;
Marilia Andrade Torales;
Marilia Andrade Torales
Palavra-chave:
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Marília Andrade Torales Campos;
Verônica Branco;
Leziany Silveira Daniel
Reflexão e Ação (Online),
v. 24,
n. 2,
p. 100-118,
2016
Palavra-chave:
Educação integral
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Ângelo Ricardo de Souza;
Ana Lorena de Oliveira Bruel;
Marcos Alexandre Ferraz
Palavra-chave:
Periódicos;
Estado do Conhecimento;
Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
|
Ângelo Ricardo de Souza;
Ana Lorena de Oliveira Bruel;
Marcos Alexandre Ferraz
Palavra-chave:
Periódicos;
Estado do Conhecimento;
Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
|
Joel Thiago Klein
Palavra-chave:
Kant;
uso público da razão;
liberdade republicana
resumo ...
|
Marcos Gonçalves
Revista Relegens Thréskeia,
v. 05,
n. 01,
p. 108-128,
2016
Palavra-chave:
imprensa católica;
ordens religiosas;
religião e política;
intelectuais, hsitoria e sociadade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; catolicismo e política;
Ciências Humanas; História; História Intelectual;
Ciências Humanas; História; Intelectuais, cultura e sociedade
resumo ...
|
Liane Maria Bertucci
Palavra-chave:
Educação para a Saúde;
discurso médico-científico;
imprensa operária;
teses médicas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História da Saúde e Doenças e da Educação;
Ciências Humanas; História; História do trabalho e do movimento operário
resumo ...
(en)
http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2014v7n13p27This article discusses how medical and scientific knowledge in the early decades of the twentieth century was expressed in the theses of the College of Medicine and Surgery of São Paulo and used to form proposals for education in terms of the health of working-class children (understood as a working child or the daughter of workmen and laborers). The article also looks at how this knowledge spread over the discussions held by labor militants concerning the health of child workers inside and outside factories at a time when ideas of anarchism were at their most influential among the workforce (from the turn of the century to the 1920s). I highlight the discussions regarding child labor and the working mother, who was first and foremost responsible for the health of those children.
(pt)
O artigo discute como em São Paulo, nas primeiras décadas dos novecentos, o saber médico-científico, expresso de maneira privilegiada em teses da Faculdade de Medicina e Cirurgia da cidade, embasou propostas educacionais de doutores e permeou discussões e ações de trabalhadores relacionadas à questão da saúde da criança operária (entendida como criança trabalhadora ou filha de operários ou trabalhadores), dentro e fora da fábrica, no período de maior influência de ideias anarquistas entre o operariado de São Paulo (da virada para o século XX até os anos 1920). Destaco as discussões sobre o trabalho infantil e sobre a mulher-mãe operária, responsável primeira pela saúde dessas crianças.
|