Publicações - ciências humanas


QUIDIGNO, RAQUEL DE ABREU FOCHESATO; Sérgio Camargo; ZIMER, TÂNIA TERESINHA BRUNS
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. Extra, n. 1, p. 2240-2246, 2021 Home page
Palavra-chave: Educação Infantil; Educação em Ciências; Pedagogia; Ciëncias da Natureza
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA; Educação em Ciências e em Matemática
resumo ...
(pt) No Brasil existem diversas investigações e estudos avançados sobre a formação de professores visando a Educação em Ciências para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. No entanto, existe uma carência de pesquisas na área quando se trata da formação de professores para trabalhar com a área das Ciências Naturais na Educação Infantil. O presente trabalho apresenta uma proposta de investigação de doutorado. A pesquisa, em andamento, objetiva analisar a contribuição das disciplinas que abordam o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) para o Ensino de Ciências Naturais na formação dos Licenciandos em Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. Para tal, propõe-se a realização de uma pesquisa qualitativa, dividida em duas etapas: realização de um estado do conhecimento, seguido pela aplicação de avaliações multimétodos nos licenciandos em Pedagogia.
Liane Maria Bertucci
Fênix (UFU. Online), v. 18, n. 2, p. 226-242, 2021 DOI
Palavra-chave: Terapêutica; DIAGNOSTICO; discurso médico-científico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História da Saúde e Doenças; Ciências Humanas; História; História da Ciência
resumo ...
(en) The foundation of the São Paulo Academy of Medicine (Academia Paulista de Medicina - APM) coincided with the period when the deadly Spanish flu began to spread around the planet. During the epidemic in the city of São Paulo, members of the APM were among the doctors who acted in an attempt to minimize the spread of the disease and the multiplication of the fatal cases of this illness. When the number of flu-strains decreased in the city, Doctors Galeno de Revoredo, Rubião Meira and Eduardo Monteiro drafted a report, presented at an APM session, with recommendations for combating the epidemic influenza in the interior of the state. Based on assumptions of social history, this article discusses aspects of this report contextualizing it with debates about the disease and the treatment of victims of the flu in the city of São Paulo.
(pt) A fundação da Academia Paulista de Medicina (APM) coincidiu com o período que a virulenta gripe espanhola começou a se difundir pelo planeta. Durante a epidemia na cidade de São Paulo, membros da APM estavam entre os médicos que atuaram para tentar minimizar a difusão da doença e a multiplicação dos casos fatais da moléstia. Quando o número de gripados diminuiu na localidade, os doutores Galeno de Revoredo, Rubião Meira e Eduardo Monteiro redigiram um relatório, apresentado em sessão da APM, com recomendações para o combate à gripe epidêmica no interior do estado. Este artigo discute, a partir de pressupostos da história social, aspectos desse relatório contextualizando-o com debates sobre a doença e o tratamento dos gripados na cidade de São Paulo.
AMARANTE, ERIVELTO DIEGO; Rafael Cardoso Sampaio
InTexto, v. 1, n. 52, p. 96617 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Cobertura Noticiosa; enquadramento; Imagem Pública; comunicação e política
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação e Política; Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
(en) The first 100 days of government are portrayed by the media as a symbolic date for the beginning of a term of office. Journalism has the habit of scheduling the topic in its news during the period and, more effectively, on the hundredth day. This paper analyzes the series of interviews on the G1 portal with 28 mayors of capitals and metropolitan regions published on April 10, 2017, the exact date of the first 100 days of management. For this, it uses as a theoretical-methodological reference the study of the news framework. The objective is to identify from the interviews which bosses predominate between the fields of media and politics, seeking to understand how journalism appropriates the time frame to frame the interview and which bosses are perceived in the journalists' questions. On the other hand, considering the dependence of political actors for media exposure, we also seek to identify in the political discourse which image the government wants to print at the beginning of the term. The results show that, while journalism uses the period to charge the progress of the campaign proposals, politicians take advantage of the ephemeris to print an image of work, achievement, and optimism.
(pt) Os 100 primeiros dias de governo são retratados pela mídia como uma data simbólica do início de uma gestão. O jornalismo tem por hábito agendar o tema em seus noticiários no decorrer do período e, de forma mais efetiva, no centésimo dia. Esse trabalho analisa a série de entrevistas do portal G1 com 28 prefeitos de capitais e regiões metropolitanas publicadas em 10 de abril de 2017, data exata dos 100 primeiros dias de gestão. Para isso, usa como referencial teórico-metodológico o estudo do enquadramento noticioso. O objetivo é identificar, a partir das entrevistas, quais saliências predominam entre os campos da mídia e da política, buscando perceber de que forma o jornalismo se apropria do marco temporal para enquadrar a entrevista; e quais saliências são percebidas nas perguntas dos jornalistas. Por outro lado, considerando a dependência dos atores políticos pela exposição midiática, também buscamos identificar, no discurso político, qual a imagem que os governantes desejam imprimir no início do mandato. Os resultados apontam que, enquanto o jornalismo usa o período para cobrar o andamento das propostas de campanha, os políticos aproveitam a efeméride para imprimir uma imagem de trabalho, realização e otimismo.
Carlos Roberto Vianna; Elenilton Vieira Godoy; Emerson Rolkouski
The Montana Math Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 55-84, 2021 Home page
Palavra-chave: Teachers training; Mathematical Literacy; Training of teachers who teaches mathematics; PNAIC; Policies cycle
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
resumo ...
Marcia Salete Schaly; Anita Helena Schlesener
GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 13, n. 3, p. 426-430, 2021 DOI
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt) A presente resenha busca elucidar os principais pontos do percurso traçado nessa obra sobre a história da educação pública no Brasil no período de 1980-1996, em seus entraves e luta pela redemocratização da educação. Essa investigação se referenciou nas principais contribuições de Florestan Fernandes à luz do materialismo histórico dialético. A autora também traz reflexões importantes para a educação pública brasileina nos dias atuais.
Leandro Siqueira Palcha; Odisséa Boaventura de Oliveira
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 21, p. 24325 | 1â??24-24, 2021 Home page
Palavra-chave: Análise do Discurso; Estágio; Formação docente
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Andrea Francine Batista
REVISTA HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES, v. Ano 17, n. 32, p. 41-54, 2021
Palavra-chave: feminismo; Realidade Brasileira; Luta de Classes
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Rossano Silva; Cristiane Martins
Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 54, p. 532-552, 2021 DOI
Palavra-chave: Cultura visual; Educação Básica; escolinhas de arte
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Educação Artística; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
resumo ...
Sidmar dos Santos Meurer
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, n. 1, p. 1-28, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Historia do Curriculo; educação dos sentidos e das sensibilidades; saberes escolares; Ensino de música
resumo ...
(en) This paper analyzes the mobilization of the notion of aesthetic education in the educational debate related to the proposals for elementary schools in the State of Paraná, throughout the first three decades of the twentieth century. From the perspective of the history of the curriculum, it seeks to capture the proposals and initiatives that pursued the schooling of this educational dimension by questioning the appearance and transformation of curricular forms and rhetoric, relating to their educational purposes. It explores a set of sources that includes literature and pedagogical press, normative texts and curricular prescriptions, as well as reports written by normalist teachers and students. It concludes that the meanings that prevailed in the curriculum around this notion are linked to the schooling of singing and music, to the detriment of other formative potentialities then available.
(es) analiza la movilización de la noción educación estética en el debate educativo relacionado a las proposiciones para la escuela primaria en el Estado de Paraná, a lo largo de las tres primeras décadas del siglo XX. A partir de la perspectiva de la historia del currículo, procura captar las propuestas e iniciativas que intentaban la escolarización de esa dimensión educativa, interrogando el aparecimiento y transformación de formas y retóricas curriculares relacionado con sus finalidades educativas. Explora un conjunto de fuentes que incluye la literatura y la prensa pedagógica, textos normativos y prescripciones curriculares, además de informes de profesores y estudiantes normalistas. Concluye que los sentidos que prevalecieron en el currículo en torno de esta noción se vinculan a la escolarización del canto y de la música, en detrimento de otras potencialidades formativas entonces disponibles.
(pt) Analisa a mobilização da noção de educação estética no debate educacional relacionado às proposições para a escola primária no Estado do Paraná, ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da perspectiva da história do currículo, procura captar as propostas e iniciativas que intentavam a escolarização dessa dimensão educativa, interrogando o aparecimento e transformação de formas e retóricas curriculares, relacionando com suas finalidades educativas. Explora um conjunto de fontes que inclui a literatura e a imprensa pedagógica, textos normativos e prescrições curriculares, além de relatórios de professores e estudantes normalistas. Conclui que os sentidos que prevaleceram no currículo em torno dessa noção se ligam à escolarização do canto e da música, em detrimento de outras potencialidades formativas então disponíveis.
Wallisten Passos Garcia; Ana Paula Almeida de Pereira
REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (IMPRESSO), v. 27, n. 2, p. 179-187, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Deficiencia intelectual; Fenomenologia; Existencialismo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia; Tratamento e Prevenção Psicológica; Intervenção Terapêutica
resumo ...
Total de registros: