CARMONA BONIFÁCIO, BRUNA;
Ronaldo de Oliveira Corrêa
Palavra-chave:
Goya Lopes;
Design de moda;
design afro-brasileiro;
mulheres designers;
política de moda
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Desenho;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Plásticas; Desenho;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Plásticas; Tecelagem
resumo ...
(en)
In this article we hope to describe events related to the performance of Goya Lopes, a black artist and designer who works mostly with the Afro-Brazilian theme, as a political articulator for a more diverse Brazilian fashion project. To this end, we aim to map and describe experiences about her career, work and strategies as a full member of the Sectorial Collegiate of Fashion of the Ministry of Brazilian Culture. By methodological procedure, we resort to the analysis of heterogeneous sources, such as interviews given by Goya, documents from the designer’s personal collection, various texts about the designer, website and social networks of the company Goya Lopes Design Brasileiro. As a result, we intend to reconstruct events about the development of a more plural fashion project, explain the designer’s adhesions to networks of Afro-Brazilian relations, in addition to highlighting the role of Goya Lopes in Brazilian design made by women
(pt)
Neste artigo, esperamos descrever eventos relacionados à atuação de Goya Lopes, artista e designer negra que trabalha majoritariamente com a temática afro-brasileira, como articuladora política de um projeto de moda brasileira mais diversa. Para tanto, temos como objetivo mapear e descrever experiências da sua trajetória e do seu trabalho, além de suas estratégias como membro titular do Colegiado Setorial de Moda do Ministério da Cultura do Brasil. Por procedimento metodológico, recorremos à análise de fontes heterogêneas, como entrevistas concedidas por Goya, documentos do seu acervo pessoal, textos diversos sobre a designer, site e redes sociais da empresa Goya Lopes Design Brasileiro. Como resultado, pretendemos reconstruir eventos sobre o desenvolvimento de um projeto de moda mais plural, explicitar as adesões da designer a redes de relações afro-brasileiras, além de destacar o protagonismo de Goya Lopes no design brasileiro feito por mulheres.
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Andre Pietsch Lima;
Kátia Maria Kasper;
Thalita Alves Sejanes
Palavra-chave:
Escrita;
Formação;
Subjetividade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais;
Linguística, Letras e Artes; Letras
resumo ...
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Anna Stegh Camati
Palavra-chave:
Shakespeare;
Venus and Adonis;
Text;
image;
intermediality
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Pintura;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Intermidialidade;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Teoria Literária
resumo ...
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Milena Ribeiro Martins
Palavra-chave:
Monteiro Lobato;
Katherine Mansfield;
Anton Tchekhov;
violência
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
resumo ...
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Marcos Namba Beccari
Palavra-chave:
Michel Foucault;
visualidade;
Política;
discurso
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
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Cristiane do Rocio Wosniak
Palavra-chave:
Educação;
corpo;
dança;
instituição escolar
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
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Dulce Regina Baggio Osinski
Palavra-chave:
História da educação;
História da educação em arte;
Exposição de arte infantil;
Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos;
Museu Nacional de Belas Artes
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Educação Artística
resumo ...
Resumo Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu...
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Francisco Javier Calvo del Olmo
Palavra-chave:
intercompreensão;
línguas românicas;
plurilinguismo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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(en)
The perception of distance and proximity between Romance languages has been constant since the Middle Ages (Wright, 1989). Thus, Romance linguistics, as a modern science, are based on the application of the historical-comparative method (Posner, 1998). Based on these observations, we present the epilinguistic speech of several intellectuals (such as Raynouard, Mistral, Bréal, Gaston Paris, Ronjat, Jaurès, Saussure and Eco) which preceded the development of intercomprehension at the end of the 1990s. , as a strictly educational approach (Candelier, 2009). Ultimately, we hope that our study will help building a space for mutual understanding.
(fr)
La perception de la distance et de la proximité entre les langues romanes fut constante depuis le Moyen Âge (Wright, 1989). Ainsi, la linguistique romane, en tant que science moderne, se fonde sur l’application de la méthode historico-comparative (Posner, 1998). En partant de ces constatations, nous présentons les discours épilinguistiques de plusieurs intellectuels (comme Raynouard, Mistral, Bréal, Gaston Paris, Ronjat, Jaurès, Saussure et Eco) qui ont précédé le développement de l’intercompréhension, à la fin des années 1990, en tant qu’approche pédagogique proprement dite (Candelier, 2009). En définitive, nous espérons que notre entreprise participera à la constitution d’un espace de compréhension mutuelle.
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FABRIS, YASMIN;
Ronaldo de Oliveira Corrêa
Palavra-chave:
Cultura Material;
cultura popular;
exposição
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes; Fundamentos e Crítica das Artes; Crítica da Arte
resumo ...
Resumo Os museus, em especial os vinculados aos projetos de identidade nacional ou de um...
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Flávio Denis Dias Veloso;
Rosane Cardoso de Araújo
Palavra-chave:
performance;
educação musical;
pesquisa em música
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais)
resumo ...
(en)
The development of expertise on a musical instrument demands the mobilization of behavioral, motivational, emotional, and cognitive skills. Thusly, the self-regulation construct presents itself as an alternative to investigative and interventionist initiatives in the field of performance and musical education. Self-regulation of learning refers to the processes undertaken by students to direct their thoughts and actions towards the achievement of goals, involving autonomy and engagement in the planning, monitoring, and evaluation of musical achievement. This paper presents a theoretical study−methodologically oriented by an extensive literature review−aiming to understand the relationships between performance development and self-regulated learning, considering the dimensions and subprocesses of self-regulation and indicating ways to overcome some of the challenges of learning an instrument. The results suggested two central contributions: (1) exposure of the "Multidimensional Approach to Self-regulation" centered on the learning of musical performance and (2) the systematic approach of the constructs of "self-regulation" and "metacognition" based on the studies developed by Albert Bandura (1991a) and John Flavell (1979). We propose the association between these two authors to support a self-regulation approach that considers the particularities of learning music. We hope that the considerations presented here promote the expansion of reflection (as well as scientific and educational initiatives) regarding the teaching and learning of musical performance.
(pt)
O desenvolvimento da expertise instrumental demanda a mobilização de competências comportamentais, motivacionais, emocionais e cognitivas. Nessa direção, o constructo da autorregulação apresenta-se como uma alternativa às iniciativas investigativas e intervencionista no domínio da performance e educação musical. A autorregulação da aprendizagem diz respeito aos processos mobilizados por alunos para direcionar seus pensamentos e ações para o alcance de metas, envolvendo uma postura autônoma e engajada no planejamento, monitoramento e avaliação dos desempenhos musicais. O presente texto apresenta um estudo de natureza teórica – orientado metodologicamente por uma ampla revisão da literatura – cujo objetivo foi compreender as relações entre o desenvolvimento instrumental e a aprendizagem autorregulada, concebendo a autorregulação a partir de suas dimensões e subprocessos e indicando caminhos para a superação de alguns dos desafios da aprendizagem instrumental. Os resultados sugeriram duas contribuições centrais: (1) a exposição da “Abordagem Multidimensional da Autorregulação” voltada à aprendizagem da performance musical e (2) a aproximação sistemática dos constructos da “autorregulação” e “metacognição” com base nos estudos de Albert Bandura (1991a) e John Flavell (1979). Vislumbramos a associação entre estes autores para fundamentar uma abordagem da autorregulação alinhada às especificidades da aprendizagem musical. Almejamos que as considerações aqui apontadas promovam a expansão das reflexões (bem como das iniciativas científicas e educacionais) concernentes ao ensino e aprendizagem da performance musical.
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