Nicolau Malta;
Gabriela C. Martins;
Michael Pereira da Silva;
Edmar Roberto Fantinelli;
Jhonatan Gritten Campos;
Wagner de Campos
CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE,
v. 14,
n. 2,
p. 37-43,
2016
Palavra-chave:
Atividade física;
Comportamentos de Risco;
Adolescentes;
sexo;
Saúde
Áreas do conhecimento:
Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
D'AROZ, M. S.;
Adolfo Antonio Hickmann;
Araci Asinelli da Luz
Palavra-chave:
Educação social;
Educação;
Pedagogia social;
Pedagogia;
Extensão Universitária
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
O presente artigo apresenta reflexões acerca da formação do pedagogo e avalia experiências desses profissionais em um programa de extensão universitária. O estudo contou com a participação de sete pedagogos bolsistas egressos do Programa Incubadoras Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFPR), a partir de um questionário semiestruturado. Foi utilizada como metodologia de análise a identificação de núcleos de significação (AGUIAR; OZELA, 2013) para alcançar o objetivo desta reflexão: repensar a formação do pedagogo e os desafios da profissão e da atuação no campo educacional. Da análise, emergiram três núcleos de significação: formação diferenciada; o papel da universidade e os desafios da formação e da profissão. Os resultados evidenciaram fragilidades na formação acadêmica, no currículo de Pedagogia e impactos nas dimensões pessoais e profissionais. Atuar como pedagogo(a) na extensão universitária foi, além de um desafio, a certeza de que o pedagogo (a) pode atuar fora do espaço escolar. Palavras-chave: Qualificação acadêmica. Extensão universitária. Educação Abstract: This paper reflects on the formation of the pedagogue and evaluate experiences of these professionals in a university extension program. The study had the participation of seven scholars and teachers graduates of the Technological Incubator Program UFPR Popular Cooperatives, from a semi-structured questionnaire. It was used as an analytical methodology to identify meaning of cores (AGUIAR, OZELA, 2013) to achieve the goal of this reflection: rethinking the formation of the pedagogue and the challenges of the profession and the activities in the educational field. The analysis revealed three meaning core: differentiated training; the role of the university and the challenges of training and profession. The results showed weaknesses in academic training in pedagogy curriculum and impacts on personal and professional dimensions. Acting as a pedagogue in the university extension was, as well as a challenge, the certainty that the teacher can act outside school.Keywords: Academic qualification. University extension course. Education
|
Ricardo Prestes Pazello
Palavra-chave:
pensamento descolonial;
teoria crítica do direito;
movimentos populares;
Política da libertação;
América Latina
resumo ...
|
Raquel Valença;
Arabella Natal Galvão da Silva;
Ramiro Pissetti;
Sidarta Ruthes de Lima
Palavra-chave:
Prospectiva Estratégica;
Perfis Profissionais do Futuro;
Proto-Perfis;
perfis profissionais;
Indústria do Futuro;
design
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Administração;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Carlos Augusto Meneguzzo;
Cicero Aparecido Bezerra
INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH AND APPLICATIONS (IJERA),
v. 6,
n. 8,
p. 47-54,
2016
Home page
Palavra-chave:
Decision-making styles;
Higher education institutions
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Administração Educacional; Administração de Unidades Educativas
resumo ...
|
Miguel Alfredo Carid Naveira
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Antropologia; Etnologia
resumo ...
|
Giulia Sbaraini Fontes;
Paulo Ferracioli;
Rafael Cardoso Sampaio
Palavra-chave:
enquadramento;
comunicação e política;
Revistas semanais;
Agendamento;
Jornalismo Político
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação e Política;
Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
(pt)
É com imenso prazer que apresentamos a décima oitava edição da Agenda Política, a terceira de 2019, volume 7 e número 3, cujo conteúdo apresenta o dossiê Gênero e Poder, organizado pelas colegas Joyce Miranda Leão Martins e Mércia Alves, composto por quatro artigos que analisam as relações de gênero e política em suas mais distintas abordagens. Assim, os textos do dossiê ponderam sobre a imagem dos movimentos feministas, a presença feminina nas organizações partidárias, os direitos LGBT e o uso do discurso antifeminista.
|
Camila Pacheco;
Glaucia da Silva Brito;
Nuria Pons Vilardell Camas
FORMAÇÃO DOCENTE,
v. 8,
p. 103-118,
2016
Palavra-chave:
PNE;
formação de professores;
tecnologias educacionais;
Cultura digital
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Interdisciplinaridade
resumo ...
|
Ana Cecília Romano de Mello;
Ivanilda Higa
Palavra-chave:
Estágio Supervisionado;
professor supervisor;
Desenvolvimento Profissional Docente;
relação universidade-escola;
campo educacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Andréa Barbosa Gouveia
Palavra-chave:
política educacional;
gestão do sistema;
Diretrizes Curriculares
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Administração Educacional; Política Educacional
resumo ...
v. 7, n. 1 (2016) Sumário Editorial José Carlos Morgado, Isabel Carvalho Viana, Carlos Ferreira PDF 1-3 Epistemologias em questão: Si...
|