Publicações - ciências humanas


Claudovil Barroso de Almeida Júnior; SUELI DE FÁTIMA FERNANDES
Estação Científica (UNIFAP), v. 6, n. 3, p. 1-10, 2016 Home page
Palavra-chave: estudantes com deficiencia; acessibilidade; Ensino Superior; políticas institucionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial; Ciências Humanas; Educação; Educação Inclusiva
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Laura Ceretta Moreira; Sueli de Fatima Fernandes; Sueli de Fátima Fernandes
TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 19, n. 1, p. 49-60, 2016 Home page
Palavra-chave: Educação; INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR; Políticas Educacionais; educação bilíngüe para surdos
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Laura Ceretta Moreira; Noemi Nascimento Ansay; SUELI DE FÁTIMA FERNANDES
TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 19, n. 1, p. 49-60, 2016 Home page
Palavra-chave: Educação; INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR; Políticas Educacionais; educação bilíngüe para surdos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação de surdos; Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
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Antonia Almeida Silva; Elisângela Alves da Silva Scaff; Márcia Aparecida Jacomini
Revista HISTEDBR On-line, v. 16, n. 67, p. 254 2016 DOI Home page
Palavra-chave: Políticas Educacionais; Estado; Políticas Públicas; campo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Planejamento e Avaliação Educacional; Política Educacional; Ciências Humanas; Educação
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(pt) Este estudo está voltado à apreensão de possíveis mudanças na tradição metodológica da área de Políticas Educacionais, confrontando os elementos constitutivos da produção difundida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional, entre 2000 e 2010, com os que sobressaíram em estudos anteriores. O trabalho teve como base empírica todos os resumos das comunicações aprovadas pela Anped no período e os textos integrais que focalizaram questões teórico-metodológicas no campo das Políticas Educacionais. Evidenciou-se a abundância de produções individuais e a escassez de investigações mais atentas aos desafios de constituição do campo. Entre as contribuições desta pesquisa, problematizam-se os usos e sentidos da categoria Estado e defende-se sua centralidade como chave explicativa do campo. 
Anita Helena Schlesener
Movimento-Revista de Educação, v. 3, n. 5, p. 1-22, 2016 Home page
Palavra-chave: Políticas Públicas; Estado; Educação; Gramsci
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Plínio Cavalcanti Moreira; Carlos Roberto Vianna
Bolema (Rio Claro), v. 30, n. 55, p. 515-534, 2016 DOI Home page
Palavra-chave: educação matematica; formação de professores
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Resumo Neste trabalho analisam-se as respostas apresentadas por 18 educadores matemáticos a um...
Anita Helena Schlesener
Outubro (São Paulo), v. 25, p. 120-139, 2016 Home page
Palavra-chave: Arte; Política; História; Walter Benjamin
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; História
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Fabio de Oliveira Neves; Francisco de Assis Mendonça
Cuadernos de Geografìa, v. 25, p. 153-169, 2016 Home page
Palavra-chave: Resíduos sólidos urbanos; Geografia
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(en) The topic regarding the residuals of daily activities is broad and by nature controversial and complex. Nevertheless, this discussion frequently is reduced to the economic-instrumental rationality of the experts. This article presents a geographical-cultural focus on the theme of residuals based on the ‘imaginary’ over waste products and space. The research offers a theoretical framework for the understanding of the practices of residual management: the confrontation between the principle of recuperation and that of relegation. While the urgency to recuperate the residuals seems to be a consensus in contemporary society, the principle of relegation continues to be present in many contexts. The contest between these two principles does not merely open up possibilities for overcoming the technical and economic discussion, but additionally, allows delving further into cultural and spacial aspects that are fundamental for the geography debate.
(es) El tema de los residuos de las actividades cotidianas es amplio y de naturaleza controvertida y compleja. Sin embargo, con frecuencia esta discusión es reducida a la racionalidad económico-instrumental de los expertos. En este artículo se presenta un enfoque geográfico-cultural sobre el tema de los residuos, basado en el imaginario sobre los desechos y su espacialidad. Esta investigación ofrece un marco teórico para la comprensión de las prácticas de manejo de los residuos: la confrontación entre el principio de la recuperación y el de la relegación. Mientras que la urgencia por recuperar los residuos parece un consenso en la sociedad contemporánea, el principio de relegación sigue presente en muchos contextos. El enfrentamiento entre estos dos principios no solo abre posibilidades para superar la discusión técnica y económica, sino que, además, permite profundizar en aspectos culturales y espaciales fundamentales para el debate en la geografía.
(pt) O tema dos resíduos das atividades cotidianas é amplo, de natureza controvertida e complexa. Contudo, é comum que essa discussão seja reduzida à racionalidade econômico-instrumental dos experts. Neste artigo, apresenta-se uma abordagem geográfico-cultural da questão dos resíduos baseada no imaginário sobre os restos e na sua espacialidade. Encontra-se, nesta pesquisa, um recurso teórico para a compreensão das práticas de manejo dos resíduos: a confrontação entre o princípio de valorização e o de relegação. Embora a urgência de valorizar os resíduos pareça consensual na sociedade contemporânea, o princípio de relegação ainda está presente em muitos contextos. O confronto entre esses princípios abre possibilidades de ultrapassar a discussão técnica e econômica, além deenfatizar aspectos culturais e espaciais fundamentais para o debate na Geografia.
Felipe Bueno Amaral; José Luiz Fernandes Cerveira Filho
Tabula Rasa: Revista de Humanidades (Bogota. 2004), v. 1, p. 171-189, 2016
Palavra-chave: Racionalidades; meio-ambiente
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Andrea Carla Dore
Revista Ultramares, v. 05, n. 09, p. 35-61, 2016 Home page
Palavra-chave: Império português; Práticas da vitória; Cartografia portuguesa; Portugueses na Índia; Manuel Godinho de Erédia; Historiografia da experiência
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Ciências Humanas; História; História da Cartografia; Ciências Humanas; História; História da Expansão Portuguesa
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