Adriana Aparecida Dragone Silveira;
Soeli Terezinha Pereira
resumo ...
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Andrea Carla Dore
Palavra-chave:
História da Cartografia;
Cartografia da América do Sul;
Mapa mural;
William Blaeu;
Cartografia holandesa
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea;
Ciências Humanas; História; História da Cartografia
resumo ...
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Mônica de Caldas Rosa dos Anjos;
Walter Antonio Bazzo;
Adilson dos Anjos;
Giovani Roveroto;
Juliana Dubinski Witkoski
RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde,
v. 9,
n. 1,
p. 1-14,
2015
DOI
Home page
Palavra-chave:
Comunicação em saúde;
Informação;
Redes Comunitárias;
Rede Social;
Relação comunidade-instituição;
Análise de redes sociais
resumo ...
(en)
The aim of this paper is presents the results of an investigation, using the social network analysis (SNA), to understand how the relationships between the subjects involved directly and/or indirectly in a science outreach programme were established. The science outreach programme, linked to an university of Paraná, had used Paulo Freire's pedagogy in order to promote the collective construction of knowledge, through conversation circles and technical training workshops. The programme' activities were followed for nine months and were analyzed in two stages: the first stage deals with the way of structuring the programme, and the final stage is concerned with the relationships between the social actors - teachers, students and community members. Using SNA, it was possible to identify the main actors, as well as the relationships established between them. It was also noticed that the programme structuring model had promoted interactions between the actors, allowing the dissemination of information about Food and Nutritional Sovereignty and Security.
(es)
El objetivo de este trabajo es presentar los resultados de una investigación realizada por análisis de redes sociales (ARS) con el fin de entender cómo se establecieron las relaciones entre las personas involucradas directa y / o indirectamente en un proyecto de extensión universitaria. El proyecto de ampliación, vinculado a la Universidad de Paraná, utilizó la pedagogía de Freire con el fin de promover la construcción colectiva del conocimiento, desde la realización de círculos de conversación y talleres de capacitación técnica. Las actividades del proyecto fueron seguidos durante nueve meses, y se analizaron en dos etapas: la etapa inicial, se refiere a su estructura, y el paso final sobre las relaciones entre los actores sociales - los maestros, estudiantes y miembros de la comunidad. A través de ARS, fue posible identificar los principales actores y las relaciones que se establecen entre ellos. Se señaló también que el modelo de estructuración de proyectos promovió las interacciones entre los actores, lo que permite la difusión de información sobre Soberanía y Seguridad Alimentaria y Nutricional.
(pt)
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação, feita por meio da análise de redes sociais (ARS), a fim de compreender como as relações entre os sujeitos envolvidos direta e/ou indiretamente em um projeto de extensão universitária foram estabelecidas. O projeto de extensão, vinculado a uma universidade paranaense, utilizou a pedagogia freireana como forma de promover a construção coletiva do conhecimento, a partir da realização de rodas de conversa e oficinas de capacitação técnica. As atividades do projeto foram acompanhadas durante nove meses, e analisadas em duas etapas: a etapa inicial, referente à sua estruturação, e a etapa final, referente às relações estabelecidas entre os atores sociais - professores, estudantes e membros das comunidades. Por meio da ARS, foi possível identificar os atores principais, bem como as relações estabelecidas entre os mesmos. Percebeu-se ainda que o modelo de estruturação do projeto promoveu interações entre os atores, permitindo a disseminação da informação sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
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Mônica de Caldas Rosa dos Anjos;
Walter Antonio Bazzo;
Adilson dos Anjos;
Giovani Roveroto;
Juliana Dubinski Witkoski
RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online),
v. 9,
n. 1,
p. 1-14,
2015
Home page
Palavra-chave:
Comunicação em saúde;
Informação;
Redes Comunitárias;
Rede Social;
Relação comunidade-instituição;
Análise de redes sociais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
The aim of this paper is presents the results of an investigation, using the social network analysis (SNA), to understand how the relationships between the subjects involved directly and/or indirectly in a science outreach programme were established. The science outreach programme, linked to an university of Paraná, had used Paulo Freire's pedagogy in order to promote the collective construction of knowledge, through conversation circles and technical training workshops. The programme' activities were followed for nine months and were analyzed in two stages: the first stage deals with the way of structuring the programme, and the final stage is concerned with the relationships between the social actors - teachers, students and community members. Using SNA, it was possible to identify the main actors, as well as the relationships established between them. It was also noticed that the programme structuring model had promoted interactions between the actors, allowing the dissemination of information about Food and Nutritional Sovereignty and Security.
(es)
El objetivo de este trabajo es presentar los resultados de una investigación realizada por análisis de redes sociales (ARS) con el fin de entender cómo se establecieron las relaciones entre las personas involucradas directa y / o indirectamente en un proyecto de extensión universitaria. El proyecto de ampliación, vinculado a la Universidad de Paraná, utilizó la pedagogía de Freire con el fin de promover la construcción colectiva del conocimiento, desde la realización de círculos de conversación y talleres de capacitación técnica. Las actividades del proyecto fueron seguidos durante nueve meses, y se analizaron en dos etapas: la etapa inicial, se refiere a su estructura, y el paso final sobre las relaciones entre los actores sociales - los maestros, estudiantes y miembros de la comunidad. A través de ARS, fue posible identificar los principales actores y las relaciones que se establecen entre ellos. Se señaló también que el modelo de estructuración de proyectos promovió las interacciones entre los actores, lo que permite la difusión de información sobre Soberanía y Seguridad Alimentaria y Nutricional.
(pt)
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação, feita por meio da análise de redes sociais (ARS), a fim de compreender como as relações entre os sujeitos envolvidos direta e/ou indiretamente em um projeto de extensão universitária foram estabelecidas. O projeto de extensão, vinculado a uma universidade paranaense, utilizou a pedagogia freireana como forma de promover a construção coletiva do conhecimento, a partir da realização de rodas de conversa e oficinas de capacitação técnica. As atividades do projeto foram acompanhadas durante nove meses, e analisadas em duas etapas: a etapa inicial, referente à sua estruturação, e a etapa final, referente às relações estabelecidas entre os atores sociais - professores, estudantes e membros das comunidades. Por meio da ARS, foi possível identificar os atores principais, bem como as relações estabelecidas entre os mesmos. Percebeu-se ainda que o modelo de estruturação do projeto promoveu interações entre os atores, permitindo a disseminação da informação sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
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Tiago Morales Calve;
Graziela Lucchesi Rosa da Silva;
João Henrique Rossler
Palavra-chave:
Aprendizagem Escolar;
Sentido Pessoal;
Leontiev
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia Escolar;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
resumo ...
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa conceitual e toma como objeto a aprendizagem...
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Valdir Rosa;
Valdir Rosa;
Valdir Rosa
Palavra-chave:
Narração científica;
literatura;
Conto;
aprendizagem significativa
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ciências Naturais
resumo ...
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Vinícius Nicastro Honesko
Palavra-chave:
literatura;
Teoria da modernidade;
Textualidades contemporâneas;
Filosofia
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria Literária;
Ciências Humanas; História; Teoria e Filosofia da História; História Oral Metodologia;
Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
(pt)
O presente ensaio aborda o problema do fora e do grito a partir do pensamento de Maurice Blanchot e alguns de seus interlocutores. Apresenta como o grito pode ser relacionado às possibilidades de pensar a questão da língua. Mostra como uma compreensão do limite da linguagem é tocado por Blanchot em A parte do fogo. Em seguida, analisa a questão do mistério da linguagem – o há a língua – a partir de certas leituras de Giorgio Agamben e Jean-Luc Nancy. Propõe, também, que as compreensões de pensamento do fora e de experimentum linguae podem, de alguma maneira, ser ligadas. Por fim, após passar por várias questões acerca do impossível e da resistência – própria ao humano – no uso da língua, pensa como certa experiência da linguagem enquanto pensamento do fora é ainda a possibilidade de dizer quando tudo parece já ter sido dito.
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Sonia Maria Vanzella Castellar;
Daniel Luiz Stefenon
Palavra-chave:
Ensino de Geografia;
Currículo;
Equidade
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Geografia; Ensino de Geografia;
Ciências Humanas; Educação; Currículo
resumo ...
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Ana Claudia Urban
Territórios e Fronteiras (Online),
v. 8,
n. 1,
p. 23-39,
2015
Palavra-chave:
Didática da História;
formação de professores;
Ensino de Historia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Ensino de História
resumo ...
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Ana Claudia Urban
Dialogos (Maringa),
v. 19,
p. 275-287,
2015
Palavra-chave:
Didática da História;
formação de professores;
Ensino de Historia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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