Publicações - ciências exatas e da terra


Roberto Schwarz Junior; Ana Cristina Novelino Penna Franco; Marcel Andrade Martins; Adauto de Souza Ribeiro; Marcelo Soeth; Olímpio Rafael Cardoso; Henry Louis Spach
Biota Neotropica, v. 21, n. 2, p. 1-9, 2021
Palavra-chave: fish; Population dynamics; lifehistory
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Oceanografia Biológica; Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais
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Carlos Eduardo Misiak Godoy; Simonides Consani; Ana Tereza Bittencourt Guimaraes; Brenda Matsunaga Laurindo; Marcio José Mendonça; Veridiana Camilotti
AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 34, n. 1, p. 70-74, 2021
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Exatas e da Terra; Probabilidade e Estatística; Bioestatística
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PALUDO SILVEIRA, JOÃO ANTONIO; PROTACHEVICZ, PAULO RICARDO; VIANA, R. L.; BATISTA, ANTONIO MARCOS
NEUROCOMPUTING, v. 436, p. 126-135, 2021 DOI
Palavra-chave: Redes neuronais
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Neurociência Computacional
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Jeferson Matos Hrenechen; Celso de Araújo Duarte; Evaldo Ribeiro
JOURNAL OF NANOSCIENCE AND NANOTECHNOLOGY, v. 21, p. 1-11, 2021 DOI
Palavra-chave: Nanocompositos
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Física; Física da Matéria Condensada
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Jeferson Matos Hrenechen; Celso de Aarújo Duarte; NEY MATTOSO; Evaldo Ribeiro
JOURNAL OF NANOSCIENCE AND NANOTECHNOLOGY, v. 21, n. 4, p. 2185-2195, 2021 DOI
Palavra-chave: Difração de elétrons; Microscopia Eletrônica de Transmissão; Nanocompositos
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Física da Matéria Condensada; Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.; Ciências Exatas e da Terra; Física; Física da Matéria Condensada; Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos; Ciências Exatas e da Terra; Física; Física da Matéria Condensada; Transp. Eletrônicos e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas
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Willian Bortolini; Claudinei Tarboda da Silveira
REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA, v. 22, n. 4, p. 899-921, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Algoritmo de segmentação multiresolucional; Mapeamento Digital de formas de relevo; geomorfometria; Análise orientada a objeto
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia
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(pt) As técnicas geomorfométricas, baseadas na análise orientada a objeto e que empregam o algoritmo de segmentação multiresolucional, apresentam potencialidade de aplicação no mapeamento digital do relevo. O artigo teve como objetivo demonstrar a classificação semiautomatizada de padrões de formas de relevo com o emprego de segmentação multiresolucional. Foram calculados de um MDT os parâmetros: declividade, relevo sombreado, índice de posição topográfico, amplitude altimétrica, média da declividade e média do índice de densidade de rupturas de declive, seguido da execução de seis etapas de segmentação e classificação: a primeira classificou as planícies fluviais; as duas próximas classificaram as áreas por nível de dissecação (baixa, média e alta) e as demais classificaram os padrões pertencentes a cada níveis. Os resultados obtidos foram doze padrões de formas de relevo: 1) planícies fluviais, 2) colinas, 3) colinas onduladas, 4) morrotes do tipo I, 5) morrotes do tipo II, 6) morros do tipo I, 7) morros do tipo II, 8) morros declivosos do tipo I, 9) morros declivosos do tipo II, 10) morros declivosos do tipo III, 11) morros elevados do tipo I e 12) morros elevados do tipo II, que apresentaram acerto de 77%, verificados a partir de 155 observações realizadas em campo.
José B. de Araújo-Neto; Jaime Ribeiro-Filho; Abolghasem Siyadatpanah; Polrat Wilairatana; Henrique D.M.Coutinho; Saulo R. Tintino; Maria M. C. da Silva; Cícera D. de M. Oliveira-Tintino; Ieda Maria Begnini; Ricardo Andrade Rebelo; Luiz Everson da Silva; Sandro L. Mireski; Michele C. Nasato; Maria I. L. Krautler
MOLECULES, v. 26, p. 7400-7409, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Antibiotic resistance modulation; naftiridinas
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Quimica Medicinal
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MARIN, REGINA PAIVA MELO; SOUZA, JACKSON GOMES SOARES; Luciano Heitor Gallegos Marin
POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 25, n. 2, p. 1282-1296, 2021 DOI
Palavra-chave: ensino; Criptografia
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software
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(en) The cryptography is present in several operations performed daily by people, such as online shopping or in dialogues using computer equipment and the Internet as a proxy. Although cryptography is very important in the contemporary context, the teaching of the cryptography subject is new for students at professional high school. In this regard, one of the biggest challenges is to motivate students in using the cryptographic methods in the classroom. The objective of this work is to investigate the use and learning of cryptography by students at professional high school. For this purpose, the Survey methodology was used with self-evaluative questions about the motivation, understanding and the use of computational tools containing basic cryptography concepts. An analysis of the responses suggests that most students find the cryptography subject difficult to learn, but all of them were able to practice and learn at least one of the cryptographic techniques taught.
(es) La criptografía está presente en varias operaciones que realizan diariamente las personas, como la compra online o en el desarrollo de diálogos utilizando equipos informáticos e Internet como medio. Aunque la criptografía es muy importante en el contexto contemporáneo, la enseñanza del tema es nueva para los estudiantes de la escuela secundaria profesional. En este sentido, uno de los mayores desafíos es motivar a los estudiantes a utilizar métodos criptográficos en aula. El objetivo de este trabajo es de investigar el uso y aprendizaje de la criptografía por parte de estudiantes de bachillerato professional. Por eso, se utilizó la metodología tipo Survey con preguntas de autoevaluación sobre motivación, comprensión y uso de herramientas computacionales que contienen conceptos básicos de criptografía. El análisis de las respuestas sugiere que la mayoría de los estudiantes encuentran la criptografía difícil de aprender, pero todos pudieron practicar y aprender al menos una de las técnicas criptográficas enseñadas.
(pt) A criptografia está presente em diversas operações realizadas diariamente pelas pessoas, tais como compras online ou no desenvolvimento de diálogos utilizando equipamentos computacionais e a Internet como meio. Embora a criptografia tenha muita importância no contexto contemporâneo, o ensino do tema é novo para os estudantes do Ensino Médio profissional. Neste aspecto, um dos maiores desafios está em motivar os alunos na utilização dos métodos criptográficos na sala de aula. O objetivo deste trabalho está em investigar o uso e a aprendizagem da criptografia por alunos do ensino médio profissional. Para tanto, foi utilizada a metodologia do tipo Survey com perguntas autoavaliativas sobre a motivação, compreensão, e o uso de ferramentas computacionais contendo conceitos básicos de criptografia. A análise das respostas sugere que a maioria dos alunos considera o tema criptografia de difícil aprendizado, mas todos foram capazes de praticar e aprender pelo menos uma das técnicas criptográficas ensinadas.
Thayse Geane Iglesias; Camila Silveira da Silva
REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 11, n. 25, p. 210-239, 2021 Home page
Palavra-chave: Educação Infantil; ciência; Cultura de Infância
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; ensino de ciencias; Ensino de Ciências
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Carlos Eduardo Piemontez Maduro
CHEMISTRY & BIODIVERSITY, v. 18, n. e2100495, p. n/a 2021 Home page
Palavra-chave: química; Química Orgânica; Química dos Produtos Naturais; óleos essenciais
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Química Orgânica; Síntese Orgânica
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