Ettiene Cordeiro Guerios
Palavra-chave:
Plataforma Brasil;
Comitês de ética em pesquisa;
Área de Humanidades;
CEP/Conep;
Pesquisa Qualitativa
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
It discusses the difficulties of researchers with the processing of projects in Plataforma Brasil and with the evaluation by the Research Ethics Committees. The starting point is the following provocative question: why research in the Humanities area needs to be approved by a Committee of the CEP/Conep System (National Commission on Research Ethics), linked to the National Health Council, with so many specific requirements in this area, but out of step with the nature of projects in the Humanities area? Historical milestones that gave rise to the creation of research ethics committees, theoretical characteristics of qualitative research, neuralgic issues that permeate an Ethics Committee in Plataforma Brasil are presented. The creation of Ethics Committees in Human and Social Sciences Research is aimed at the horizon, presenting the example of the Federal University of Paraná authorized by Conep.presented. The creation of Ethics Committees in Human and Social Sciences Research is aimed at the horizon, presenting the example of the Federal University of Paraná authorized by Conep.
Keywords: Brazil Platform; Research Ethics Committees, Humanities Area; Qualitative research; CEP/Conep.
(pt)
Aborda-se sobre dificuldades de pesquisadores com a tramitação de projetos na Plataforma Brasil e com a avaliação pelos Comitês de Ética em Pesquisa. Parte-se da seguinte indagação provocativa: por que pesquisas da área de Humanidades precisam ser aprovadas por um Comitê do Sistema CEP/Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), vinculado ao Conselho Nacional de Saúde, com tantas exigências específicas desta área, mas descompassadas com a natureza dos projetos da área de Humanidades? Apresentam-se marcos históricos que originaram a criação de comitês de ética em pesquisa, características teóricas da pesquisa qualitativa, questões nevrálgicas que permeiam um Comitê de Ética na Plataforma Brasil. Aponta-se como horizonte a criação de Comitês de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, apresentando o exemplo da Universidade Federal do Paraná autorizado pelo Conep.
Palavras-chave: Plataforma Brasil; Comitês de Ética em Pesquisa; Área de Humanidades, Pesquisa qualitativa; CEP/Conep.
|
Ehrick Eduardo Martins Melzer
Palavra-chave:
produção do espaço;
política educacional;
formação de professores
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA; Educação em Ciências e em Matemática;
Ciências Humanas; Educação; Políticas Educacionais
resumo ...
(en)
This article is an excerpt from a research that has been conducted at the Federal University of Paraná (UFPR), Setor Litoral, and is also an expansion of the work presented at the 20th ENEQ. Thus, the general objective was to map the production of space (LEFEBVRE, 2000) of teacher training courses for teaching in the discipline of chemistry in Brazil from 2009 to 2018. Thus, the literature review sought to analyze the production of space in Henri Lefebvre. Also following the methodological path of space production, we analyze the history of the University in Brazil and the impact on the offer of chemistry courses within a historical context, debating the impacts of current curricular policies such as the Common National Curriculum Base (BNCC). The data sources for this research are provided from microdata from the higher education census provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP-MEC) which were tabulated using quantitative data analysis software. The organized data were presented and discussed in the final section of this article. The conclusion that we reached from the data analysis is that there is a historical production of the space that intended a concentration of on-site offer in the richest regions of the country (south and southeast).
(pt)
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que vem sendo conduzida na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, também é uma ampliação do trabalho apresentado no 20º ENEQ. Assim, o objetivo geral foi de mapear a produção do espaço dos cursos de formação de professores para a docência na disciplina de química no Brasil de 2009 a 2018. Desta forma, a revisão da literatura buscou analisar a produção do espaço em Henri Lefebvre. Também seguindo a trilha metodológica da produção do espaço analisamos a história da Universidade no Brasil e o impacto na oferta dos cursos de química dentro de um contexto histórico, debatendo os impactos das atuais políticas curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fonte de dados desta pesquisa são providas a partir dos microdados do censo da educação superior disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC) que foram tabulados usando softwares de análise de dados quantitativos. Os dados organizados foram apresentados e debatidos naseção final deste artigo. A conclusão que chegamos da análise dos dados é que há uma produção histórica do espaço que intencionou uma concentração da oferta presencial nas regiões mais abastadas do país (sul e sudeste).
|
Vinicius Berlendis de Figueiredo
Palavra-chave:
José Arthur Giannotti;
reflexão;
dialética da sociabilidade;
jogos de linguagem
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia contemporânea;
Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia Brasileira
resumo ...
(en)
In his last book, Heidegger/Wittgenstein — Confrontations (2020), José Arthur Giannotti concludes his philosophical appropriation of the work of L. Wittgenstein, which began with The presentation of the world (1995). In this article, I examine how the face-to-face with the Austrian philosopher made Giannotti review issues that he had dealt with throughout his work on Marx, especially with regard to the question of the status of practical lógos and Reflection.
(pt)
Em seu último livro, Heidegger/Wittgenstein — Confrontos (2020), José Arthur Giannotti conclui sua apropriação filosófica da obra de L. Wittgenstein, iniciada com A apresentação do mundo (1995). Examino neste artigo de que modo o corpo a corpo com o filósofo austríaco fez Giannotti rever questões com que se ocupara ao longo de seus trabalhos sobre Marx, em especial no que diz respeito à questão pelo estatuto do lógos prático e da Reflexão.
|
Cristina Cardozo;
Andréa Barbosa Gouveia
Palavra-chave:
Políticas Educacionais;
Sindicalismo docente;
Formação docente
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Políticas Educacionais
resumo ...
|
Claudia Lourenço Gomes;
Marilia Andrade Torales
Palavra-chave:
Educação Ambiental
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
This article is the result of a research conducted in the context of the Municipal Education Network of the city of Curitiba (PR-Brazil). This paper aimed to describe the challenges pointed out by a group of teachers for the insertion of Environmental Education (EE) in the knowledge of Religious Education (RE) through curriculum transversalization. The study is anchored in a qualitative approach, using semi-structured interviews. As theoretical support, we used studies from the field of EE: Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015) and RE Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). We found from the participants' reports that there are several factors that limit teachers' actions. These factors compose, with different degrees of impact, a complex set of challenges to be overcome so that the practices of Environmental Education are enhanced in the curricular component of Religious Education.
(es)
Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el contexto de la Red Municipal de Educación de la ciudad de Curitiba (PR-Brasil). Este trabajo tiene como objetivo describir los retos que un grupo de profesores se plantea para la inserción de la Educación Ambiental (EE) en el área de conocimiento de la Educación Religiosa (ER) a través de la transversalidad curricular. El estudio está anclado en un enfoque cualitativo, utilizando entrevistas semiestructuradas. Como apoyo teórico, utilizamos estudios del campo de la EE Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015) y de las ER Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). De los informes de los participantes se desprende que hay varios factores que limitan la acción de los profesores. Estos factores componen, con diferentes grados de incidencia, un complejo conjunto de desafíos a superar para que las prácticas de la Educación Ambiental se potencien en lo componente curricular de la Educación Religiosa.
(pt)
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de Ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se neste escrito descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental (EA) na área de conhecimento do Ensino Religioso (ER) por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se estudos do campo da EA: Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015); e do ER: Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). Constatou-se a partir dos relatos das participantes que existem diferentes fatores que, por vezes isolados ou integrados, limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no componente curricular de Ensino Religioso.
|
Priscila Gleden Novaes da Silva;
Rosangela Ramon;
Alcione Cappelin;
Sandra Maria Tieppo;
Fernanda Marchiori Grave;
Carbone Bruno Schmidt Krug
Palavra-chave:
: Educação Matemática;
Pesquisa Qualitativa;
CAQDAS
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
resumo ...
(en)
This paper characterizes the use of qualitative data analysis software in doctoral theses about Mathematics Education developed in Brazil, from 2010 to 2019, to support the choices of these software from paths already followed by other researchers. For this, a mapping was made to identify the theses and the aspects related to the use of these software in the field. The investigation retrieved 651 doctoral theses available in the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations in which only 31 of them compose the corpus of this paper. This number evidences the little use of these software in the analyzed area. In the corpus, it was observed the predominance of the qualitative approach and the identification of nine different software, being three the most used: Atlas.ti, NVivo and CHIC, in that order. The adoption of software, as described by the authors, is linked to their potential regarding categorization, organization, visualization, data handling, time optimization and analysis facilitation and the possibility of enabling exploration of large volumes and diversity of data.
(pt)
Este artigo caracteriza a utilização de softwares de análise de dados qualitativos em teses voltadas à Educação Matemática, desenvolvidas no Brasil, no período de 2010 a 2019, com o intuito de fundamentar as escolhas destes softwares a partir de caminhos já trilhados por outros pesquisadores. Para isso, foi realizado um mapeamento para desvelar dados identificadores das teses, bem como aspectos relacionados à adoção destes softwares. Foram analisadas 651 teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, das quais 31 compõem o corpus desta investigação, o que evidencia a pouca adoção destes softwares na área analisada. No corpus, foi observada a predominância da abordagem qualitativa e a identificação de nove softwares distintos, sendo os três mais utilizados: Atlas.ti, NVivo e CHIC, nesta ordem. A adoção dos softwares está atrelada ao potencial em relação à categorização, organização, visualização, manuseio dos dados, otimização de tempo e facilitação da análise, além de possibilitar exploração de grande volume e diversidade de dados.
|
Antonio Cesar de Almeida Santos
Palavra-chave:
Decoro;
léxico;
Portugal;
Século XVIII
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea;
Ciências Humanas; História; Teoria e Filosofia da História; História Oral Metodologia
resumo ...
Resumo Neste texto, pretendo apresentar uma discussão sobre o uso e os significados da palavra...
|
GOMES, NILMA LINO;
Paulo Vinicius Baptista da Silva;
BRITO, JOSÉ EUSTÁQUIO DE
Palavra-chave:
ações afirmativas;
igualdade racial;
movimento negro
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Tópicos Específicos de Educação; Educação Rural
resumo ...
RESUMO As ações afirmativas de promoção da igualdade racial ressignificaram a luta pelo direito...
|
Manuela Cortez da Cunha Cruz;
Jaime Santos Júnior
Palavra-chave:
parto; maternidade; emoções; narrativas; violência
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia; Outras Sociologias Específicas
resumo ...
|
Ana Christina Duarte Pires
Palavra-chave:
Estilo de Vida;
sustentabilidade;
Meio Ambiente
resumo ...
|