Barbara Caramuru Teles
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antropologia Urbana
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Elisa Maria Dalla-Bona;
Érica Rodrigues
CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,
v. 27,
n. 2015/1,
p. 97-24,
2015
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Palavra-chave:
Letramento literário
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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(pt)
Este trabalho é fruto de uma parceria, iniciada em 2013 e continuada em 2014, entre a Universidade Federal do Paraná e a escola João Gueno (Colombo - PR), que viabilizou a criação de um grupo de pesquisa composto por membros da universidade e uma professora de Língua Portuguesa da escola. Segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (2013), 62% dos alunos do sexto ano desta escola não atingiram um nível adequado de leitura, assim o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa de natureza etnográfica para refletir sobre estas limitações, planejar ações a serem desenvolvidas na escola e buscar soluções para enfrentar as dificuldades com vistas à formação do leitor literário. O objetivo deste artigo é relatar uma das atividades desenvolvidas com alunos de 6º/7º anos (10 a 14 anos) do Ensino Fundamental, ao redor da autora Índigo e de seus livros infanto-juvenis.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Ensino fundamental. Literatura infanto-juvenil.
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Sonia Maria Chaves HARACEMIV;
Claudia de Oliveira Fernandes
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Formação Docente; Formação de Docentes de Geografia;
Ciências Humanas; Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
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Tânia Stoltz;
VEIGA, MARCELO DA;
ROMANELLI, ROSELY APARECIDA
Palavra-chave:
Rudolf Steiner;
Pedagogia Waldorf;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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Adriana Lucinda de Oliveira;
Luiz Everson da Silva
CADERNO DE CULTURA E CIÊNCIA,
v. 14,
n. 1,
p. 157-173,
2015
Palavra-chave:
política de educação;
gestão universitária
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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Adriana Lucinda de Oliveira;
Luiz Everson da Silva
Cadernos de Cultura e Ciência (URCA),
v. 14,
n. 1,
p. 157-173,
2015
Palavra-chave:
Educação;
política de educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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LOBO, MIRNA LUISA CORTOPASSI;
Ana Maria Muratori
Palavra-chave:
Análise Espacial;
planejamento e gestão municipal
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Geografia Regional; Análise Regional
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(pt)
A Lei Federal 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade, cuja função principal é regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, instituiu a obrigatoriedade da elaboração de planos diretores para municípios com mais de 20.000 habitantes e municípios com situações específicas como os que integram as regiões metropolitanas ou aqueles de interesse turístico. Simultaneamente, o Estatuto da Cidade legitimou instrumentos criados a partir da década de 1950 em várias cidades brasileiras, quando a questão urbana passou a ser vista como um problema social a ser equacionado no âmbito municipal, direcionado e gerenciado pelos planos diretores, monitorado por novos instrumentos complementares aos pré-existentes. No entanto, a implementação desses instrumentos integrados às leis dos planos diretores municipais, passa pelo gargalo da seleção da maior aptidão de cada setor urbano, ou outra unidade territorial da cidade, para a implantação de cada instrumento ou de um conjunto de instrumentos. Nesse contexto, o presente artigo visa colaborar, discutindo o estabelecimento de indicadores que, relacionados a cada instrumento, possam identificar tais aptidões, através de análises simplificadas das características das cidades. É importante destacar que essa metodologia está voltada principalmente a cidades de porte médio, que se posicionam aquém das metrópoles, quanto a demandas de estudos mais apurados, face às características das variáveis que se sobrepõem em sua estrutura urbana. Outro aspecto importante que vale salientar é que a aplicação dos instrumentos baseados nos indicadores não garante por si só os resultados pretendidos, dependendo de outras variáveis de cunho político e da visão dos atores sociais. São alternativas a serem submetidas ao processo decisório.
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Anita Helena Schlesener
Palavra-chave:
Arte;
Política;
Educação;
Gramsci
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira;
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Palavra-chave:
Educação em Ciências;
educação em direitos humanos;
lei 11.645/08;
Bonecas Karajá
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(pt)
DOI: 10.12957/periferia.2015.21973 A inserção de temas da cultura indígena está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a partir da Lei 11.645 de 2008. Assim, as disciplinas da área científica passam a ser aliadas na busca pela construção de uma Educação que valorize a diversidade cultural brasileira. O presente artigo traz uma possibilidade de implementação da lei 11.645/2008 a partir da construção de uma estratégia didática que envolve os campos de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e Educação em Artes. Para isso trazemos as bonecas Karajá – típicas de uma etnia da região do Tocantins – e destacamos a importância de pensar uma Educação em Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos, com destaque ao direito indígena de praticar e revitalizar as suas tradições e costumes culturais.
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Adriana Lucinda de Oliveira;
Luiz Everson da Silva
Revista Educação e Linguagens,
v. 4,
n. 7,
p. 103-114,
2015
Palavra-chave:
Inserção Profissional;
educação superior;
redes
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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