Publicações - ciências humanas


Barbara Caramuru Teles
CADERNOS DE CLIO, v. 6, n. 1/2015, p. 13-30, 2015 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia Urbana
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Elisa Maria Dalla-Bona; Érica Rodrigues
CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, v. 27, n. 2015/1, p. 97-24, 2015 Home page
Palavra-chave: Letramento literário
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Este trabalho é fruto de uma parceria, iniciada em 2013 e continuada em 2014, entre a Universidade Federal do Paraná e a escola João Gueno (Colombo - PR), que viabilizou a criação de um grupo de pesquisa composto por membros da universidade e uma professora de Língua Portuguesa da escola. Segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (2013), 62% dos alunos do sexto ano desta escola não atingiram um nível adequado de leitura, assim o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa de natureza etnográfica para refletir sobre estas limitações, planejar ações a serem desenvolvidas na escola e buscar soluções para enfrentar as dificuldades com vistas à formação do leitor literário. O objetivo deste artigo é relatar uma das atividades desenvolvidas com alunos de 6º/7º anos (10 a 14 anos) do Ensino Fundamental, ao redor da autora Índigo e de seus livros infanto-juvenis.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Ensino fundamental. Literatura infanto-juvenil.
Sonia Maria Chaves HARACEMIV; Claudia de Oliveira Fernandes
EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), n. spe1, p. 11-16, 2015 DOI Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Formação Docente; Formação de Docentes de Geografia; Ciências Humanas; Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
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Tânia Stoltz; VEIGA, MARCELO DA; ROMANELLI, ROSELY APARECIDA
Educar em Revista, v. 1, n. 56, p. 15-18, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Rudolf Steiner; Pedagogia Waldorf; Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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Adriana Lucinda de Oliveira; Luiz Everson da Silva
CADERNO DE CULTURA E CIÊNCIA, v. 14, n. 1, p. 157-173, 2015
Palavra-chave: política de educação; gestão universitária
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Adriana Lucinda de Oliveira; Luiz Everson da Silva
Cadernos de Cultura e Ciência (URCA), v. 14, n. 1, p. 157-173, 2015
Palavra-chave: Educação; política de educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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LOBO, MIRNA LUISA CORTOPASSI; Ana Maria Muratori
Ra'e ga (UFPR), v. 34, n. 0, p. 26-49, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Análise Espacial; planejamento e gestão municipal
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Geografia Regional; Análise Regional
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(pt) A Lei Federal 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade, cuja função principal é regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, instituiu a obrigatoriedade da elaboração de planos diretores para municípios com mais de 20.000 habitantes e municípios com situações específicas como os que integram as regiões metropolitanas ou aqueles de interesse turístico. Simultaneamente, o Estatuto da Cidade legitimou instrumentos criados a partir da década de 1950 em várias cidades brasileiras, quando a questão urbana passou a ser vista como um problema social a ser equacionado no âmbito municipal, direcionado e gerenciado pelos planos diretores, monitorado por novos instrumentos complementares aos pré-existentes. No entanto, a implementação desses instrumentos integrados às leis dos planos diretores municipais, passa pelo gargalo da seleção da maior aptidão de cada setor urbano, ou outra unidade territorial da cidade, para a implantação de cada instrumento ou de um conjunto de instrumentos. Nesse contexto, o presente artigo visa colaborar, discutindo o estabelecimento de indicadores que, relacionados a cada instrumento, possam identificar tais aptidões, através de análises simplificadas das características das cidades. É importante destacar que essa metodologia está voltada principalmente a cidades de porte médio, que se posicionam aquém das metrópoles, quanto a demandas de estudos mais apurados, face às características das variáveis que se sobrepõem em sua estrutura urbana. Outro aspecto importante que vale salientar é que a aplicação dos instrumentos baseados nos indicadores não garante por si só os resultados pretendidos, dependendo de outras variáveis de cunho político e da visão dos atores sociais. São alternativas a serem submetidas ao processo decisório.
Anita Helena Schlesener
INCANTARE, v. 6, n. 1, p. 79-91, 2015 Home page
Palavra-chave: Arte; Política; Educação; Gramsci
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira; Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Periferia (Duque de Caxias), v. 7, n. 1, p. 107-125, 2015 Home page
Palavra-chave: Educação em Ciências; educação em direitos humanos; lei 11.645/08; Bonecas Karajá
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(pt) DOI: 10.12957/periferia.2015.21973 A inserção de temas da cultura indígena está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a partir da Lei 11.645 de 2008. Assim, as disciplinas da área científica passam a ser aliadas na busca pela construção de uma Educação que valorize a diversidade cultural brasileira. O presente artigo traz uma possibilidade de implementação da lei 11.645/2008 a partir da construção de uma estratégia didática que envolve os campos de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e Educação em Artes. Para isso trazemos as bonecas Karajá – típicas de uma etnia da região do Tocantins – e destacamos a importância de pensar uma Educação em Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos, com destaque ao direito indígena de praticar e revitalizar as suas tradições e costumes culturais.
Adriana Lucinda de Oliveira; Luiz Everson da Silva
Revista Educação e Linguagens, v. 4, n. 7, p. 103-114, 2015
Palavra-chave: Inserção Profissional; educação superior; redes
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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