Otávio Luiz Vieira Pinto
Palavra-chave:
Antiguidade Tardia;
Jordanes;
hunos;
Monarquias romano-germânicas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Antiguidade Tardia
resumo ...
(pt)
Resumo:
O objetivo deste artigo é o de explorar e questionar o relato acerca da insurreição dos povos germanos contra os hunos, na chamada Batalha do Rio Nedao (segunda metade do século V). O testemunho desta batalha, presente em Jordanes, representa o fim da submissão de vários grupos germanos e nômades e da opressão desmedida dos filhos de Átila, Elaco, Hernaco e Dengizico. De acordo com Jordanes, após a morte do famoso rei huno, seus filhos passaram a tratar os povos vassalos como escravos, o que levou o rei gépida, Ardarico, a fomentar uma revolta que levou à morte de Elaco e ao fim da hegemonia huna nos Balcãs. Acreditamos que esta batalha é uma invenção retórica de Jordanes: único autor a mencionar este fato, Jordanes desejava criar uma explicação historiográfica para demarcar o fim da real autoridade dos hunos e, ao mesmo tempo, elucidar o caos político e social dos Balcãs durante o final do século V e boa parte do século VI.
Palavras-chave: Hunos; Jordanes; Nedao.
Abstract
The aim of this paper is to explore and call into question the account of the insurrection of a number of Germanic tribes against the Huns, in the so called Battle of Nedao River (second half of the fifth century). The testimony of this battle, recorded by Jordanes, represents the end of the submission of many Germanic and nomadic groups and the end of the excessive oppression of Attila’s sons, Elac, Hernac and Dengzic. According to Jordanes, after the death of the famous Hunnic king, his sons started treating their subject nations as slaves, which led Ardaric, the Gepid king, to foment a revolt that claimed Elac’s life and ended the Hunnic hegemony in the Balkans. I believe that this battle is a rhetorical creation of Jordanes: as the only author who mentions this fact, Jordanes wanted to create a historiographical explanation to delimit the end of real Hunnic authority and, at the same, to elucidate the social and political chaos in the Balkans during the end of the fifth and most of the sixth centuries.
Keywords: Huns; Jordanes; Nedao.
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Fabricio Ricardo de Limas Tomio;
Ilton Norberto Robl Filho
Palavra-chave:
Judicialização da política comparada;
Jurisdição constitucional;
Controle concentrado/abstrato de constitucionalida
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Teoria do Direito; Teoria do Estado;
Ciências Humanas; Ciência Política; Estado e Governo; Instituições Governamentais Específicas;
Ciências Humanas; Ciência Política; Estado e Governo; Sistemas Governamentais Comparados
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(pt)
Este artigo analisa, empírica e comparativamente, as decisões dos Tribunais Constitucionais de Portugal e de Angola e do Supremo Tribunal Federal brasileiro no controle concentrado/abstrato, verificando a validade empírica de duas hipóteses sobre o abstract judicial review: 1) a proposição sobre a regra da absorção (TSEBELIS, 2009), com tribunais não atuando contramajoritariamente ao decidir sobre legislação aprovada pela coalizão majoritária, e 2) nas decisões que envolvem atores de diversos níveis governamentais (BZDERA, 1993), se o controle
abstrato restringe a descentralização a partir de prerrogativas consolidadas
constitucionalmente pelo poder central. Conclusões preliminares indicam validade empírica da primeira hipótese no Brasil e da segunda hipótese no Brasil e em Portugal. Em Angola, a segunda hipótese é completamente negada.
Palavras-chave: Judicialização da política comparada. Jurisdição constitucional. Controle concentrado/abstrato de constitucionalidade.
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Eneida Desiree Salgado;
GUIMARÃES, G.A.;
ALTO, E.V.L.C.M.
REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO & DIREITO (UFPB),
v. 1,
n. 3,
p. 156-182,
2015
DOI
Palavra-chave:
Democracia;
Participação da mulher;
Representação política;
Cotas de gênero
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Eleitoral;
Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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Divulgação de conteúdo acadêmico: notícias, congressos, artigos de revistas e congressos, dissertações, teses e livros.
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TAUCEI, JOULILDA DOS REIS;
Tânia Stoltz;
GABARDO, CLEUSA VALÉRIO
Palavra-chave:
creativity;
giftedness;
Teaching practices
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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There is increasing recognition of the need to encourage students of diverse educational levels to develop independent and creative reasoning. Teachers are therefore fundamental mediators in the planning of teaching strategies intended to develop these competencies. Taking these assumptions as a reference, a study1 was developed with the aim of investigating the interactive dynamics used in a Brazilian school to work with a high ability/gifted student, as well as to identify how this student’s relations with other subjects at school (colleagues, teachers, deputy head teacher (pedagoga)) are established. The qualitative research method was used, collecting data based on semi-structured interviews, focusing on a case study. The study involved one gifted student, his parents, six teachers and one deputy head teacher (pedagoga). The study showed that despite getting on well with his teachers, he has difficulty in making friends with students of his age. With regard to his involvement at school, he performs mental calculations easily and expresses himself mathematically in a creative manner, proposing differentiated ways of solving problems in the classroom. Nevertheless, the study confirmed that some teachers still have difficulty in working with gifted students. On the other hand, despite the difficulties, some teachers have made efforts to develop teaching practices based on social interaction, enabling the sharing of knowledge and skills among students, in addition to encouraging students to seek meaning in what they study. These practices are similar to the quest for meanings that Vygotsky (1997, 2004, 2008, 2009) emphasizes. The conclusion is reached that encouraging and developing creative activities are fundamental elements for performance and the incorporation of meanings with regard to contents taught at school.
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Joulilda dos Reis Taucei;
STOLTZ, TANIA;
Cleusa Valério Gabardo
Palavra-chave:
Criatividade;
superdotação;
práticas de ensino
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
There is increasing recognition of the need to encourage students of diverse educational levels to develop independent and creative reasoning. Teachers are therefore fundamental mediators in the planning of teaching strategies intended to develop these competencies. Taking these assumptions as a reference, a study1 was developed with the aim of investigating the interactive dynamics used in a Brazilian school to work with a high ability/gifted student, as well as to identify how this student’s relations with other subjects at school (colleagues, teachers, deputy head teacher (pedagoga)) are established. The qualitative research method was used, collecting data based on semi-structured interviews, focusing on a case study. The study involved one gifted student, his parents, six teachers and one deputy head teacher (pedagoga). The study showed that despite getting on well with his teachers, he has difficulty in making friends with students of his age. With regard to his involvement at school, he performs mental calculations easily and expresses himself mathematically in a creative manner, proposing differentiated ways of solving problems in the classroom. Nevertheless, the study confirmed that some teachers still have difficulty in working with gifted students. On the other hand, despite the difficulties, some teachers have made efforts to develop teaching practices based on social interaction, enabling the sharing of knowledge and skills among students, in addition to encouraging students to seek meaning in what they study. These practices are similar to the quest for meanings that Vygotsky (1997, 2004, 2008, 2009) emphasizes. The conclusion is reached that encouraging and developing creative activities are fundamental elements for performance and the incorporation of meanings with regard to contents taught at school.
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Tânia Stoltz;
Fernanda Hellen Ribeiro Piske;
DE FREITAS, MARIA DE FÁTIMA QUINTAL;
D?AROZ, MARLENE SCHÜSSLER;
MACHADO, JÁRCI MARIA
Palavra-chave:
Gifted Students;
high ability
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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This research aims to highlight the importance of developing creativity in the school environment by promoting quality education to gifted students, with contributions from Vygotsky and Piaget. For Vygotsky creativity is inherent in the human condition, and it is the most important activity because it is the expression of consciousness, thought and language. It is the highest expression of subjectivity (Vygotsky, 2010). According to Piagetian theory, Stoltz (2013) points out that although the source of creativity is a mystery to Piaget, it manifests itself doubly: in the construction of knowledge structures and construction of real or structure and cognitive functioning. The method of this research is a bibliographic study of the area of high ability/giftedness, the cultural-historical theory of Vygotsky and Piaget’s genetic epistemology. We conclude that for Vygotsky (2008) as well as for Piaget (1968) the environment has essential importance to the development of creative potential. In the environment the child has his/her experiences that stimulate curiosity, desire to learn, fantasy and imagination. The teacher should enable gifted students to share their high abilities with their couple performing challenging activities in a stimulating and responsive environment.
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Fabricio Ricardo de Limas Tomio;
William Pugliese
Palavra-chave:
separação de poderes;
Função de determinação política;
Presidencialismo de Coalizão;
Instituições Políticas
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Teoria do Direito; Teoria do Estado;
Ciências Humanas; Ciência Política; Estado e Governo; Instituições Governamentais Específicas
resumo ...
(pt)
O presente artigo pretende analisar se podem os representantes do Poder Executivo garantir a produção legislativa, cuja responsabilidade original é do Poder Legislativo. Para tanto, toma-se como exemplo prático e ponto de partida para o estudo as promessas do governo brasileiro à FIFA. Na tentativa de apresentar uma resposta compatível com a democracia constitucional contemporânea, em um primeiro momento, apresenta-se a teoria de uma outra separação de funções, concebida por Karl Loewenstein. Em seguida, estudase o presidencialismo de coalizão, com enfoque para as pesquisas empíricas que demonstram que as taxas de sucesso e de dominância do Poder Executivo na produção legislativa no Brasil são próximas dos níveis encontrados no parlamentarismo. Ao final, conclui-se que a função de determinação política, no Brasil, é exercida pela coalizão entre Executivo e Legislativo, tendo o Presidente como principal detentor do poder de agenda. Assim, é de fato possível que o Executivo faça promessas que envolvam a produção de legislação.
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Marilia Andrade Torales;
Marilia Andrade Torales
Palavra-chave:
Educação Ambiental
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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(pt)
A inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-institucionais aponta para a criação de alternativas necessárias frente às evidências de uma crise ambiental. Com esta perspectiva, a análise da práxis dos docentes é importante para avaliar as propostas educativas desenvolvidas em Centros de Educação Infantil, tomando como referência o ponto de vista e a ação dos professores. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um conjunto de estratégias de intervenção estimuladoras de um diálogo efetivo entre as acadêmicas do curso de Pedagogia e a realidade profissional que as professoras vivenciam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, através da análise de práticas e discursos das docentes no que se refere à temática educativo-ambiental. A compreensão da proposta pedagógica da escola foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo com as profissionais que atuam no CMEI. Através de entrevistas e aplicação de questionários a dez professoras, foi possível identificar as características das prática de Educação Ambiental elaboradas pelas professoras e educadoras. As professoras se manifestaram positivamente sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto.
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DE FREITAS, MARIA DE FÁTIMA QUINTAL
Palavra-chave:
Intervencao Psicossocial em Comunidade;
Etica e Psicologia Comunitária;
Ética na intervenção em comunidade;
Pesquisa e Intervenção;
Pesquisa e Psicologia Comunitária
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Psicologia; PSICOLOGIA COMUNITÁRIA; Intervenção Comunitária;
Ciências Humanas; Psicologia; PSICOLOGIA COMUNITÁRIA; Fortalecimento Comunitário e Redes Psicossociais;
Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Permanente
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(pt)
O presente trabalho analisa as relações entre os processos de investigação e de intervenção no campo comunitário, enfatizando duas questões centrais: a) se a investigação (pesquisa) deve conduzir a ações que também sejam comprometidas com a realidade e a transformação social; e b) se o processo de intervenção em comunidade gera conhecimentos socialmente relevantes. Para isso procede-se a uma reflexão sobre os dilemas e desafios éticos que estão presentes nas práticas comunitárias: a) relacionados às exigências metodológicas e de produção de conhecimento; b) ligados à “sensibilidade cotidiana e histórica”. Indaga-se se a intervenção psicossocial capta os processos de participação e conscientização. Finaliza-se com uma exposição de aspectos importantes para a congruência metodológica e política entre intervenção e investigação psicossocial em comunidade, na perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana.
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Karen Franklin da Silva
Palavra-chave:
ethic of care;
justiça;
Capacidades Humanas;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação
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