Luciano Blasius;
Araci Asinelli da Luz;
Halley Miller Junqueira
Palavra-chave:
Educação de Jovens e Adultos;
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano;
Docência;
Educação;
Estudantes de EJA
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
|
Tânia Stoltz
Palavra-chave:
Criatividade;
emoção;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
resumo ...
RESUMO O objetivo desta apresentação é a discussão de diferentes perspectivas de entendimento da...
|
CHRISTINELLI, TAINA;
FERREIRA, GABRIELLA;
IUCKSCH, DIELISE DEBONA;
SIEGA, JULIANA;
DA SILVA, ADRIANO ZANARDI;
YAMAGUCHI, BRUNA;
Vera Lucia Israel
Palavra-chave:
Parkinson?s disease;
postural balance;
Gait;
Hydrotherapy;
Physical Therapy
Áreas do conhecimento:
Ciências da Saúde; Saúde;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
Background. Parkinson’s disease (PD) is a neurodegenerative, chronic, progressive disease, resulting mainly from the depletion of dopaminergic neurons in the substantia nigra. It is characterized by four cardinal signs, namely: bradykinesia, stiffness, tremor, and postural instability, which contribute to body balance and gait functional deficits. Among the possibilities of intervention, the Aquatic Physical Therapy (APT) stands out in the prevention and rehabilitation of motor and functional alterations, using water physical and thermal properties. Objective. To verify the effects of APT on body balance and gait. Method. This pilot study is part of quasi-experimental research involving a group with a clinical diagnosis of PD. They participated in an APT program for 12 weeks, twice a week. They were assessed with the Mini-BESTest for body balance and the Dynamic Gait Index (DGI) for gait balance. The statistical analysis was made in the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Results. A total of 11 people – mean age of 70.73±3.2 years – participated in the study. After the APT program, no difference was verified in the Mini-BESTest (p=0.41) or the DGI (p=0.105). Conclusions. The APT program proposed was unable to present significant improvement regarding the balance and gait in the group of people with PD in question.
(es)
Introducción. La enfermedad de Parkinson (EP) es una enfermedad neurodegenerativa, crónica y progresiva, que se produce principalmente por el agotamiento de las neuronas dopaminérgicas de la sustancia negra. Se caracteriza por signos cardinales de bradicinesia, rigidez, temblor e inestabilidad postural, que contribuyen a déficits funcionales en el equilibrio corporal y la marcha. Dentro de las posibilidades de intervención, destaca la Fisioterapia Acuática (FA), activa en la prevención y rehabilitación de alteraciones motoras y funcionales, utilizando las propiedades físicas y térmicas del agua. Objetivo. Verificar los efectos de la FA sobre el equilibrio corporal y la marcha. Método. Se trata de un estudio piloto, un estudio cuasi-experimental, que involucró a un grupo con diagnóstico clínico de EP, que participó en un programa de FA, de 12 semanas de duración, dos veces por semana. Para la evaluación, se utilizó lo siguiente: Mini BESTest para el equilibrio corporal y la Escala de índice de marcha dinámica (DGI) para el equilibrio durante la marcha. El análisis estadístico se realizó mediante el paquete estadístico para las ciencias sociales (SPSS). Resultados. Participaron del estudio 11 participantes, con una edad media de 70,73±3,2 años. Después del programa de AF, se encontró que no hubo diferencia significante en Mini BESTest (p=0.41) y en DGI (p=0.105). Conclusiones. Se concluyó que el programa de FA propuesto no pudo presentar datos significativos para el equilibrio y la marcha en el grupo de personas con EP en cuestión.
(pt)
Introdução. A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, crônica e progressiva, que ocorre principalmente devido à depleção de neurônios dopaminérgicos da substância negra. Caracteriza-se pelos sinais cardinais de bradicinesia, rigidez, tremor e instabilidade postural, que contribuem para déficits funcionais de equilíbrio corporal e na marcha. Dentro das possibilidades de intervenção, destaca-se a Fisioterapia Aquática (FA), atuante na prevenção e reabilitação de alterações motoras e funcionais, utilizando propriedades físicas e térmicas da água. Objetivo. Verificar os efeitos da FA sobre o equilíbrio corporal e marcha. Método. Trata-se de um estudo piloto, de uma pesquisa quase-experimental, envolvendo um grupo com diagnóstico clínico de DP, que participou de um programa de FA, com duração de 12 semanas, 2 vezes por semana. Para avaliação foram utilizados: Mini BESTest para o equilíbrio corporal e Escala Dynamic Gait Index (DGI) para o equilíbrio durante a marcha. A análise estatística foi realizada utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados. Participaram do estudo 11 participantes, com média etária de 70,73±3,2 anos. Após o programa de FA, verificou-se que não houve diferença significante no Mini BESTest (p=0,41) e no DGI (p=0,105). Conclusões. Concluiu-se que o programa de FA proposto não foi capaz de apresentar melhora significante para o equilíbrio e marcha no grupo de indivíduos com DP em questão.
|
Daniel Minuzzi de Souza;
Bruno Boschilia;
André Mendes Capraro;
Wanderley Marchi Jr
Palavra-chave:
Autobiografia;
futebol;
árbitro;
Memória;
Dalmo Bozzano
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História do Esporte
resumo ...
(en)
This paper makes a sport historiographical analysis of the book Dalmo Bozzano: Árbitro ou Arbitrário, an autobiographical source published in 2007. The book presents the memories of this former football referee, who was the first from Santa Catarina to join the FIFA Refereeing List. We aimed to know the context in which the autobiography was produced, to verify the sources used by the author, to identify the main moments of his career from his memories, and to dialogue with the concepts of individual and collective memory proposed by Pollak. To develop this work, the autobiography was read, and a semi-structured interview was conducted with the author by means of a video call. We divided the analysis into two axes: 1) the autobiographical book; 2) refereeing in Dalmo Bozzano's life. From these, it was possible to observe the presence of a ludic discourse, the involvement and maintenance of the Bozzano family with football, and the idealization of the past based on an individual and collective discourse.
(pt)
Este artigo faz uma análise historiográfica esportiva da obra Dalmo Bozzano: Árbitro ou Arbitrário, fonte autobiográfica publicada em 2007. No livro, são apresentadas memórias deste ex-árbitro de futebol, o primeiro catarinense a integrar o quadro da FIFA. Objetivamos conhecer o contexto de produção da autobiografia, verificar as fontes utilizadas pelo autor, identificar os principais momentos da sua carreira a partir de suas memórias e dialogar com os conceitos de memória individual e coletiva propostos por Pollak. Para o desenvolvimento do trabalho, foi feita a leitura da autobiografia e uma entrevista semiestruturada com o autor por meio de videochamada. Dividimos a análise em dois eixos: 1) o livro de cunho autobiográfico; 2) a arbitragem na vida de Dalmo Bozzano. A partir destas, foi possível observar a presença de um discurso lúdico, o envolvimento e manutenção da família Bozzano com o futebol e a idealização do passado baseada em um discurso individual e coletivo.
|
Ângelo Parise Pinto;
Gabriel Luis Figueira Mejdalani;
Ross Mounce;
LUIS FÁBIO SILVEIRA;
Luciane Marinoni;
RAFAEL, JOSÉ ALBERTINO
Palavra-chave:
Bibliometrics;
Biodiversity Crisis;
Journal Impact Factor (JIF);
Scientometrics;
Systematics
resumo ...
Taxonomy is essential to biological sciences and the priority field in face of the biodiversity crisis. The industry of scientific publications has made extensive promotion and display of bibliomet...
|
Amanda da Silva Coraiola;
Ivanilda Higa
Palavra-chave:
Argumentação;
Ensino de Física;
Cultura escolar;
realidade escolar
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
The general objective of this article is to analyze the perspectives of high school physics teachers regarding the development of argumentative activity at school, in light of the concept of school culture. Comprehensive interviews were carried out with Physics teachers and the levels of argumentative actions (Leitão, 2011) and stages of critical discussion (Eemeren et al, 2001) present in the perspectives of teachers in relation to school culture were studied. The following results were highlighted: emphasis on pragmatic level actions and greater recurrence of the search for the development of the confrontation phase of critical discussion in classes due to the existence of a logic of interaction within the school culture; teachers' emphasis on the need to invert interaction logics in the development of activities and the influence of the culture of teaching and learning physics at school on the subjects' forms of participation.
(pt)
O objetivo geral deste artigo é analisar as perspectivas de professores de física do ensino médio acerca do desenvolvimento da atividade argumentativa na escola, à luz do conceito de cultura escolar. Realizou-se entrevistas compreensivas com professores de Física e foram estudados os níveis de ações argumentativas (Leitão, 2011) e etapas da discussão crítica (Eemeren et al, 2001) presentes nas perspectivas dos professores em relação com a cultura escolar. Destacaram-se os seguintes resultados: ênfase sobre ações de nível pragmático e maior recorrência da busca pelo desenvolvimento da fase de confronto da discussão crítica nas aulas em virtude da existência de uma lógica de interação própria no interior da cultura escolar; ênfase dos professores sobre a necessidade de inversão de lógicas de interação no desenvolvimento das atividades e influência da cultura de ensinar e aprender física na escola sobre as formas de participação dos sujeitos.
|
BARBOSA, PAULO ROBSON;
Ettiene Cordeiro Guerios
Palavra-chave:
Primeira Infância;
Educação Infantil;
Conhecimentos matemáticos;
educação matematica;
Práticas Pedagógicas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores;
Ciências Humanas; Educação; Cognição e Aprendizagem
resumo ...
(en)
This article has as its guiding principle the Mathematical Education in Early Childhood Education through the exchange between two fields of experiences: “spaces, moments, quantities and transformations” and “bodies, gestures and movements”, according to the normative document that guides the pedagogical practices in national territory, the National Common Curricular Base (BNCC). The aim of this study is focused on the analysis of the perception of mathematical knowledge in games involving the body in motion by the teachers of Early Childhood Education. The research with a qualitative approach and exploratory-interpretative nature brought together questionnaire and conversation circles with three teachers of Early Childhood Education as instruments of data production. The analysis reveals that the professionals realize the importance of games that involve the body in movement for the formation of mathematical knowledge in early childhood. However, they recognize the conceptual fragilities weaknesses as a result of precariousness in initial training. The results allow a reflection about the relevance of Mathematics Education in Early Childhood Education through play, showing the body in motion as a foundation for child development.
(pt)
Este artigo tem como eixo norteador a Educação Matemática na Educação Infantil a partir do intercâmbio entre dois campos de experiências: “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e “corpo, gestos e movimentos”, conforme documento normativo que orienta as práticas pedagógicas em território nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do estudo concentra-se na análise da percepção de conhecimentos matemáticos em brincadeiras que envolvem o corpo em movimento por parte dos professores de Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratório-interpretativa reuniu como instrumentos de produção de dados questionário e roda de conversa com três professoras da Educação Infantil. A análise revela que as profissionais percebem a importância das brincadeiras que envolvem o corpo em movimento para formação de conhecimentos matemáticos na primeira infância. No entanto, reconhecem fragilidades conceituais em decorrência de precariedade na formação inicial. Os resultados permitem refletir sobre a relevância da Educação Matemática na Educação Infantil por meio das brincadeiras, evidenciando o corpo em movimento como alicerce para o desenvolvimento infantil.
|
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes;
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes;
Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes
Palavra-chave:
Educação Ambiental;
formação de professores;
preferências ambientais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educacao Ambiental
resumo ...
(en)
This paper presents an analysis of the conceptions about Environmental Education of the teachers of municipal basic education schools, in Matinhos, Paraná, Brazil. The research was quantitative and qualitative approaches. In the quantitative approach a questionnaire was elaborated with questions based on overall themes of the Environmental Education considering the relationship between the human being and the environment, with the participation of 51 teachers. The analysis was carried out using a statistical survey. In the qualitative approach a total of 13 teachers were interviewed and after the interviews were transcribed and analyzed by the Discursive Textual Analysis. The results show preservationists/conservationists aspects and a understanding of the interdependence with the nature, without a degree of significant deepening. Results also showed an enhancement the environment and understandings of the current contradictions connecting different areas of the knowledge. Such characteristics of results shows potential to construct with these teachers’ new possibilities in the relations between the human being and nature.
(es)
Se presenta un análisis de las concepciones de Educación Ambiental de los maestros de las escuelas municipales de Matinhos, Paraná, Brasil. La investigación fue enfoques cuantitativos y cualitativos. En el enfoque cuantitativo se elaboró un cuestionario con preguntas basadas en temas generales de la Educación Ambiental considerando la relación entre el ser humano y el medio ambiente, con la participación de 51 maestros. El análisis se realizó a través de la metodología estadística. En el enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas con 13 maestros y ellas fueron transcritas y analizadas utilizando la técnica de Análisis Textual Discursivo. Los resultados muestran aspectos conservacionistas y una comprensión de la interdependencia con la naturaleza, aunque sin un grado significativo de profundización. Los resultados también mostraron una apreciación del medio ambiente y la comprensión de las contradicciones actuales que conectan diferentes áreas del conocimiento. Tales características de los resultados muestran potencialidades de los maestros construir nuevas posibilidades para relacionarse con la naturaleza.
(pt)
Este artigo apresenta uma análise das concepções de Educação Ambiental de professores(as) das escolas municipais de Matinhos, no estado do Paraná, Brasil. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo. No primeiro, foi elaborado um questionário, cujas questões se basearam em temas gerais da Educação Ambiental, considerando as relações entre o ser humano e o meio ambiente, em que houve a participação de 51 professores(as). A análise ocorreu através do levantamento estatístico. No segundo, foram realizadas entrevistas com 13 professores(as) que foram transcritas e analisadas através da técnica da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram aspectos preservacionistas/conservacionistas e uma compreensão de interdependência com a natureza, embora sem um grau de aprofundamento significativo. Também mostraram uma valorização do meio ambiente e compreensões das contradições existentes na atualidade, fazendo relações com diferentes áreas do conhecimento. Tais características dos resultados mostram o potencial dos(as) professores(as) em construir novas possibilidades de relacionamento com a natureza.
|
Andréa Barbosa Gouveia;
Domingos Abreu;
SCHNEIDER, GABRIELA
Palavra-chave:
Políticas Educacionais;
Pobreza;
condições de oferta;
Programa Bolsa Família
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Políticas Educacionais
resumo ...
(en)
The article presents an analysis of material and structural conditions in secondary schools located in Paraná, discussing the conditions of schools offered to poor students. Therefore, it compares data from the School Census and Presence System, the latter in charge of monitoring school attendance of those students linked to the Bolsa Família Program (PBF). Considering the idea that school offer conditions are unequal in Brazil, resulting from funding terms (FARENZENA, 2012) and from education as a matter of socialization that implies practical experience (BOURDIEU, 2009) the key question is: are school offer conditions equanimous in secondary schools with different participation of PBF students? The research analyses forty variables that makeup seven indicators. Twenty-two (22) variables present an unequal distribution when schools with fewer poor students are compared to those with a higher concentration of such students. All variables show a reduction in terms of equipment and structure in schools with a higher proportion of low-income students.
(es)
En este artículo se analizan las condiciones materiales y estructurales de los institutos de enseñanza secundaria en Paraná, Brasil, problematizándose las condiciones de oferta escolar para los estudiantes pobres. Para ello, se recogen datos del Censo Escolar y del Sistema Presença [Presencia], este último responsable por monitorear la asistencia escolar de los estudiantes vinculados al Programa Bolsa Família [Beca Familia] (PBF). Partiendo de las premisas de que las condiciones de oferta escolar en Brasil son desiguales en función de las condiciones de financiamiento (FARENZENA, 2012); y de que la educación es una condición de socialización que implica experiencia práctica (BOURDIEU, 2009), la pregunta central que se plantea es: ¿son equitativas las condiciones de oferta escolar en los institutos de enseñanza secundaria con diferentes porcentajes de estudiantes del PBF? En la investigación se analizaron 40 variables que conforman siete indicadores y se demostró que 22 variables tienen una distribución desigual entre los institutos con menos estudiantes pobres y aquellos con una mayor proporción de ese alumnado. Todas las variables indican una disminución en los equipos y estructuras en los institutos con una mayor proporción de estudiantes en situación de pobreza.
(pt)
O artigo analisa as condições materiais e estruturais de escolas de ensino médio no Paraná, problematizando as condições de oferta escolar para estudantes pobres. Para isto coteja dados do Censo Escolar e do Sistema Presença, que faz o acompanhamento da condicionalidade do Programa Bolsa Família. A partir das premissas de que as condições de oferta escolar no Brasil são desiguais, como resultado das condições de financiamento (FARENZENA, 2012) e da educação como condição de socialização que implica a experiência prática (BOURDIEU, 2009) a pergunta central é: as condições de oferta das escolas são equânimes em escolas de ensino médio com diferentes percentuais de estudantes do PBF? A pesquisa analisou 40 variáveis que compõem 7 indicadores, evidencia-se que 22 variáveis apresentam uma distribuição desigual entre as escolas com menos alunos pobres e aquelas com uma maior proporção deles. Todas as variáveis indicam um decréscimo de equipamentos e/ ou de estruturas nas escolas com maior proporção de alunos pobres.
|
Emerson Urizzi Cervi
REVISTA LATINOAMERICANA DE METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOCIAL,
v. 21,
n. 78,
p. 202-207,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
Bolsonaro;
eleições;
Brasil
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
In a short period, Brazil fell from a country on a global rise to one in a severe economic and political crisis. The most apparent consequence of such a crisis was the rise of Bolsonarismo, a reactionary, anti-establishment political ideology led by the current president. In addition to its major impact on the catastrophic response to the Covid 19 pandemic, Bolsonarismo has considerably impacted and modified the various facets of the Brazilian political landscape. The four articles in this Foro analyses the political impact of this ideology on different current issues in the country, covering: personalism and the political trajectory of the president; the ruptures in foreign policy; armament ideology; and police violence in the favelas.
(es)
En un corto período de tiempo, Brasil pasó de ser un país en ascenso global a un Estado en una fuerte crisis económica y política. La consecuencia más evidente de esa crisis fue la llegada del bolsonarismo, una ideología política reaccionaria y anti-establishment liderada por el actual Presidente de la República. Además de su gran impacto en la respuesta catastrófica contra la pandemia de Covid-19, el bolsonarismo afectó y modificó considerablemente las diversas fases del panorama político brasileño. Los cuatro artículos de este Foro de Debate analizan los efectos de esa ideología sobre diferentes temas candentes en el país, cubriendo: el personalismo y la trayectoria política del presidente; las rupturas en la política exterior; la ideología armamentista; y la violencia policial en las favelas.
|