Publicações - ciências humanas


Marcos Gonçalves
HIb: Revista de Historia Iberoamericana, v. 8, n. 2, p. 32-53, 2015
Palavra-chave: refugiados argentinos; Exílio; ditadura militar argentina; ditadura miltar brasileira
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História latino-americana/Argentina; Ciências Humanas; História; Historia e violencia; Ciências Humanas; História; História da América; História Latino-Americana
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Nadia Gaiofatto Gonçalves
Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015 Home page
Palavra-chave: Extensão Universitária; Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; História da educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; História
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OLIVEIRA SOUZA, MARIA THEREZA; JENSEN, LARISSA; André Mendes Capraro; CAVALCANTI, EVERTON DE ALBUQUERQUE
MOTRIVIVÊNCIA (UFSC), v. 27, n. 46, p. 230 2015 DOI
Palavra-chave: injúria racial; futebol; impunidade; racismo; História do Esporte
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Esporte
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(en) Although the discourse of the authorities who manage football at the global level oppose any form of discrimination, especially the racial nature, the recurrence of cases continues. Even though many researchers characterized as something unique, racism in football presents general elements that sometimes are ignored. Examples can be seen in the cases of Brazilian players such as Aranha, Arouca, Daniel Alves, Tinga and Roberto Carlos, as well as the Brazilian arbiter Marcio Chagas da Silva. Several of them were studied academically, however, as they are specific analyzes (case studies), they don’t articulate racism phenomenon in football as a whole. Therefore, the aim of this article is to present a reflection of this unfortunate social phenomenon that have no indications that are making a comeback - however there are lots of awareness campaigns by the authorities and the press. The research is guided by procedures from the present history methodology.
(es) A pesar del discurso de las autoridades que manejan el fútbol a nivel mundial en contra de cualquier forma de discriminación, en particular la naturaleza racial, la recurrencia de casos continúa. Aunque caracterizado como algo único de la mayoría de los investigadores, el racismo en el fútbol presenta elementos generales que a veces son ignorados. Ver ejemplos de eventos con algunos jugadores brasileños como Aranha, Arouca, Daniel Alves, Tinga y Roberto Carlos y el árbitro Marcio Chagas da Silva. Varios de estos casos han sido investigados académicamente, sin embargo, como son análisis específicos (estudios de caso), acaban no articulando el fenómeno del racismo en el fútbol en su conjunto. Por lo tanto, el propósito de este artículo es presentar una reflexión sobre este fenómeno social lamentable que no tienen indicaciones de que están haciendo una reaparición. La investigación se guía en los procedimientos de la historia del momento actual.
(pt) Apesar do discurso das autoridades que gerenciam o futebol no âmbito global contrários a qualquer forma de discriminação, sobretudo as de cunho racial, a reincidência de casos prossegue. Embora se caracterize como algo singular por parte da maioria dos pesquisadores, o racismo no futebol apresenta elementos gerais que, por vezes, são ignorados. Vide exemplos das ocorrências com alguns jogadores brasileiros, como Aranha, Arouca, Daniel Alves, Tinga e Roberto Carlos, bem como do árbitro Márcio Chagas da Silva. Vários destes casos foram pesquisados academicamente, porém, como são análises pontuais (estudos de caso), acabam não articulando o fenômeno racismo no futebol como um todo. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca deste fenômeno social lamentável que – por maior que sejam as campanhas de conscientização por parte das autoridades e da imprensa – não apresentam indícios de que estão recrudescendo. A pesquisa é pautada nos procedimentos da história do tempo presente. 
Rachel Callai Bragatto; Rafael Cardoso Sampaio; Maria Alejandra Nicolás
Política & Sociedade (Online), v. 14, n. 29, p. 125-150, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: marco civil da internet; Políticas de Comunicação; Políticas Públicas; Deliberação Online
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Públicas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; comunicação e política; Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
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(pt) O objetivo deste artigo é analisar a primeira fase do processo de consulta pública do Marco Civil da Internet, iniciativa que convocou cidadãos e grupos organizados para discutir e elaborar um projeto de lei sobre o tema. Mediante a análise de conteúdo das propostas enviadas ao fórum online (n=686) e de entrevistas, buscou-se: (1) situar o contexto político e social em que se deu o debate; (2) identificar temas, palavras-chaves, autoria e frequência; (3) mapear e observar a variedade e amplitude de atores envolvidos; (4) verificar os desdobramentos das contribuições da primeira etapa na fase subsequente. Os resultados indicam que houve um ambiente bastante deliberativo com muita reciprocidade, respeito e argumentações. Por outro lado, poucos cidadãos participaram dessa fase, visto que houve uma concentração de parte significativa das contribuições em poucos usuários e a prevalência de uma visão libertária. Concluiu-se que a consulta foi democraticamente relevante, mas excessivamente restrita em sua publicidade e alcance. 
VIEIRA, C. E.
Pensar a Educação em Revista, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2015 Home page
Palavra-chave: Intelectuais; História da educação; História Intelectual
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; História da Educação; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; História Intelectual
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Ernesto Jacob Keim
EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 56, p. 85 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Anticolonial; Rudolf Steiner
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia e Educação; Ontologia e Ética; Ciências Humanas; Educação; Educação e Cultura; Educação e Cultura
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Neste artigo apresentamos argumentos que podem viabilizar o debate para a organização de uma...
Paulo César Busato
Justiça e Sistema Criminal, v. 13, n. 1, p. 231-259, 2015
Palavra-chave: Direito Penal; Psicologia Forense; Imputabilidade
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; DIREITO PENAL; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia forense
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Carlos Alberto Medeiros Lima
Revista de História Regional, v. 20, n. 1, p. 98-129, 2015
Palavra-chave: Escravidão; escravidão indígena; História ambiental; morbidade e história das doenças; Curitiba no século XVIII
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Colônia
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VIEIRA, C. E.
CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU. IMPRESSO), v. 14, n. 3, p. 753-771, 2015 Home page
Palavra-chave: José Ricardo Pires de Almeida; Instrução Pública no Brasil; História da educação; HIstoriografia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; História da Educação; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; História Intelectual
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Neila Tonin Agranionih
Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, n. 3, p. 1-18, 2015 Home page
Palavra-chave: Formação de professores que ensinam matemática; Formação de professores para os anos iniciais; Leitura de números multidígitos
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