Rafael Faraco Benthien
Palavra-chave:
Collège de France;
História da Sociologia Francesa;
Année Sociologique
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História; História Social da Ciência;
Ciências Humanas; Sociologia; Fundamentos da Sociologia; História da Sociologia;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
resumo ...
(en)
Despite the academic success of the first Durkheimians in Paris, the Collège de France remained refractory to this group : only two out of seven attempts made between 1897 and 1918 were successful. To explain this resistance, difficult to understand since the Collège was becoming more open to the social sciences as a whole during this period, this article proceeds in two stages. A first part provides a contextualization of the Collège (its position within the educational system, the peculiarities of its recruitment, the power relations characterizing the institution) allowing the second part to identify a series of factors whose regularity is confirmed by the analysis of each candidature of the Durkheimians.
(fr)
Quoique les premiers durkheimiens n’aient guère eu de difficultés à obtenir des chaires à Paris, le Collège de France leur est resté relativement fermé : sur sept tentatives entre 1897 et 1918, seules deux ont été fructueuses. Pour éclairer cette résistance, d’autant plus difficile à comprendre que le Collège s’ouvrait alors aux sciences sociales, cet article procède en deux temps. Une première partie sur la contextualisation du Collège (sa position au sein du système universitaire, les particularités de son recrutement, les rapports de force le traversant) permet de repérer une série de facteurs dont la régularité est confirmée par l’analyse des candidatures des durkheimiens à laquelle est consacrée une seconde partie.
|
Andreia Aparecida Marin
Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades,
v. 20,
n. 2,
p. 102-110,
2015
Palavra-chave:
mulher;
animal;
devir orgânico;
feminismo
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Interdisciplinar
resumo ...
|
Denise Akemi Hibarino;
Luciana Vasconcelos Machado
resumo ...
(pt)
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) da UNICAMP, com foco em seu currículo de formação geral no qual a Língua Inglesa (LI) assume um papel relevante ao ser ofertada em todos os semestres do curso. Portanto, faz-se necessário discutir, a partir de uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN, 1998, 2003), como este cenário sócio-educacional possibilita um trabalho colaborativo na elaboração de projetos nas aulas de LI. Como aporte teórico, esta discussão está também orientada pela Pedagogia dos Novos/Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS & COPE, 2008) que privilegia a pluralidade linguística e defende a necessidade de novas formas de aprendizagem em um mundo complexo e globalizado. Como considerações finais, a descrição de um dos projetos colaborativos no ano de 2014 revela como este contexto singular favorece o ensino de língua inglesa voltado para o ensino de um letramento crítico, a divergência e a pluralidade (MONTE MÓR, 2014). PALAVRAS-CHAVE: Letramentos/Multiletramentos; ProFIS-UNICAMP; língua inglesa; projetos colaborativos.
|
Clara Maria Roman Borges;
Guilherme Brenner Lucchesi
Palavra-chave:
Feminism;
Gender based violence;
Maria da Penha Act;
Femicide;
Criminalization
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito Público; Direito Penal;
Ciências Humanas; Sociologia; Outras Sociologias Específicas; Criminologia
resumo ...
|
Maria Virginia Filomena Cremasco;
Dhyone Chris Schinemman;
Maria Virginia Filomena Cremasco
Palavra-chave:
luto;
melancolia;
Psicanálise;
Identificação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Clínica psicanalítica
resumo ...
Para compreender e tratar dos casos de mães que perdem filhos - consensuada enquanto a dor sem...
|
Paulo Vieira Neto
Palavra-chave:
Simondon;
individuação;
Informação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História da Filosofia; História da Filosofia Contemporânea
resumo ...
|
Emerson Biernaski;
Kátia Maria Kasper
Palavra-chave:
Diferença;
ecosofia;
devir;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
|
Jéssica Cristina Braga;
DELLÊ MADALOSSO, JULIANA;
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
Palavra-chave:
Formação de professores de arte;
Mediação;
inclusão;
Espaços escolares e/ou museológicos
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
A mediação em Artes Visuais, muitas vezes, foi vista como atividade secundária; porém, nos últimos anos, tem-se afirmado sua importância tanto em espaços escolares quanto em espaços museológicos. Verificou-se tal hipótese em uma pesquisa sobre a categoria mediação, realizada a partir dos artigos relativos ao Comitê Educação em Artes Visuais (CEAV), publicados entre os anos de 1999 até 2012, nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Objetivou-se pensar a categoria mediação na contemporaneidade e suas diversas formas de abordagem, através de uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos. Dentre os diversos conceitos de mediação encontrados nos artigos observou-se a prevalência de quatro perspectivas de abordagem: a mediação como uma relação homem-tecnologia; como uma metodologia para o ensino de arte; como relação que se estabelece entre sujeito e objeto artístico, e por fim, como intervenção pedagógica. A pesquisa contribuiu para se dar visibilidade à importância da mediação, sobretudo seu caráter inclusivo de diferentes públicos no contexto da arte contemporânea; pois o público nem sempre consegue compreender os sentidos da obra, por consequência, também não constrói novos significados. É neste contexto que a mediação realiza sua função.
|
Renata Maria Toledo;
Jonathan Grix;
Maria Tarcisa Silva Bega
Revista de Sociologia e Política,
v. 23,
n. 56,
p. 21-44,
2015
Palavra-chave:
megaeventos desportivos;
Legados;
Copa do Mundo de 2014;
Jogos Olímpicos de 2016;
Instituições
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Outras Sociologias Específicas; Sociologia Política
resumo ...
|
Andrea Ciacchi
Palavra-chave:
Gioconda Mussolini;
Trajetórias intelectuais;
História da Antropologia no Brasil
resumo ...
|