Publicações - ciências humanas


Anne Heloíse Coltro Stelmastchuk Sobczak; Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski; Emerson Rolkouski
Educação em Foco (Juiz de Fora), v. unico, n. Especial, p. 151-168, 2015
Palavra-chave: educação matematica; anos iniciais; Probabilidade; Ensino Fundamental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
resumo ...
Ivanilda Higa; Tony Marcio Groch
ENSINO EM RE-VISTA, v. 22, n. 2, p. 281-298, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Cultura escolar; transposição didática; ensino de física moderna e contemporânea; Práticas Pedagógicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) One of the concerns of the Physics teaching area is the Modern and Contemporary Physics teaching (MCP) at secondary school (SS). The necessity of this subject matter incorporation at SS is even recommended in the Brazilian curriculum guidelines, both national and state ones. In this way, it is expected that this changes can reach the classroom, at Physics classes. In this paper, it is presented a research carried out with Physics teachers, in which it is aimed to understand if and how these teachers are approaching those contents in their classrooms. Data were built through Questionnaire (answered by 25 teachers) and semi structured interviews (with 5 teachers), all of them working in state schools. The theoretical approach is based on the concepts of School Culture (Forquin, 1993) and Didactic Transposition Theory (Chevallard, 1997). The results indicate that, despite of doubts and difficulties inherent to all educational innovation process, these teachers have taught these contents, and some of them with very well structured pedagogical proposals, reaching the didactic therapeutic.
(pt) Uma das preocupações da área de pesquisa ensino de Física é a abordagem da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio (EM). A necessidade de que tais conteúdos sejam trabalhados nesse período da vida escolar também já é preconizada pelas próprias orientações curriculares, sejam as nacionais ou estaduais. Espera-se assim que, para além das pesquisas em ensino, esse movimento esteja também chegando à sala de aula. Apresentamos neste trabalho uma pesquisa realizada com professores de Física do EM na qual buscamos compreender se e como os educadores estão abordando tais conteúdos em suas salas de aula. Os instrumentos de pesquisa empírica utilizados foram: um questionário respondido por 25 professores e entrevistas do tipo semiestruturado com cinco professores selecionados, todos da rede estadual de ensino. Os referenciais que subsidiam o trabalho são os conceitos de cultura escolar de Forquin (1993) e a Teoria da Transposição Didática, de Chevallard (1997). Os resultados indicam que, apesar das dúvidas e dificuldades inerentes a todo processo de inovação educacional, os professores têm abordado esses conteúdos; alguns usam práticas didáticas bastante estruturadas, enquanto outros, inclusive, atingem a terapêutica didática.
Mariele Pena Couto; Eneida Desiree Salgado; Alexsandro Eugênio Pereira
Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 9, n. 4, p. 97-113, 2015 Home page
Palavra-chave: Políticas Públicas; Programa Mais Médicos; Processo legislativo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Públicas
resumo ...
(en) The “Mais Médicos” (More Doctors) Program hires doctors to work in “SUS” (Single Healthy System – the Brazilian public health system) priory regions aiming to increase the population’s access to basic health care. This study rescues this program formulation process, from the perspective of the Multiple Stream Model developed by John Kingdon, emphasizing on the debate established between the Executive and the Legislative branches in the moment of its formulation. It also analyzes the Explanatory Memorandum number 024/2013-MS/MEC/MP, the Conversion Act number 621/2013 and the Conversion act project number 026/2013-CN which have culminated in the Law number 12.871/2013. In the end of this work results are presented to explicit the National Public Healthy Government Agenda perpetuity regarding the performance of the ones involved in this process, as well as their interests and strategies applied in order to influence policy makers in the program formulation.
(es) El programa más médicos, en la contratación de médicos para trabajar en regiones prioritarias para el Sistema Único de Salud, tiene como objetivo aumentar el acceso de la población a la atención básica del servicio de salud. En este estudio se delineará el proceso de formulación de dicho programa desde el enfoque de flujos o corrientes múltiples propuesto por John Kingdon, con énfasis en los conflictos que se establecen entre los poderes ejecutivo y legislativo al momento de su formulación. Se analiza también la exposición de motivos realizada conjuntamente por los Ministerios de Salud, Educación y Público Federal (Nº 024/2013-MS/MEC/MP), la medida provisoria n.º 621/2013 y el Proyecto de Ley de conversión N.º 026/2013-CN, el cual culmino en la edición de la Ley N.º 12.871/2013. Al final, se presentan los resultados apuntando a explicar la continuidad de la agenda gubernamental de salud pública nacional, el desempeño de los actores involucrados en el proceso de creación y formulación del programa, así como sus intereses y estrategias utilizadas para influir sobre los tomadores de decisión política.
(pt) O Programa Mais Médicos, ao contratar profissionais médicos para atuar nas regiões prioritárias para o SUS, visa ampliar o acesso da população à atenção básica de saúde. Este estudo resgata o processo de formulação deste programa, pela perspectiva do Modelo de Múltiplos Fluxos, desenvolvido por John Kingdon, com ênfase nos embates estabelecidos entre os Poderes Executivo e Legislativo. Analisa, ainda, a Exposição de Motivos Interministerial n.º 024/2013-MS/MEC/MP, a Medida Provisória n.º 621/2013 e o Projeto de Lei de Conversão n.º 026/2013-CN que culminaram na edição da Lei n.º 12.871/2013. Ao final, são apresentados resultados pontuais para explicitar a perenidade da agenda governamental de saúde pública nacional frente à atuação dos atores envolvidos neste processo e seus interesses e estratégias aplicados com o objetivo de influenciar os decisores políticos para a formulação do Programa.
Aline Carneiro; Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA, v. 10, n. 1, p. 84-107, 2015 Home page
Palavra-chave: Comunicação, Marketing, Publicidade, Propaganda; Eleição, Voto, Campanha, Candidato; Comunicação Pública, Imagem Pública, Assessoria
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
resumo ...
Natália Boneti Moreira; OLDEMAR MAZZARDO; Gislaine Cristina Vagetti; Wagner de Campos; Valdomiro de Oliveira
Journal of Sports Sciences, v. 01, n. 18, p. 01-16, 2015
Palavra-chave: Qualidade de vida; Basquetebol; atletas
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ricardo Tesseroli; Luciana Panke
Revista Eletrônica de Ciência Política - recp, v. 6, n. 2, p. 303-322, 2015 DOI Home page
Palavra-chave: Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); Curitiba; eleições 2012; propaganda eleitoral
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Comunicação Organizacional; Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
(pt) O reconhecimento do início da campanha eleitoral propriamente dita é marcado pela veiculação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no Rádio e Televisão. O HGPE é um importante espaço de persuasão e exposição do discurso das elites políticas. Com base nos dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”, do Programa de Pós-Graduação em comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), este trabalho pretende refletir sobre o primeiro turno das campanhas eleitorais dos três principais candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012, Gustavo Fruet, Ratinho Júnior Luciano Ducci. Realizando uma análise de conteúdo (AC) comparativa das temáticas de campanha abordadas nos programas dos três candidatos durante o HGPE televisivo e radiofônico. Estes temas são comparados com a opinião dos eleitores, indicada nas pesquisas eleitorais realizadas por institutos, sobre os principais problemas que Curitiba enfrentava naquele momento. Nossa hipótese é de que, os principais problemas apontados pela população estariam contemplados durante a propaganda eleitoral. O estudo constatou a confirmação parcial de tal hipótese.
Ronei Clecio Mocellin
Cadernos PET-Filosofia (UFPR), v. 16, n. 1, p. 9-26, 2015 Home page
Palavra-chave: química; Modernidade (XVII-XVIII); Revolução Científica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; Epistemologia; Ciências Humanas; História; História das Ciências
resumo ...
Marynelma Camargo Garanhani; Nathália Crescêncio Palhano
Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil, v. 4, n. 1, p. 271-292, 2015
Palavra-chave: Educação Infantil e Movimento; Linguagens infantis; Recursos e estratégias pedagógicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação Infantil
resumo ...
Emerson Urizzi Cervi; Rodrigo Rossi Horochvski; Ivan Jairo Junckes
E-Legis, v. 1, n. 18, p. 80-100, 2015
Palavra-chave: financiamento campanhas brasil; metodologia redes
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Emerson Urizzi Cervi; Rodrigo Rossi Horochovski; Ivan Jairo Junckes
E-Legis, v. 8, n. 18, p. 80-100, 2015 Home page
Palavra-chave: Financiamento de campanhas; Eleições presidenciais (2014); Análise de redes sociais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt) O artigo aplica a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) para caracterizar o financiamento de campanhas nacionais brasileiras a partir das redes constituídas pelos doadores. Os resultados mostram diferenças nas estratégias de arrecadação dos partidos e maior consistência ideológica na formação da rede de doadores partidários, frente aos doadores a candidatos e aos comitês partidários.
Total de registros: