Rodrigo Rossi Horochovski;
Ivan Jairo Junckes;
Edson Armando Silva;
SILVA, JOSELI MARIA;
Neilor Firmino Camargo
Palavra-chave:
Financiamento Eleitoral;
Partidos Políticos;
Análise de redes sociais;
eleições 2010;
Brasil
resumo ...
(pt)
Como investigar as conexões financeiras entre diferentes partidos políticos? O que elas revelam sobre as estratégias dos diferentes financiadores dos partidos nas eleições de 2010 no Brasil? Tais questões são respondidas neste artigo. Para tanto, analisamos 299.968 transações financeiras/relacionamentos entre 251.665 doadores e receptores de R$ 4.803.641.442,00 no referido pleito. A metodologia de análise de redes sociais (ARS) permitiu a projeção e investigação dos fluxos entre os financiadores e financiados que participaram do pleito em um enfoque complementar às perspectivas embasadas na análise estatística de atributos de candidatos ou grupos, presentes na maioria dos estudos de ciência política sobre o tema. Os resultados da pesquisa evidenciam uma função de triangulação de recursos exercida pelos agentes partidários e o empoderamento das direções partidárias no sentido de protagonizar a alocação de recursos vitais, tornando-se, assim, peças-chave no jogo político-eleitoral. Adicionalmente, financiadores de diferentes tipos priorizam objetivos distintos dentro da rede: pessoas físicas forjam comunidades partidárias com maior consistência ideológica; as comunidades construídas pelas empresas guardam relação direta com o desempenho futuro das agremiações no pleito; os partidos, quando doam, privilegiam a montagem de coligações que correspondem às coalizões vindouras de governo e oposição em nível nacional. As correlações entre financiamento e resultados eleitorais reforçam tais achados.
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Rodrigo Rossi Horochovski;
Ivan Jairo Junckes;
Edson Armando Silva;
SILVA, JOSELI MARIA;
Neilor Fermino Camargo
Palavra-chave:
Financiamento Eleitoral;
Partidos Políticos;
Análise de Redes Sociais ARS;
eleições;
Brasil
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Rodrigo Rossi Horochovski;
Ivan Jairo Junckes;
Edson Armando Silva;
Joseli Maria Silva;
Neilor Fermino Camargo
Palavra-chave:
Política;
eleições;
deputados federais;
Análise de redes sociais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Comportamento Político; Comportamento Legislativo;
Ciências Humanas; Ciência Política; Comportamento Político; Classes Sociais e Grupos de Interesse
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Vinicius Berlendis de Figueiredo
Palavra-chave:
reflexão;
anfibologia;
indeterminação;
totalização;
Metafísica;
faculdade-de-julgar
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História da Filosofia; Filosofia Moderna;
Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia; Filosofia Alemã
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(pt)
Este texto discute a reflexão no interior da CrÃtica da razão pura em três passos: (1) comenta-se sua acepção mais ampla, que a assimila ao programa de um auto-exame da razão; (2) defende-se que, na CrÃtica da razão pura, há, para além de sua definição na anfibologia, duas acepções especÃficas de reflexão, cada qual correspondendo a um exercÃcio do pensar irredutÃvel à objetividade resultante da aplicação dos conceitos do entendimento ao múltiplo sensÃvel; (3) assinala-se a diferença e hierarquia existente entre essas duas acepções, defendendo que o principal intuito de Kant nas três CrÃticas é o de propiciar um bom uso do JuÃzo, tomado como faculdade de refletir.
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Ehrick Eduardo Martins Melzer;
Debora Pinheiro Donato
Palavra-chave:
Educação do Campo;
ensino de química;
Ilhas de Racionalidade
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Antonio Marcio Haliski;
Brandenburg, Alfio
Palavra-chave:
Continuidades;
Modificações;
Uso da Terra
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Sociologia Rural; SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
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Antonio Marcio Haliski;
Alfio Brandenburg
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria;
Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
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Adriana Valadão;
Elisângela Alves da Silva Scaff
Palavra-chave:
política educacional;
Estado e Federalismo;
regime de colaboração
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Planejamento e Avaliação Educacional; Política Educacional
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Jean Carlos Gonçalves
Palavra-chave:
Teatro Universitário;
Bakhtin e o Círculo;
Análise Dialógica do Discurso
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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Paulo Vinicius Baptista da Silva;
Ana Carolina Lopes Venâncio
Palavra-chave:
Literatura Infanto-juvenil;
Diversidade;
relações étnico-raciais
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Violência Escolar
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(pt)
Artigo apresenta análise de obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola(PNBE) vinculada aos estudos brasileiros que investigam de forma crítica a criação e difusão de formas de hierarquização social (de idade, gênero, raça e relativos à deficiência) por meio de discursos e imagens veiculadas pela literatura infanto-juvenil. O presente texto relata os resultados obtidos acerca das questões étnico-raciais nas obras analisadas. Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Diversidade. Relações étnico-raciais.
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